O Tablet Surface 2, nos seus dois modelos, foi apresentado no passado mês de Setembro e mostrou uma evolução natural do que era o modelo anterior.
A Microsoft fez muito mais do que simplesmente actualizar o hardware e melhorou vários pontos, desde a ergonomia até aos periféricos que o podem acompanhar.
Mas segundo relatos de vários utilizadores a Microsoft pode ter actualizado o Surface Pro 2 recentemente, sem que tenha anunciado essa alteração.
Esta mudança de hardware, no caso concreto o processador, foi reportada por um utilizador do Surface Pro 2 no fórum de suporte da Microsoft, dedicado ao Surface.
Segundo a informação colocada, este utilizador devolveu o seu Surface Pro 2 para resolução de um problema de performance após uma actualização e ao receber um novo equipamento reparou que o processador não correspondia ao que o modelo anterior tinha.
A mudança que tinha sido realizada mostrava que o processador Intel i5-4200U de 1.6GHz tinha sido substituído por um Intel i5-4300U de 1.9GHz.
Esta mudança garante uma maior rapidez e melhor performance geral ao Surface Pro 2, sendo realizada poucos meses após o início da comercialização deste tablet.
Ao trocar de processador foi também introduzida a tecnologia Trusted Execution da Intel, o que permite uma maior segurança do software.
A mudança é justificada pela Microsoft de forma muito evasiva, tendo sido comunicado que faz parte de um plano de melhorias destes equipamentos, havendo vários factores que o podem provocar, desde a rotura de stock dos fabricantes até à necessidade de melhoria dos próprios equipamentos.
A Microsoft anunciou ainda que este tipo de alterações são rotineiras durante os ciclos de vida dos produtos e que apenas pretendem melhorar a experiência de utilização.
Segundo foi apurado, esta novidade pode ter sido aplicada já durante o mês de Dezembro. Foram detectados cortes nos stocks destes equipamentos durante a época natalícia, o que poderá ser justificado com a mudança no equipamento e o início da sua produção.
Esta mudança é definitiva e por isso todos os modelos que agora forem vendidos vão trazer já este novo processador.