Presidência da Republica na Mira dos Hackers
Ataques a sistema do Governo duplicam após mensagem de Cavaco.
Presidência do Conselho de Ministros garante que tem conseguido suster tentativas de intrusão no sistema informático governamental.
No dia 29 de Setembro, Cavaco Silva, na comunicação que fez ao país, revelou a existência de «vulnerabilidades» no sistema informático da Presidência da República. Este sábado, a Presidência do Conselho de Ministros revelou que, depois dessa data, mais do que duplicaram as «tentativas graves» de intrusão no CEGER (Centro de Gestão da Rede Informática do Governo). O Executivo assegura, porém, que estes ataques têm sido sustidos com sucesso.
Em comunicado, a Presidência do Conselho de Ministros aponta que os ataques «se intensificaram significativamente nos últimos dias a níveis preocupantes e nunca antes verificados».
«Deve, em todo o caso, realçar-se que o sistema informático rejeitou, com sucesso, 12 tentativas graves de intrusão entre os dias 27 e 29 de Setembro, tendo esse número mais do que duplicado (32 tentativas graves de intrusão) entre os dias 30 de Setembro e 2 de Outubro», frisa a nota, apresentando desta forma a diferença do número de ataques antes e depois da comunicação do Presidente da República.
O Governo garante que está a levar a cabo «as necessárias diligências tendo em vista detectar a origem das tentativas de intrusão». Está ainda a ser feita uma «reavaliação dos mecanismo de prevenção».
«A Presidência do Conselho de Ministros não deixará, se necessário, de participar criminalmente contra os responsáveis pela prática de quaisquer actos ilícitos no domínio do cibercrime», conclui o comunicado. tvi24
Este artigo tem mais de um ano
Até tu, Cavacus?
De que é que estavam á espera?
tanta gente parva … este tipo de coisas tratam-se em silencio.
Agora vão ter que comer com muito mais ataques durante um bom tempo …
Ao diser que existem vulnerabilidades no sitema estão a levantar a curiosidade de 3 tipos de pessoas:
1: que pensão nisso mas não tem conhecimentos para conhecer as volneravilidades dos sistemas.
2: que pensão nisso, quais são as vulnerabilidades, e como as descobrir e ultrapassar, e poem nas em pratica.
3: que não querem saber, mas querem que algum lobo mau invada aquela m**** e dê cabo daquilo(sem pensar nas concequencias, este é o maior numero de pessoas, só querem ver o governo a levar no pelo).
Também se esqueceu de mencionar um 4º tipo de pessoa: aquele que escreve posts atentando em flagrante contra a língua portuguesa. O seu browser não tem corrector ortográfico?
Lá vem o gajo dos erros. Deixa de ser superficial o que importa e o conteudo e não o parecer bonito.
http://tirasdaqui.blogspot.com/2009/10/155-erro-de-portugues.html
Mas o conteúdo está errado.
Exemplifica.
tem vergonha da forma como escreves.
Normalmente a ignorância leva-nos a hostilizar quem nos critica.
Folgo em saber que se sentiu criticado…significa que a minha crítica teve efeito…
O Firefox tem um addon que lhe instala um corrector ortográfico. Sugiro que o instale para que não repita o erro de escrever um post e que depois ninguém o entenda.
Um abraço.
é melhor mudares isso para crackers antes q apareca aqui meio mundo e comece um flame.
anda
@Guilherme de Sousa
Pode ser que não :). E já há estragos :), daí a intervenção.
Não, o termo está correcto… 😉
Hackers
Procuram e aproveitam vulnerabilidades para entrar em sistemas
Crackers
Quebram o sistema recorrendo a ferramentas para danificar a protecção existente…como por exemplo keygens e trojans para quebrar os codigos existentes…
Todos os sistemas informáticos tem vulnerabilidades (novidade so no continente) agora fazer disso problema nacional para tentar desviar as atençoes da principal questao é que demonstrar uma grande vulnerabilidade no proprio PR.
E ja agora publicitar essas vulnerabilidades é como que convidar qualquer um a tentar entrar…
Temos de lhe instalar um FireWall a ver se ele fica menos vulnerável 😀 e com sorte pode ser que arda ( na brincadeira, não desejo mal ao PR em pessoa )
Será que o Cavaco tem uma boa colecção de XXX?
Cuidado que um dia destes aparece por aí um site, com os vídeos roubados dos computadores da Presidência da Republica… 😀
Ehehehehe…
Ainda a pouco tempo falei sobre isto, sobre as embaixadas, sobre as nossas policias, etc…
É uma vergonha o quão desprotegidos os nossos sistemas estão.. grande parte usam sistemas desactualizados que servem facilmente de porta de acesso aos computadores principais.
O mais impressionante disto tudo é agora os ataques atingirem o próprio Governo..
Onde anda o S I S
(S.erviços de I.nformação e S.egurança) ?
Supostamente estes deveriam ter especialistas nesta area e detectar de onde vêem esses mesmos ataques… ou serão estes ataques de origem interna e não interessa muito saber a fonte?… S I S, este que é directamente comandado pelo Primeiro Ministro…
Creio que já não tem a haver com falhas ou não falhas, como o PR disse, ele já sabia disso a muito tempo, penso que que a bomba foi lançada numa época a ver se conseguia viciar as eleições, correu mal, e saiu o tiro pela colatra, alias, ninguem percebeu a situação, ainda está para nascer alguem que consiga decifrar tudo isto, mas na minha opinião não passa de um conflito no nosso governo.
Pois… mas é obvio que sim… parece é que muita gente ainda não percebeu isso… tal como disse… é algo interno e não externo…
Caso Freeport, magistrados espiados pelo SIS, agora Presidente da Republica com problemas nos “e-mails”… apontou-se logo o dedo novamente ao primeiro ministro… e porque se apontou?
Quem dá as ordens aos serviços de informação?.. há pois.. é isso que muitos não sabem 😉
Eles têm do melhor que há a nivel informático em Portugal, e 99% do povo nem deve saber quem são, o que fazem, e para quê que servem… mas a realidade é que o caso é mais grave do que a grande maioria julga…não se tratou de uma mera quebra de segurança…
o SIS deve estar ocupado a ver sites com filmes e cds para os fechar que e caso de extrema importancia nacional, quanto a protecção do governo e simples ,cada um olha pela da sua casa ,se eles nao fazem muito por nos ,para que que nos vamos estar a preocupar com eles?
Uma das regras básicas de segurança informatica é nunca dizer que o nosso sistema tem vulnerabilidades, nem que é super seguro. Porque em ambos as situações apenas estará a aguçar o apite
O melhor é nem tocar no assunto.
Eu gostava de saber é desde quando é que se enviam “emails confidenciais”…
… é a diferença entre realidade e teoria.
Teoricamente o teu correio físico também não é violado. No entanto existem técnicas para o fazeres.
No email, em teoria, o protocolo por si só, sem intervenção externa para o tentar quebrar, entrega a mensagem A ao destinatário B sem passar por lado nenhum.
Podes encriptar as mensagens, PGP, entre outros, já melhora.
Para quê atacar o estado?
não tem nada de interessante só se fosse para não pagar mais no IRS…
porque de resto acho que o estado Português não tem segredos…..
Isso é só garotada que aprendeu a invadir uns pc´s caseiros e agora querem ser os maiores Hackers lá do bairro…..
Um hacker que se prese não ataca em vão…tem de ter um motivo….
O motivo é descobrir as vulnerabilidades(puramente didatico).
Esses outros que só querem ganhar com com as invasões
é que fiseram a má fama que tu conheces.
Substitua-se “fiseram” por “fizeram”.
Perdoai-lhes Senhor…
Raio do Cavaco…
Houve dias em que já ninguém podia “ouvir o silêncio” dele…
Agora que era preciso ele estar calado, lembrou-se de falar -.-‘
lololol nem mais… “eu nao comento” “nao o lugar para falar disto” “estou de férias… nao comento” dassseee grande parasita. enfim. ele nao foi escolhido ao calha foram os portugueses que o elegeram.
Por isso a todos os Portugueses digo: – No Comments.
Ele tentou fugir com o rabo à seringa por causa de ter mandado o assessor dele dizer ao Público aquela treta toda e lixou-se a ele e ao PSD (e não me digam que não mandou, é preciso um tipo ser cego e surdo para não entender o que se passou ali), agora como bónus temos isto.
Ele devia ter falado em Agosto mas com o Cavaco, só se fala quando, como dizem os americanos, “the shit hits the fan”. E quando o Cavaco fala, das duas uma, ou sai algo que revela que ele pensa que os tugas são parvos (até acredito que a maioria seja… >_>) ou sai nada.
Pois,
O pessoal que abra a pestana, tenho visto em vários computadores de “agências” do governo (segurança social, lembro-me deste exemplo agora… mas sei que já vi mais) com Messenger ligado e aquelas barrinhas do emule que não enganam ninguém…
Pronto, a todos os hackers, que se queiram divertir à grande, esqueçam os servidores, metam-se nas esquinas dos serviços do estado (finanças, Segurança Social e afins) boa placa de rede wireless e depois é “invadir” os “piquininos”, ver o que eles fazem e têm acesso aos grandes.
Até que quase que afirmava que já tinha comprovado a 100% mas secalhar algum alto comando do SDS (Serviço de Desinformação e Segurança) anda por estas bandas a ler as dicas do pplware e ainda vou preso. 😛
Não tens que te preocupar….
O facto de se estar bem informado e saber não significa que cometas o crime… até é importante a divulgação dos meios vulneraveis para que eles adoptem meios preventivos… 😉
A mim pelo menos preocupa-me porque está em jogo muita informação nossa… desde dados pessoais, cartas de condução, informação de finanças e isto para não falar de entidades bancárias que agora cruzam toda a info com as entidades governamentais.
O pior não é só isso, o pior e que agora com a informatização dos nossos documentos identificativos, e com a coisa da assinatura digital, podemos lesar muita boa gente a custa de falhas de segurança. Isto da informatica e muito gira mas quando tudo corre bem, caso contrario é uma peste.
Sem duvida, eu sinceramente acho que portugal não está nada preparado para digitalizar tudo da forma que tem feito…. e cruzar dados com policia, bancos e afins… isto ainda vai dar muito que falar..
Muita gente não pensa nisso porque não tem noção do perigo que é…
Portugal na area da digitalização está a querer dar passos maiores que os proprios pés, só espero é que isto não se torne um caos. Porque grande parte das pessoas que mexem nesses sistemas informáticos, só tem conhecimentos básicos e pode facilmente comenter um erro e comprometer alguns dados. Mas já nem falando nisso, acreditem que os nossos sistemas não são tão protegidos como deveriam ser. Estou um dia nas finanças, a espera como sempre, e decido ligar o meu ipod para ouvir umas musicas para me distrair a passar o tempo e ele detecta-me uma rede wireless das finanças ad-hoc sem qualquer protecção??!!… Tipo, coisas minimas nem estão protegidas… que andam a fazer as empresas responsaveis por isto? Compraram uns PCs no natal passado e abriram a empresa pra ganhar dinheiro sem ter conhecimento profundo de segurança?… caso pra dizer.. WTF!?
Também concordo. Tenho visto cada azelha nos serviços públicos que até mete dó.
O que dá raiva é que um individuo competente candidata-se a um emprego no Estado e eles “cospem-no” fora. Candidata-se um incompetente cheio de lábia e está contratado.
Sendo assim, também fico preocupado com a segurança dos meus dados pessoais nas mãos de parasitas da sociedade.
Se me calhasse o Euro$, ia para o estrangeiro e nunca mais cá punha os pés.
Claro que existem vulnerabilidades, a maior até é capaz de estar entre a cadeira e o teclado 😀
Nestas coisas quando e presiso alguma coisa(informação) as pessoas são o alvo mais facil(muitas veses por falta de conhecimento e outras porque não querem saber, desde que recebam o deles ao final do mes).
E lá continuam os erros…
Substitua-se “presiso” por “preciso” e “veses” por “vezes”.
Não precisa agradecer caro colega.
Eu vou sugerir que a presidência da república arranje lá para os seus computadores um sistema operativo a sério como o OpenBSD, e que usem por exemplo o GnuPG para os seus e-mail’s não serem espiados. Claro que para usarem o GnuPG os destinatários terão de ter também o GnuPG ou o PGP Desktop Email.
Incrível como ainda pensam que alguém entrou nos emails da presidência. O que aconteceu foi aquele sr assessor enviou um email em nome de outra pessoa, não aconteceu mais nada e isso não é preciso hacker nem cracker nem piratear nada, basta mudar o remetente como numa carta de papel.
Os países como os Estados Unidos e o Reino Unido têm sentido este problema há anos. Agora é que decidiram acordar e começar com alaridos. Tenham vergonha!! O pior é que pões “velhos” que estão ultrapassados a resolver estes problemas, qd há jovens que percebem mt mais.
É… a vulnerabilidade do sistema da Presidência chama-se Cavaco!
Eu quanto mais vezes ouço a infame declaração com mais questões fico e sem dúvida que esta (os hackers) é mais uma das nefastas consequências de tal infeliz discurso do mais fraco PR da história da nossa república tal como já tinha sido o mais fraco PM, sim nem o Santana foi pior, só de pensar nas toneladas de subsídios da EU que ele tinha ao seu dispor, foi realmente o tempo das “vacas gordas” e ele não aproveitou para relançar o nosso país só aumentou mesmo a compra de Ferraris com subsídios não controlados a corruptos e incompetentes nano-mini-micro-pequenos e médios empresários, os mesmos que a Manelinha tanto se empenhou a defender na passada campanha eleitoral.
Anibal, olha-te ao espelho e demite-te assim resolvemos já este ano as eleições todas!
Dá desconto ao homem que está com uma doença, provavelmente Alzheimer, que lhe afecta as faculdades
Não é ironia e não é nenhuma declaração política. É realmente o que eu penso. Várias pessoas com quem falei também acham que é a única explicação para o que ele disse na 3.ªFª e mesmo antes.
Olá a todos gostaria que vissem esta imagem!eu mandei este mail para os serviços de segurança do governo em julho! coinçidençia ou nao apartir dai começou-se a ouvir falar em falhas de segurança informatica!
http://img340.imageshack.us/img340/9599/mandarpplware.png
Não foi coinçidençia.. foi falha de sigurançia mesmo… 😀
Corrector otrografico amigo… assim esses e-mails são levados mais a sério 😉
pois…eu agora so tou na duvida se não fosse eu a alertar alguem se mexia?
ou ja tinham descoberto antes de mim? Tenho essa grande duvida!
lol… esse e-mail nem aparece na listagem…
Depois se leres bem a página “Ceger
Centro de Gestão da Rede Informática do Governo
Por delegação do Primeiro-Ministro, o Ceger funciona na directa dependência do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (Decreto-Lei nº184/98, de 6 de Julho).”
Do governo… se eles andavam mesmo a espiar o presidente da república é claro que não o iam dizer ao presidente.
Se tivesses escrito sem erros ortográficos e tivesses exemplificado o que tinhas encontrado talvez alguém te ligasse alguma… assim duvido. Claro que o problema em denunciar é que se não for algo que em tribunal possas provar de forma inequívoca como tendo sido encontrada por mero acaso, podes ser processado por entrada (ou tentativa) em sistema informático ou rede alheia (neste caso do governo) pelo que podes ter mais problemas… e até se calhar ir parar à prisão.
eu nao entrei em nenhum lado!….muito menos tentei atacar o sistema…
Mas porqué co Macaco Silva acha que o Fócrates lhe deu um Magalhães !?
😀 😀 😀
Portugal está constantemente a receber elogios do sistemas de segurança online dos bancos, especialmente a CGD.
Sendo esta “do estado”, que contratem a mesma equipa de segurança…simples.
Cá existem óptimos profissionais na área da segurança, o problema são as contratações para os sistemas do governo, isto sim é O problema.
Não corresponde bem á realidade…
A CGD é das mais atacadas… apenas não divulgam para não ficarem com má fama..
O mesmo acontece a um dos mais importantes bancos mundiais, o Citibank que era precisamente o mais atacado por Hackers….
Obvio que muita coisa mudou e já nada é tão simples como antes… mas o Fishing existem em força mesmo… é raro o dia que alguém não seja vitima disso.
ha uns tempos vi um filme sobre o mais famoso hacker americano e pioneiro na “arte” numa parte em que ele estava ao pe do quartel geral do fbi disse que so precisava de 10segundos para entrar !!! isto o fbi agora imagina o nosso “dormitório” da republica
Eu realmente, como tanta gente a ganhar bem, e a acessorar o homemo deixa vir para a TV revelar um segredo de estado e uma série de asneiras a seguir, sinceramente não percebo, mas se calahar também não é para eu perceber, é mesmo estratégia