Com o início de um novo ano, é comum aplicarem-se aumentos nos mais diversos serviços. O setor das comunicações não fica à margem destas alterações, a MEO e a NOS já admitiram que podem acontecer atualizações nos tarifários.
Por outro lado, a Nowo e a Vodafone não têm planos para aumentar os preços dos seus serviços.
A notícia está a ser avançada pelo Jornal de Negócios (acesso pago). Segundo o jornal, os clientes das operadoras poderão ter uma fatura mais pesada já a partir de 2020.
MEO e NOS devem subir… Vodafone e Nowo vão manter…
De acordo com as informações, a MEO poderá proceder a uma “atualização de preços em tarifários/pacotes de mensalidade, com efeitos a 1 de janeiro de 2020, de acordo com o previsto contratualmente”. Este aumento será calculado com base no Índice de Preços do Consumidor. Este índice é publicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “no valor mínimo de 50 cêntimos, com IVA incluído”.
Relativamente à NOS, a operadora referiu que “os preços de alguns serviços serão atualizados, conforme previsto nas condições de serviço, em 1% que corresponde à última taxa de inflação nacional anual publicada pelo INE”.
Além disso, relativamente à NOS, esta atualização dos preços já começou a ser comunicada a alguns clientes.
Tanto a Nowo como a Vodafone já informaram que não irão proceder a qualquer aumento dos seus serviços. Irão manter-se, em todos os serviços, os preços em vigor.
De relembrar que, a acontecer, este será o primeiro aumento desde 2016. Em 2017 e 2018 não houve nenhuma atualização dos preços dos serviços. Já em 2016, o preço das comunicações aumentou duas vezes.