Preços do ‘roaming’ baixam 50% a partir de 1 de Julho
Sempre que viajamos até outro país, uma das primeiras mensagens que recebemos no nosso telemóvel é a informação dos tarifários em roaming. São normalmente números “assustadores”, quase proibitivos, tendo em conta os praticados no nosso país.
Hoje, através de um comunicado, o gabinete de comunicação da União Europeia informou que as tarifas máximas do telecarregamento de dados na UE baixam mais de 50%: de 45 para 20 cêntimos por megabyte.
"Para quem viaje na UE, ficará ainda mais barato utilizar mapas, visionar vídeos, consultar o correio electrónico ou actualizar conteúdos nas redes sociais” refere o comunicado hoje divulgado pela União Euopeia.
Além disso "A partir de 1 de Julho de 2014, os operadores móveis da Europa poderão propor aos viajantes um pacote especial de roaming e facultar-lhes a opção de escolherem, se o houver, um fornecedor local de serviços de dados, por exemplo correio electrónico, leitura da imprensa em linha, telecarregamento de fotografias e visionamento de vídeos em linha, no país que vão visitar", acrescenta o comunicado.
Apesar dos preços serem ainda elevados, na nossa opinião, este é sem duvida um importante passo na neutralidade da Internet.
Em Resumo
- Chamadas feitas através do telemóvel em roaming na União Europeia (UE) custará 0,19€/minuto
- Envio de mensagens: 0,06€
Os preços apresentados não incluem iva.
Esperamos que um dia, o conceito de roaming, ao nível dos tarifários, possa vir a desaparecer, permitindo uma maior liberdade nas comunicação, a partir de qualquer lugar. De referir que em Abril, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta com o objectivo de por fim, até 2016, às tarifas em roaming– ver aqui.
Qual a sua opinião dos novos preços?
Este artigo tem mais de um ano
Mais um passo em frente! Mais destes!! 😉
É isto mesmo que a maioria da população europeia precisa, baixa do preço das chamadas em roaming.
A água, o gás e a eletricidade é para subir. A grande utilidade do Parlamento Europeu é esta!!!
Bolas, nem quando se faz bem há gente que gosta de criticar. Deixa de ser chato António…
+1
E no caso se for fora da UE? Quanto é que é? Alguém me sabe dizer o quanto ou onde encontrar tal info?
Não há alterações no àmbito desta nova regulamentação.
Hoje em día é uma alarvidade!
Não faz sentido que o seja e a união europeia e o resto do mundo têm de começar a melhorar os preços dos dados móveis.
Para que quero consultar um mapa na zona que resido? (faz sentido quando nao conhecemos o local), mas no estrangeiro esta opção faria ainda muito mais.
Ruben Alves posso-te dizer que tive em Nova York e por deixar só os dados moveis ligados (não fiz qualquer tipo de consulta), gastei mais de 50 euros.
Obrigado pela info, já estava à espera que fosse caro mas não assim tanto. Eu estava na duvida na Ásia mas o preço deve rondar algo similar, não?
quem faz os preços do roaming é o operador em que estás no estrangeiro