Pplware E3: Playstation apresenta conceito cross-play
Foi apresentado ontem na conferência da Sony Playstation um novo conceito: o Cross-Play. Esta tecnologia permitirá controlar as plataformas Sony independentemente do comando utilizado. Além da versatilidade, permite que jogadores de diferentes plataformas joguem entre si ao mesmo tempo.
Segundo a empresa, 80% dos jogadores de PS Vita e PS3 possuem ligação à PSN. Com mais de 1.500 jogos descarregáveis, o Cross-Play é uma excelente oportunidade para aproximar os jogadores de diferentes plataformas. Relembre-se que na manhã do mesmo dia a rival Microsoft apresenta o conceito SmartGlass que é muito similar à ideia por detrás do Cross-Play.
Esta tecnologia implementa o multiplayer entre amigos independentemente da plataforma utilizada, PS Vita ou Playstation 3. Além disso, um comando da PS3 pode ser utilizado para controlar a PS Vita e vice-versa.
Esta capacidade de controlo multi-plataforma será lançada através de um DLC.
Este artigo tem mais de um ano
Depois do Kinect e do Move a seguirem as pisadas dos controles por movimentos da Wii…SmartGlass por parte da Microsoft e Cross-Play por parte da Sony. É estranho ver as duas empresas a “beber” inspiração do Wii U Tablet sem a consola ter sido lançada para provar o potencial desta nova tendência, enquanto com o Kinect e o Move esperaram para ver como o mercado reagia aos controles por movimento. Não restam dúvidas de que a Nintendo dita muitas das tendências no mundo do Videojogos hoje em dia (e no passado também ocorreu várias vezes), só resta esperar para saber se a Wii U terá um sucesso tão grande quanto o da Wii.
Concordo plenamente com a afirmação… de facto muita da inspiração partilhada nas plataformas Xbox e Sony é-nos remetida indubitavelmente para as origens da Nintendo… todos concordarão que a Nintendo sempre encetou um importantíssimo papel na indústria dos video jogos a nível mundial, e ninguém me tira da ideia que a Nintendo Gamecube, apesar da pouca visibilidade ‘homogénea’ que teve, foi (pelo menos para mim!) uma das mais interessantes plataformas que existiu.
Porém ser inovador e marcar tendências não significa estar à frente: evoluir é fundamental, e eu vejo no Move e em especial no Kinect uma visão marcante e mais apelativa, ou simplesmente ‘mais à frente’… e isso deixa-me com pena! Porque gosto da Nintendo, porque gosto da sua postura, porque revejo na marca a competência e a experiência para serem os melhores…
Será que um dia teremos o privilégio de os ver (como aconteceu noutros momentos da sua história) como a marca que lançou a melhor consola do mercado, em todos os aspectos (tecnologia, capacidade, inovação, e muitos muitos títulos) ?
Isso sim, eu gostaria de ver!
O que é um DLC?
DLC siginifica “Downloadable Content”
Downloadable content, ou seja conteúdo que pode ser descarregado para a consola.