Portugal: Sistema de emergência ‘eCall’ já em novembro
O eCall é o sistema pan-europeu de chamadas de emergência. Este sistema tem de ser instalado nos veículos e permite que seja efetuada uma chamada de emergência sempre que seja detetado um acidente.
A partir de novembro os centros operacionais nacionais do 112 vão estar prontos para receber chamadas ‘eCall’.
eCall... o 112 à distância de um botão no seu carro
Considerado prioritário pela Comissão Europeia e pelo Governo, o sistema eCall irá contribuir para a redução do número de vítimas e feridos nas estradas portuguesas. Sempre que seja detetado um acidente, o dispositivo eCall, instalado nos veículos efetua uma chamada de emergência que é encaminhada para o public safety answering point (PSAP) mais adequado, de acordo com os dados recebidos (nomeadamente a localização precisa do veículo).
Segundo a ANACOM, o sistema utiliza as estruturas do número europeu de emergência, permitindo a sua interoperabilidade em toda a União Europeia.
A chamada para o 112 pode ser desencadeada de forma automática, em caso de acidente grave, graças aos sensores instalados nos veículos, ou manualmente, pelos ocupantes.
Em declarações à LUSA, Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, referiu que o sistema ‘eCall’ vai permitir reduzir o tempo entre a ocorrência do acidente rodoviário e a chegada dos serviços de emergência médica ao local, uma vez que a tecnologia instalada no veículo confere acesso direto e automatizado à linha de emergência 112 e uma localização precisa e imediata do sinistro. Jorge Gomes destaca ainda o facto de Portugal estar na vanguarda da instalação desta "nova" plataforma. Este sistema já está em funcionamento na Holanda, Eslovénia, Suécia e Finlândia.
O sistema 'eCall' tem que estar obrigatoriamente instalado em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia a partir de 31 de março de 2018.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Considero que seja um bom sistema, mas daqui a 1 ano estar a dispensar mais dinheiro para instalar o aparelho é incomportável para muitos. O governo devia de subsidiar uma percentagem do custo…penso eu
vamos ver o que acontece.
Só para os modelos novos. Está no artigo.
A legislação é só referente a automóveis construídos a partir de 31 de Março de 2018. (Alguns países adiantaram essa instalação.)
Os que forem construídos antes não tem essa obrigação, sendo o sistema um extra já em várias marcas que vendem em Portugal.
Os novos Opel já têm este sistema desde o ano passado.
Ou seja futuramente também se poderá ouvir as conversas nos carro remotamente?
O pessoal anda “assombrado” com as questões da privacidade 🙁
Ouvi dizer que se pode rejeitar este sistema para quem não quiser estar a ser vigiado e localizado 24/7, correcto? No café estavam a dizer que é uma pulseira electrónica com 4 rodas LOL
Deviam estar a falar de outra coisa… Rodas talvez estivessem a falar da volta à Catalunha em bicicleta :)…mas só tem 2
Quer queremos ou não, as questões de privacidade são para ser debatidas. Porque cada vez mais a tecnologia depende da nossa localização para ser mais personalizada… Temos o Facebook a saber aonde andamos, o Google também, a nossa operadora, o governo… etc…
Há uma barreira muito tênue entre privacidade e tecnologia…
Que dizer por exemplo um dia cada ser humano com um chip instalado (tipo cães) com toda a nossa informação, a nossa geolocalização exacta, o que fazemos, o que dizemos… etc… Estamos cada vez mais controlados e vigiados, que hoje em dia isso para nós é normal…
Há que reflectir sempre sobre a questão da privacidade em toda a matéria…
O sistema usa 8 sensores no automóvel para entender se existe algum problema.
O sistema não pode ser activado remotamente, pois é só um sistema de saída. Só quando activo é que recebe a comunicação da antena mais próxima.
O meu Peugeot 307 já trazia algo parecido, chama-se Peugeot SOS Connect, isto já desde 2003, que por acaso funciona muito bem, preferia nunca o ter usado. Já devia vir em todos à mais tempo.
Já há vários anos que este tipo de sistema já está disponível em muitas marcas. Inicialmente, foi para serviços prestados pela própria marca. Depois, passaram a usar cartões de telemóvel para emergência e já desde 2010 que pode usar redes móveis.
Em várias marcas estão como extras. Noutras estão instalados nos automóveis mas, não estão activados, pois é preciso subscrever um serviço.
Com esta obrigação, não existe qualquer subscrição de serviço e o sistema usa um cartão de telemóvel que não tem limite de validade e pode agregar-se a outros serviços tanto da empresa vendedora do automóvel como serviços digitais.
Tenho um Vectra B de 2000 e tem um sistema mt parecido, para alem da tecla SOS integrado no carphone, tem também o sistema OnStar
Engraçado que queremos avanços na tecnologia mas dificultamos por outro lado a sua implementação!
Os carros podem ser já monitorizados pois tem na sua grande maioria dispositivos GPS! E acho bem! Em casos de perda ou roubo ou nos pior casos acidentes é possível saber-se onde estão!
Parem com a choradeira…todos estamos gratuitamente e diariamente a dar informação para ser usada para receber publicidade e informações no email, nos pop up no pc, etc etc recebemos publicidade jo Facebook de acordo com os nossos gostos etc etc…meus caros ou aceitam a realidade é os avanços ou entao deixem de usar qq electrónica e vai viver para um sitio onde não há nada…apenas ar e água para viver…
Já cansa estarmos todos a falar de privacidade ou falta dela!
Há anos que é assim a diferença é que nos dias de hoje temos acesso a mais informação e sabemos que faziam-nos hoje!
Conhecem o SIS? Há tanta informação que é por isso que muitas vezes apenas quando é necessário é divulgada mas é para isso que eles existem garantir a segurança do povo!
Agora é mal usada não sei…falando internacionalmente… Mas se é cabe ao posso exigir regulamentação nesse sentido para salvaguardar os interesses do povo e não ficarmos todos de braços cruzados a chorar que ah e tal estamos a ser monitorizados e não fazer nada por isso…
Repito se tem alguma coisa a esconder perante as autoridades azar…Se não tem não lhe será útil vos monitorizar…por isso parem com essa choradeira…
Cansa…
Pensem na segurança…E deixem de ser adversos a mudança e ajudem a que essa mudança seja feita o mais transparente possível e útil a população!
O pior são as brincadeiras das crianças a carregarem nos botãozinhos todos…
Pena não existir redes TMC… Que me adianta ter gps no carro quando não tenho redes tmc em Portugal para me orientar ou corrigir trajectos.
http://www.fibra.pt/conteudos/5214-tmc-chega-a-portugal.html
Já pesquisei sobre isso e essa notícia já tinha lido. Mas até agora nada no meu rádio. Vivo na zona do porto. Já tentei colocar manual. Mas não tem nada ativo. Acho que nunca chegou a avançar para o público em geral.
Espero SINCERAMENTE, que este sistema nao seja um MAIS, para meter dinheiro ao bolso a alguém, como as inspecções obrigatórias a MOTOS….as leis existem….inspecções ZERO. E já agora os tractores agrícolas, matam MUITO em PORTUGAL, cadè as inspecções ?
Historicamente, é mais uma treta, se levarmos em linha de conta o que se passa com os barcos, obrigam a equipamento de alerta….todo xpto…ligado a satélite, sinal é recebido em França. a EMERGÊNCIA…é morte certa para quem dela precisa, tal a descoordenação de meios de socorro.
Quanto a Privacidade…nem vale a pena falar, como alguém disse “é uma pulseira electrónica com 4 rodas”, e para que conste eu nao “ando assombrado com privacidade”, pois isto de ser “Media Partner em eventos de segurança”, deve querer dizer algo nao ?
Sabes eu leio NOTICIAS, sei o que se passou no SIS, na Pt, Vodafone, TUDO ILEGAL, e principalmente, já vivi ABUSO de Autoridade….na PELE, e estava INOCENTE, mas ….fiquei com elas, e as desculpas de que me serviram ?
Para mais basta ver o que se passa no MUNDO, regresso dos DITADORES, se lhes derem os meios…é meio caminho andado. Riam…espero que depois nao chorem.
Se a Privacidade e SEGURANÇA nao é importante, porque tantos posts desta indole, no blog?
Achas mal as inspecoes as motos? sinceramente nunca percebi porque nao foi desde sempre.
Os tractores apenas excepcionalmente circulam na rua, logo nao seria de todo necessario que fizessem inspecao, pois se assim fosse passaria a ser obrigatorio eu ter inspecao do meu carro de pista que na estrada apenas circula em cima de um reboque.
o que me daria o direito de o levar para ir fazer compras e levar os miudos a escola.
O meu já tem este sistema.
Tendo em conta que estão a falar de tecnologia preventiva, gostaria de vos deixar aqui algo que é Ideia Made In Portugal, e que esta em campanha para angariar fundos no Indiegogo, um projecto chamado SafeShoe.
https://igg.me/at/safeshoe/14857336 ou http://www.safeshoe.eu
Ajudem a divulgar.
É importante que exista preocupação e sensibilidade para com as questões de segurança e privacidade de cada um e da sociedade em geral. É um facto que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são uma ferramenta poderosa nesse contexto e, por maioria de razão, porque estas estão cada vez mais embrenhada nos interstícios da nossa sociedade, a sua utilização de forma indevida constitui uma preocupação crescente. Isso é inegável, mas também incontornável. Toda as vezes que se fala das quebras de privacidade, quer por parte de indivíduos, grupos organizados ou mesmo estados, vem-nos sempre à memória o livro “1984” de Jeorge Orowell onde existe um ditador que, por via das “tecnologias da informação”, sabe tudo e controla os seus concidadãos. É um facto que as TIC nem são boas nem são más, o problema é sempre o uso que fazemos delas. Mesmo nas democracias vai existir sempre a tentação por parte dos detentores de poder, isto pelas mais variadas razões, para fazerem o uso indevido das TIC. Perante este contexto são os cidadãos e os seus representantes que, ativamente, terão que manifestar a sua posição para garantirem os seus direitos e liberdades.
Neste contexto, o eCall é mais uma dessas ferramentas pensadas para o bem, para ajudar a salvar vidas. Mas o uso indevido, mesmo que se tenham implementado os mecanismos de proteção preventiva adequados, a prevaricação será sempre possível.