Pplware

Portugal: Apanhados 79 telemóveis na prisão de Paços de Ferreira

No passado sábado os reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira publicaram, em direto, no Facebook, uma festa de aniversário de um recluso. Tal situação levou de imediato à realização de um inquérito interno aos guardas prisionais da ala A da prisão para parecer o aconteceu naquele dia. 

Após uma rusga realizada ao Estabelecimento Prisional, foram descobertos 79 telemóveis e muito mais material e substâncias.


Em comunicado enviado à imprensa, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais adianta que a operação, que começou “imediatamente após o encerramento geral” da Ala A do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, durou até às 5h30 desta madrugada.

A busca foi “coordenada pela Direção de Serviços de Segurança desta Direção Geral e inserida no trabalho de prevenção e combate à entrada e circulação de produtos e bens ilícitos em contexto prisional, bem como da informação recolhida e tratada a propósito da ocorrência verificada recentemente neste Estabelecimento Prisional”.

Desta busca, as autoridades apreenderam:

A operação envolveu cerca de uma centena de elementos do corpo da guarda prisional do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, dos dois esquadrões do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP) e dois grupos cinotécnicos.

São cada vez mais os telemóveis que são “apanhados” aos reclusos nas prisões. Mesmo presos e sem acesso direto ao mercado, o número de telemóveis apreendidos nas prisões duplicou em seis anos. Em 2017, tal como noticiamos aqui, eram maios de 5  os telemóveis apreendidos nas prisões por dia em Portugal. Entre 2014 e 2016 foram apreendidos 3850 telemóveis nas prisões. Até há presos que usam o telemóvel para chantagear mulheres.

Exit mobile version