Portugal: Altice Labs vai ajudar a criar rede de comunicação quântica
A Altice Labs, "quartel general" da Altice Portugal, vai participar na criação de uma rede de comunicação quântica em Portugal.
A candidatura tinha sido submetida em março por um consórcio que integra várias organizações portuguesas e recebeu agora luz verde da Comissão Europeia, estando prevista implementação até 2026. O que se espera desta rede?
Rede quântica vai permitir comunicações mais seguras...
O 1º segmento da rede europeia de comunicação quântica em Portugal, denominado de PTQCI, foi adjudicado (a 15 de julho) pela Comissão Europeia a um consórcio que conta com a colaboração da Altice Labs.
O PTQCI surge no âmbito primeira convocatória do Programa Europeu Digital e lança a base da componente nacional para que o que virá a ser a Infraestrutura de Comunicação Quântica Europeia (EuroQCI), estratégica para a Segurança nacional e europeia.
O objetivo passa por implementar a primeira infraestrutura de comunicação quântica ultra- segura a nível nacional, através de ligações terrestres, mas pretende preparar também a ligação espacial, utilizando tecnologias como a Distribuição Quântica de Chaves Criptográficas (QKD).
A Altice Labs é parceiro-chave no desenvolvimento do PTQCI, na área das Redes Definidas por Software (SDN). Terá responsabilidade na definição, implementação e testagem de uma solução de rede robusta, resiliente e flexível.
Sendo a comunicação quântica uma das áreas de aposta da Altice Portugal, esta participação no consórcio é, também, uma oportunidade para a Altice Labs contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços neste domínio alavancando a sua experiência na área das redes de telecomunicações.
Banca/financeiras, saúde/farmacêuticas, Estado e os prestadores Serviços de utilidade pública são os setores potenciais de utilização deste serviço de encriptação evoluído.
Este artigo tem mais de um ano
Descubram é formas de tornar os Data Centers mais eficientes, a nível energético.
Ainda nem chega a todos em Portugal e já estão a pensar na proxima.