Pplware

Porque não deve aceitar uma chamada de um “Técnico da Microsoft”?

Estou sim, fala um técnico da Microsoft… e estou a contactá-lo porque o seu computador tem um problema! É assim que começa mais um ataque baseado em Engenharia Social com o objetivo de obter dados dos utilizadores.

O esquema é simples e tem resultado! Se um “técnico da Microsoft” lhe ligar, é melhor desligar de seguida.


Tal como alertámos em janeiro, estão a ser realizados telefonemas falsos em nome da Microsoft com o objetivo de obter informações dos utilizadores. O roubo de informações e/ou ataque de ransomware é o principal objetivo desta nova fraude que usa o nome da gigante do software.

Como funciona?

De acordo com o que foi “investigado” pelo Pplware, o suposto “técnico da Microsoft” (pirata informático), realiza uma chamada e diz à vítima que o seu PC se encontra infetado ou com algum problema. Para resolver, é pedido à vitima que aceda a um site para que seja estabelecida uma ligação remota.

Depois de entrarem na máquina, o pirata informático passa a ter acesso a todos os dados do sistema, podendo roubar a mais diversa informação. Após conseguirem “resolver o problema”, solicitam à vítima o pagamento por tal serviço ou fazem chantagem com a informação que já têm em seu poder.

O que deve fazer ?

Se receber alguma chamada de um suposto técnico de informática desligue e informe as autoridades. Nunca passe nenhuma informação para pessoas que não conhece ou não tenha a certeza de quem está do outro lado. A segurança sempre em primeiro lugar.


Leia também…

Exit mobile version