Por dentro da Microsoft Surface
Depois de cinco anos de desenvolvimento em segredo absoluto, o Milan, nome de código dado ao Microsoft Surface, que começou por ser um simples computadores imbutido numa mesa da IKEA, foi finalmente revelado, o primeiro produto naquilo a que a empresa chama de superfície de computação. Apresentado na D: All Things Digital, Carlsbad, California, desde logo provocou um grande interesse entre os apaixonados pela informática; afinal a Microsoft pretende que estes computadores cheguem de facto às nossas casas, embora as primeiras previsões para o preço por unidade variem entre os 5 e os 10 mil dólares.
Todos queriam saber quais eram as características desta mesa transformada em computador; pois bem, aqui ficam as especificações técnicas da primeira, e única até ao momento, a máquina de demo: - Altura: 55 centímetros; - Largura: 106 centímetros; - Ecrã touchscreen de 30 polegadas (76 centímetros); [1] - Projector DLP a 53.3 centímetros da superfície de projecção; [4] - Imagem de razão 4:3 com resolução 1024x768 a 60Hz; - CPU: Core 2 Duo com 2GB de RAM; [3] - Placa de Vídeo de 256MB; - SO baseado no Windows Vista; - Infra-vermelhos para reconhecimento de objectos; [2] - Bluetooth, WiFi e futuramente leitor RFID;
Quando ao reconhecimento de objectos sobre a superfície da mesa, esse trabalho é feito utilizando um LED de infra-vermelhos a emitir num comprimento de onda de 850 nanómetros. Quando é colocado algo sobre a mesa, os raios são reflectidos e capturados por umas das cinco câmaras de infra-vermelhos, que por sua vez têm uma resolução de 1280x960. A tecnologia utilizada no projector DLP é a mesma utilizada nas novas televisões de alta definição. Quanto às características, resta apenas acrescentar que o Microsoft Surface está configurado para um máximo de 52 toques, o que permite a sua utilização simultânea por, por exemplo, 4 pessoas, com todos os dedos das mãos sobre a tela e mais 12 objectos.
Mais Informações: PlayAnywhere Homepage: Multi-Touch Interaction Research
Este artigo tem mais de um ano
Muito giro, mas para ter em casa, acho k isso é no mínimo grande, mas quem sabe não inventam um mais pequeno no futuro, ou mesmo através de laser, isso é que era mobilidade 😀
Guerreiro tudo tem um começo. Lembras-te dos computadores com válvulas? 😉
Vamos lá a baixar o preço sff!!
Agora ninguem diz mal do bill
epá pc’s com valvulas, não sabia dessa, isso não é do meu tempo eheheheh
:O
Simplesmentte genial! x)
Gostei da ideia de facto muito mais ‘cómodo e inovador’! 😀
Afinal o futuro está mais perto do que pensamos! 😛
O preço como é obvio é o menos…. :\
Hugggzz…!
–Xydie–
de certeza que vai aparecer ai um anti windows a dizer que a apple já tinha inventado isso aos anos, e que a mesa é simplesmente uma copia que não presta…
Acho que a vitoria desta ideia está mesmo não ter havido fuga de informação da Microsoft, coisa que já é tão normal que quando algo chega ao mercado ja parece que tem anos 😉
@Pedro
Não foi a Apple mas outra empresa… mas ao que parece foi mesmo a empresa que tem a patente desta tecnologia que a vendeu á Microsoft, ou neste caso estão ambas a lucrar, pois a tal empresa fornece a tecnologia e a interactividade e a Microsoft encarrega-se de distribuir e transformar a mesa num ambiente adaptável e personalisavel ao gosto do utilizador.
Mas concluímos que por-de-trás disto tudo gira muito dinheiro para ambos os lados.
CUMPS
Mas qual é a utilidade disto, se só pode ser usado horizontalmente? 😐
Só vejo utilidade para laboratórios forenses. :/
Hummm…
https://www.youtube.com/watch?v=Yx9FgLr9oTk&mode=related&search=
3D desktop touch screen com XGL em Linux…
lol, tinha de haver um troll linux a babar-se com o xgl
Para quem não se lembra, isto foi demonstrado à mais de um ano atrás, na altura passou apenas por uma mesa interactiva de um aeroporto em que o Bill pousava o telemóvel e a mesa mostrava info e permitia interagir com os dados do telemóvel.
A versão da altura tinha uma câmara no topo da mesa ao contrário desta.
Não me lembro de foi na CES ou na WinHEC, http://www.microsoft.com/presspass/exec/billg/speeches/2006/default.mspx
A Microsoft tem um departamento de pesquisa que conta com orçamentos muito significativos, do qual alguns dos projectos alcançam a fase de produção, alguns com identidade própria – como o caso desta tecnologia ou o VoiceCommand para Windows Mobile – outros dissimulados noutros produtos, como os avanços em termos de acessibilidade para pessoas com deficiências, o reconhecimento e sintetização de voz, etc.
Não é difícil conceber, nem é de espantar, que empresas/investigadores diferentes se estejam a debruçar sobre ‘projectos’ idênticos ou comparáveis, pois neste caso, as funcionalidades e os avanços já obtidos vão muito para além da cópia do que um ‘vizinho’ tem andado a fazer.
Po vezes não chega só a ideia, é preciso também deitar mãos á obra e tornar a ideia em realidade. Porque não vale a pena discutir quem teve a ideia original, mas sim realizar, quando os Americanos foram á lua muitos já tinham tido essa ideia, mas fizeram-no?…
Mesinha furreca essa. Eu ia gostar mesmo se ela transferisse café quentinho pra dentro da xícara, via wireless ou qualquer coisa assim. Aí sim seria o máximo.
Quanto ao que foi dito que deveriam inventar um menor, teremos breve: o iPhone.
E isso já ter sido inventado antes, é muito verdadeiro. Afinal desde quando a MicroSofre do Bill Gates of Hell INVENTA alguma coisa? Eles só copiam tudo.
E ficou faltando a tela azul. Pois está aí a idéia: deviam usar a tela azul do “derramamento de memória” do Windows para derramar café na minha xícara. A MicroSofre deveria me contratar…
PS.: Esse badulaque me lembrou muito aquele filme que não lembro o nome, com o idiota do Tom Cruise.
Caro Aníbal Ferreira: muitos poetas portugueses e brasileiros já haviam chegado à lua muito antes dos americanos.
@Sniffer
Em sonhos amigo, só em sonhos, até eu por vezes ando com a cabeça lá 🙂 e não sou poeta.
Se alguém tiver algum(s) a mais e tiverem falta de espaço, se faz favor contactem-me 😀
hehe axo comico depois de todas as reclamações do vista admira-me que a microsoft tenha feito algo sem problemas 😀
mas o projeto em si tá excelente futuristico inovador e pelo que vi bastante simples de manipular 🙂