Polícia francesa poderá ativar remotamente câmaras e microfones de telefones
A Assembleia da francesa aprovou um projeto de lei que permite à polícia ativar remotamente câmaras e microfones de smartphones para vigilância de suspeitos de crimes graves. No entanto, grupos de liberdades civis estão preocupados com possíveis abusos.
Legisladores da Assembleia Nacional da França aprovaram um projeto de lei que dá à polícia a autoridade para vigiar suspeitos de crimes, através da ativação remota de câmaras e microfones, além dos sistemas de localização GPS, em smartphones e outros dispositivos.
Um juiz terá que aprovar o uso dos poderes, e o projeto de lei recentemente alterado proíbe o uso contra jornalistas, advogados e outras "profissões sensíveis", segundo avança o jornal Le Monde. A medida também refere que o uso deva ser limitado a casos graves, e apenas por no máximo seis meses. A geolocalização seria limitada a crimes puníveis com pelo menos cinco anos de prisão.
A medida poderá violar a segurança e privacidade da população?
Contudo, os defensores de liberdades civis estão alarmados. O grupo de direitos digitais La Quadrature du Net apontou anteriormente o potencial de abuso. Como o projeto de lei não é claro sobre o que constitui um crime grave, há temores de que o governo francês possa usar isso para atingir ativistas ambientais e outros que não são ameaças graves.
A organização também refere que políticas de segurança preocupantes costumam expandir-se para crimes menos graves. No início, o registo genético era usado apenas para criminosos sexuais, mas agora está a ser usado para a maioria dos crimes, por exemplo.
O grupo diz ainda que o acesso remoto pode depender de vulnerabilidades de segurança. A polícia estaria a explorar brechas de segurança em vez de fornecer informações aos fabricantes para que possam ser corrigidas.
O ministro da Justiça, Éric Dupond-Moretti, diz que os poderes só seriam usados para "dezenas" de casos por ano, e que isso estava "longe" do estado de vigilância de Orwell em 1984, e que poderá mesmo salvar vidas.
Este artigo tem mais de um ano
Pelos vistos os iphones e tudo o resto não tem segurança nenhuma.
Se por ordem de um juiz frança consegue aceder a dados sensiveis imaginem os EUA e Russia e China
O que eles tentam/pedem e o que conseguem são duas coisas completamente distintas.
Existir uma backdoor é também um convite a hackers…
Interessante que, em conversa de cavaqueira com amigos, em que a conversa sem centra num tema e por conseguinte, numa rede social ou browser e por incrível que pareça, temos sugestões e publicidade do que se falou nessa cavaqueira, olha, olha, que coincidência lol!
Instalam tudo e mais um par de botas nos smartphones e provavelmente até de lojas não oficiais….. depois queixam-se.
Só o conseguem com aplicações de espionagem, ou através da exploração de vulnerabilidades, existentes, nos dispositivos. Não me parece que as marcas venham a disponibilizar backdoors, para tal coisa.
Mais fantasias de políticos que não entendem nada de tecnologia. Como é que isso seria feito na prática? Como é que eles sabem o número de tlm ou outra forma de identificação dos indivíduos que estão a cometer os crimes? Vão perguntar às operadoras todos os números que estão na zona? E depois? Como é que lhes entram no sistema e activar câmaras microfones? Vão pedir a todos para instalar uma app para serem controlados? Ridículo.
Não percebes mesmo nada disto.
que santinho que tu és…..até por cá a PJ passa a vida a ouvir as conversas de quem lhes interessa…acha mesmo que a PJ primeiro lhes vai perguntar o numero de tel. ?
Deves mm perceber disso. Não é de quem lhes interessa, é de quem foram autorizados por mandado judicial. São duas coisa completamente distintas. E para tal têm de saber o nº de quem necessitam de investigar.
Nem sei se devo comentar, mas esse entendimento de tecnologia não tem nada de Magnifico.
Magnifico é mesmo só o país de sonhos onde vive e do qual devia acordar!
O que tem isso a ver com tecnologia? Ainda vivemos num estado de direito, não numa republica das bananas ou ditatorial.
Nem muitas vezes a PJ consegue obter os mandados que “necessita” em tempo útil…..
“não numa republica das bananas”
…vive mesmo num sonho… é melhor acordar!!!
“a PJ consegue obter os mandados que “necessita” em tempo útil”
Isso é que não tem nada a ver!!! Isso são questões administrativas. nada tem a ver se é tecnologicamente possivel ou não.
tecnologicamente possivel é, se a PJ depois consegue em tempo útil os mandatos… isso é outra conversa!
Vou comprar todo o stock dos velhinhos Nokia 3310 e afins para os vender em Franca
Chega de Netflix por hoje 🙂
Já que é tão entendido na matéria explique lá aos leigos, como o fazem sem instalação de software no equipamento… ouvir comunicações que efetuamos será simples desde que a operadora disponibilize as gravações, mensagens idem, agora câmara e microfone já não é tão linear, necessita sempre de hack, penso eu….
Não sei para quem era a mensagem, mas respondo já eu:
Não é preciso hack nenhum. Actualmente pelo que já veio a publico – e aqui NÃO É CONHECIMENTO PESSOAL MEU, é apenas do que tem aparecido em diversas noticias – tudo o que é processadores já tem um backdoor. Pelo que o acesso ao resto do hardware não será de todo complicado (para quem domina a área, claro).
Agora, excluindo a parte dos backdoors de hardware… é extremamente simples a nivel de software, pela empresa que desenvolveu o OS, incluir toda uma infindável forma de se aceder remotamente aos dispositivos por forma fazer tudo em nome da justiça.
Até porque – e sejamos aqui honestos – se estes sistemas forem exclusivamente usados pela “justiça” para fazer “o bem” não teriamos problema nenhum.
O problema só se levanta quando pensamos nas definições de “Justiça” e “Bem” – que variam conforme a pessoa – e quando estes serviços são acedidos para outros fins que não esses – que é o que mais ocorre.
Resumidamente: se isto é tecnologicamente possível? SEM DÚVIDA NENHUMA QUE É (através de backdoors, maioritariamente)!!!
e mais: É FÁCIL DE O FAZER.
(e vamos lá todos esquecer as argumentações das encriptações e da “moral” que a empresa X tem ou argumenta ter)
Deixemos todos de viver iludidos nestes pontos.
O post do “Só eu sei, porque não fico em casa!” sintetiza bastante bem as experiências simples que todos podemos fazer…
Você é que deve viver numa realidade paralela. Enfim…. (como está na moda dizer….. “sem comentários”).
Anda a ver muitos filmes de espionagem/ficção. A imaginação pode ser fértil, agora a realidade é outra.
… filmes?! Certo!!!
Para mentecaptos não vale a pena João. Há pessoas que realmente não têm a mínima noção, muitos se for preciso até trabalham na área da tecnologia mas é só isso mesmo. Verdade que não têm que saber, até porque há pormenores que são mais técnicos e alguns históricos em relação à expiação, então não têm que saber . Magnifico se puderes procura no google sobre “Pegasus” por exemplo. Ou então sobre um dispositivo que simula uma Estação de Rádio Base.
Magnifico o que e que ele falou de errado ? Sim falou e bem se existir backdoor no hardware, esquece la isso ja foste. O pessoal so pensa nos backdoors nos softwares mas tambem existem nos hardwares. E e ainda mais perigoso porque nao sabemos o que estamos a comprar. Como a tecnologia vem a maior parte dos EUA e nos sabemos muito bem como os gringos actuam ou tambem acredita em tudo cor de rosa e que eles fazem as coisas pela moralidade e bons costumes ? Alias isso e uma realidade so nao falam muito sobre isso na comunicacao social. Senao vejamos se ninguem espia ninguem , o porque de existir uma NSA ? E so para inventarem trabalho nao e ? lol. Por isso eu alerto para quem usa windows da microsoft estao bem tramados. Ja vos tem na mao. Caso eles queiram atentar contra a liberdade individual a nivel tecnologico, voces serao os primeiros a serem atacados.
Profeta, aqui há uns tempos soube-se que os routers da Cisco vinham todos com uma vulnerabilidade propositada, para a NSA e quem eles mais quisessem, poderem entrar na rede e captar todo o tráfego que por lá passasse.
Soube-se tb que quando determinados indivíduos, os chamados hig value target, faziam encomendas de hardware online, essas encomendas eram interceptadas e era inserido malware nesse hardware e depois era novamente empacotado e seguia até ao destino como se nada tivesse passado.
Só digo o seguinte, 99% do pessoal que aqui comenta que é impossível isto e aquilo, não faz a menor ideia do que é possível ou não.
A maioria dos instrumentos e vectores de ataque nem são do conhecimento público… ao certo ninguém sabe até que ponto se pode ir.
Tudo depende do país em questão e dos recursos que tem.
Uma coisa garanto, saber a 100% como evitar ser espiado por via de telemóveis e similares, não é coisa para qualquer um.
Terá que ser alguém que domine e conheça os meios de ataque e saiba como os evitar.
O Snowden safou-se porque conhecia o sistema a fundo, afinal ele era analista.
Fosse eu ou outro qualquer e as coisas seriam diferentes…
Os EUA utilizaram todo o seu poder e recursos para o deterem e falharam.
Resta dizer que mandaram o avião do Evo Morales aterrar de propósito porque desconfiavam que o Snowden estivesse lá dentro.
Conseguem imaginar mandar aterrar um avião presidencial só porque sim?
Havia de ser giro se o Morales recusasse… iriam derrubar o avião?
Dessa gente nada me surpreende…
Resumindo, não pensem muito nisto, não vale a pena.
Se eles quiserem espiar alguém, se não for de uma forma é por outra.
Há formas de evitar isto? Há, mas não é para qualquer um, é preciso saber o que se está a fazer.
Estamos cada vez mais perto do Black Mirror!!!
Desse e de muitos outros filmes, séries e livros que vieram bem antes do backmirror (que não tras assim tanto de novo)… (livros, especialmente, já bem velhos)
E depois andam todos preocupados com os chineses e a Huawei.
Boas alguém explique como poderia ser feito isso, para quem tem desativado a net, bluethooth e localização….
que te apareça como desativo é uma coisa, que esteja mesmo é outra
pois mas para isso como o fazem…ja que sabes explica….
lmgtfy…
https://gprivate.com/65nxh
xp
ficaste preso ao xp, o problema e que o mundo evolui…..
Nada a ver com isso. Isto não é para qualquer pessoa. Não é alguém que vai ao reddit dizer uns disparates anonimamente e por magia a polícia francesa ativa o microfone do telemóvel desse fulano. isto é malta que já foi presa ou acusada, malta de interesse e o software foi instalado na sua presença. A notícia como está escrita parece uma cena de Black Mirror, mas é feito de forma transparente. è tipo coleira electrónica e claro que não podes/deves desligar porque aí eles sabem que desligaste e vão lá a tua casa ver o que se passa…
E hilariante este inuteis facistas e corruptos do mundo ocidental a criticarem a China e outros paises, pois fazem igual ou pior.
ja que é tao mau aqui acho que devias ir pra hong Kong, ou talvez Moscovo, ou sei lá….Lá é so politicos bonzinhos…..
Isso quer dizer o que Nuno ? Que na Europa e tudo um mar de rosas ? Na China pode haver ditadura, na Europa corrupcao. Qual escolhes ?
Nas ditaduras não há corrupção? LOOOOL
Hugo, somos dos mais corruptos que pode haver.
Pior que nós só talvez o Paraguai, República Centro Africana ou algo do género.
Corrupção há em todo lado, a diferença é depois como é combatida e punida.
Aqui já sabemos como é combatida e mais ainda, punida…hehehe
Portugal é dos Países mais corruptos do mundo? Não, não é.
Então não era má ideia ir viver para o mundo oriental.
acho que devias ir, lá poderás publicar comentarios mais interessantes aqui no ppware….kkk…
LA, nunca escreveu nada tão certo.
Mas, como em todo lado, tem que ter dinheiro…
Isto de viver bem sem dinheiro, não existe em lado nenhum.
Isto parece-me aquilo que fazem aos hackers do colarinho branco quando são apanhados. Obrigam a utilizar monitorização nos seus sistemas operativos e tem de ser Windows. Acho que uns espertalhões instalavam o Linux em máquina virtual, mas mesmo assim foram detectados, não antes de continuarem a fazer estragos…
Aqui com telemóvel, mesmo com BT e microfone e localização ligados nada te impede de instalares uma vpn com split tunneling e usares a rede social que queres para fazer estragos e nem com camera e microfone ligados conseguem topar a não ser que o fulano tenha óculos bem limpos ou um espelho atrás dele…lol
A não ser que a polícia francesa esteja tão avançada que consiga ir ao developer mode e ativar o adb por network, desativar o pedido de permissão e ligar por adb com uma ferramenta remota com video e audio!!!
É possível!
Em 2013 (11 anos atrás) o Snowden mostrou ao mundo o que fazia a NSA/CIA etc etc, acham mesmo que em 2024 não fazem pior ?! Se não querem garantir que nada vos espia, é acabar com redes sociais , smartphones, cartões bancários etc etc caso contrário quem quer saber, sabe 🙂
Se querem garantir que nada vos espia**
As ag governamentais de certos países podem sim. Nas calmas e a menos que o trafego de dados de qualquer dispositivo passe por um sistema dotado de ML nem se dá por isso. Podem alterar em realtime todo o trafego de qq smartphone e instalar as ferramentas necessárias de modo completamente silencioso para o utilizador. Existem tb imensos opcodes indocumentados, etc. Na pré-história falava-se até de uma marca muito conhecida com acordo com certa agencia e de um hotel em NYC que confinava com um datacenter da AT&T etc. Foi nos primórdios, por assim dizer, comparado com o que existe hoje em dia. Notícia tecnicamente credível.
Isso é feito à SECULOS. Nada de novo . Já se fazia na epoca dos telemoveis analogicos (os ditos tijolos com o minimo de 1 kg) ….
O que abrange a lei, segundo o “Le Monde” (3° parágrafo)
“Cobrindo laptops, carros e outros objetos conectados, bem como telefones, a medida permitiria a geolocalização de suspeitos em crimes puníveis com pelo menos cinco anos de prisão. Os dispositivos também podem ser ativados remotamente para gravar som e imagens de pessoas suspeitas de crimes terroristas, bem como delinquência e crime organizado”.
É muito mais que os smartphones. Relativamente a estes, sabe-se que muitos estados adquiriram software de terceiros que permite infiltrações. Os casos conhecidos são poucos (também porque os Estados que usam quem não dizem).