Poeiras de África atingem Portugal! Quais as regiões mais afetadas?
De acordo com o sistema Copernicus (programa europeu de monitorização da Terra), as poeiras de África vão voltar a atingir Portugal e Espanha. O fenómeno deve ser registado este domingo e terça-feira.
Fique a saber quais as regiões onde ser irá sentir maior densidade deste fenómeno.
Desde o início de outubro que várias tempestades de poeira do Saara têm vindo a afetar áreas fora da África. Atualmente, uma nova tempestade de poeira do Saara está a atravessar o Oceano Atlântico, em direção às Caraíbas.
A 13 de outubro de 2022, um dos satélites Copernicus Sentinel-3 capturou a nuvem de poeira envolvendo os céus de Cabo Verde, conforme é mostrado na seguinte imagem.
Há também já algumas publicações no Twitter sobre o assunto onde é referido que a Península Ibérica será atingida entre os dias 16 e 18 de outubro.
#Calima #SaharanDust transport across the Iberian Peninsula between 16-18 Oct, possibly reaching Pyrenees & French Alps shown in @CopernicusECMWF Atmosphere Monitoring Service @ECMWF regional ensemble surface dust concentration forecast from 15 Oct 00 UTC https://t.co/gQa2O660nl pic.twitter.com/bcDVPtlOqL
— Mark Parrington (@m_parrington) October 15, 2022
As poeiras irão sentir-se mais nas zonas de Lisboa, região Oeste, Alentejo e Algarve.
Em meados de março já se tinham verificado grandes nuvens de poeira na Europa ocidental e este ano, nuvens semelhantes provenientes do deserto do Saara também atravessaram o Atlântico até atingirem as Caraíbas.
Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações. Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda:
- A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
- Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas:
- Crianças;
- Idosos;
- Doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma;
- Doentes do foro cardiovascular.
- Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
Períodos de seca e aumento da desertificação fazem aumentar a probabilidade de fenómenos destes, que fazem diminuir a qualidade do ar nas regiões afetadas, sobretudo no caso de as nuvens de poeira passarem a baixa altitude.
Em caso de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.
Acedendo ao portal QualAr, é possível saber de imediato a qualidade do ar numa determinada zona. O utilizador pode ver ainda um histórico diário, mensal e anual por zona. Pode escolher a estação e tipo de estação, assim como o tipo de área.
Este artigo tem mais de um ano
O que vale é que esta prevista chuva a partir do dia 16 de Outubro…
Em algumas zonas do país…
A malta das lavagens de carros já esfrega as mãos, vai ser encher os bolsos à força toda.
Da idade que me encontro 65 nunca me lembro de uma coisa assim estranho muito estranho as areias do deserto sempre estiveram lá só agora se manifestam muitas coisas teem acontecido neste mundo a onde vivemos ainda á quem diga que querem salvar o planeta querem e destruí-lo á isso sim nem só o planeta mas sim todos nós seres humanos desculpas e mais desculpas para tentarem enganar o cego mantemo-nos alerta e manter o cuidado pela a nossa saúde
Tens tanto de Maria como de 65. Eu cá tenho 126 e também nunca vi disto…
Oh maria, há 65 anos, não ensinavam pontuação na tua escola?
E a natureza a revoltar-se. Deve ser deve.
avisos so servem para alarmar mais as pessoas se nao morrem da doenca morrem da cura
O que ja andam a preparar ai?
eu nao acredito que seja poeira de africa, algo esta mal ai.
Uma poeira que traverssa nao sei quantos kilometros pra chegar a europa, ou seja os ventos nao abrandam e sempre a assoprar sempre a dar gas. naaah