Pilot Era chega à Indiegogo a 7 de maio, saiba onde pode ser útil este “smartphone” 360º
A comunicação hoje é muito feita através de vídeo e fotografias, seja qual for a câmara. Hoje podemos explorar o mundo, assistir a concertos, conhecer galerias de arte, participar em conferências... tudo sem sair de casa.
Por isso, a oferta de soluções para captação de imagens e para a sua própria partilha está a evoluir. E sem dúvida que a Pilot Era é um bom exemplo disso. Esta câmara promete ser uma ajuda preciosa a todos os criativos, adaptando-se a inúmeros cenários. Além disso, prepara-se para entrar em campanha de financiamento coletivo, no Indiegogo.
O conceito de "smartphone" 360º
O Pilot Era, não sendo um smartphone como atualmente os identificamos, também não é uma mera câmara que capta imagem a 360º. Este equipamento, além da própria captação de imagem, tem software que permite edição e partilha de vídeo de forma direta. Ou seja, não é necessário transferir todas as imagens para um computador, tudo pode ser feito na própria câmara.
Daí a marca apelidar esta câmara de smartphone, até porque permite ligação à rede 4G com recurso a um cartão SIM. Permite ainda ligação à rede Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac.
O reforço do universo da Realidade Virtual
Ao longo dos últimos anos temos assistido a avanços importantes na criação de conteúdo associado à realidade virtual. Mas, ao contrário de outras áreas da tecnologia, esta parece estar um pouco estagnada.
A Pisofttech, empresa responsável pela Pilot Era, refere que também quer fazer a diferença nesta área com a sua câmara. Dessa forma, incentiva assim a criação de conteúdo dedicado.
Pilot Era, criadora de conteúdo 360º... em direto
Uma das promessas desta câmara é a possibilidade de fazer transmissões em direto nas principais plataformas de uma forma simples. Ou seja, o utilizador não precisa de ser um especialista em tecnologia para conseguir colocar a câmara a transmitir. YouTube e Facebook são dois bons exemplos compatíveis com a câmara para as transmissões em direto, podendo esta ser feita a uma qualidade máxima de 4K a 30fps.
Tudo o que é captado pode ser editado diretamente do equipamento e partilhado. E essa é a grande aposta da marca.
Mas onde faz sentido usar uma câmara destas?
O Pilot Era, com as suas potencialidades e facilidade de utilização, tem lugar em diversos ambientes:
- Concertos, Festivais, Conferências, Feiras - eventos públicos de larga escala têm o conteúdo ideal para transmissões em 360º para equipamentos de realidade virtual. Já assistimos a muitas tentativas nesse sentido. No entanto, na verdade, o mercado ainda carece de soluções simples, onde talvez esta câmara se enquadre.
- Jornalismo, Notícias de última hora, Demonstrações, Catástrofes - estes são mais alguns cenários onde uma solução destas pode fazer sentido. As notícias são cada vez mais de última hora. Nesse sentido, a partilha de toda a visão do cenário onde a notícia está a acontecer é sempre algo a favor das audiências.
- Construções, monitorização remota, resgates - não é só para criadores de conteúdo online que esta câmara pode ter utilidade.
- Google StreetView - uma das apostas desta câmara é a partilha de conteúdos para o Google StreetView de forma instantânea. Não há assim necessidade de edição no computador e de toda a interação necessária com o mapa, uma vez que também inclui GPS.
Disponibilidade
O preço da Pilot Era já é conhecido. À plataforma Indiegogo chegará no dia 7 de maio pelo preço de 1999 dólares (menos 600 dólares do que o seu preço final). Além disso, quem fizer registo no site oficial ainda se pode habilitar a um desconto de 800 dólares. Quem comprar a câmara através do Indiegogo irá recebê-la no mês seguinte.
Este artigo tem mais de um ano