Perdeu ou roubaram-lhe o smartphone este Verão?
No Verão é normal passarmos mais tempo “agarrados” ao smartphone uma vez que é o equipamento que nos permite estar em contacto com o mundo. Mas é também neste período que se regista um maior número de roubos e perdas, especialmente nas praias, bares e até em superfícies comercias.
Face a este cenário, a Sophos divulgou uma lista de conselhos para uma boa utilização dos dispositivos móveis para ter uma férias mais seguras e calmas.
A Sophos elaborou um "decálogo" relativamente às férias de verão com os principais pontos que o utilizador de Android, o sistema operativo móvel mais popular actualmente, devem conhecer e "configurar" segundo o seu próprio critério de segurança para minimizar os riscos de um possível roubo ou perda de um dispositivo. É melhor prevenir que remediar.
1) Bloqueio do ecrã
No caso de perda ou roubo, esta é uma boa medida para salvaguardar os dados e evitar o uso imediato e indiscriminado de quem se quer aproveitar desta situação. É possível configurar esta funcionalidade para que se active no momento em que desliga o ecrã, impedindo o acesso ao equipamento sem uma password ou um PIN. Variando de dispositivo para dispositivo, é possível escolher entre cinco bloqueios: PIN, password, padrão desenhado na tela, reconhecimento facial e leitor de impressão digital.
2) Bloqueio do SIM
Bloquear o cartão SIM com um PIN de quarto números impede que seja possível ser usado noutro telefone, evitando prováveis sustos na factura e também que que se possa anular o bloqueio do ecrã com um "hard reset" (processo em que se coloca o telefone nas configurações de fábrica), sempre que o combinado com uma password do ecrã.
3) Aplicações para localizar o smartphone e/ou apagar os conteúdos
Existem várias aplicações, como o Sophos Mobile Control, que permitem localizar um dispositivo ou apagar os seus dados à distância. Mesmo assim, o próprio Android e a Google oferecem em todos os dispositivos um sistema menos sofisticado mas que permite a localização do dispositivo num mapa, a eliminação dos dados ou o reset das definições de fábrica à distância.
4) A Cloud como cópia de segurança
todos os dispositivos Android têm a possibilidade de armazenar a informação na Cloud. É, por exemplo, possível configurar a agenda dos contactos para que o dispositivo utilize sempre os dados armazenados no Google.
Também pode fazer backups do calendário, das fotos e vídeos com Google+, cópias de segurança de documentos no Google Drive, e do correio electrónico, das conversações do WhatsApp e das configurações de aplicações, etc. Pode proteger tudo caso perca o equipamento, de forma a depois recuperar tudo imediatamente utilizando outro equipamento com a mesma conta. Esta prática é sempre recomendada quando a informação armazenada na cloud não é sensível.
Caso se trate de informação profissional deverá ter em conta as políticas da empresa.
5) Saber o IMEI
É uma medida recomendável para qualquer telefone móvel, e não só para os equipamentos Android. Trata-se de um número com 15 dígitos que identifica cada um dos dispositivos existentes e que será solicitado pela polícia caso denunciar um roubo. Embora seja pouco provável a recuperação do dispositivo, serve para confirmar o dono desse equipamento. O número normalmente vem na embalagem original do telefone, mas também se pode encontrá-lo debaixo da bateria ou clicando na sequência *#06# e tecla de chamada de qualquer terminal.
6) Passwords para limitar o acesso às aplicações
Algumas aplicações oferecem a possibilidade de ter um maior nível de segurança, permitindo configurar um acesso com password. É também possível utilizar aplicações que se encarregam de esconder o conteúdo que queremos manter a salvo dos intrusos.
7) Avisar a empresa de telecomunicações
As zonas movimentadas são os espaços preferidos pelos profissionais dos assaltos. Se for vítima de roubo, deve ligar o quanto antes para a sua operadora ou visitar uma das suas lojas para anular o cartão e pedir uma segunda via.
8) Evite emprestar o equipamento ou partilhar as passwords
Não é estranho ver empréstimos de telemóveis, sobretudo entre os mais jovens, que chegam a partilhar, em nome de uma boa amizade, as senhas para aceder aos espaços privados do seu telemóvel, o que é algo a evitar a todo o custo. Se não tem outra solução além do empréstimo do telemóvel, deverá sempre fazer empréstimos por pouco tempo, e sob a sua supervisão. Deverá depois trocar as passwords.
Como tem protegido o seu dispositivo móvel?
Este artigo tem mais de um ano
Não foi o Pedro que há uns tempos atrás recomendava a não utilização do bloqueio do sim ao usarmos um iphone? Ou seja manter apenas um pin de bloqueio/ touchid?
Não me lembro disso. Será que o Pedro era eu ? 😀
Certo a pouco tempo publicarão a dizer que n devíamos ter comigo PIN pois assim caso de desligar o telemóvel conseguimos sempre encontrar o mesmo se votassem a ligar o dispositivo !
Certo a pouco tempo publicarão a dizer que n devíamos ter comigo PIN pois assim caso de desligar o telemóvel conseguimos sempre encontrar o mesmo se votassem a ligar o dispositivo !
De facto apareceu aqui um artigo que aconselhava exatamente o contrário. A ideia é que com SIM desbloqueado, o telemovel estará sempre localizavel desde que ligado e com o cartão.
Na altura foi muito discutida essa opção aqui no pplware.
Eu acabei por dar o braço a torcer e acabei mesmo por seguir o conselho.
Vou ver se descubro o que falam. Até já 🙂
Será isto?
https://pplware.sapo.pt/apple/5-dicas-para-tornar-o-seu-iphone-mais-seguro/
Aquilo a que se referem, é no caso dos iPhones apenas. Isto porque, se o cartão SIM, não solicitar o pin, quando se ligar o Tlm, ele apanha rede de imediato. Ora…se ele foi dado como roubado, e o seu utilizador deu ordem de bloqueio remoto via iCloud, ele imediatamente bloqueia ao apanhar 3G. De referir tb, que esta medida era complementada com a desactivação da barra inferior (a dos atalhos…Wi-Fi…Calç…etc…), para que o iPhone não pudesse ser colocado em modo de voo. Cumps!
Continuo a insistir que a maior evolução de “segurança” no caso de roubo de um iphone seria a impossibilidade de o desligar sem o desbloquear … isso sim seria muito bom (sei mas precisa JB)
Miguel, não vejo onde é que isso melhoraria muito a segurança, nem sequer é uma medida que se possa realmente implementar pois os aparelhos necessitam duma forma de forçar o desligar para contornar bloqueios do sistema. Experimenta no iPhone pressionar ao mesmo tempo o botão on/off e Home e vais ver que desliga passados 10 segundos sem pedir nada no ecrã.
Para além disso é possível retirar o cartão SIM e deixa de poder comunicar, e em último caso até podem usar sacos ou caixas que bloqueiam qualquer sinal rádio. O WiFi não serve de muito pois na maioria dos locais não há uma rede Wifi para o qual possa estar configurado.
JBM nem todos os iPhone usam cartão SIM.
Para contornar bloqueios do sistema, iTunes.
Nem todos têm conhecimentos de como colocar em modo DFU ou fazer um forced shutdown, Nem todos saem de casa com sacos para bloquear sinais de rádio no bolso.
Além que hoje em dia não serve de nada roubar um iPhone a não ser se quiserem um pisa papel dispendioso!!
Miguel, estamos a falar em roubos! Achas que quem se preocupa em roubar não anda informado? E se achas que andam assim tão mal informados então também não devem andar preocupados com desligar os aparelhos.
Bloqueios do sistema que falei não se resolvem com o iTunes, nem tem nada a ver como modo DFU. Nem faria sentido levar uma pessoa a ir ligar a um computador quando bastaria reiniciar o aparelho.
Dizeres que hoje em dia não serve de nada roubar o iPhone, não muda a situação daquilo que se pode fazer para impedir a comunicação rádio. Sacos, caixas, papel de alumínio, etc, muitas formas de o fazer.
PS: Quase todos os iPhones têm SIM. Cá em Portugal serão todos
Vinha agora comentar isso mesmo.
Não foi uma dica da PPLWARE foi um user que escreveu nos comentários e foi aceite posteriormente para o artigo.
Não uso qualquer bloqueio… graças a isso já recuperei um telemóvel perdido.
Eu não tenho o PIN a activar automáticamente quando o ecrã se desliga. O ecrã desliga passado 2 minutos e pede PIN passados 5 min.
podem dizer que é uma quebra de segurança. Mas implica que quem o encontrasse tivesse que ser nesses 5 minutos. Além disso teria depois de saber o código para faAzer reset.
Gostava que houvesse uma opção que eu pudesse activar manualmente o pedido de PIN. Assim quando já não usasse o telemovel podia por em modo segurança sem ter de esperar os 5 minutos.
eu lembro-me que num HTC que tive era possível isso, aparecia num dos botões dos “atalhos”,
actualmente utilizo o greenify, o objectivo da APP é outro no entanto tenho uma opção activada para quando carrego em “home” e desloco o dedo para cima (tal e qual o google now, mas esta op vai substituir) ele fecha as APP e no fim mete o telemóvel em modo de segurança, tal tomo estavas a dizer. (esta opção tambem é valida no atanho do “ambiente de trabalho”) assim nao tens de esperar os 5 min…
Eu retirei o pin do Nexus 5 porque em caso de carregar tempo demais no botão power (bolso, por ex:) ele faz restart completo sem ficar pendente do código SIM. Se assim não o fizer, fica sem rede da operadora. Além disso, parece-me uma mais valia para localizar, a não ser que lhe retirem o SIM.
Não entendi bem isto acerca do bloqueio do SIM: “que se possa anular o bloqueio do ecrã com um “hard reset” (processo em que se coloca o telefone nas configurações de fábrica), sempre que o combinado com uma password do ecrã.”
Cumps
+1 (na parte de nao entender o bloqueio de SIM)
9) Encriptar o smartphone.
Faltou o mais importante…Porque a protecção pode estar com o pin que quiserem mesmo que faça reset e apague tudo dá para recuperar a informação toda se o mesmo nao estiver encriptado!
Na Califórnia todo o telemóvel vendido tem de ter ativo de fábrica o sistema de wipe remoto e bloqueio permanente.
As operadoras são obrigadas a dar a hipótese de inativação remota aos donos.
Como é obrigatório, é gratuito.
E em Portugal como é que está este serviço?
Não está lol.
Ou desenrascas-te ou então ardestes. As operadoras não querem saber.
Mais resultados do hack ao Hacking Team.
Para as vulnerabilidades que forem corrigidas a publicação dessa informação aumentou a segurança.
Para as que não forem corrigidas, ou durante o tempo em que não forem corrigidas – aumentou, e muito, a insegurança.
http://arstechnica.com/security/2015/07/advanced-spyware-for-android-now-available-to-script-kiddies-everywhere/
http://igotya.com/
Para mim o melhor software do género, se tentam adivinhar o teu pin de desbloqueio ou desligar o telefone envia um email com a “selfie” do larapio e a sua location.
Eu cá uso o Cerebrus. Nem quero outro. Dei 3€ por aquilo e funciona 5***
Uso e recomendo o http://www.androidlost.com. Além dos comandos por wifi, permite algo que faz toda a diferença, fazer activação de comandos através de sms’s de um numero de telefone autorizado, gratuitamente.
O Cerebrus permite esta função?
Proteção de ecrã por pin, pin no cartão SIM, telemóvel encriptado também. Nada no telemóvel que não tenha backup e aplicações de cloud com pin de proteção. Chega? 😀
Eu uso um bom antifurto, que localiza e ainda, em caso de troca de chip, ele envia o novo número. O antifurto é o psafe.