Pela primeira vez em 12 anos Spam atinge valor abaixo dos 50%
O Spam é uma das maiores pragas da Internet. Diariamente recebemos mensagens deste tipo, sem que tal tenhamos pedido. Mesmo com sistemas inteligentes a tentar defender-nos, continuamos a receber mensagens que nos tentam vender produtos ou a querer cativar-nos para esquemas fraudulentos.
A quantidade destas mensagens parece que está sempre a aumentar, mas a verdade é que, e pela primeira vez em 12 anos, o número de mensagens de spam diminuiu.
As taxas de Spam nas caixa de correio electrónico sempre foram elevadas. Esta forma de publicidade tem conseguido contornar todos os mecanismos que os serviços de email implementam, com as consequentes perdas para os utilizadores.
Mas um relatório recente da empresa de segurança Symantec veio mostrar que esta tendência está a baixar e que pela primeira vez em 12 anos o número das mensagens legítimas recebidas ultrapassa as mensagens de Spam.
Numa análise feita aos seus clientes, "apenas" 49.7% das mensagens foram categorizadas como Spam. Apesar de ser um valor ainda muito elevado, representa um decréscimo que muitos esperavam ver.
Mesmo sendo com uma amostra muito reduzida, e a Symantec tem apenas 2% do mercado das aplicações AV e anti-Spam, é representativo de uma tendência que se espera venha a manter.
Também o número de ataques de Phishing e de malware enviado por email baixou, mas isso não impediu que surgissem muitas mais novas versões deste tipo de ataques.
As causas para esta diminuição não são claras e nem a própria empresa as consegue apontar, mas estão de certeza relacionadas com novas técnicas de detecção de mensagens de spam e também com os próprios filtros que os utilizadores criam, para se proteger desta praga.
Com as protecções a serem mais eficientes, todos os que se dedicam a enviar este tipo de mensagens acabam por ter de inventar novas técnicas ou simplesmente terem de deixar de enviar mensagens.
O valor das mensagens Spam é ainda muito elevado, mas esta diminuição pode significar uma nova tendência que se espera venha a conseguir livrar os utilizadores da maior praga da Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Não querem spam? paguem por um bom fornecedor de email.. gratuitos, é onde os spammers mais atacam.. é a verdade.. para quem sofre de spam
Que tente um destes serviços
ProtonMail (excelente para quem quer privacidade e boa encryptação)
http://www.prxbx.com
TorGuard.net(serviço de email disponivel tbm)
HushMail.com (aconselho a versão paga, para que anda em negocios e empresas)
Ou comprar um dominio com serviço de e-mail também é uma opção.
Este é um mercado muito pouco justo. Na vez de se procurar criar um sistema proativo na vez de relativo e alem dos problemas recairem no lado dos destinatários ainda por cima se obriga a este a investir tempo e dinheiro para se livrarem de problemas criados por outros. Vamos esperar para ver daqui a um ano se está tendência se mantém, porque eu já estou farto de ver o mesmo filme à quase 40 anos.
Este é um mercado muito pouco justo. Na vez de se procurar criar um sistema proativo na vez de relativo e alem dos problemas recairem no lado dos destinatários ainda por cima se obriga a este a investir tempo e dinheiro para se livrarem de problemas criados por outros. Vamos esperar para ver daqui a um ano se está tendência se mantém, porque eu já estou farto de ver o mesmo filme à quase 40 anos.
Por favor, eliminem este posteriormente repetido. Saiu sem querer. TKS
Sabe que não há vontade, por parte de algumas empresas, em mudar isto, sabe disso verdade? 😉
Sim Vitor. Eu sei disso. Mas para que isso fosse uma realidade aos olhos dos utilizadores, eu não estou a ver um ISP a assumir isso perante estes.
Eu sei que o tráfego gera muito dinheiro mas também sei que as empresas que sofrem com este problema, não gostariam de saber que estariam a ser clientes de ISPs coniventes com o interesse de spammers.
Sei até de casos em que alguns canais de spammers pagam enormes quantidades de dinheiro para que algumas empresas de filtragem de correio, deixem passar o seu tráfego.
Neste momento, o projeto Antispam.P2T está a ser apreciado por um grupo português de segurança informática. O meu consultor tentou contactar-te para te propor algo neste sentido e não está esquecido.
Cumprimentos.
Acho que é menos spam mas mais publicidade enganosa
Isto tem muito a ver com as pessoas tbm.
Hoje em dia já não colocam os emails em todo o lado como antes, bem como o facto de saber onde clicar para tirar a subscrição, os aliases juntamente com os disposable emails tbm é importante.
Disposable emails é tudo de bom!
Não compramos de quem manda SPAM nem de quem aparece em nosso monitor sem nossa solicitação
http://10minutemail.com/ 😉