Pplware

Os principais momentos de Steve Ballmer na Microsoft

Por muitos momentos menos positivos que Steve Ballmer tenha tido na Microsoft, a sua presença como CEO da Microsoft marcou uma fase desta empresa e a sua presença será sempre recordada.

O anúncio que foi feito na passada semana vem deixar uma vaga de peso na Microsoft e uma lacuna que será difícil de preencher. A Microsoft está já de certeza a procurar um sucessor.

Os muitos anos de Steve Ballmer à frente da Microsoft podem ser traduzidos em momentos chave, e é isso que hoje vos trazemos.

A entrada de Steve Ballmer na Microsoft deu-se no dia 11 de Junho de 1980. Desde essa altura que tem estado na empresa, sempre em lugares de gestão.

É um dos homens de confiança de Bill Gates e agora, passados mais de 20 anos de Microsoft resolveu aposentar-se. A sua saída irá efectivar-se durante os próximos doze meses, tempo que a Microsoft terá para encontrar o seu substituto.

Email interno de anuncio de saída de Steve Ballmer

I am writing to let you know that I will retire as CEO of Microsoft within the next 12 months, after a successor is chosen. There is never a perfect time for this type of transition, but now is the right time. My original thoughts on timing would have had my retirement happen in the middle of our transformation to a devices and services company focused on empowering customers in the activities they value most. We need a CEO who will be here longer term for this new direction. You can read the press release on Microsoft News Center.

This is a time of important transformation for Microsoft. Our new Senior Leadership team is amazing. The strategy we have generated is first class. Our new organization, which is centered on functions and engineering areas, is right for the opportunities and challenges ahead.

Microsoft is an amazing place. I love this company. I love the way we helped invent and popularize computing and the PC. I love the bigness and boldness of our bets. I love our people and their talent and our willingness to accept and embrace their range of capabilities, including their quirks. I love the way we embrace and work with other companies to change the world and succeed together. I love the breadth and diversity of our customers, from consumer to enterprise, across industries, countries, and people of all backgrounds and age groups.

I am proud of what we have achieved. We have grown from $7.5 million to nearly $78 billion since I joined Microsoft, and we have grown from employing just over 30 people to almost 100,000. I feel good about playing a role in that success and having committed 100 percent emotionally all the way. We have more than 1 billion users and earn a great profit for our shareholders. We have delivered more profit and cash return to shareholders than virtually any other company in history.

I am excited by our mission of empowering the world and believe in our future success. I cherish my Microsoft ownership, and look forward to continuing as one of Microsoft’s largest owners.

This is an emotional and difficult thing for me to do. I take this step in the best interests of the company I love; it is the thing outside of my family and closest friends that matters to me most.

Microsoft has all its best days ahead. Know you are part of the best team in the industry and have the right technology assets. We cannot and will not miss a beat in these transitions. I am focused and driving hard and know I can count on all of you to do the same. Let’s do ourselves proud.

Steve

A sua subida a CEO da Microsoft teve lugar dois anos antes da saída de Bill Gates da Microsoft. Foram vários os anos que passou à frente da Microsoft e muitos os momentos e as marcas deixou na sua passagem pelo cargo de CEO da Microsoft.

Esses momentos e as marcas mais importantes vão ser apresentados abaixo para que todos recordem o que Steve Ballmer fez pela Microsoft.

2000

Este é o ano em que Steve Ballmer assume a presidência da Microsoft. Ainda Bill Gates estava na empresa, mas a afastar-se para outras funções.

Começa neste ano o reinado de de Ballmer como CEO da Microsoft, que terminará no próximo ano.

2001

Este é o ano do Windows XP. Steve Ballmer não tinha ainda uma presença constante nos eventos da Microsoft, que eram ainda dominados por Bill Gates

2005

Apesar de estar mais associado aos sistemas operativos da Microsoft, foi no reinado de Steve Ballmer que a Microsoft lançou a sucessora da Xbox original.

Apresentada na E3 de 2005, contou com a presença de Steve Ballmer e de Bill Gates para a sua apresentação. Não foi uma presença física, mas a verdade é que estes dois fizeram a apresentação da consola da Microsoft.

2006

Foi em Junho deste ano que a Microsoft anunciou que o seu fundador iria deixar a empresa dentro de dois ano.

Steve Ballmer reagia da seguinte forma ao anúncio desta saída

Bill and I are confident we’ve got a great team that can step up to fill his shoes and drive Microsoft innovation forward without missing a beat.

We will continue to hire the world’s best technical talent and give them the tools to do their best work, and we will continue to tackle the biggest challenges and opportunities for our customers by investing long-term.

Foi também em 2006 que Steve Ballmer proferiu a sua famosa frase “DEVELOPERS! DEVELOPERS! DEVELOPERS!”, que podem ver no vídeo que disponibilizamos abaixo, e que depressa se tornou viral.

Este é um dos vídeos mais conhecidos de Steve Ballmer e que mostram a sua postura em palco.

2007

Em 2007 chegou o Windows Vista. Este sistema operativo da Microsoft, criado para substituir o Windows XP. Ao mesmo tempo que foi apresentado o Vista, a Microsoft colocava também no mercado a versão 2007 do Office.

A história do Windows Vista é conhecida por todos e o seu sucesso, apesar de tudo o que trazia de novo para os utilizadores, foi nulo.

2009

Dois anos depois de terem lançado o Windows Vista, a Microsoft coloca no mercado o Windows que ia salvar a empresa e limpar a imagem dos seus sistemas operativos.

Chega o Windows 7 e, um pouco à custa da imagem que o Vista deixou nos utilizadores, o seu sucesso é imediato.

2010

O ano de 2010 marca uma viragem muito subtil na Microsoft, que poucos conseguiram ver na altura e que hoje é óbvia.

É neste ano que chega o Windows Phone 7 e é aqui que a nova interface unificadora de plataformas da Microsoft começa a tomar forma.

Este novo sistema operativo móvel, apresentado no Mobile World Congress desse ano, mostrou uma revolução na interface dos sistemas operativos móveis da Microsoft, sendo também diferente de tudo o que havia no mercado.

2011

O ano de 2011 foi um ano de muita animação para os lados da Microsoft. Começou logo no início com a apresentação do Kinect e de muitas outra novidades para a Xbox na CES.

Continuou depois, para surpresa geral, com a compra do Skype.

Numa intervenção relâmpago, e quando todos apontavam outras empresas como sendo as mais bem colocadas para comprar este serviço de mensagens, a Microsoft chegou-se à frente e pagou 8.5 mil milhões de dólares, deixando para trás a Google e o Facebook.

A importância desta compra foi tal que hoje é um dos produtos core da Microsoft, estando espalhada em todos os sistemas operativos, consolas e serviços Web.

2012

Este é o ano do 8 para a Microsoft, com a apresentação de dois novos sistemas operativos.

É a meio deste ano que a Microsoft mostra o seu novo sistema operativo móvel. É com bastante pompa e circunstância que Steve Ballmer apresentou ao mundo o Windows Phone 8 e tudo o que este pretende ser.

Começam também nesta altura a ser visto o Surface, a resposta da Microsoft ao iPad a os tablets Android.

O final do ano traz a versão 8 do Windows e fica quase terminada a introdução da nova interface nos sistemas operativos da Microsoft.

2013

O presente ano fica marcado por duas novidades. A primeira está relacionada com a Xbox. A apresentação da Xbox One e todas as suas características únicas vêem deixar a Microsoft numa posição fragilizada perante os seus clientes. Depressa esta situação muda com a alteração das regras por parte da Microsoft.

Com o anúncio feito no final da passada semana, o ciclo Steve Ballmer começa a aproximar-se do fim. É certo que ainda faltam um ano, mas a procura de alternativas para o cargo já começou e o herdeiro da Microsoft está a caminho.

Para Steve Ballmer foram 33 anos dentro da Microsoft, dos quais mais de 10 como CEO. Foram várias as batalhas que travou contra outros gigantes da industria e com alguns momentos marcantes.

A forma com que geria a Microsoft e a força como se empenhava em representar os seus interesses e os seus produtos é lendária. Mas nada retrata melhor a sua postura que o famoso vídeo do 25º aniversário da Microsoft. Nele podem ver o empenho que Steve Ballmer colocava no contacto com o público.

A sua postura única em público e a forma como geriu a Microsoft fazem dele um gestor de topo. Teve momentos menos positivos, mas no geral foi uma época a recordar pela Microsoft.

Exit mobile version