Whatsapp Web e a necessidade de libertação do smartphone
Artigo de opinião por Eduardo Granja.
Com o lançamento do Whatsapp web, a necessidade de libertação do smartphone em determinadas alturas do dia foi tornada realidade, pode ser feita uma comunicação mais cómoda e sem necessidade de recurso exaustivo ao smartphone.
Agora, depois da euforia pós lançamento e acalmada a alegria do “desejo tornado realidade” há que ser um pouco realista e fazer a avaliação devida a esta pequena maravilha.
É dada como vantagem a facilidade de autenticação, e é verdadeiramente uma mais-valia quando pensamos numa utilização pessoal e com uma envolvente digna do paraíso, no entanto, será esta facilidade de acesso uma verdadeira mais-valia? Autenticação por um passo com a simples leitura de um QR Code? Excelente!
Ao efetuar o primeiro teste desta aplicação verifiquei algo que me fascinou e preocupou ao mesmo tempo… desde o momento que se pega no smartphone com o objetivo de autenticar no whatsapp Web, até ao momento em que temos toda a informação disponível no PC, decorre menos de um minuto. Muito bom mas… deveras preocupante!
Hoje em dia, mediante a sua facilidade de utilização e o facto de estar “na moda”, o Whatsapp está presente em quase todos, se não todos mesmo, os smartphones. Desta forma, podemos pensar na utilização quer pessoal quer profissional do mesmo para comunicar.
Antes de cairmos num submundo bem profundo e inexistente, podemos pensar no Whatsapp Web como algo excelente para pais de adolescentes, rapidamente podem controlar com facilidade e sem rasto as comunicações dos filhos e desta forma evitar ou pelo menos precaver situações que assombram a atualidade.
No entanto, imaginemos um mundo menos puro, algo puramente imaginário e distante, muito distante da realidade…
Começando por algo extremamente rebuscado e entre a população jovem. Há alguém que nutre um carinho especial por nós e facilmente, num único minuto de acesso ao nosso equipamento, torna-se detentor da nossa lista completa de contactos possuidores de Whatsapp e, a partir daí basta dar largas à imaginação… a qual não precisa de ser muito fértil. Claro que podemos falar em roubo de identidade, e outras questões legais mas… bem vistas as coisas não chega a haver qualquer roubo de identidade nem abuso de confiança, na realidade e perante as outras pessoas somos nós a efetuar as comunicações e pior, sem qualquer hipótese de identificação da origem.
Se quisermos pensar em algo menos rebuscado, podemos simplesmente pensar na hipótese de alguém, num simples minuto, ter acesso ao nosso histórico do Whatsapp… não poderá ser igualmente mau?
Falando agora do meio profissional e, sem dúvida alguma, continuando no mundo imaginário. Uma simples ida à copa buscar um café ou uma ida ao WC, dá aso a que qualquer pessoa possa ter facilmente acesso a dados privados ou até mesmo profissionais. Podemos falar da simples tentativa de chatear, mas também podemos chegar a situações bem mais complicadas… imaginárias, claro!
Será isto assim tão preocupante? Não. As hipóteses apresentadas cingem-se ao mundo imaginário! Ou será que não?
É certo que vivemos numa era em que a segurança, para além de preocupação, tem vindo a ser provado de diversas formas que é absolutamente falível. Há um sem número de formas de violar proteções de informação mas… não estaremos a menosprezar em demasia as potencialidades desta aplicação e a minimizar a realidade relativamente à população utilizadora? Não seria bem mais agradável uma autenticação em dois ou três passos? ou qualquer outra solução para melhorar credibilidade no que concerne a segurança? Penso que, apesar de ser uma aplicação extremamente útil, com o nível de segurança atual poderá levar a uma diminuição de utilizadores de Whatsapp perante o receio real de perda de privacidade.
Estarei num mundo imaginário? Nem tanto. Perante a demonstração desta facilidade de acesso a diversos utilizadores, tive dois tipos de reações: Vou deixar de utilizar! ou… A partir de agora o meu telemóvel é parte integrante do meu corpo!
Será esta a ideia com o lançamento do Whatsapp Web? Estranho seria que assim fosse…
Claro que podemos abordar esta questão pensando na segurança dos equipamentos. Utilização de PIN de desbloqueio, ou outro tipo de autenticações para desbloqueio do nosso smartphone. Mas devemos considerar as aplicações parte integrante dos equipamentos e como tal a segurança dos mesmos ser considerada como segurança das referidas aplicações? Não me parece.
Mas a realidade é que todas as hipóteses apresentadas em nada estão relacionadas com a população utilizadora de Whatsapp. Todos somos pertencentes a um mundo paradisíaco em que ninguém jamais ousaria tentar ter acesso à nossa informação. Por isso, que seja bem-vindo o Whatsapp Web, que tanta falta fazia.
Este artigo tem mais de um ano
Pelo que entendi aqui esta-se a falar de segurança em acesso físico a um dispositivo…
A questão é que se as aplicações tiverem esses mecanismos de segurança, deixam de praticas de utilizar. Podemos supor que esses mecanismos podem ser opcionais, mas mesmo assim seriam adoptados por poucos utilizadores,.
E ainda podemos ver isto desta forma, desde de que existem tele moveis, se conseguirmos desbloquear o telemóvel de alguém, quer porque descobrimos o PIN, ou porque não tem bloqueio podemos sempre aceder aos dados do cartão SIM e a mensagens guardadas. Para estarmos seguros na pratica todas as aplicações deveriam fazer um pedido de autenticação quando lhes acedemos, mas a verdade é que não é pratico e cómodo.
A segurança em aplicações tem de ser feita de forma balanceada, vendo que tipos de dados estão em causa e o tipo de aplicação que é (frequência de utilização, etc). Por exemplo uma app que nos dá acesso a dados bancários tem de ter mecanismo de segurança e autenticação mais fortes, já estas apps de mensagens tem um carácter mais idêntico às funcionalidades básicas de um telemóvel.
Gostava de que tirassem uma duvida, whatsapp é gratuito para sempre ou para 1 ano de utilização?
tu tens que pagar, eu uso mas nunca pagei… uso num Nokia C3-00(nokia s40, não é symbian)
no iphone tens que pagar, pagas uma vez e não pagas mais!!
no android depende
isto que estava a referir
Quais são as taxas para o uso do WhatsApp?
https://www.whatsapp.com/faq/pt_br/general/23014681
acho que tens um ano grátis, e depois disso começas a pagar 0.99$
Eu já estou no 2.º ano e não paguei. Antes de terminar o 1.º ano eles renovaram mais um ano.
Oi? Pagar? Hem?
Isso de pagar no iPhone é um pouco relativo, uso WhatsApp quase desde que ele surgiu (2010 acho eu) que coincide de quando comecei a usar iPhone e nunca paguei nada… Já troquei de equipamento mas sempre mantive o mesmo numero de tlm, email de registo, etc e nunca paguei rigorosamente nada… Ainda assim, sempre me perguntei o porquê daquele aviso quando se efectua a autenticação…
ISTO “O WhatsApp Messenger é um mensageiro para smartphones disponível para iPhone e outros smartphones. O WhatsApp utiliza a tua conexão 3G ou WiFi (quando disponível) para enviar mensagens para teus amigos e família. Mude de SMS para WhatsApp para enviar e receber mensagens, fotos, notas de áudio e vídeo. Primeiro ano GRATUITO! (Após isto $0.99 USD/por ano)
”
mas eu também nunca paguei
“… o Whatsapp está presente em quase todos, se não todos mesmo, os smartphones..”
Nope. Aqui mora telegram, funciona em tablets e pcs tbms em a necessidade da app do smartphone. Whatsapp, não obrigado, não preciso de mais buracos de segurança do que os necessários.
Outra coisa.. que raio de artigo é este? Nada pessoal, está bem escrito e desenvolvido.. mas a utilidade disto.. well.. é a minha opinião.
*sem a necessidade..
É um artigo de opinião e reflexão. Dá-nos uma maneira diferente de ver as coisas e podemos ou não aprender mais, conhecer mais, concordar, etc..
Telegram Messenger:
https://telegram.org/
Utilizo e recomendo, ate agora sem problemas…ate ver!!!
Funciona tal e qual como o WhatApp, mais seguro e rápido funciona em: Android, Mac OS X/iPhone/iPad, Windows(PC)/Windows Phone, Linux e em versao Web/browser
Estou a utilizar no Linux e no meu smartphone Android, cinco estrelas, bastante rápido tanto num como no outro!!!
Adorei o artigo.Obrigado Pplware
Não percebi. Qual é a vulnerabilidade em causa? O acesso físico ao telefone ou ter malware instalado? O primeiro na pratica é difícil: a maior parte das pessoas têm pin como segurança. O segundo o problema não é do whatsapp, mas do pc!
E se nos esquecermos das chaves de casa juntamente com os documentos onde se pode ver a morada?
Parece-me muito rebuscada esta reflexão pois cabe aos utilizadores terem os cuidados necessários para protegerem os seus dados. Aquilo que falam no artigo não é um problema da aplicação mas dos utilizadores que não protegem convenientemente o acesso aos seus dados no smartphone.
Um smartphone contém dados pessoais e convém protegê-los nomeadamente com utilização de uma palavra-passe forte ou outros meios eficazes.
Ter um smartphone sem autenticação para aceder ao mesmo é o mesmo que ter as chaves de casa num porta-chaves com a morada da mesma.
Porque usar whatsapp num mundo onde existe Telegram?
Apenas porque o Telegram não foi tão popularizado. Se o Telegram fosse de uma empresa como Twitter ou Google+, se calhar até funcionaria mas, como não é, acaba por não funcionar.
Bom artigo de opinião !
Se falar de alguem fale bem ou nao falr nada
Não entendi a preocupação. O risco é o mesmo, da mesma forma que sempre foi com o o skype, msn/live messenger, ICQ, Facebook, hangouts e todo o resto.
– Você pode desconectar o desktop a qualquer momento a partir do smartphone. E pode monitorar quem está acessando a partir dali.
– Você pode (DEVE) colocar uma senha no smartphone no desktop.
– Você pode (DEVE) bloquear a tela do desktop quando se ausenta da mesa no local de trabalho.
– Você pode acessar no modo anônimo, exisgindo uma nova autenticação toda vez que abrir o navegador.
– Você pode ter o controle de que alguém está tendo acesso ao percerber que suas mensagens foram lidas antes de você.