A importância da liderança para o sucesso das empresas
Por Daniel Cruz, Territory Manager da NetApp Portugal para o Pplware
Hoje em dia existem imensos livros e programas de televisão que ensinam os skills da Liderança. De qualquer forma, um dos truques para saber se vamos na direcção certa e se temos uma boa Liderança é olhar para trás e ver se alguém nos segue.
De qualquer forma, existem algumas características fundamentais para ter uma boa liderança. A paixão é uma delas: o verdadeiro líder tem de ser apaixonado pelo que faz, pela sua empresa e pela sua marca, incutindo esse espírito nos seus recursos humanos. Têm de ser pessoas naturalmente positivas sem, contudo, descurarem o bom senso.
A inspiração é também fundamental, de forma a inspirar os que estão próximos a perseguirem também o sucesso. É necessário sair “fora da caixa” e motivar os indivíduos a melhorarem e pensarem sempre mais além. Este tipo de liderança faz com que os colaboradores consigam coisas extraordinárias. É também preciso ter em conta o espírito de iniciativa, pois o mercado é equiparado a uma batalha e é necessário estar focado e atento a tudo o que se passa.. Um líder precisa de estar sempre à frente da concorrência.
A capacidade interpessoal é outra ferramenta indispensável, seja dentro da organização, através do endomarketing, como fora desta, junto dos consumidores e fornecedores. Para além de comunicar, torna-se fundamental não colocar barreiras entre o dirigente e a sua equipa. Essas barreiras não podem existir pois interferem no desempenho da equipa, e é essencial privilegiar a comunicação entre colaboradores e direcção.
Para todos desempenharem as suas funções com sucesso é necessário cada um ter o seu papel dentro da organização e conhecimento claro sobre as regras, tarefas e objectivos a cumprir. Nunca esquecendo que se os colaboradores obtiverem mais responsabilidades vão sentir-se mais envolvidos com a organização e consequentemente mais leais.
Apesar de muitas destas características serem referidas vezes sem conta em livros de liderança, muitos líderes não as praticam no seu dia-a-dia, acabando por subestimar os seus colaboradores e nunca mudarem a sua atitude perante os novos desafios, o que influencia também os colaboradores a seguirem o mesmo caminho.
Daniel Cruz | NetApp Portugal | Territory Manager
Este artigo tem mais de um ano
Na minha misera opinião, acredito que a empresa deve preocupar-se com os colaboradores da mesma forma que se preocupa com os clientes, criar condições para que estes sejam satisfeitos.
Acredito que as regras são demasiado importantes, mas tanto devem criar obrigações como abrir portas de comunicação.
Muitos lideres acham-se lideres porque têm um numero de pessoas a baixo de si e foram escolhidos para tal, muitas vezes apresentam até números satisfatórios e nem se preocupam no estado da equipa que gerem. É um trabalho difícil o de liderar e quando um líder é gerido por outro líder, este gerido também por outro líder (…) torna-se tão confuso como a própria liderança. As estruturas das empresas são também muito importantes e nunca, mas nunca esquecer, não existe lado pessoal e lado profissional, existe sim e unicamente o lado pessoal, somos pessoas, temos sentimentos e apenas nos podemos adaptar a diferentes situações mas nunca deixamos de ter os sentimentos quando nos “camuflamos” .
Boa tarde,
São palavras muito bonitas, mas que não se aplicam ao tecido empresarial português.
Cada vez mais tenho o conhecimento que os nossos “líderes” empresariais seriam “líderes” excepcionais no tempo em que a escravatura era “legal”.
Os recursos humanos são vistos como máquinas de trabalho, que não podem casar, ter filhos ou quando muito respiram, que já é muito!!!! Deveriam dormir dentro da empresa, não comer, ou até pagar o tempo que demoram a comer, não ter folgas ou férias, viver para a empresa (patrão) e ganharem apenas 8 horas ( o que já é um absurdo), mas trabalhar 12h diárias!
Todos os empresários deveriam ter essas e outras palavras na cabeça e aplica-las na prática, mas não, não o fazem!
Bom fim de semnaa
Discurso muito bonito mas faltou falar naquilo que realmente interessa: o que entra na conta ao final do mês.
Quem abre uma empresa não pensa no lucro? não é isso que o/os motiva? então porque é que os empregados devem pensar de maneira diferente?
Deixem-se de hipocrisias, paguem bons prémios pelo trabalho desenvolvido e vão ver que motivação não faltará! Querem voluntários criem uma ONG 😛