PplWare Mobile

Operadora volta a vender iPhone com dados do antigo utilizador!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. S. Santos says:

    O meu foi para reparar á 15 dias. Efectuei esse mesmo procedimento antes do entregar, mas de qq forma na loja da Optimus voltaram a fazer o mesmo á minha frente por fazer parte do procedimento.

  2. Tiago H says:

    Da próxima vez já toma mais atenção como envia o iphone para reparar… Lá foi o homem cuscar tudo o que a menina tinha…
    Acontece!

  3. Carlos André says:

    Acontece muito isto, mais do que se pensa, um amigo meu já passou por um caso idêntico na Vodafone.

  4. Tiago Vala says:

    Fogo… Granda galo… Quantos smnartphones não andaram por aí com dados do seu primeiro utilizador… isto dá que pensar …

  5. SexOnaSal says:

    E se o tlm não ligar?
    Como repor?

  6. Invision says:

    Burrice do utilizador, entregar o telefone com todos os dados sem se preocuparem minimamente com isso(mesmo que não soubessem como o fazer perguntavam na loja e faziam logo no momento). Tudo bem que a operadora devia apagar e repor todos os dados de origem, mas isso devia partir do utilizador logo à partida. A não ser que exista alguma lei que obrigue as operadores a fazer isso, mas que eu saiba não.

    • Utilizador says:

      Claro, se o telemovel não liga o ecrã, o utilizador comum consegue facilmente apagar o que está dentro do telemovel. Realmente, BURRICE!

      • Invision says:

        obviamente que não estou a referir me a essa situação, mas sim aos burros que entregam o telefone sem apagar os dados, tendo possibilidade de os apagar(que de certeza não são poucos). Nos casos em que não liga certamente não o vão depois vender a outra pessoa não é?viva a inteligência!

    • Helder7 says:

      Imagina que quando entregas o iPhone, ele vai para uma reparacao
      E so depois de uma semana é que te indicam da substituiçao do aparelho…

      • Invision says:

        Então mas se ele vai ser substituido já não vai ser vendido a outra pessoa…este caso foi claramente alguém que devolveu e não apagou os dados e depois o telemóvel foi vendido a outra pessoa. Se ele for substituido isso já não vai acontecer

    • Bruno Gonçalves says:

      Gostava de te ver a fazer o procedimento se o tlm não ligar…

      • Invision says:

        se o telemóvel não ligar das duas uma: ou é reparado e não há problema, ou é substituido e com certeza que esse já não vai ser vendido a outra pessoa…

        • Extaci says:

          Pode ser vendido a outra pessoa, tanto pode como foi o caso aqui do texto… imagina que o tele não acende devido ao ecrã, é entregam-te um novo, mas a longo prazo em vez de terem custos de fabricação, têm custos de reparação mais baixos e substituíram o ecrã, este vai ser vendido a outra pessoa, e depois acontece a situação acima descrita.

          • Invision says:

            fds então eu ao comprar um telemóvel supostamente novo, posso tar a comprar um que já tem os componentes com 1 ano de uso por outra pessoa e apenas o ecrã é novo(por causa de ter sido substituido)? Se fazem isso é muito grave…

          • Invision says:

            além disso no artigo não diz que avaria foi, tanto quanto sei não foi avaria nenhuma e ela apenas o devolveu(na fnac por exemplo é possivel devolver equipamentos apenas por não ter gostado, desde que esteja em perfeito estado)

          • brunobola says:

            E ainda por cima a apple não assume 2 anos de garantia e á foi multada N vezes pela união europeia, enfim…. money exists…

  7. Miguel says:

    Fui colaborador da Phonehouse onde me aconteceu mais que 1 vez ir vender 1 equipamento novo e, para meu espanto e do cliente, verificar que o Wallpaper/Screensaver do mesmo é uma foto de um cliente antigo. Nos casos em que se verifica uma anomalia dentro do prazo legal efectua-se a troca e o responsável de loja (sem qualquer formação para tal) verifica mais tarde qual a anomalia do equipamento e quando este decide (mal) que este está em condições e que não faz sentido fazer DOA (devolver ao fabricante) coloca o mesmo à venda novamente sem efectuar qualquer reset às definições do mesmo. Vi isto acontecer várias vezes e confesso que ganhei um certo “receio” de cada vez que ia mostrar um telefone a um cliente e a caixa já se encontrava aberta.

  8. Abílio says:

    Só uma informação para quem tem Jailbreak.
    O procedimento deve ser um restauro do sistema.

  9. Bruno Matias says:

    Em Portugal, a TMN fez o mesmo com um Nokia.
    Quando comprei já vinha com fotografias pessoais, contactos e algumas mensagens.

  10. The Man says:

    Aconteceu-me isso a 2 anos, comprei um HTC Desire e o telefone veio supostamente acondicionado, eu quando cheguei a casa e abri a caixa vi logo que ali havia gato.

    O telefone vinha com dados, mas não era só contactos, era contactos, mensagens, fotos, app’s tudo.

  11. Ryan says:

    O procedimento de apagar os dados pode ser diferente mas apagar todos os dados de um smartphone deveria ser algo a ser feito de vez em quando pelos utilizadores. Nem que seja para ficarem familiarizados. Eu faço isso uma vez por ano para repor o meu smartphone a zero. Não se podem culpar as operadoras mas também o próprio utilizador.

  12. paranoiasnfm says:

    Se passarem a ter cuidado antes de o entregar, já nada disso acontece. A não ser que não consigam aceder ao equipamento…
    Eu já levei o meu iPhone para reparação e foi das primeiras coisas que tive o cuidado de fazer antes de entregar. 🙂

  13. jedi says:

    mas isso quer tenha iphone, android ou windowsphone, a questao serve para quem tem este tipo de dispositivos, eu por acaso tenho android e quando dei á troca foi logo a primeira coisa que fiz, por isso a rapariga deve ser uma amadora e como ja li aqui era o dever da operadora fazer isso ou perguntar ao cliente se limpou/ apagou os dados pessoais, o que não acontece aqui tambem em portugal e que deviam sensebilizar as operadoras a instruir o seus funcionarios a fazer. 😉

    • Bruno Gonçalves says:

      No caso do Android pelo menos para produtos Google há sempre uma salvação quanto ao acesso das contas. A conta Google pode ser acedida através de passwords de aplicação, caso não se consiga apagar o equipamento pelo menos pode-se revogar a password que se definiu para o Android. Desse modo já não é possível acederem aos produtos Google que estão no tlm. Já a outras contas isso é outra conversa, sem falar em fotografias e documentos que se tenha para lá, neste caso um cartão de memoria é sempre bem vindo o que não acontece no nexus nem no iphone.

    • Miguel Sousa says:

      Ela até pode saber… o problema é que tens o telemóvel, por qualquer razão ele desliga-se e não volta a ligar. Não o consegues ligar a um computador. Vais levar para a garantia.
      Eles não podem fazer nada na loja, enviam para o representante.
      Eles vêem que o podem reparar… mas têm de ir para uma das oficinas deles fora do país (no caso de gales teriam de ir para Manchester que é onde está o suporte da Apple para o reino unido).
      Então, dão um telemóvel novo.
      O outro, depois de reparado, é colocado numa caixa e enviado para venda como novo.
      É aqui que a coisa falha. Pois, depois de reparado devia ser feito um reset completo ao sistema para limpar os dados… infelizmente, muitas vezes, não é feito.

  14. Pisca says:

    Se eu fosse utilizador de Iphone sentia-me ofendido com esta noticia e as indicações dadas

    O procedimento é igual para qualquer aparelho que contenha dados

    É como entregar o carro na troca de outro e deixar ir o filho lá dentro com as fraldas e tudo (ainda se fosse a sogra ?)

    Perdoem-me as ditas a minha era uma Santa

  15. Toda a gente fala de apagar dados, mas alguem me explica porque raio é que se eu entregar um telemovel para me darem um novo é embalado e vendido sem ir à marca para averiguar o equipamento?

  16. Eduardo says:

    Aconteceu me o mesmo com o n900. Comprei e veio com os dados de uma pessoa, fui trocar e deram me outro com dados e históricos de chamadas. Escrevi no livro de reclamações e responderam me que já n tinham nenhum novo.

    No entanto andavam a vende-los como telemóveis novos, isto são coisas que acontecem em todos os telemóveis, não conseguiram foi formatar o n900 em condições pk o sistema operativo era diferente.

    Isto aconteceu na fnac já agora

  17. Alexandre says:

    uhmm….deixa cá ver… um tipo A tem uma avaria e trocam-lhe o tlm. Por sua vez um tipo B vai comprar um tlm ‘Novo’ e recebe o tlm do tipo A?! Será que o cliente sabia que estava a comprar algo usado?

  18. JP says:

    Mas ao apagar os dados dessa forma, não é possível recupera-los?

    Por exemplo, mesmo depois de formatar um pc, é possível recuperar os dados, a não ser que o disco seja rescrito com novos dados.

    E isso leva-me a uma outra questão. Ao apagar ou formatar os dados de um cartão de memória, a informação fica definitivamente apagada sem possibilidade de recuperação?

    • Miguel Sousa says:

      Ser possível é… mas não para 99% dos utilizadores 😀
      Por um lado, precisavas do computador original ou da password de acesso ao icloud do antigo utilizador.
      Por outro, poderias recuperar essa informação do chip de memória do telemóvel… mas irias destruir a garantia do telemóvel para realizar essa operação.
      Nos computadores é mais simples, pois se for feita uma formatação simples e instalado o SO, alguma coisa perde-se, mas ficheiros de texto e muitas imagens são facilmente recuperadas. Principalmente se usares uma forma que possas aceder ao disco sem ser necessário ele estar em utilização.

    • bimbo says:

      Sim ha maneira de recuperar os dados mesmo depois de apagar, em casos de policia, eles tem software para por os telefones a falar, mesmo depois de apagar mensagens e chamadas, só mesmo se fazer um wipe.

      • Cagamelo Voador says:

        Para garantir que a informação é mesmo apagada, tens de escrever por cima da que lá estava.

        Quando apagas um ficheiro, o que acontece é que a sua referência deixa de existir, e o mesmo é marcado (nos primeiros bits) como “deleted”. MAS a informação continua no disco.

        Por isso é que tens programas que fazem um “secure delete”, que escrevem “0”s por cima da informação que lá estava.

        • JP says:

          Mas e conheces alguns desses programas que funcionem em dispositivos moveis, ou pen’s, sd-cards, etc ??

          É que os que eu tinha aqui não funcionam nesses dispositivos, por isso considerei a hipótese do “problema” de os dados poderem ser recuperados mesmo após formatação, só ocorresse nos Discos Rígidos.

    • pixar says:

      Depende da formatação.
      Se se tratar da “formatação rápida”, o que é feito é eliminar a tabela de ficheiros e criada uma nova. Nesse caso os dados ficam lá todos direitinhos e é fácil recuperá-los.
      Na “formatação lenta” ou exaustiva, cada sector é passado a pente fino não deixando dados para trás. O problema é que pouca gente tem paciência para esperar 1 ou 2 horas pela formatação.

  19. MR SOARES says:

    Boas tardes.
    Embora não tenha sido com um telemóvel, também me aconteceu algo parecido.
    Em meados deste ano, uma revendedora de telemóveis estava a fazer uma promoção de um netbook. Quando o comprei e liguei, já vinha com o nome de utilizador (Luis) e uma data de ficheiros já do mesmo.
    No dia seguinte fui logo à loja reclamar o portátil… acabaram por entregar quase uma semana depois e não pareciam estar com muita vontade em dar um novo. Só quando lhes chamei à atenção para uma possível reclamação por causa disso é que se despacharam.

  20. ze says:

    Por isso é que se chamam smartphones,lixam te a vida e nem das por nada!!
    Volta nokia 3310 tas perdoado.

  21. dc says:

    Por acaso nunca me aconteceu tal coisa!
    No entanto já levei várias vezes o meu Nokia a um Nokia Care Center e eles tem o cuidado de me perguntar se já efectuei um Backup e caso não o tenha feito, eles fazem ali mesmo, e depois repõe as Definições de Fabrica.

    Vai para a Box, fazer um teste de anomalias e leva com um Update de Firmware e ao fim de uma ou duas horas sou notificado por SMS (para outro numero ou para o mesmo, caso tenha um equipamento extra) ou email, que o telemóvel está pronto a levantar.

    Veio sempre bom e bem acomodado até! Normalmente tem o hábito de mandar os mesmos para o caixote, ali era tudo dentro de um saquinho, e até para poder guardar o SD e o SIM, me deram um pequeno saquinho para guardar os mesmos na carteira.

    Agora, é uma prática minha limpar sempre os dados! Não só pela sensibilidade dos mesmos.
    Se eles o conseguem recuperar… isso já não sei… Tento ao máximo guardar tudo dentro do MMC, desde SMS a Fotos.

    Já me aconteceu o mesmo partir o ecrã… Nesses casos é ligar o mesmo “ás escuras”, liga-lo ao PC e repor os valores de fábrica.

    Quando o mesmo encrava ao ponto de nem PC dar para conectar… ai não há nada a fazer… penso eu!

    Agora, tenham é cuidado a apontar o IMEI e outros dados por trás da bateria do telemóvel antes de o entregarem para arranjar.

    Até agora, a Assistência da Nokia tem sido cuidadosa com esses pontos, nunca decidi mudar de marca, enquanto estiver satisfeito e me preencher as necessidades, vai servindo… Mas só compro na loja oficial, revendedores, nem pensar! Quando á algum problema, mandam para a loja oficial… Então para isso, compro logo na oficial e fica logo tudo certinho.

  22. carlos says:

    mosa gira XD

  23. Sergio says:

    Se o telemóvel se ligar a net ê possível bloquea-lo ou apagar os dados todos

  24. Phil says:

    Aconteceu-me exactamente o mesmo numa Worten de Portugal, so que foi com uma PS3, acabaram por ter de ma trocar sobre a ameaça de escrever no livro… e fizeram-no as escondidas, ou seja, a mesma maquina foi uma vez mais revendida…

  25. Rafael Cardoso says:

    A rapariga deu o telemóvel e a operadora foi o vender novamente, se calhar como novo?

  26. Luis says:

    Isto tem muito que se lhe diga, muitos produtos que compramos, alguns são já usados, a mim situação dessas aconteceu-me com uma PS3, não tinham dados guardados, mas deu pra ver bem que já era usada, o comando já vinha meio lixado a sorte foi que a sony me mandou um novo.
    Com telemóveis a única coisa que me aconteceu foi comprar um samsung wave na fnac e era o único e o slot de memória não funcionava….e já estava bem usado….enfim

  27. gajo says:

    Fartei de rir com os primeiros comentarios…apesar da clareza da noticia, os fanboys apressam-se a dizer que aquilo não avaria. Pois…

  28. Pisca says:

    Não esqueçam quem vai buscar um aparelho, usa por uns dias e vai devolver, “afinal não era isto que queria !” é muito comum para mostrar ao amigos que tem o mais recente, de fonte segura

  29. Luis says:

    Neste campo a NOKIA falha redondamente, ap]os avaria recolhem o equipamento dão-lhe uma limpeza rápida apagam os dados (ou não) rapidamente e dão o telefone ao cliente como se de um novo se tratasse. Vergonhoso e não acreditava se o caso não se tivesse passado comigo.
    A sorte foi eu ter uma pequena marca no telefone que só eu sabia. Fora outras situações desagradáveis que se passaram com eles tambem.

  30. dajosova says:

    Amigos: caixas seladas se possível e mal comprem abrir logo e conferir todos os acessórios e se tudo tem aspeto oranizado e novo.

    Milhares de equipamentos já usados são vendidos como novos, ou por descuido ou por omissão!

    Sei do que falo. Sobretudo em lojas que facilitam muito a troca… é o reverso da medalha!!!

  31. Nuno says:

    Uma noticia não noticia! Salva-se o facto de funcionar como aviso e ensinar quem não sabe a apagar o conteúdo do iphone. Deveriam fazer o mesmo para os restantes SO. Dá a impressão que é mais um “bug” ou coisa da maçã quando infelizmente pode acontecer da maça, ao android, passando pela janela e acabando em todo o resto.
    Só posso falar pela vodafone, mas de todas as vezes que tive que lá deixar telemóveis, os assistentes perguntaram-me se tinha apagado todo o conteúdo. Não está só em causa poder ir parar a outro cliente mas inclusive o que os próprios técnicos (claro que à partida são todos sérios, mas pode haver excepções) podem fazer.

  32. eu says:

    A melhor solução é não comprar nada da Apple. Assim já não acontece.

  33. Ricardo says:

    Nem acredito, então uma operadora recebe um smartphone ou seja lá o que for e coloca-o à venda sem sequer se importarem se ele está apto para uma venda?

    Tal como os PC’s, se são levados a uma loja seja por qualquer razão, este pode conter informações pessoais, mas profissionalmente há que manter o sigilo de tal.

    Logo, uma operadora antes de colocar à venda seja o que for, deve fazer um “reset de fabrico”. Não se esqueçam que há muitas pessoas que compram as coisas só por comprar e nem se importam com as coisas específicas do aparelho.

    Por isso não defendam as operadoras nem insultem os utilizadores. Vocês sabem, mas há quem não saiba.

    Posto isto, a operadora pôs em causa a vida pessoal de um cliente.

  34. elsa says:

    Eu também tive problemas no meu mas antes de ir entregar entrei para dentro da banheira puxei a saia para cima e fiz chichi em cima dele.
    Foi tiro e queda,e entregaram-me um novo.

  35. KOizo says:

    Este caso e mais aqueles aqui nos vossos comentarios levanta algumas questões graves.

    Já viram se este mesmo caso acontecesse à vossa namorada/mulher? Elas por norma até dizem sempre “não me apaguem nada do que está aí!” e depois apareciam fotos dela e de voces em situações inconvenientes na net. Embaraçoso nao? O que se pode fazer quando uma queixa na policia pouco vai resolver contra a propagação dos dados privados?

    Outra coisa. O “re-empacotar” de produtos avariados ou mesmo reparados com ou sem dados antigos por lei já não são considerados novos e selados pelo fabricante, porque é que são vendidos ao preço de um novo e a estriar? Será que como consumidor final não tenho o direito de ser informado?

    Outra pergunta. Quais as diferenças entre um softreset e hardreset? E como se fazem em todos os SOs e marcas de smartphones? Era um artigo util para colocarem no pplware 😉

  36. Cagamelo Voador says:

    Quando tinha um iPhone e este teve de ir reparar por ter ficado com água num temporal, quando cheguei à operadora, pediram-me a password para poderem aceder à informação do equipamento e testarem-no assim que estivesse reparado… escusado será dizer que não dei a password, e pediram para assinar um documento que dizia que não forneci a password. E no fim acabaram por substituir o equipamento. Nessa altura, eu pedi o equipamento para limpar os dados, sendo que não o tinham na loja, e eu pedi um documento em como eles afirmam que limparam os dados do dispositivo… Disseram que era procedimento habitual, mas passados alguns minutos de discussão, lá me assinaram, e carimbaram um documento em que dizia que os dados tinham sido limpos.

  37. vitor neves says:

    Dados são dados e depois de apagados podem ser ressuscitados.
    Lembrem-se que dados pessoais não são para enfiar nos telelés.
    Nomes e contactos… ainda se justifica, agora fotos das crianças, das festas da família, da mulher no banho, etc.

  38. João says:

    Comprei uma vez na Phonehause um smartphone novo que vinha com uma lista de contactos e sms dum utilizador que o tinha devolvido. Claro que o devolvi logo com um pedido de desculpas da phonehause. Não deve acontecer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.