Opera recebe oferta de 1,2 mil milhões de dólares
Foi ontem anunciado pelo CEO da empresa de software norueguesa a proposta feita por um consórcio chinês para a compra da Opera.
Este é um anúncio que ganha ainda mais importância quando se conhecem as recomendações dos accionistas da empresa.
Foi já nas últimas horas do dia que o mundo conheceu a intenção de compra da empresa de software Opera, conhecida pelo browser em nome próprio, por um consórcio chinês.
Este grupo de empresas tem presente a grande Qihoo 360 Technology, uma empresa na área de segurança da internet, a empresa Kunlun e são apoiadas pelos fundos de investimento das empresas Golden Brick e Younglian.
Após algumas especulações nos últimos dias, a empresa acabou por valorizar em cerca de 53% nas negociações diárias na bolsa de Olso.
Mas tudo isto passa a ser mais do que uma especulação, principalmente depois de nas primeiras horas do dia de hoje Lars Boilesen, CEO da Opera, ter indicado em comunicado que existe uma forte lógica estratégia na intenção de compra.
There is strong strategic and industrial logic to the acquisition of Opera by the Consortium
É ainda indicado que os accionistas aceitam os termos e condições da proposta dos chineses, de forma unânime. A empresa já estaria a procurar algum comprador interessado na própria, isto após terem sido verificada uma queda de lucros.
“The Consortium’s ownership will strengthen Opera’s position to serve our users and partners with even greater innovation and to accelerate our plans of expansion and growth.”
A empresa espera que após esta transacção a posição da Opera seja reforçada. Espera-se assim que a empresa volte à batalha contra os restantes browsers móveis e não só.
O consórcio chinês teceu ainda bastantes elogios no que toca à operação da empresa norueguesa. Em comunicado feito pela empresa Kunlun, foi indicado que o objectivo do grupo é consolidar a sua posição de liderança internacional a nível do mercado da internet.
Acham que o browser Opera vai novamente ganhar terreno no mercado com esta transacção?
Este artigo tem mais de um ano
O Opera é neste momento (para mim) o melhor e mais “seguro” browser, apesar de ser agora baseado no Chromium (quanto a mim perdeu qualidades). Contudo reconheço que já foi melhor e começo a olhar a outras alternativas, tais como o Maxhon, versões modificadas do Firefox, e até para o Edge que, apesar de não ter extensões, continua a surpreender-me.
Dá uma vista de olhos no Vivaldi. Está neste momento na Beta 2 e assemelha-se MUITO ao que o Opera 12 foi. Com o bónus de puderes usar os plugins do Chrome no Vivaldi. 😉
Comecei agora a testar e parece-me muito bom.
Obrigado pela dica
Vivaldi é baseado no chromium, não no opera ….alias o criador do opera abandonou o projeto e reciclou o chrome
Que ate ficou leve e muito agradável
Muito obrigado pela dica. Estou a adorar, ainda por cima deixa importar os bookmarks do Opera. Uma verdadeira alternativa. Recomendo!!!
O Vivaldi é feito pela equipa que fazia o Opera no tempo do Opera 12.
O Opera actual é só uma skin para o motor do chrome. O melhor é mesmo usar o Vivaldi e esquecer o Opera. É pena. A má gestão e más opções dão nisto.
O Vivaldi também usa o motor do Chrome…
ainda bem, tem a velocidade do chrome e a interface do opera12.
neste momento uso o novo opera devido a compatibilidades que o opera 12 já dava só erros a abrir paginas, mas tenho testado o vivaldi desde a 1º versão de teste e cada vez está melhor, e se o opera virar chinês acaba logo no meu pc 🙂
Slimjet baseado no chromium mas com suporte a tudo o que são plugins….
No vivaldi como é que faço para apagar o campo da esquerda ao lado da casinha, isto é, para ficar só com um campo de pesquisa como na generalidade dos browsers (no firefox também começa com dois campos de pesquisa mas dá para apagar o que não queremos)?
mais um bom browser que não inovou, usei por muito tempo, mas… ficou no tempo.
Não inovou? Muitos copiaram o que estes inventaram não percebo como não tem uma cota maior.
Não concordo em nada nessa afirmação. O Opera é na maior parte das suas funções superior aos outros, e, tal como já tinha dito, apenas a mudança para o motor do Chromium trouxe algumas coisas que não são tão boas como no motor antigo.
O Opera foi o que mais inovou…
Ainda hoje se ligares para a linha de apoio da Caixa Geral de Depósitos, por exemplo…vais ver o browser que eles aconselham…o resto é conversa.
O motor do Opera era superior ao do Chrome, e muito mais rapido…o problema é que a google transformou-se num gigante e neste passo moldou a internet, e tornou-a incompativel com os stardards que a Opera usava, foi uma jogada inteligente da google e outras, para ganhar mercado…mas isso em nada retira o mérito do melhor browser do mundo ao Opera!
Esse mérito será sempre seu..
Desinstalando o Opera!!!
Compramos tudo da china e agora é a vez fa china nos comprar TUDO nosso. Nossa sociedade vai ser da china. Reparem que agora é tudo chineses a quererem comprar empresas nossas. EDP, TAP etc é tudo! Vai ser tudo deles. E quem tem todo setor financeiro faz as políticas que quer!
E isso só acontece porque deixam que aconteça.
Reparei que és brasileiro (pela forma como escreves). Isto também está a acontecer no Brasil?
Sou português do Porto meu caro. O que escrevo é Português de Portugal.
E eu falei “Nossa sociedade” e falo na EDP e TAP iria-me referir a quem? A marrocos?…
Adeus, Opera.
Uso o Pera há muitos anos.
Nunca tive razões de queixa.
Admiro profundamente as definições de segurança deste browser. Muito intuitivo e de fácil utilização, o Opera não é mais nem menos que os outros browsers. É apenas… diferente.
A nivel de segurança continua destacado dos outros e nos restantes campos também..
Um Orgulho, um producto Europeu, nosso que é um “mimo”.
O Problema:
Os Europeus não apostam no que é seu…é uma crise de valores, etc
Preferia quando era o antigo engine. sinceramente agora está muito estilo chromium. mas eu entendo porque é que abandonaram e adaptaram o motor do chromium. foi uma questão de sobrevivência no mercado.
+1
A google e outras moldaram a internet de uma forma que os formatos na qual o motor do opera foi construído começava a dar alguns problemas em algumas páginas…ia consumir muitos recursos a uma empresa relativamente pequena, fazer uma adaptação continua, e dai a mudança,…
mas sim o nativo era um luxo, eu também gostava 🙂
No entanto a versão actual, apesar de ser muito mais simples, em comparação com os restantes browsers teem funcionalidades muito boas e unicas, motivo pela qual continua a ser a minha primeira escolha.
Pergunta. Como é que um browser ganha dinheiro?
Lol Pensei exactamente a mesma coisa….ainda por cima, um browser que se mantém com quota de mercado à volta dos 3% há vários anos.
Só estou à espera que concluam o Vivaldi para mudar…Vou dizer adeus ao Opera quando isso acontecer porque o Opera deixou de evoluir. Era sempre pioneiro em muitas funcionalidades. O problema é que estagnou… :/ Mesmo assim, continuo a achar que é muito mais seguro que os outros e funcional. Até o Vivaldi sair em versão final 🙂
https://www.quora.com/How-does-the-Opera-Software-browser-make-money
obrigado 🙂
Até que essa coisa carrega relativamente depressa os sites, e até agora smp que faço um site testo no chrome/firefox/(infelizmente o edge[vá lá que este ta melhor] e IE)
Mas quando testo o Opera ele nunca tem grandes problemas
Maaaassss: a interface do próprio browser é tão estranha e pouco prática e até feia e eu nem dou grande atenção a isso, mas aquilo tá na categoria de feio no sentido que torna a pessoa menos eficiente, aquilo suporta extensões, o que o torna melhor que o edge por enqnto
De momento: firefox (o mais costumizável) e chrome (o suporte de vários users e ligação a google é muita bom) for ever
Se alguem costuma usar o opera diga as vantagens daqilo, é que eu não sei msm
o facto de ter integrado um rss feed, Noticias. Ou seja a funcionalidade de noticias centralizada, que um simples click tens logo acesso às mais variadas notcicias. 😉
+1
hehehe, os novatos..
O Opera é tão afrente que eles nem se apercebem 🙂
Para mim browser sempre quis dizer Opera! E refiro-me a duas dezenas de anos! Sempre e a inovar e a melhorar sem ter de recorrer a “actualizações” mensais. Até que se transformou numa skin do Chrom. Chato em “actualizações” e sem novidades.
Sigo o projecto Vivladi desde o seu início. Promete! Como já foi dito tem nos quadros e nos princípios rastos do velho Opera. Esperemos que vingue!
Se vai agora acabar o Opera não sei, mas parece-me que a sua morte se anuncio há anos, depois da V.12
O Vivaldi, pode ser uma opção, mas a nivel de segurança não sei se será a mesma, pois apesar do opera actual ser baseado no chrome, a nivel de segurança é muito mais do que isso, mesmo a nivel de features, tem mais que o chrome..uso e abudo.
abuso
O meu problema é no telemóvel Android, não encontro alternativas para o Opera Max e Opera Mini.