Opera anunciou o Ice, um novo browser móvel
Os dispositivos móveis, sejam eles telefones ou tablets, são cada vez mais uma constante no nosso dia-a-dia e é através deles que fazemos já grande parte do nosso acesso à Internet.
Cientes desta "dependência", todas as grandes casas de software têm estado a desenvolver e a aprimorar os seus browsers disponíveis para estas plataformas, de forma a fidelizar os seus utilizadores.
Um dos browsers mais utilizados, fora dos que vêm de forma nativa nos sistemas operativos, é o Opera Mini. Mas na sexta feira foi anunciado pela Opera mais uma novidade para o mundo mobile, o Opera Ice.
O Opera Ice será um browser dedicado aos dispositivos móveis, com a sua principal incidência a ser feita nos equipamentos Apple e nos Android.
Este novo browser, baseado no motor WebKit está preparado para os ecrãs maiores que os dispositivos actuais estão agora a apresentar.
A apresentação do Ice, que ainda não é público e nem está disponível para ser testado, foi feita através de um vídeo interno da Opera que o site Pocket-lint disponibilizou.
Neste vídeo é apresentado o Ice e é mostrada a forma como este poderá ser usado nos novos dispositivos e quais as suas principais vantagens. Este novo browser pretende usar ao máximo o espaço que os ecrãs actualmente disponibilizam, libertando a interface de muitos dos componentes que actualmente apenas ocupam espaço necessário.
Este será um browser que dará enfoque nos conteúdos e na sua apresentação, retirando tudo o que é acessório e desnecessário em certos momentos de navegação.
A utilização do WebKit em detrimento do Presto, motor que a Opera usava já há muitos anos, aproximou-a do que a Apple e a Google têm já disponível e dá uma maior liberdade de criação. Este é um motor de browser com provas dadas e com o apoio destes dois gigantes da industria.
Espera-se que o Ice esteja disponível para todos no próximo mês de Fevereiro, sem que exista uma data precisa para o seu lançamento. É ainda esperado para Março um novo browser para o Desktop, mas sem que mais dados tenham sido fornecidos.
Mas e o Opera Mini? Segundo a Opera este seu browser será para manter e para continuar a ser disponibilizado. O Ice será apenas para os novos utilizadores e para os que pretenderem abandonar a sua forma mais tradicional de navegar.
Homepage: Opera
Este artigo tem mais de um ano
Uso o Mini e o Mobile há anos e nunca me desiludiram!
Estou curioso em relação a este Ice 🙂
“A utilização do WebKit em detrimento do Presto, motor que a Opera usava já há muitos anos”
Vi isso escrito em vários lados mas para iOS já não é assim. Houve, de facto, um primeiro Opera Míni lançado em Abril de 2010, que não se baseava no Webkit (seria então o Presto) e que era uma porcaria.
Em Setembro de 2011 foi lançado um Opera Míni baseado no Webkit, mas que faz passar o tráfego de dados por servidores proxy do Opera e que comprime os dados (em páginas web em mais de 70%). Quando tinha uma assinatura com tráfego de dados bastante reduzido era o que usava. Ainda continua a usar, no iPhone, pela sua elegância. No iPad nunca gostei.
Em smartphones o Opera Mini está bem. Mas para tablets de 10″ o Opera Mobile é melhor quanto a mim, é o que uso.
Já há para iOS?
No meu iPod Touch (4G) ainda não aparece..
Leia o texto, sff!
Também dará para Symbian?
Dúvido que haja para symbian. Sinceramente também não é necessário, o opera mini é bastante competente.
O Symbian é um sistema que a própria Nokia condenou à morte. Ninguém cria mais nada para Symbian. Esquece isso e compra um dispositivo iOS, Android ou Windows Phone.
Compro pois,tenho um rio de dinheiro mesmo aqui ao meu lado.
Opera sem Presto não é Opera! Sinceramente, não percebo esta jogada da Opera, pelo menos no browser de desktop o Presto é o que faz o Opera mais rápido que Chrome, Safari e afins…
à muito que esperava por isto, é uma excelente jogada. O Chrome que se prepare este vai dar luta 🙂