A ideia de que a Google se estava a associar a várias marcas automóveis para lançar uma versão do Android em equipamentos ligados aos carros surgiu no final do ano passado.
É uma ideia que a Google quer perseguir e que fará sentido e por isso anunciaram agora a associação com algumas marcas de fabricantes automóveis a criação da Open Automotive Alliance, que pretende trazer para os carros o Android.
A notícia surgiu no final do mês passado e era apenas um rumor. Esta dava conta do interesse e da união entre a Audi e a Google para criarem uma parceria onde o Android seria uma peça fundamental na criação de equipamentos que se integrariam com os automóveis e onde os seus utilizadores poderiam ter acesso a um conjunto de funcionalidades, multimédia e de informação, que podem ser acedidas hoje em qualquer smartphone equipado com Android.
Pois ontem foi anunciada a criação da OAA (Open Automotive Alliance) que engloba para já, e para além da Google, outros quatro fabricantes da industria automóvel (Audi, GM, Honda e Hyundai) e a NVidia.
A ideia da OAA é que ainda durante o ano de 2014 surjam os primeiros equipamentos montados nos automóveis destas marcas, sempre baseados em Android e com a experiência de utilização que muitos estão habituados.
Audi, GM, Google, Honda, Hyundai and NVIDIA have joined together to form the Open Automotive Alliance (OAA), a global alliance of technology and auto industry leaders committed to bringing the Android platform to cars starting in 2014.
The OAA is dedicated to a common platform that will drive innovation, and make technology in the car safer and more intuitive for everyone.
O modelo de desenvolvimento a ser usado é o que esta já em produção no Android, com a diferença que aqui os equipamentos vão ser integrados em automóveis.
Todos os restantes elementos do ecossistema vão-se manter, quer a nível de linguagens de programação, quer a nível de modelos de disponibilização de aplicações e funcionalidades.
The OAA is aimed at accelerating auto innovation with an approach that offers openness, customization and scale, key tenets that have already made Android a familiar part of millions of people’s lives.
This open development model and common platform will allow automakers to more easily bring cutting-edge technology to their drivers, and create new opportunities for developers to deliver powerful experiences for drivers and passengers in a safe and scalable way.
De acordo com o que foi anunciado, não será apenas a transposição das funcionalidades de telefone que vai ser feita. A OAA pretende ir muito mais longe e criar sistemas de informação e entretenimento, ao mesmo tempo que permitirá que qualquer telefone Android se ligue a estes sistemas, aumentando assim a segurança dos utilizadores.
Segundo o site da OAA esta aliança está para já estabelecida com estas marcas, mas todas as restantes que queiram integrar e participar nos desenvolvimentos são bem-vindas.
A chegada eminente do iOS in the Car, fruto de uma parceria da Apple com alguns gigantes da industria automóvel, poderá ter feito disparar a vontade da Google e de outros concorrentes de estarem também presentes nesta nova área de tecnologia, o que originou a criação da OAA.
A verdade é que este espaço e esta necessidade existe e a integração dos sistemas que usamos no dia-a-dia nos automóveis apenas nos poderá beneficiar, não apenas na segurança, com a integração dos telefones com os sistemas dos veículos, mas também na criação de sistemas de informação e entretenimento que vão permitir tornar as viagens menos aborrecidas e muito mais divertidas, com a vantagem de estarem a ser usadas interfaces que quase todos estamos habituados a usar de forma repetida.