Opel Insignia – Tecnologia de topo num único veículo
Nesta última década o segmento automóvel tem registado avanços significativos no que se refere à descentralização das ações ligadas à condução (do condutor).
Os veículos estão tecnologicamente equipados para garantir a máxima inteligência, assumindo a total segurança do veículo na estrada.
Temos exemplos taxativos desses avanços com a introdução de sensores, câmaras, software dedicado a auxiliar o condutor na condução, ligação online do veículo e sistemas de emergência nativos.
São várias as marcas que têm seguido no rol dos mais audaciosos, a Opel desde há vários anos, com a sua oferta Insignia, que está no leque dos que têm ofertas deste avanço tecnológico.
Mas o que faz do Insignia uma referência?
São vários os pontos-chave que o novo Opel Insignia traz ao mercado. Esta linha lidera a sua classe com uma gama única de inovações de topo e luxos de classe superior. Este novo veículo topo de gama da empresa alemã tem fatores diferenciadores, nomeadamente a tecnologia avançada acessível, o binómio dinâmica-conforto e o ‘design’.
Desde a abertura de encomendas nos primeiros mercados em fevereiro e do lançamento no final do mês de junho, o novo Opel Insignia já ultrapassou a fasquia de 50 mil unidades encomendadas.
Os níveis de equipamento mais elevados, correspondentes ao Selective e Innovation no mercado português, têm sido os preferidos.
No que diz respeito à tecnologia, o novo Opel vem equipado com o avançado sistema Opel OnStar de apoio em viagem e em emergência, que inclui um potente ‘hotspot’ Wi-Fi 4G que garante plena conectividade com o exterior, já faz parte do equipamento de série de três dos quatro níveis de equipamento em Portugal: Business Edition, Selective e Innovation.
Destaque ainda para o sistema de infoentretenimento IntelliLink com CarPlay e Android Auto, sistema de fechaduras sem chave ‘Open&Start’, travão de estacionamento elétrico e câmara dianteira 'Opel Eye’, entre muitos outros. A câmara dianteira possui variadas funções, nomeadamente o aviso de saída de faixa com correção automática de direção, bem como deteção de peões, alerta de colisão iminente e travagem automática de emergência.
Com o sistema Opel OnStar passa a estar disponível um serviço adicional de ‘Personal Assistant’, permitindo solicitar ao operador OnStar a marcação de hotéis e ajuda a procurar espaços de estacionamento.
Inteligência tecnológica e auxílio ao condutor
A nova geração Opel Insignia possui sofisticados sistemas de assistência à condução:
- O ‘head up display’ projeta no para-brisas, no campo de visão do condutor, informações como a velocidade, sinais de trânsito, indicações de navegação e do programador de velocidade adaptativo.
- O sistema Câmara 360º consiste em quatro câmaras, uma colocada em cada lado do automóvel. Permite obter imagens de todos os ângulos, facilitando as manobras de estacionamento e de baixa velocidade.
- O Programador de Velocidade Adaptativo (ACC) recorre a um radar para medir a distância para o veículo que circula à frente, ajustando a velocidade do Insignia em conformidade. O sistema aciona a travagem automática de emergência se a distância se reduzir abruptamente.
- O sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem e Aviso de Saída de Faixa atua autonomamente na direção para corrigir, com suavidade, potenciais desvios de trajetória.
- O Alerta de Tráfego em Aproximação assenta em sensores instalados no para-choques traseiro que conseguem detetar veículos que se aproximam, da esquerda e da direita, a uma distância de 20 metros.
Pese o facto do mercado ter várias ofertas no que toca a tecnologias ditas futuristas, a verdade é que são ainda os pormenores mais intimistas de condução que fazem a diferença entre um carro inteligente e um veículo estúpido.
A nova geração Insignia foi lançada em Portugal em meados de julho.
Fonte: Opel
Este artigo tem mais de um ano
…e tem motor?
Até mais que um.
…e foi a única coisa que ficou por informar! LOL
Não ficou, o que nos interessou neste caso em particular foram outras tecnologias que estão a chegar ao consumidor e que fazem parte de um leque mais tecnológico e não mecânico, pese o facto do motor cada vez ser mais tecnológico, mas ainda é “a peça” mecânica” e isso não é o foco desta nossa pesquisa e apresentação. Poderá ficar para uma próxima, pro exemplo.
Grandes parte dessa grande tecnologia de topo foi lançada no Nissan Qashqai de… 2014.
LOL
por essa ordem de ideias:
– o Start&Stop no motor de arranque foi lançado pela FIAT em 1984, no FIAT RITMO
– a injecção common-rail, usada hoje em dia, foi inventada pela FIA/IVECO no final dos anos 80
– a caixa de velocidades de 6 mudanças pela LANCIA nos anos 70
– o primeiro V6 num veiculo de produção é da LANCIA, anos 60
– os vidros electricos pela PACKARD… em 1940 (pasme-se!)
Resumindo: quase nada do que existe hoje em dia é novidade! são evoluções que de melhor se fez no passado, e que vai ter tendencia em melhorar no futuro.
Ou achas que os carros eléctricos foram inventados ha 20 anos? 😉
O que eu estava a dizer é que este artigo indica que o Insignia é uma referência do ponto de vista tecnológico mas pouco ou nada traz de novo.
Comparei com a última versão do Nissan Qashqai que saiu já há 3 anos porque o conheço muito bem e já incluía grande pate de toda a tecnologia aqui referida: câmara 360, travão de emergência, deteção de sinais de trânsito, deteção e manutenção na faixa de rodagem, deteção de angulo morto, travão de mão elétrico, luzes bi-LED, chave inteligente, start&stop, etc.
Resumindo.. este Opel Insignia na verdade não traz nada de novo ao mercado que as outras marcas não tenham já lançado e está simplesmente a correr atrás do prejuizo..
Claro que sim.. então nao? Ainda à pouco tempo o Qashqai foi relançado nesta nova e utlima versão.. e em pleno ano 2017 continua sem Android Auto e Apple Carplay.. !
E quando houver um ataque informático ao sistema do carro, ele funciona? Atenção que isto já acontece em 2017….. Algumas marcas tem a password por defeito… Admin admin
Foste dizer isso eles agora vao mudar para Admin 123
🙂
Como quais?
E que marcas sao essas? Ja agora, explica como acedes ao carro, abres o browser e acedes ao endereco do localhost?
Ja agora, acedes por Wifi ou cabo Ethernet? Explica la isso melhor que acho que estamos todos confusos.
Não sei porque se diz isso|….
Já cá se falaram de outras novidades tecnológicas noutras marcas de automóveis….!!!
Acham isto a referencia? Vejam um A8 ou A7 da Audi ou Mercedes Class S.
Este Insignia para o preço não trás nada de wow. Alias grande parte da tecnologia até já se ve no Astra, e em muitos carros do segmento interior.
Foram bem pagos para publicar isto.
Entretanto a Opel que está a despedir pessoal por vendas fracas, já resolveu o problema nos Insignia anteriores onde em dias de chuva entrava agua pelas portas, onde os farois de travoes volta e meia começavam a piscar em andamento, e onde os injetores do motor antes dos 100 mil iam à vida? Porque de que vale tanta publicidade se em fiabilidade o Insigna é dos piores no seu segmento?
Já agora sobre o que tanto falam, farois full led já até o Polo, Ibiza, Clio têm. Led Matrix ou equivalente, já a audi usa há uns bons anos também e não só. Camera 360 já é algo que existe em diversos suv de 30 mil euros e em marcas premium ha uns 4 anos..
Tudo o resto que falaram de tecnologia, lamento dizer-vos, mas encontram-se em carros como Clio, Fiesta, etc, os assistentes de faixa de rodagem, alerta de transito, angulo morto, leitor de sinais, assistentes de máximos, travagem automatica em cidade, cruise control adaptativo, sao tecnologias nada futuristas mas sim já banais no segmento inferior ao Insignia, e até segmento B.
Pagos? Não, mas parece incomodar-te falar da Opel? Pareces incomodado pelos argumentos inválidos e abstratos. Estamos a falar de tecnologia do presente, que faz sentido, assim como já falamos na Tesla, na Bosch, na Renault e em muitas outras… estranho esta tua reação, parece que foste pago para reagir assim (?!?!) Vá lá, sê sensato sff.
Primeiro este veículo, a contrastar com a pretensa tendência de mercado que aponta para o que a Tesla e outras marcas periféricas querem fazer, traz muitas novidades com acesso corrente, disponíveis ao consumidor comum.
Depois a Opel está a despedir pessoal… isso não é inteiramente verdade (se bem que nem é o ponto que nos interessa para o momento). Mas, segundo informações do CEO para o mercado nacional, a Opel está prestes a entrar numa fase de reconstrução, a marca alemã poderá ser sujeita a uma redução de custos, de forma a regressar aos resultados financeiros positivos. Poderá ou não ter de ajustar a sua produção e ter ou não de fazer despedimentos, mas ainda não é um cenário, segundo CEO da PSA que está oficializado. Por isso não digas o que ainda os responsáveis não avançaram.
Outra história que estás a contar é a dos injetores, é apenas conversa fiada. Porque na parte de mecânica não deve haver marca que não tenha um ou outro problema… coisas triviais.
Além de que parece mesmo que estás a atacar só porque sim, e falas logo na geração IntelliLux LED… que para ti é tudo igual, o que na verdade não é. Quase que dizes que faróis todos os carros têm desde há mais de um século!!! Vamos lá ser honestos.
Câmara 360º é algo que poucos têm, muito poucos e que não referes nenhum. Falas em SUVs mas é vago, muito vago, aqui é que era interessante teres dito um ou outro, é sempre importante ter mais informação, até porque o que importa é a amplitude da oferta Poderias ter sido útil também aqui.
O resto da tecnologia… claro que encontras nesses carros e nos outros todos, as rodas, os limpa vidros, os puxadores das portas, os parafusos das jantes. Lamento dizer-te mas isso não é de agora. Estás a dar exemplos que são estranhos, rodas… os carros têm há imensos anos… porque o que dizes, como alerta de transito, angulo morto, leitor de sinais, assistentes de máximos, travagem automática em cidade, cruise control adaptativo… além de tudo o mais que foi falado, também faz parte deste veículo e o conjunto poderá não ser encontrado em mais que um punhado de opções.
Não são assim banais estas ofertas e o pacote na sua totalidade
“vÊ o A7 ou o ou A8”, oh amigo, não percebeste? o insignia traz o mesmo que o A7 por um preço mais reduzido looool é por isso que é artigo
há com cada um
Posso subscrever parcialmente. Tenho um Honda Accord de 2011 (modelo de 2008) e tem sistema de travagem autónomo, Cruise control adaptativo e alerta de saída de faixa de rodagem com correção da direção. Um carro com quase 10 anos e posso afirmar que funciona tudo muito bem, nada a apontar na fiabilidade.
Carros japoneses são outro loiça, costumam estar sempre no topo dos indices de fiabilidade e não é de agora.
Correto, tenho um Honda com 20 anos e é um relógiozinho 🙂 O mesmo vai para a Honda Deuaville NT700 de 2007 que a unica coisa que lhe aconteceu foi fundir uma lampada, caminha para os 80 000km… um amigo meu só tem Toyotas, tinha um corolla 1.8d de 1990 e despachou-o aos 430 000 com tudo a funcionar e comprou um Corolla 2.0 D4-d de 2001 com 220 000km, o carro está novo… Já o meu sogro com uma Megane Sport Tourer de 2010 com 160 000km já muita coisa dá chatice, folgas, rangidos…. são escolhas!
Prefiro um veiculo estupido, quando começam a saber demais é mau
calculo que andes mt de bicicleta 😀
ou a pé
Diz-se que um carro tem de se identificar com o dono e vice-versa. Tem de haver uma certa compatibilidade entre ambos, e se assim for, concordo contigo nessa tua preferencia.
+1.
Sou pela tecnologia como facilitadora e não pir tecnologia apenas porque sim. E tecnologia que possa diminuir capacidades naturais do ser humano em vez de ajudar a ampliá-las, muito menos. Digamos, prefiri que o meu filho seja um Bear Grills e use tecnologia para o ajudar, do que um bacoco inapto que quando a tecnologia falha parece um toto sem capacidade de desenrascar como tantos putos quando ficam sem net ou falha a bateria do “amigo dos oculistas”.
Será que toda essa parafernália de tecnologia não acaba por distrair o condutor?
O problema é quando começar a avariar ,quer neste ,quer em outra marca qualquer .
para mim é mariquices a mais ,embora ache que algumas até dão jeito ,mas á 20anos os carros nãi tinham nada disto ,e não era por isso que as pessoas não conduziam.
Desculpa o reparo “mas há 20anos….
O problema é que muita gente confia em demasia nessas ajudas todas e perdem a atenção a muitas coisas das quais deveriam estar cientes e atentos, e isto vai ajudar a formar mais maus condutores. Vejam o ESP por exemplo, se por um acaso este tiver uma avaria, o condutor que nunca tenha conduzido um carro sem ele, ou nunca se tenha habituado a conduzir com ele desligado, não vai conseguir conduzir com eficácia nem segurança em condições de piso escorregadio, por exemplo, em aqua-planning, neve, oleo na estrada, grande acumulação de folhas, areia, lama, alcatrão derretido com o calor, etc.
Quando começar a dizer erro, erro, erro lá se vai o topo
Iaso acontece com todas as marcas
sim claro mas com umas mais do que com outras… Vê os indices de fiabilidade por modelos e marcas de carro, os japoneses costumam andar no topo das marcas mais fiáveis.
Não tem nada de “inovador” para 2017 e o OnStar é pago!
Quando andei à procura de carro o Astra (com os mesmos extras) ficava mais barato que o BMW 1, 2000€….. lolol
Para um carro que não é do segmento “premium” cobram-se bem pelos extras.
As luzes LED se funcionarem tão bem como as da BMW são fantásticas.
Melhor extra de sempre. Faz toda a diferença na condução.
Desde que não corra o risco de incendiar como os BMW serie 3 e 5 dos últimos anos, já vale o dinheiro.
BMW é um bom carro, mas a diferença entre marcas está cada vez mais curta, já não é o mesmo de há 2 décadas atrás. Além disso a Opel pertence à GM e pertence ainda ao grupo PSA, está melhor que nunca. Se alguma vez conduzisses um Insignia ias ver que é um carro excelente, e mais fiável que um BMW série 5 (pelo menos).
Tenho um colega comprou um serie 3, ardeu na autoestrada depois de uns 2 meses de vida, assim como tem havido muitos na mesma situação. Um outro colega meu comprou um serie 5, enquanto funcionou ele estava muito contente, até começarem os problemas electrónicos de vários tipos, até que o carro deixou de funcionar, tinha de gastar mais de 2000 euros para substituir um modulo electronico que a BMW não dava garantias de não voltar a acontecer, e depois de ele ter gasto alguns milhares com ele (ficaram mais caros os arranjos que o próprio carro), vendeu-o para peças e comprou um Volkswagen Passat CC.
Por causa de muitas situações como estas é que os BMW usados são baratíssimos (pelo menos aqui na Irlanda e UK), e mesmo assim ninguém os quer, e quem os compra são emigrantes de Africa, Europa de Leste, e pouco mais, pois ficam bem na fotografia para mostrar aos que ficaram na terrinha, dá-lhes um certo estatuto.
Eu pessoalmente já andei com um serie 3 de um amigo, e não gostei, prefiro Audi, de longe, mais cómodos, mais robustos, mais fiáveis, e dão mais prazer de condução, mas mesmo assim, acho os Mercedes ainda mais prazerosos.
essa e outra tecnologia já trás os carros Premium alemãs a 6 ou 7 anos atras.
È uma novidade na opel que esta a tentar por tudo acompanhar a tecnologia dos conterrâneos mas a meu ver não tem qualquer hipótese.
Este novo veículo topo de gama da empresa alemã tem fatores diferenciadores, (…) e o ‘design’.
Dica da semana, todos têm como fator diferenciador o design, não é só este. 😉
Se hoje qualquer veículo que se preze já tráz essa tecnología toda, porque razão a Opel diz que “oferece” xis de ofertas, como por exemplo câmara traseira? Eu comprei o meu carro em 2016, vem com isso tudo e não precisa de fazer propaganda sobre coisa alguma. Será que a Opel desmonta o tabliet para colocar o que o cliente quer? Parece. E ainda há que caia nesta coisa das ofertas. Dass..
Já o presidente da Mercedes o disse á uns anos: “Os carros ficaram inteligentes, as pessoas não!”
A tecnologia até pode ser boa, apesar na minha opinião, ás vezes ser demais e muitas delas não serem necessarias…mas pronto, veio para ficar e temos que conviver com ela. ( apesar de algumas poderem ser desligadas na centralina…aleluia!!! )
O Problema é quando os carros ficam inteligentes demais e começam a fazer aquilo que ninguem lhes pede a vontade propria gera muitos sustos e quando entram na oficina gera carteiras vazias.
Porque razão as empresas automóveis já não produzem carros mecânicos mas com tecnologia recente e sem tanta mariquice. Eu entendo que há nichos para todos, mas o nicho para o humano com menor poder de compra é um usado com mais de 10 anos com o motor todo queimado…
Ou motor a gasóleo, que estão a ficar cada vez mais baratos, a perder valor a olhos vistos, porque uma grande quantidade de cidades europeias já estão a proibir a circulação destes, e muitas outras estão a preparar-se para o fazerem.
O amigo não procura eu quando comprei um dos carros ja tinha 10 anos e fui busca-lo a casa do dono tinha 11.000 km vi o anuncio no Jornal. Km reais era um carro que era usado apenas nas ferias e ainda o tenho esta com 120 000 Km
O 2º comprei-o a 5 anos tinha 19 anos – 80.000 km fui busca-lo a casa do dono km reais esta com 112 000 km como vê ja tinham anos e os motores estão novos e os carros posso coloca-los ao lado de um novo que passam por novos.
É só procurar.
Esses caros a nível de segurança passiva deixam muito a desejar. Podem ser mais faceis e baratos de reparar mas em caso de acidente eu não gostaria de estar neles 🙁
Mas tu compras um carro para bater ou para te deslocares.
Eu tambem não gostaria de estar em alguns dos novos com vontade propria .
Nem é preciso ir muito longe ainda a dias lia um teste drive de jornalistas onde mencionavam os sustos apanhados na estradas com as ditas tecnologias de segurança.
Isto é um opel? Sempre que vejo fotos deste modelo vou logo para a Mazda descarada é a copia. Designers péssimos e sem originalidade
Não gosto da marca. Já me deixou a pé na estrada por causa de uma bateria que após um stops and start morreu sem mais, assim de repente. Quanto às supostas inovações tecnológicas presentes, pois não passam disso mesmo…supostas. Já há muito disto por aí. Este é só mais um.