Office 2007 irá ter upgrade gratuito para versão 2010
A Microsoft confirmou a existência de um programa de actualização gratuita do Office 2007 para o 2010. O programa prevê-se que comece este mês e abranja todos os consumidores que adquirirem o Office 2007. Está a precisar de adquirir o Office, mas não pode esperar? Então este programa pode ser o indicado para si.
Numa apresentação pública Peter Klein, CFO da Microsoft, anunciou que o programa “Office 2010 Technology Guarantee” irá arrancar até ao final do mês. Este anúncio confirma a informação acerca do mesmo, que já tinha sido avançada por um colaborador de dentro da empresa de Redmond, num site comunitário de sua propriedade.
Segundo a informação acidentalmente (ou não) dada a conhecer antes do tempo, todos os consumidores que adquirirem uma cópia do Office 2007 durante 5 de Março até 30 de Setembro de 2010, estarão elegíveis a participar no programa de upgrade e descarregar gratuitamente a edição 2010 do Office quando este sair em meados de Junho. Todos os utilizadores que queiram ter acesso à versão em DVD terão que pagar apenas os portes de envio.
Quem adquirir a versão Student 2007 no tempo em que decorrer este programa, irá receber uma cópia gratuita da versão Home e Student 2010, enquanto que quem adquira a versão Standard 2007, terá direito a uma cópia da versão Office Home e Business 2010 (uma nova adição à linha do Software de produtividade da Microsoft).
Finalmente, as compras neste período das versões Small Business 2007 e Professional 2007, irão se traduzir numa cópia gratuita da versão Office Professional 2010.
Salientamos que este tipo de programa não é nada de novo por parte da Microsoft. Já no verão passado a Microsoft, esteve em vigor o programa “Windows 7 Upgrade Option”, que assegurava as vendas do Windows Vista, dando a opção de quem o adquirisse entre 26 de Junho e 22 de Outubro teria direito a uma cópia gratuita do Windows 7.
Durante este tempo, certamente não faltará quem compre cópias do Office 2007 a preços bastante apetecíveis em sites como Amazon ou Ebay. De facto estas verdadeiras pechinchas, serão o alvo preferencial de quem pretende “agilizar” o preço a que o Office 2010 irá estar disponível, tendo ao mesmo tempo acesso de uma forma legal, à nova versão. ComputerWorld
Este artigo tem mais de um ano
Gostaria de fazer uma sugestão..
Façam um artigo sobre Latex em que sejam mostradas as suas potêncialidades. Chega de conduzir as pessoas para programas de código fechado, formato fechado e arbitrário. O Office é realmente uma ferramenta extraordinária mas muito mal usada pelas pessoas.
Para documentos de grande envergadura Latex é a melhor opção, para já não falar que é multiplataforma e código aberto.
Dificil de usar? Penso que é preciso menos tempos para aprender Latex do que Word. Para além de que a microsoft está sempre a mudar a UI das aplicações, o que obriga o utilizador a aprender constantemente e dessa forma PERDER produtividade.
Por experiência própria posso dizer que aprendi Latex em algumas horas tendo realizado no mesmo dia um relatório para a Universidade, isto numa altura em que ainda não percebia nada de programação e informática em geral.
Espero ver no pplware um artigo deste género.
PS: Algum de vocês ganha comissão com esta publicidade “gratuita” á Microsoft e aos seus produtos? Será que uma promoção de um produto tem relevância como Notícia no que diz respeito ás tecnologias de informação? Trata-se de mais uma estratégia de vendas. Na verdade ninguém estará a comprar o Office 2007 mas sim o Office 2010 (pois está a fazê-lo com vista no upgrade).
Eu conheço latex uso-o as vezes e concordo e muito bom, mas é complicado principalmente na nossa língua devido a acentuação, bla bla bla.
O Office mudou de interface uma vez e mudou para melhor é muito mais user friendly deste modo, custa muito menos as pessoas aprenderem-lo a maior parte das funções agora estão visíveis ao contrario do que se passava.
Desculpa lá mas discordo que o latex seja mais produtivo, quando no word apenas tens de te limitar a inserir texto esquecer a acentuação e tens excelentes correctores ortográficos com toneladas de funções. As vezes tentamos convencer-nos que as coisas são melhores que as outras só porque gostamos de as usar, eu sei o que é isso tenho de pensar dessa maneira para usar o latex 😀 so porque gosto de o usar, mas na realidade não consigo encontrar muitas qualidades realmente vantajosas.
Caro kekes,
Só tive problemas com as acentuações no inicio.Isso resolve-se numa linha!
Tens dúvidas que seja mais produtivo?
Faz uma pesquisa na internet sobre as razões que levam o Latex a ser mais produtivo. Cito apenas uma: preocupas-te mais com o conteúdo do que com a forma. E isto é não uma frase feita, é verdade. Vejo colegas meus a trabalharem com Word e a perderem imenso tempo com a parte gráfica e também por não saberem onde as coisas estão. Já para não falar na segurança. Felizmente o Office 2010 veio resolver o problema da segurança no word.
Os editores da Latex tem corrector ortográfico.
Não tens de usar Windows para trabalhar com documentos. Há muita gente que só usa o word no computador. Porque não usar Linux e Latex. GARANTO que o trabalho é mais rápido, mais profissional, mais barato e mais fácil de editar.
O que acontece, e quem trabalha com cliente na área do IT , é que as pessoas tem preguiça de aprender (ou não querem aprender).
Meu caro, eu só uso LaTeX em Linux, eu sei bem as capacidades do LaTeX tenho pelo menos os denominados conhecimentos basicos, sei que o LaTeX é muito poderoso mas tem defice de qualidade de correctores ortográficos que não detectam devidamente palavras devido aos acentos que não permitem que a palavra seja de facto bem detectada, eu não perciso de googlar para saber essas coisas todas, eu sei de uma fonte mais fiavel, eu mesmo e mesmo que um adore latex tenho que admitir que actualmente ele já perdeu muitos dos seus trunfos, não vejos reais vantagens para o seu uso.
O uso de Word é como o de LaTeX tem-se de saber, mas mesmo que não saibas consegues mexer no word em latex nao, e eu demoro segundos a fazer alterações em documentos de 200 paginas no Word tenho é de ter toda informação organizada para tal acto, caso contrário estou em mais sarilhos mas isso com latex é o mesmo 😉
Para finalizar eu GARANTO que latex e mais barato, mas é mais complicado de editar, e pode ter um aspecto profissional em alguns aspectos mas eu consigo aspectos fantasticos no Word sem me mexer muito, o problema e que no Word qualquer um mexe em latex so mexe quem sabe 😉
Em resposta à boca do “publicidade gratuita”:
Meu caro, gratuita é a informação que anda a ler. Publicidade ou não, é uma notícia, tal como as outras que aqui vem ler. Haja bom senso.
Já agora, deduzo que queira que lhe dêem os parabéns por ter aprendido LaTeX em algumas horas! Uma curva de aprendizagem dessas não é para todos, só mesmo para aqueles que, de entre os comuns mortais, se destacam pelo seu intelecto superior.
Pois. Ou então és obrigado a aprender Latex à pressão…Tipo numa tese de mestrado.
Conclusão: é completo, tem mais funcionalidades que um Word, mas julgo que tem um grupo de utilizadores-alvo mais especifico, principalmente em áreas cientificas.
Quem não estiver nesta área, não vale a pena o suor.
F. Barbosa,
A minha curva de aprendizagem é a de uma pessoa completamente normal. Não fui o único na noite a aprender Latex, foi o 1º ano do curso inteiro!!(será que isso significa que no meu curso as pessoas tem intelecto superior??!!)
Na internet existe suficiente informação para que em poucos minutos se tenha, por exemplo, à disposição um “template” de Latex pronto a usar. Com meia dúzia de comandos tem-se um relatório profissional, bonito, organizado, de fácil edição, rápido a abrir para editar, exportável em vários formatos,etc..
Dê-se ao trabalho e faça uma pesquisa no Google..o que as pessoas tem é preguiça!
Caro,
Se tudo o que fez foi ir ao Google pesquisar e arranjar um template, então tenho uma péssima notícia: não aprendeu nada, apenas copiou. Quando muito, sabe fazer um único tipo de documento. Ou aqueles que encontrar já feito! E isso é que é preguiça, pois está a aproveitar somente o esforço dos outros.
Já que fala no Google, dou-lhe um conselho (de amigo, que é o que somos todos por aqui): pesquise por manuais!
Uma última nota: eu acho que não existe nada que chegue aos calcanhares do LaTeX, mas como tudo na vida, para usufruir das capacidades do mesmo, é normal ter que suar um pouco primeiro.
Antes demais…completamente desnecessário o Post Scriptum…
Em relação ao LaTex…até posso concordar em parte contigo quando dizes: “Para documentos de grande envergadura Latex é a melhor opção, para já não falar que é multiplataforma e código aberto…”, mas o que dizes do utilizador comum?!?!?!Aquele que apenas faz um relatório de vez em quando?!?!?!Continuas a achar que é uma excelente alternativa?
De facto, é uma alternativa fantástica para alguém que como eu trabalha na área cientifica prática…mas de resto…
Siga…
Caro “Alguém Interessado”,
É por isso que tem de haver mais divulgação desta tecnologia. Para que hajam também mais templates na internet, guias de utilização,etc..
Deste modo o utilizador comum não precisa desembolsar mais de 100 euros pelo Office.
O OpenOffice é um projecto que considero que não tem pernas para andar. É perda tempo usá-lo, aprendê-lo, desenvolvê-lo. Irá sempre estar na sombra do Office da Microsoft a tentar adaptar-se a cada mudança que a Microsoft resolver fazer ao formato.
É preciso analisar as coisas bem.
Latex como qualquer outra coisa na vida requer trabalho e apredizagem. Mas tudo se aprende com vontade.
Cumprimentos
Posso saber porque achas que o “OpenOffice é um projecto que não tem pernas para andar” ?
Caro JGomes,
O OpenOffice é um conjunto de ferramentas que pretende oferecer uma alternativa grátis ao Office do Windows.
Por isso e como seria de esperar, necessita de ser compatível com documentos elaborados no Microsoft Office, e não o é!(só o é com formato DOC e mesmo assim não completamente) Não é porque o formato é fechado e a Microsoft insiste em modificá-lo. Ora isto faz com que o OO fique nas sombras do Office, pois apesar de possuir formatos próprios, quem o usa usa-o (na grande maioria das vezes) como alternativa ao Office, o que faz com que o seu formato (ex: odt) não vingue. Já para não falar que este formato não é lido pelo Office.
Para além disto tudo a sua qualidade é MUITO baixa em relação ao Office. A UI é terrível e é difícil alguém habituado ao Office adaptar-se (descer de nível) ao usar OpenOffice.
Agora com o Office 2010, o OO a distância ainda ficou maior.
Juntando a isto tudo o facto de ser um editor extremamente lento, para mim pelos menos não restam dúvidas.
Eu explorei o OO e fiquei muito desapontado..
Cumps
caro Ricardo,
antes de mais opiniões são opiniões e a sua é tão legitima como a minha, sendo que a respeito como tal.
O Open Office é um projecto que tem vista fornecer uma alternativa gratuita e livre a qualquer conjunto de ferramentas semelhantes ao office, sejam estes livres ou não.
Este suporta por defeito um formato livre – odt e apenas suporta o formato doc devido à popularidade (não querendo dizer Monopólio) do Office da microsoft, para poder atrair mais utilizadores para a sua utilização e permitindo uma “transição” mais suave de Office para o OO.
Digamos que sou utilizador office desde que me lembro do Office 97, passando pelo XP, 2003 e 2007, e desde há cerca de 2 anos atras que tenho apenas o OO instalado no meu pc.
Uma das coisas que não gostei foi o novo interface do Office 2007 em relação ao 2003. O open office tem um interface muito semelhante ao Office 2003, sendo simples e intuitivo, e rapidamente comecei a trabalhar com este normalmente.
Até agora não me desiludiu, tem tudo o que preciso e que posso encontrar na distribuição Office da Microsoft que utilizasse anteriormente, sem problemas. É provável que exista funcionalidades avançadas que existem no office e neste não, mas com certeza não será o “comum mortal” que irá as utilizar na maior parte dos casos (porque provavelmente até nem saberá as utilizar ou que sequer existem).
Infelizmente Office da microsoft foi desenhado para funcionar em Windows, sendo necessário recorrer a emuladores ou camadas tradutoras (wine) para correr de forma ilegal (tenho 90% de certeza que as licensas não o permitem) para o executar. Excluindo este método, o utilizador necessita de recorrer a outras aplicações, surgindo o Open Office como uma óptima escolha.
Agora sim, é verdade que há incompatibilidades entre o documentos em formato doc do Office e Open Office, mas como disse muito bem, o formato é fechado por este caminho nunca se chegará a uma compatibilidade muito boa, principalmente devido a interesses por parte da M$. Mas no entanto, a M$ começou a adoptar o formato odt no Office 2007, o qual estou optimista que será uma das futuras “pontes de compatibilidade” entre as variadas distribuições existentes.
Facilmente se obtém compatibilidade na maioria dos computadores para onde leve os seus documentos: Se se tratar de um documento simples (de texto formatado por exemplo), pode colocar em formato doc e o office irá o interpretar correctamente. Se desejar imprimir em qualquer local, simplesmente exporta-se facilmente para o formato pdf, formato este reconhecido hoje em dia como um “standart” e suportado por todos os sistemas (é raro existir um pc que não tenha um software de leitura e impressão de pdfs hoje em dia). Poderá levar consigo também a versão portable (portátil) do Open Office, totalmente funcional como a normal (julgo que seja menor de 300Mb, o que é isso numa pen drive hoje em dia?), o qual poderá executar em sistemas Windows com Java instalado (tal como o suporte de pdfs, é raro não ter o Java presente na máquina) sem necessidade de permissões administrativas. Em Linux encontrará de certeza o Open Office porque este vêm já de origem com a maioria das distribuições populares deste sistema Operativo.
Mas de qualquer formas, o Open Office está munido da maior parte das ferramentas úteis e utilizadas pelos utilizadores normais do Office 2003 (e 2007), entre Open Offices não existe quaisquer problemas funcionais (funciona tão bem como entre Offices), possuindo boas alternativa ao Word, Excel, PowerPoint, Access (por acaso nunca experimentei este por não ter necessidade), etc. e outras mais. Até sistema de recuperação de documentos em caso de erro este contem. Sendo gratuito, a nível de uma imprensa representará a diferença em varias centenas de euros em licenças comerciais ou dezenas em casa (a não ser que opte pelos modos menos legais do costume).
Após ler isto tudo, até parece que estou a fazer publicidade a este :P, mas poderei afirmar que não recebo nenhuma contrapartida por tal… alias, ele é software livre. Mas sinceramente merece, principalmente pelo facto de este ser produzido por vários programadores que gastam voluntariamente o seu tempo livre a desenvolver este produto para obter uma solução livre, gratuita e viável a outras licenciandas e pagas. E neste caso o software funciona bem e é estável.
Esta é o meu ponto de vista (e feito no OpenOffice porque a caixa de comentários é realmente pequena para redigir isto tudo lá).
PS: recentemente testou o Open Office? À quanto tempo?
quanto ao latex, apesar de não ser utilizador, reconheço que sim também seja uma opção viável.
JGomes o OO está a milhas de distancia do Word da MS que é um dos melhores productos da MS, é impossivel negar-lo. Entre o OO e Latex, vou-te ser sincero LATEX 4 EVER, entre LaTeX e Word tendo para Word mas como gosto de LaTeX, tambem o uso, apsar de saber que quase SÓ tem desvantagens. Eu tambem acho que o OO não tem muitas pernas, ACTUALMENTE, para andar, deviam mudar muita coisa, pois de productivo não tem nada, e não falo ao acaso no meu ensino basico aprendemos OO no ciclo e na secundaria, os PC’s da escola só tinha OO e digo toda gente os amadiçoava apsar de ter aprendido a trabalhar com ele e não com o Word, em OO consigo tudo menos o que desejo.
A Microsoft na sua plenitude de não querer defraudar os seus clientes, oferece-lhes esta actualização, que obviamente não é totalmente gratuita dado que pressupõe a titularidade do office 2007. Pois que isto de dado e arregaçado só conheço uma coisa.
Acho que ninguém disse que o 1020 era grátis. Grátis, é a actualização. Obviamente, uma actualização pressupõe a existência de uma versão anterior. Nem o Sr. de Lapalisse conseguia este brilhante raciocínio.
2010, naturalmente.
Será que vão fazer como fizeram ao windows 7 que era vende-lo a um preço bastante atraente aos estudantes e professores??
É esse o propósito da já existente versão Casa & Estudantes.
Por ser usuário do OpenOffice e às vezes do MS Office, apesar de não ser “entendedor” como todos aqui, vou exercer a “Opinalogia Pitakológica” sobre o assunto.
Concordo plenamente com o Ricardo quanto diz: “É por isso que tem de haver mais divulgação desta tecnologia”, se referindo ao LaTex, que confesso, ainda não havia me interessado tanto.
Tudo não passa de jogo de interesse da Microsoft, que a cada Upgrade, mais e mais lucro vão obtendo.
Os usuários que se “explodam” e tratem de pagar para toda e qualquer atualização e lançamento.
Isso precisa ter um fim, qualquer dia!
Assistimos passivamente a estas distorções e abusos, e sequer esboçamos qualquer tipo de reação, que, aqui no caso, seria todos aderirmos à utilização dos Softwares livres e apoiarmos os projetos de desevolvimentos.
Mas, “acomodados e adaptados” preferimos nos manter em nossas “zonas de conforto”, a nos unirmos na vanguarda destas mudanças e enfrentar os “Titãs” da Informática.
Nesse quesito, demonstrando enorme conivência, falta de coragem e Des-união!
Sabemos que falar e incitar outros às mudanças é fácil e cômodo, quando nem mesmo somos exemplos para isso, mas, de uma coisa todos sabemos: Isso precisa mudar, precisa tomar rumos diferentes, precisa-se acabar com os monopólios, o controle e desmandos que existem em todos os setores informáticos.
Senão, dia virá em que tudo estará centrado num Único Comando e Central, e já não mais será possível e nem cabível a utilização dos “Sistemas Livres”!
“Não ao Controle e ao Monopólio”!
“Uso OpenOffice e passarei a usar o LaTex!
boa noticia!
Boas,
Algume me sabe dizer para quando é que sai a versão final do OFFICE 2010 em Portugual ?
Será dia 5 de Março ou em Junho ?
Viva,
Uma pequena contribuição para pacificar os fãs do LaTeX vs fãs do Word:
Word-to-Latex: http://www.grindeq.com/index.php?p=word2latex
E já agora o melhor GUI do Tex será o TexMaker? http://www.xm1math.net/texmaker/
Eu uso o LaTex quando tem que ser… por exemplo para publicar um artigo numa revista de matemática ou estatística…
Agora para o dia a dia, para cartas, relatórios, textos com poucas formulas…LaTex??? não obrigado… Mesmo para textos cientificos às vezes utilizo o Word e depois o conversor Word-to-Latex…. e não preciso de me preocupar em saber o código Tex…
Há aqui alguem que tenha usado o WordStar (talvez o primeiro processador de texto, no velhinho em DOS)? No LaTex é igual: {x_i}, em vez de click no botão subscripto do Word? Não… obrigado…
E já agora, para fórmulas matemáticas complexas, podem usar o MathType, com o conversor copy-paste para AMS LaTeX…
O que o LaTeX faz melhor do que o Word (e não se comprende porque é que a M$ ainda não resolveu o problema) é a justificação horizontal e vertical do texto.
Fiquem bem