PplWare Mobile

O que os finlandeses precisam de saber sobre Portugal?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. cheat2win says:

    Fantástico!

    • Conimbrigae says:

      É… mas nesse mesmo vídeo é possível escutar algo completamente absurdo: que o Ronaldo português é melhor do que o Ronaldo brasileiro… Enfim… é o mesmo que dizer que o Eusébio foi melhor do que o Pelé ou o Maradona.

      • João Ribeiro says:

        Primeiro que tudo, o nosso Ronaldo é melhor que o Ronaldo brasileiro até porque o Ronaldo brasileiro já não joga oficialmente. Segundo para mim o nosso Ronaldo sempre foi melhor que o Ronaldo brasileiro, mas pronto opiniões são opiniões. Se deixarem a raiva de parte que têm pelo nosso Ronaldo por ser português (sim, porque o que é nosso parece que é sempre pior que o que é dos outros) e pelas manias que ele tem vão ver que a vossa opinião se torna menos parcial.

        Cumps

        • qb says:

          Eu nem vi o video nem o vou ver. Nao tenho paciencia para estes golpes virais. Mas quanto a moda de agora dizer q os portugueses nuncam gostam do q e tuga…issi ja chega nao? Vivemos num mundo global o q e melhor tem de o provar seja tuga ou nao. Agora essa moda “o q e nosso nunca presta para voces…enfim

          • João Ribeiro says:

            Não é moda, acho que as pessoas perceberam o que eu quis dizer. Para os que não perceberam percebessem. As comparações têm que ser feitas sempre de forma imparcial num contexto profissional, o que muitas vezes não acontece. O facto de ser português ou não ser não deve ser um factor que interfira nessa avaliação tanto de forma positiva como de forma negativa (que muitas das vezes é a que mais acontece). E já agora, a globalização teve bons e maus aspectos para todos os países, só que ao contrário de muitos países Portugal não impôs pequenas medidas proteccionistas que resguardassem muitas vezes a nossa cultura e a nossa língua. Não é o ser orgulhoso e ficar sós nem se quer é ser patriótico é ter a noção de que há muitos valores em Portugal que não são conhecidos porque são absorvidos por esse efeito de globalização que como é óbvio trouxe coisas muito boas (até por ventura melhores que as más) não digo que não!!

        • okapi says:

          Só se for nos matrecos.
          Vai ao Wikipedia e vê os comparativos e vês logo que é ou foi o melhor. ah! mas lá não fala no Ronaldo dos matrecos. Sejamos honestos e coerentes.

        • jose roberto amorim tupi says:

          Rapazes aqui no Brasil so quem gosta do Ronaldo é o gavião bueno
          para a maioria ele ( o ronaldo) é apenas o gordo travequeiro

      • Mário Afonso says:

        Realmente existem pessoas que não merecem o talento de outras e deviam ficar num buraco escuro sozinhas para se criticarem a elas mesmas. Como é que é possível de um video tão bem elaborado, como uma mensagem em tom de resposta tão genial vai retirar o excerto do Ronaldo… Francamente… calem-se sff!

    • Luís says:

      Não sejam anjinhos, o vídeo foi encomendado pelos nossos políticos, é para consumo interno, e evitar que os votos se dispersem e continuem concentrados nos 2 partidos do regime. É preciso manter as atenções longe dos verdadeiros culpados da situação, pelo menos ate às eleições. Depois vem a ripada, que é a conta para pagar.

      • Vítor M. says:

        Sim mas os nossos culpados cá dentro, vão de novo a eleições e há povo que vai voltar a votar neles… malta masoquista ou então está bem de vida e gosta do que temos.

        À parte disso, nós temos de mostrar a essa gentalha da europa que não somos menos do que eles, verão que a seguir a nós os espanhóis também estarão em maus lençóis, a divida pública deles é muito superior à nossa e a taxa de desemprego em espaço é de 20%… os nuestros hermanos nem piam…

        O tal amigo do Sócrates… nem uma palavra sai de Espanha…. e a seguir à Espanha, quem será?

        • Castro says:

          cada voto vale 3,25€\ano para o partido que o recebe, são 12,60€ nos 4 anos. É por isso que eles querem o nosso voto!

        • Pedro Gaspar says:

          era de valor fazerem um post no pplware antes de eleições a apelar ao pessoal para ir votar, e explicar os direitos e os deveres que temos, nem que seja ao voto em branco… esse tambem conta (e é o que exerço de momento..)

          era o pplware a prestar serviço publico, parte do pessoal que anda aqui a ver posts é malta jovem que não vota… temos que mudar mentalidades…

    • Rui Soares says:

      Concordo

    • Flávio Gomes says:

      Ora toma lá esta!!!
      Excelente..
      Já passei a gostar mais de Portugal..

  2. jony says:

    muito bom mesmo

    😉 não é bom só pós finlandeses, ate pós tugas é bom para aprender um pouco mais sobre a historia portuguesa

    • Marisa Pinto says:

      Sim, eu quando partilhei no facebook disse que era para os finlandeses, mas sobretudo para nós portugueses. Penso que muitos criticam e não sabem valorizar este belo país.
      Portugal não é desemprego nem pobreza, isso pode mudar. Portugal tem uma história que é difícil igualar. Orgulho! 🙂

      • n3XXuS says:

        Tivemos tudo sim, é verdade! Mas o que é que fizemos com isso? Desperdiçamos tudo…

        Ainda hoje a mentalidade da maioria dos portugueses é essa, gastar tudo enquanto têm em vez de guardar e trabalhar no duro. Enquanto for assim, não me parece que algo vá mudar…

        • Ruaben says:

          e quando a coisa tá preta, vão pra outro pais que é o que esta a acontecer, a ir pra angola e uk

          • afrsa says:

            Não te esqueças do Brasil, Macau, China, etc!

            Outro dia um taxista dizia-me que levava 7 a 8 casais por dia para o Aeroporto… e não para irem de férias!

        • Luís says:

          Meu caro, o povo nunca teve nada, tal como agora o grosso dos recursos sempre foi gasto pelas elites e de forma descontrolada, nem na altura em que vinha ouro às toneladas do Brasil o povo viveu bem. Deixem-se ilusões e fantasias. Cá só vive bem um conjunto de favorecidos que desvia os recursos em seu favor.

          • n3XXuS says:

            Eles só fazem o que querem porque nós deixamos…
            Se pensares bem, vais ver que tenho razão…

          • li says:

            o povo? gosta é de vida fácil e emprego. Agora trabalhar que é bom … népia. é melhor o rendimento mínimo
            camada de acomodados

        • lourenço says:

          uma coisa q um dias vais perceber, é que quanto mais trabalhas e guardas, mais, gente que não trabalha te tira para poder gastar em coisas que TU podias ter gasto.

          nada contra trabalhar e poupar…, mas infelizmente quanto mais se poupa, com menos se fica.

        • jose roberto amorim tupi says:

          Bem que é verdade em relação ao Brasil.
          Portugal levou o ouro e pedras preciosas e trouxe cana de açúcar e café entre outras coisas que rende dividendo ate hoje.
          Alem de portugueses trabalhadores tal como meu tataravô que viraram brasileiros.

      • jope says:

        D. Marisa Pinto.Também comungo um pouco da sua opinião.Na realidade , podia-mos ser o melhor pais senão do mundo,pelo menos da Europa.O que falta em Portugal,em minha opinião,e disciplina ou seja,civismo.Ninguem quer regras,ou seja cada quer que as regras sejam a maneira de cada um.So num pais como nosso, o governo paga aos sindicalistas para fazerem greves e distúrbios contra quem lhes paga o vencimento.Por isso existem N de sindicatos,na policia são sete,nos Prof. são, creio que nove.Enfim,havia uma panopia de situações a enumerar.

      • Milhafre says:

        Concordo plenamente contigo!!

      • lmx says:

        Boas Marisa,
        sim é verdade que temos uma historia, que é dificil igualar, mas a verdade é que somos um povo pequeno actualmente, em alto contraste com o povo que ja fomos e que demonstra o video….
        Vivemos do feito dos nossos antepassados….e temos um orgulho cego nisso de tal forma que não evoluimos para algo melhor e como consequencia da evolução dos outros acabamos por regredir, vez atrás de vez…!!
        É verdade que ja fomos grandes, mas também é verdade que actualmente dificilmente podemos ser mais pequenos 🙁
        Conheço este pais como todos vocês e vejo muita malta que não gosta de Trabalhar , desenvolver o pais, criar valor acrescentado, preferem fundos de desemprego, apoios sociais, fazer o menos possivel, e se poderem ainda lixarem a vida a alguém ao lado com o entuito de puderem vir a ganhar alguma coisa com isso, fuga aos impostos(os apelidados pela nossa sociedade de “espertos”),etc…
        Não vou continuar mais, pois a ideia seria tentar engrandecer o pais…!!
        Para aqueles que não se reveem neste quadro de pequenes de espirito…, os meus parabéns e não se deixem abater, podemos ainda sair desta situação…que agora se tornou publica, mas que é conhecida de uma forma ou de outra a 3 decadas…ou mais…!!

        cmps

      • Carlos Correia says:

        Marisa, concordo contigo, e sou MUITO orgulhoso de ser português pela historia que temos, MAS, tenho muita vergonha pelo actual Portugal, e quando digo isso não é pelo país em si, mas pelo estado em que os políticos ao longo de décadas o têm posto, e por os povo encolher os ombros, todos os portugueses cometam sobre o que vai mal no país, corrupção, taxos, salários faraónicos, etc, não vale a pena estar a repeti-los, e enquanto não houver uma mudança radical da maneira de ser do povo em relação a isto e obrigar os politicos a mudarem também o país não muda, e é por isso que que há as tais criticas, mas isso é deste ultimo século, do resto é total orgulho!!

  3. NeMewSys says:

    Exterminem todos os políticos corruptos que voltamos a conquistar o mundo. É tudo o que tenho a dizer.

    • Pedro says:

      Subscrevo e assino por baixo….

    • Fleming says:

      Os políticos que temos são o reflexo da nossa sociedade. E como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais. Não gosto nada dessa postura de atirar as culpas para cima dos outros e fazer como pilatos.

      a culpa é nossa, é de todos. uns com mais responsabilidade do que outros. mas ninguém se livra da sua quota parte.

    • Gustavo Gonçalves says:

      Relembro uma grande citação de Winston Churchill….”Cada povo, tem o governo que merece”. Se os “tugas” voltarem a eleger os “BOYS” do Sócrates, vou fazer as malas e emigrar…

      • Ruaben says:

        estava a pensar nisso mesmo agora

      • Vítor M. says:

        Juro-te que se isso acontecer, não volto a exercer o meu dever cívico. Isso é gozar com quem trabalha e se esforça.

        Esse tipo, esse (insuto) do Sócrates é um manipulador que tem alimentado os chulos dentro da máquina partidária á conta do esforço dos portugueses.

        Andou a dizer que não governaria com entidades externas (FMI) a gerir as nossas contas e agora voltou a recandidatar-se?

        É ser do mais (insulto) que possa haver para um povo.

        Tem de haver alternância política se não eles habituam-se a uma mama para a vida.

        • José Moreira says:

          Inteiramente de acordo. Mas olha que as alternativas não são tentadoras. E vai tomando nota das sondagens: os tugas são masoquistas, gostam de ser enganados.
          O ideal seria um governo de iniciativa presidencial.
          Estes gajos não prestam, ponto final. Aliás, nem vou pôr os pés na assembleia de voto.

        • Ppietra says:

          E tu queres o Passos Coelho, que quer passar quase tudo para os privados, saúde, pensões e educação incluídos!??
          Temos uma despesa descontrolada e uma população com menos poder de compra e queres que venha alguém que ponha um sistema com margens de lucro em cima de serviços que não necessitam disso!
          Eu já não posso com o Sócrates mas prefiro ainda menos que apareça alguém com cegueira ideológica e que defende políticas que basicamente assumem o estado, que querem dirigir, como incompentente e as empresas como génios!
          Privatizem a maioria das empresas do estado do foro económico-comercial, tornem a economia mais transparente e sem monopólios, mas façam o trabalho para que forem eleitos. Não ponham mais privados a mamar directamente do Estado, a serem pagos para fazerem os serviços essenciais de foro social!!

          • cfernandes says:

            se não gostam do Sócrates e se acham que o Passos de Coelho não é uma boa alternativa ainda tem pelo menos mais 3 partidos por onde escolher. Se não gostam de mais nenhum, temos pena mas deviam ter pensado nisso antes e ter criado um novo partido a tempo destas eleições. Mas nunca deixem de votar não é um direito é uma obrigação para com o a nação.

          • LuisC says:

            E para quem está desiludido com os 5 partidos do costume, deixo uma lista para pensarem: MEP,MPT,PPM,PAN,PNR,PTP,PPV,PH, PLD,POUS… (espero não me ter esquecido de nenhum).

            Se não se conformam com o actual estado de coisas e não vêem uma boa alternativa de governo nos partidos com representação parlamentar, dêem o benefício da dúvida aos restantes partidos concorrentes nas eleições!

          • Vítor M. says:

            Ppietra o teu mal é consumires as informações ou desinformações dos jornais para justificares o teu voto “precário” (referencia a um voto sem sentido ou sem reflexo positivo em partidos que valem alguma coisa para a nação).

            Quem nunca lá esteve não pode ser apontado que vai fazer ou acontecer, dizer que os outros são piores quando nunca lá estiveram é uma forma de consolo… para não se sentirem envergonhados quando votam neste miserável governo.

            Nunca o país esteve como está agora, depois destes anos ruinosos para o nosso país… este governo arruinou com o país…. e quer continuar a arruinar, pois estão já a vender o banho da cobra e os seus seguidores já estão a juntar argumentos para se sentirem bem consigo mesmo…. enfim… é uma vergonha.

          • Ppietra says:

            @ Victor
            Mas eu por acaso disse em quem eu ía votar!? Já para não falar que tanto quanto eu sei a democracia funciona porque se dá voz a todos, por isso qualquer que seja o meu voto ele conta e constrói o país!
            Eu meramente apontei-te que a alternativa a Sócrates não leva a melhores caminhos… o exagero de achar que caso o PS ganhe é uma afronta a ti seria no mínimo caricato, pois com o PSD apanhas em cima com alguém que depois vai fazer aquilo que não queres -pelo menos eu não quero!
            E o que eu disse não é nenhuma desinformação, são posições públicas do partido!
            É de todos conhecido que o PSD prefere que reformas e pensões se abram ainda mais aos Fundos de Pensões dos Bancos!!! Tal teria como consequência a descapitalização e o fim do princípio de solidariedade da Segurança Social!
            É tb público que o PSD defende que o Estado pague às escolas privadas tão ou mais que aquilo que gasta na escola pública, sem se preocupar com a optimização de recursos – a própria Troika apontou o dedo a esta realidade, à necessidade de se gastar menos com os privados!
            É tb público que o PSD prefere que a saúde deixe de ser tendencialmente gratuita, que o Estado use ainda mais a oferta privada.
            É tb público que o PSD prefere que o Estado deixe de prestar tantos serviços sociais, que os privados preencham esse vazio.
            Estas medidas aumentam a despesa do Estado, e os gastos dos cidadãos, sem nenhum benefício produtivo para o País, só para aqueles que ficam a mamar directamente do dinheiro dos contribuintes!! Não são sectores em que a concorrência leve a benefícios!

          • lmx says:

            Sem sombra de duvida…
            Basta pensar…quem fez o FMI entrar cá e tempos a resposta…
            Atenção que os do PS também não sao uns santos, mas isto é um problema de educação, ou pais destes individuos falharam completamente o objectivo, ou não tiveram capacidade para mais…

            cmps

      • Francisco Oliveira says:

        Essa frase não é do Churchill, investiga lá melhor de onde é que ela vem…

      • Carlos Correia says:

        exactamente, não tenho partido, por isso nada contra o PS, mas aquele Sócrates já não posso velo, se o PS metesse outro, quem sabe, assim, o meu voto não o vê, acho que é altura de votar em quem nunca lá esteve, eu vou gastar o voto num dos outros, PS e PSD já estão muito batidos, e foram eles que nos colocaram nesta situação.
        Mas o que é certo é que as pessoas ainda vão votar no mesmo, esta gente merece mesmo isto, ”Cada povo tem o governo que merece”, em Portugal isso não podia corresponder mais à verdade.

    • Nemesis says:

      é isso tudo

      disseste tudo o que os portugueses pensam o problema é que continuam a votar sempre nos partidos que fomentam a corrupção a bem dizer ps,cds-pp e psd, mas mesmo depois de verem este video passados um ou dois dias se fizerem uma sondagem o um destes partidos (psd, ps) é o k tem mais votos

    • Bin Laden says:

      Quanto será que os americanos levam à hora para acabar com os nosso políticos todos? Gostava de ver Portugal ‘em cima’ como há 500 anos atrás…

  4. Otacon says:

    OH confesso que nem metade do que está no video sabia.

    É um abre-olhos para os finlandeses… Eles lá são tão cordeirinhos que até aceitam dar 40% do que ganham ao estado bhuu não me admira que tenham dinheiro de sobra.

    • Vítor M. says:

      Cuidado que os finlandeses já estão de olho nas nossas reservas de ouro, eles e os alemães… cuidado com essas serpentes…

      • Ruaben says:

        temos reservas de ouro? se sim porque é que não usamos para sair deste buraco?

        • Yuy says:

          Porque o ouro não tem valor real, pelo menos não o de antigamente… e mesmo que se conseguisse vender o ouro todo, não dava nem para pagar a dívida toda do imediato.

          Atualmente é mais por aquilo que se produz e se vende para o exterior que se avalia a riqueza, numa lógica de: tu dás para cá telemóveis Nokia, e a gente envia para aí frangos para comeres e móveis para decorares a casa. É mais ou menos assim.

          • Vítor M. says:

            O Banco de Portugal tem mais de 12 milhões de onças de ouro (cada onça equivale a 31.103481 gramas) nos seus cofres com um valor superior a 12,2 mil milhões de euros.

            Se contarmos só com os países europeus, Portugal aparece no 7º lugar, com 382,5 toneladas de metal precioso, logo abaixo da Holanda.

        • Pedro Coelho says:

          Temos a 14ª maior reserva de ouro do mundo. No entanto tem de ser salvaguardado, só em caso de incumprimento real e sério poderá ser usado, pois só podemos emitir moeda no valor das nossas reservas de ouro. Se as perdermos, também perdemos a capacidade de emitir moeda e assim tamos “lixados”.

          • Marisa Pinto says:

            E cada vez mais se vê anúncios de “compra de ouro”.

          • cfernandes says:

            “No entanto tem de ser salvaguardado, só em caso de incumprimento real e sério poderá ser usado, pois só podemos emitir moeda no valor das nossas reservas de ouro.”
            isso já não é verdade, lê um pouco mais de Macroeconomia.

      • Bruno Coimbra says:

        A Ferreira Leite fez um negocio espetacular com o nosso ouro uns anos atras, vendeu quase 11 milhoes em ouro por um milhao de euros..buraco de 10 milhoes q ainda se anda a pagar tb, mais uma dos nossos politicos…

  5. Do melhor que já vi…isto merece um ´prémio.

  6. Joao says:

    simplesmente brutal!! quem terão sido os génios que fizeram este video??

  7. Luidgi says:

    O que os Finlandeses, e os Portugueses precisam saber acerca de Portugal, nunca me tinha apercebido de tanta coisas, somos de facto uma grande nação.. temos é governantes burros incompetentes..

  8. Greenhot says:

    O problema não esta em Portugal nem nos seus habitantes mas sim na politica portuguesa que só pensam em si!

    • Carlos Correia says:

      ora nem mais, o que interessa aos políticos é ganhar, para irem para o poleiro e levarem a família e amigos, e amantes já agora, e com essas birrinhas típicas de crianças de 6 e 7 anos o estado do país fica para 3ª plano, ou 4ª, o próprio umbigo é o que mais interessa, prova disso foi a tal frota novinnha em folha de BMWs serie 7 e 5, não tenho a certeza, mas finlandeses e suecos vão para o parlamento de bicicleta, não todos, mas muitos vão, e nem sequer têm o sol que aqui temos, e já agora, eu tive de comprar o meu carro e pagar a meu combustível e pneus e etc para ir para o trabalho, PORQUE RAIO OS POLÍTICOS TAMBÉM NÃO PODEM FAZER O MESMO? eles roubam-nos a olhos vistos, enganam-nos à frente dos nossos olhos, câmaras de filmar e tudo, mas ninguém faz nada, e estamos como estamos.

  9. Deus says:

    Meus Deus, tenho de admitir que este filme me deu arrepios…
    Esta algo simplemente genial, os seus autores deveriam ser premiados…
    E bom lembrar a Finlandia que todos tem dias de crise, quando eles precisaram nos estivemos la… E agora voces vao ser Homens suficientes para retribuir?

    • Vítor M. says:

      Andei a colocar esse vídeo nos principais jornais, TVs e rádios finlandeses, usando o Facebook dessas entidades (alguns já vi que os apagaram) e li uma noticia num dos jornais deles que eles estão é á espera que Portugal insira no pacote de medidas de pagamento da divida o ouro que temos.

      Somos salvo erro o 14º pais no mundo com mais reservas de ouro e é isso que eles cheiram.

      Coidado com os alemães e filandeses esses são serpentes que silvam em torno dos nossos governantes… Por isso a Angela gostava tanto do Sócrates.

      • cfernandes says:

        eles não podem ficar com o nosso ouro, ele já está retido com garantia a certos empréstimos. E mais se Portugal vende se o ouro todo que detém de uma só vez o seu valor comercial iria descer abruptamente criando um colapso financeiro.

  10. BlinZk says:

    Aqueles últimos segundos, são uma “chapada com luva branca”, como poucas vezes tenho visto! 🙂
    Tomem lá e embrulhem! lol

  11. João Ramiro says:

    Muito bom vídeo!

  12. UnderRadiationNoise says:

    Adorei !! mas mesmo assim acho que devo de partilhar convosco ” Aquilo que nenhuma tv ou jornal fala e que a trika também se esta a C@g@r …como para outras do género , incluindo os crimes económicos… pagamos ajudas aos bancos empresas funcionários públicos como juízes, advogados, policias, PJ, SIS, médicos,”jornalistas,economistas,…criamos a EDP,a PT…” …… mas fiquem com uma ideia vejam !!!! http://***.youtube.com/watch_popup?v=m2B7RWJY–A

    Acho que Europa Também tem a sua cota parte de culpa como os U.A.que seguem assim como todos os grupos de banqueiros e economistas e restantes poderosos…e claro todos os políticos mas o povo também porque permite…não é solidário com os mais fracos mas já o é com os sem escrúpulos incompreensivelmente,querem que a vida corra mas esquecem que o mal do vizinho lhes vem pelo caminho…não deve de ser só cá…ou nunca existia estes mercados de agiotas em que de um dia para o outro uma firma ou um Pais com potencial ou mesmo rico é saqueado…a globalização não pode ser ou permitir tal…o próprio”criador”do simplex afirmou que os Portugueses deve de lutar, em toda a Europa existem convenções,o social… e ainda bem…é caso para se perguntar – somos canibais?!nós não e eles?!….se é mau para uma firma não receber também o será para o empregado…e se não dá para o mínimo, a casa “cai” e o emprego e todo o resto…assim como pro doente,desempregado,estudaste ou reformado e é o dominó… a historia mostra que sabiamente e humanamente fomos assertivos pioneiros ao nos afastar das praticas comuns desses tempos…e talvez seja mais uma dessas escolhas que teremos que fazer para evoluirmos mas só o faremos quando formos um todo por um mesmo propósito…não basta o marketing ou esperarmos que outros lutem por os nós ou pelos nossos…desculpem alguma coisa!!

  13. Filipe says:

    O problema é que o povo português parece que quer continuar a viver baseado no passado, no que se fez á uns anos atrás, e não no presente.

    O que interessa é o presente, ninguém vive do passado, nem do dinheiro ou conquistas que se fizeram noutros tempos.

    Nós, portugal, já estamos falidos á muito tempo, o problema é que mesmo sabendo que estávamos falidos os políticos continuaram a encher os bolsos das empresas dos amigos e o Zé a pagar.

    Agora quando portugal for pagar as contas do que deve, que apresente este video que certamente os credores vão fazer um desconto.

    A história é mesmo isso… história, passado… O que interessa é o presente e o futuro, e no presente o barco está a afundar e no futuro quem não abandonar o barco, afunda-se.

    • UnderRadiationNoise says:

      Desculpa discordar dizes “O que interessa é o presente, ninguém vive do passado…”não só o passado como o presente assim como o futuro todos têm interesse…talvez por terem pensado assim como tu ajudou a chegar a este ponto ….diria que isso é mais que falta de visão…

    • TJT says:

      Mesmo mais que verdade… A malta quer continuar a viver dos feitos passados.. Hoje em dia Portugal não é nada!!!

      Um povo que é molengão , que deixa proliferar a corja politica e que vive as custas dos outros…

      Está na altura de se reformar mentalidades.

  14. João Caldeira says:

    Tomem lá finlandeses de meia tigela. Aprendam connosco como é viver-se num país com história e valores! Já a economia…bom.. é preferível falar no futebol..

  15. Emannxx says:

    Eish… não sabia nem metade das coisas! Realmente, tivemos “o mundo” na nossa mão… e desperdiçamos tudo… enfim…

    O video está muito bom mesmo… aquele sotaque inglês a dizer palavras portuguesas serviu para umas boas gargalhadas 😀

    Fiquei mesmo surpreendido pela “afirmação” final, sobre a Finlândia… é preciso terem (os finlandeses) muita lata…

    • okapi says:

      Até podes ter ficado surpreso mais por desconhecimento mas, pronto. O que pouca gente sabe, é que a Filândia também já ajudou Portugal num passado recente. Quando foi necessário retirar os Portugueses ( nunca deixaram de o ser já que eram Províncias Ultramarinas ) de Angola quando estalou a guerra pela independência em 1975 e foi necessário retirar em tempo curto 600.000 brancos, negros e mestiços portugueses, a FILÂNDIA ajudou na ponte aérea com aviões, em alimentos, cobertores, colchões , Tendas que eram necessário nos campos de refugiados.O Presidente da Câmara de Cascais não deve saber porque nessa época devia estar entretido a colar cartazes na Avenida . O video como ferramenta história tem boa informação, alguma errada e a pensarmos assim a Grécia , o mundo Árabe e outros pela sua História se não tivesse tido problemas ainda hoje eram nações enormes. Portanto o passado pertence ao passado mas temos agora um presente com um futuro para conquistar e depois podermos orgulhar-nos dos feitos mais atuais. Chega de pensarmos no passado porque o passado não nos vai salvar. Este presidente de câmara a meu ver e de amigos meus de outras nacionalidades incluindo Filandêses, riram-se do vídeo e só lamentaram que Portugal para sair do marasmo em que vive tenha que brincar com o passado bem longínquo. Isto é quase como aquela: eu com as calças do meu Avô era um gajo rico infelizmente fui roubado por políticos e gente pouco honesta, mas a vida continuou e não me serve de nada pensar e falar no meu passado de família. Hoje quem pode estar envergonhado com estes feitos corruptos é sim o nosso único e amado, Luis Vaz de Camões. Temos todos que pensar em irmos há luta , mas sem a palhaçada dos homens da Luta. Por fim ” A Filândia não é obrigada a sustentar uma classe política de corruptos, incompetentes, esbanjadores, estes são crimes que nós cidadão nunca deveríamos tolerar mas sim penalizar e exigir que respondessem em tribunal e pagassem pelos roubos que infringiram antecipadamente aos seus cidadão.

  16. tenha consciencia says:

    pois é ,é só história
    ERAM0S B0NS mas agora é só preguisoços que adoram greves,e bananadas politicos que ao passar dos seculos até agora ,ainda nao sabem como se gorvenam um pais
    o zé sem vergonha do video,tinha orgulho da ajuda externa.
    Os filandeses vão se rir ao ver esse video,”os palhacos ainda teima de bom etc etc“
    Como o songu socrates “fizesmos um bom acordo” lol “Se o fracaco PEC4 tinha aprovado,nao ia pedir ajuda externa” lol
    Se foi aprovado,+ tarde a ajuda externa ia ser mais cara

  17. Nuno F. says:

    Incrível .. 5 estrelas!! Parabéns!

  18. joaquim says:

    pois é ,é só história
    ERAM0S B0NS mas agora é só preguisoços que adoram greves,e bananadas politicos que ao passar dos seculos até agora ,ainda nao sabem como se gorvenam um pais
    o zé sem vergonha que fez o video,tinha orgulho da ajuda externa.
    Os filandeses vão se rir ao ver esse video
    Como o songu socrates “fizesmos um bom acordo” lol “Se o fracaco PEC4 tinha aprovado,nao ia pedir ajuda externa” lol
    Se foi aprovado,+ tarde a ajuda externa ia ser mais cara

    • UnderRadiationNoise says:

      Diria que até no tempo do Salazar se faziam greves ….
      olha para quantos exemplos encontras no mundo em que não são as greves que destroem os Estados ou atentam contra os mais fracos,que desviam,corrompem,que desfalcam…destroem…cegos são os que não querem ver!!…
      não acho que queiram a escravidão novamente….

    • mkn97 says:

      Eu não percebo qual é o problema das greves??? Se não houvesse greves estávamos melhor é isso??? Tinha-mos mais condições de trabalho… mais aumentos… seriamos mais profissionais ou uns paus mandados e toma lá isto que já chega. Tudo o que temos acerca do mercado de trabalho foi através da LUTA, 40h semanais, sub de refeição, ordenado mínimo, sub de desemprego, sub de doença…etc é bom quando necessitado, quando não o é, tem que ser investigado pelas autoridades competentes. Todos países desenvolvidos têm direito a greve! A LUTA É ALEGRIA!!!

      • qb says:

        Nao deves andar de trasportes publicos diariamente em semanas ou meses de greve. So pode. Comigo a cp perdeu um cliente

      • RaCcOn says:

        Lutar é bom…mas é lutar pelos nossos direitos quando cumprimos com as nossas obrigações.
        Não quero dizer que as greves são más, mas as pessoas fazem com que estas sejam descredibilizadas pois em vez de lutarem aproveitam para mais um dia de férias…isto para além do facto de não cumprirem com as suas obrigações…
        Cabe na cabeça de alguém, uma empresa que está por um fio para fechar as portas os trabalhadores fazerem greve porque querem aumentos?Quantos é que viste assim?
        Faz sentido?
        Epah sinceramente não vejo qualquer tipo de sentido nisso, mas desculpa pois devo de ser eu que estou errado.
        E não tenhas ideias porque tens tudo isso, porque alguém em tempos para conseguir mais uns tantos votos implementou esses subsidios todos, tal como o RSI etc etc etc…caso contrário dificilmente o terias…
        Já que nós EU, queremos tanto ser iguais aos EUA…olhemos para eles…vê como é que o sistema de trabalho e económico lá funciona e depois diz algo…
        Não é perfeito, chega até a ser desumano, no entanto o que é certo é que eles estão melhor que nós e a crescer novamente.

      • RaCcOn says:

        Ah esqueci de dizer…
        Temos um pais na banca rota, mas vamos fazer uma greve para lutar contra ninguém sabe bem o que…até porque ninguém luta por absolutamente nada…
        Lutam é apenas pelo bem estar deles, individualmente(politicos incluidos) e o resto que se lixe.

      • Apaxe says:

        mkn97, concordo completamente contigo. Até que enfim que vejo um comentário decente em relação às greves, porque há aqui muita gente que pensa que os acordos de trabalho que existem no geral ou em muitas empresas em particular foi à custa da boa vontade das entidades patronais.

        Mais, estas ultimas greves que tem existido, nada tem a ver com aumentos salariais mas sim para que os acordos sejam compridos e também por causa das condições de trabalho que tem vindo a denegrir.
        Mas como a informação que muitas vezes sai cá para fora é deturpada, é normal que a opinião publica se vire sempre contra os trabalhadores que fazem a greve (Só querem mais dinheiro !!!).

        Dou um concelho às pessoas mal informadas sobre as greves: Não acreditem em tudo que lêem ou vêem na comunicação social e tentem conhecer bem as razões dos dois lados, porque a informação que muitas vezes é enviada cá para fora é a do lado que tem mais poder e portanto muitas vezes ela não é totalmente verdadeira!!!

    • Este vídeo pode ser fantástico mas temos de cair na realidade.
      Porque a Finlândia precisa saber quem governa Portugal antes de aceitar emprestar. E precisa saber também que esta governação não só foi eleita uma vez, como foi eleita uma segunda vez apesar dos 4 anos de desastrosa governação e ainda recolhe segundo estatisticas mais de 20% (!!! incrível) de intensões de voto. Assim não merecemos ajuda de ninguém!

  19. afrsa says:

    Bom… só nos podemos queixar de nós próprios por sermos incompetentes quando se trata de nos projectarmos internacionalmente… com tanta história, parece impossível!

    Olhem para Espanha… e apenas com o cinema de qualidade que fazem (e não devaneios artísticos e extremamente pessoais dos realizadores portugueses sempre dependentes dos subsídios da cultura) conseguem mostrar Espanha em todo o lado e disseminar a sua cultura!

    Falta visão… sempre faltou visão a quem nos governa… isto não é de agora… infelizmente já o há séculos!

    Cumps!

  20. José Alberto says:

    Quando leio pessoal que diz que “não sabia nem metade do vídeo” questiono-me que raio andam a fazer nas escolas e nos tempos livres? cultura geral pelos vistos é coisa que quase ninguém tem. E já agora, muita coisa ficou por dizer deste país! adivinhem onde nasceu o Twitter (embora com outro nome na altura)…

  21. jesus says:

    muito bem feito, aliás está óptimo. Não serve só para os finlandesas, mas para alguns portugueses como eu que já se tinham esquecido de muita coisa histórica. Também serve para mostrar que com a direcção cert (e não estes pseudo líderes que nos têm governado estes últimos anos) podemos novamente conqustar o mundo.

  22. Garoto says:

    Adorei o video, mas o seu propósito, tenham paciência. Que temos história, que nos deixaram explorar meio mundo e que estamos em todo lado é uma verdade incontestável. Os finlandeses certamente não contestam isso. O que eles contestam é que neste momento estamos a ser governados por uma classe política corrupta, que o nosso povo vive do facilitismo, tem pouca educação e principalmente gasta mais do que aquilo que ganha! Se eles tinham autoridade para nos ter negado a ajuda, é claro que sim. Se uma pessoa consciente daquilo que se passa no nosso país tinha o direito de os condenar? Podem ter a certeza que não. Orgulho no País sim, orgulho nas pessoas que governam e em grande parte da população portuguesa na maioria das questões: Não, não tenho orgulho. PS: O vídeo está muito bem conseguido 😉

  23. Marisa Pinto says:

    Eu acho é que deviamos deixar a União Europeia, voltar ao Escudo, e à Monarquia.
    Deixar de nos comparar com outros países europeus só porque sim, e abolirmos programas vindos desses mesmo países que, o nosso não tem a mesma estrutura para o receber, como é o caso do processo de Bolonha.
    Deviamos criar nós os nossos próprios programas e produtos, fazer mais e melhor o que ja existe em Portugal, e não deviamos dizer que os outros são melhores só porque essa é a idéia geral. Temos que ser agentes de mudança.

    • Garoto says:

      Monarquia?? Queres ser governada por alguém que só por ter “Sangue Real” é a pessoa mais competente que existe no país? A democracia é bonita mas quando funciona. O Problema é que a nossa não funciona. Saíres da união Europeia e do da moeda “euro” é matares portugal neste momento. Não temos capacidade para isso. Enquanto entrou dinheiro da UE não o soubemos aproveitar. Construímos auto-estradas, aumentamos a função pública criamos fundações associações etc… depois eram benefícios, pensões, subsídios, abonos, bolsas, etc etc… Isto tudo sem controlo, enquanto que por exemplo a agricultura e a pesca foram gradualmente abandonadas. Aquilo que pedes, depois do 25 de Abril, ninguém soube fazer! Falta políticos competentes no nosso país. Ah, os outros são efectivamente melhores nestes aspectos porque souberam aproveitar o dinheiro que lhes foi emprestado. A alemanha por exemplo que ficou completamente destruída pela 2ª guerra mundial, vê o que são agora.. Portugal apenas ganhou dinheiro com esta guerra, vê no que se tornou..

      • Marisa Pinto says:

        Não é por ter sangue azul, mas a filosofia da monarquia é diferente da democracia, e neste momento penso que Portugal precisava de uma mudança assim radical. Penso que estamos fartos de ouvir X e Y falar que vai mudar o país e ao fim e ao cabo fazem o mesmo ou pior, os portugueses deixaram de ter interesse e confiança na politica, nos políticos. Estão fartos de mentiras.
        Eu sei que também há muitas pessoas culpadas pela nossa situação, e que não pertencem directamente ao governo. Mas se uma pessoa não paga impostos, não paga salários, etc etc, isto é porque o governo está-se a marimbar para os problemas, e não é exigente nem rígido nas políticas. Se as pessoas soubessem que se cometessem um destes crimes, porque é um crime, tivessem uma consequência grave e esta, por sua vez, fosse MESMO aplicada, aí sim veriam que o crime em Portugal não compensava.
        Agora é mais importante saber o que X partido disse do partido Y, e vice versa, que dar antena a problemas e necessidades realmente pertinentes.
        Relativamente ao Euro, não sei como é que “matava” o nosso país. O Euro foi um erro, tal como é um erro fazerem-se estas mudanças sem o povo ser consultado (tal como o processo de Bolonha). As pessoas devem saber perfeitamente que o Euro foi mais uma coisa para nos tentar igualar, mas.. que custava 100 $ (0,5), passou a ser 1€ (200$), e assim por diante… 1€ é pouco.. 5€ pensa-se que são 500$ e lá se vai o dinheiro nem se sabe bem onde..

        • Ppietra says:

          Sem dúvida Monarquia é diferente de Democracia, mas em nada exclui a Democracia. Todas as Monarquias europeias são democráticas. Mas as monarquias não passam de fantoches e folclores, que pouco ou nada dão ao país.
          Acho que o que defendes é a ditadura… parece que afinal queres mesmo o Estado Novo! Enfim… cuidado com o que desejas! Pode ser que comecem a ditar aquilo que não gostes e depois não tens como mudar!!!
          Mas se queres exigência não precisas de ditadura! Vais a outros países Europeus e tens mais exigência e mais respeito por todos os direitos e leis. E preferes virar as costas a estes países!?
          Quanto a sair do Euro acho realmente incrível nem sequer te informares sobre as consequências do que dizes! Mais ainda colocares o processo de Bolonha no meio.
          Se sairmos do Euro, será para ter uma moeda mais fraca (desvalorizada) para podermos vender mais ao exterior! Tal irá aumentar automaticamente a inflação, pois importamos demasiado neste momento! Será ainda mais dificil de viver! Mas a parte engraçada é que toda a nossa dívida está em Euros, o que significa que com a nova moeda não iremos reduzir a dívida mas sim aumentá-la. De cada vez que o Escudo desvalorizar teremos que pagar mais em Escudos para divida que está em Euros! Desastre completo!!

        • Garoto says:

          Quanto à moeda o ppietra explicou muito bem… Concordo que não foi bom para portugal entrar no euro, mas sair é uma fatalidade. Quanto à monarquia, ve as coisas desta forma. Os governos que mais asneiras fizeram foram os maioritários! Tu ainda queres dar poder a apenas 1 pessoa?? Essa pessoa pode ser boa, mas e se ela é má? No panorama político ser corrupto é mais normal do que o contrário. Provas: Basta leres os jornais. Há muita coisa que está mal e se fossemos por aí ias culpar todas as áreas do nosso país!!! Por exemplo a educação. Sempre defendi uma cadeira de política na escola de forma às pessoas crescerem com ela e perceberem os engodos que nos são apresentados. No entanto, o que ouves hoje é: eu não quero saber de política, quero é futebol 🙂 Isto tem pano para mangas… Se tiveres mais interesse carrega no link 😉

        • UnderRadiationNoise says:

          Talvez falte a atitude ao povo de que a democracia carece para ser democrática…formamos muita gente nas mais diversas áreas que segundo Alexandre Herculano deveria ser para beneficio não do próprio mas da comunidade onde se encerem mas verificamos que existem obras que não cumprem regras das mais variadas espécies…mas onde andam os fiscais os engenheiros ou os arquitectos ?!noticias falsas e alguém é penalizado ?!e porque não o são?!as fraudes,os crimes económicos…a corrupção…estaria o resto do dia…o que de forma provocatória pergunto para quê que os nossos avós e antepassados se esforçaram para nos darem aquilo que eles não tiveram ?! é que se foi para isto talvez a própria educação esteja em risco de ser rasca …e desaparecer regredindo todos os dias passando cada vez mais a existirem os tais Doutores de M###A sem escrúpulos…com manias que são mais que os outros esquecendo que também eles morrem …

      • J Costa says:

        Atenção: Monarquia é democracia!

        Já viste quantos estados europeus, democáticos, adoptaram a monarquia?

        Curiosamente, são dos mais desenvolvidos.

        Achas bom ter um iluminado como presidente da república, por 4 ou 5 anos, só porque é apoiado por partidos políticos? Sem preparação alguma? Ou é preferível ter um rei, que é educado desde criança para representar o seu país?

        E em democracia pode-se sempre não aceitar um rei.

        Já reparaste que tanto os presidentes da república (com excepção da França) como os reis apenas tem poderes representativos, para além de serem um símbolo da nossa nacionalidade?

    • Ppietra says:

      Já agora porque não tb voltar ao Estado Novo, não!? O Orgulhosamente Sós parece que tb é o teu mote.
      Não culpes o exterior pela incapacidade do país para andar para a frente! Os principais culpados somos nós, a começar por aqueles que dirigem e têm o poder, por não serem competentes a dirigir (e um rei não faria nada quanto a isso – parece o síndroma do D. Sebastião), e acabando em nós, o povo, que não sabe ser exigente, que prefere o desenrasca.
      Portugal está ligado ao mundo e é com o mundo que tem que trabalhar para viver.

      • Marisa Pinto says:

        Estado novo também fazia falta.
        Vivemos no mundo… trabalhamos com o mundo… MAS não temos que ser carneirinhos de um rebanho incompetente.
        E estávamos sim melhor sós que na UE.
        Agora, o resto que escreveste vai de encontro ao que disse, sermos agentes de mudança.

        • Ppietra says:

          Sabes o que era o Estado Novo, certo?

        • Ppietra says:

          Se achas que era melhor não estar na UE, estar só e tudo o resto, então para quê dar significância a este video!!?
          Não precisas dos outros para nada… nem precisas de lhes contar a tua história, nem sequer te preocupares com o que os outros possam decidir.
          Gostava era de saber como é que esperas ter melhores relações comerciais com os nossos maiores parceiros se sairmos da UE.
          E se concordas com o que eu disse, então o que eu concluo é que acabas por culpar tudo e todos. MAs começas por onde a resolver os problemas?

          • Marisa Pinto says:

            O mundo não é a UE.

          • afrsa says:

            Marisa Pinto… em 2030 espera-se que 60% do pib mundial venha da China! Tu queres nesta altura acabar com uma união econômica de vários países para lutares sozinha contra os grandes países, neste mundo hiper capitalista? Confesso que estou um pouco espantado com o que defendes até porque não pareces aberta a discussão quando te confrontam…
            Outro ponto, monarquia é para mim a coisa mais injusta do mundo, assim como é ver gente qualificada ficar para trás em oportunidades de subida de carreira em detrimento do filho ou sobrinho incompetente do patrão… é ver alguém ser rei apenas porque nasceu… é querer ser rei e não poder… isto em 2011… impensável! Lembra-te que monarquia hoje em dia serve para a imprensa cor de rosa… e mais nada! Não iria resolver o nosso problema!

          • Marisa Pinto says:

            Então o que sugeres @afrsa?

          • afrsa says:

            @ Maria Pinto

            Certamente não regredir, certo?

            Sugiro dinamismo empresarial e económico… se estás à espera que te resolvam os problemas, sejam comunistas, democratas, monárquicos, etc, compra uma cadeira confortável!

            E já agora faço-te a mesma questão… que fará a monarquia de bem pelo país? (Diz, se for possível, coisas concretas e não frases soltas)

          • Marisa Pinto says:

            Frases soltas como.. “não regredir”?
            Ok, eu não quero que me resolvam os problemas, muito pelo contrário, daí ter referido que devemos nós ser agentes activos numa mudança.
            As manifestações são importantes, sim, mas não chegam. As pessoas também se acomodam como já foi aqui dito, uma por falta de confiança e esperança no futuro, outras por nunca se importarem com a questão (entenda-se, não necessitam), e outras simplesmente porque até têm a ganhar com este dita “crise”.
            Já referi em alguns comentários coisas que poderiam ser feitas, mas se a mensagem ainda não entrou, vou por aqui alguns tópicos:
            – Os portugueses deviam ser sempre consultado quando se está prestes a fazer mudanças como Euro/Processo de Bolonha, TVG…
            – Apoiar a produção, supervisionando e investigando fábricas para as inibir de fechar
            – Proibir a renovação de frotas, acho um crime renovarem carros topo de gama no estado (governo, universidades, empresas, etc), de 3/3 anos, salvo erro, quando estes não atingem sequer metade do uso esperado.
            – Não encerrar escolas, nomeadamente primárias que são acessíveis a crianças de aldeias.
            – Intervir maioritariamente no interior do país, onde a beleza é mais natural, restaurando estruturas, como LINHA DO TUA (e não barragens sem sentido), o que promoveria o turismo e, consequentemente, desenvolveria a economia.

            São alguns, uns mais pertinentes que outros, mas não me digam que a culpa não se deve, também, a um político que nos diz para apertarmos, ainda mais, o cinto, e depois o próprio vai de mini ferias para um hotel pagar 350€/dia!!!

          • afrsa says:

            @ Marisa Pinto

            Monarquia é um sistema antigo substituído hoje em dia por sistemas mais justos e evoluídos, logo voltar para Monarquia é regredir! Não é uma frase solta mais sim história!

            Pedi-te que dissesses o que a Monarquia poderia fazer por Portugal e não respondeste… não sei se por não quereres ou por não saberes!

            Praticamente tudo o que disseste concordo, mas não vejo mão monárquica aí… vejo sim pontos de vista de uma pessoa que pretende justiça… valores comuns à maior parte das pessoas!

            Ainda assim:

            “Os portugueses deviam ser sempre consultado quando se está prestes a fazer mudanças como Euro/Processo de Bolonha, TVG…”

            Os portugueses devem é ler o plano de governação dos partidos que vão a votos. Assim que os partidos ganham as eleições, eles são pagos é para governar! Apesar de por vezes concordar com algumas consultas ao povo em alguns assuntos, tenho a real noção que essas consultas custam muito dinheiro ao país!

            “- Apoiar a produção, supervisionando e investigando fábricas para as inibir de fechar”

            Nada a dizer… a não ser que particulares que não receberam ajudas do estado e que pagam impostos, nada devem ao estado e o que o estado faz de melhor é não meter a mão!

            “- Proibir a renovação de frotas, acho um crime renovarem carros topo de gama no estado (governo, universidades, empresas, etc), de 3/3 anos, salvo erro, quando estes não atingem sequer metade do uso esperado.”

            Nada a dizer!

            “- Não encerrar escolas, nomeadamente primárias que são acessíveis a crianças de aldeias.”

            Em vez de se discutir as razões de ter uma escola aberta para 2, 3 alunos, é pensar porque o interior ficou desertificado! Há um nº de escolas que é incomportável manter abertas… infelizmente!

            “- Intervir maioritariamente no interior do país, onde a beleza é mais natural, restaurando estruturas, como LINHA DO TUA (e não barragens sem sentido), o que promoveria o turismo e, consequentemente, desenvolveria a economia.”

            Concordo completamente… mas atenção com o que dizes das barragens… apesar de não concordar muito com esse tipo de energia, lembra-te que somos um país sem autonomia energética! Não ter autonomia energética é não ter soberania!

            “São alguns, uns mais pertinentes que outros, mas não me digam que a culpa não se deve, também, a um político que nos diz para apertarmos, ainda mais, o cinto, e depois o próprio vai de mini ferias para um hotel pagar 350€/dia!!!”

            Claro que é… mas é mais culpado que o mete lá e de nada faz para o tirar!

          • Filipe Tavares says:

            Não é por nada, mas caso tenhas visto o video, verás que grande parte da zona maritima que dá “entrada” na europa, passa pelo dominio português. Acho que em termos de negócios.. isso seria brutal, mas não percebo patavina de economia lol

    • kekes says:

      Fico um bocado perplexo com essas afirmações que dizes-te.
      UE não é o mundo… mas está no mundo.
      Eu vivo em Espanha numa Monarquia e digo, sabes qual é a diferença? O rei ainda fala menos que o Cavaco…
      Se saíssemos do euro nesta altura estaríamos completamente lixados. O euro tem algumas desvantagens mas tem muitas muitas vantagens. Não se deve olhar em uma só direcção deve-se olhar em todas para avaliar a situação, e com a cabeça fria.

      • Marisa Pinto says:

        Ser e estar não é a mesma coisa.
        E mais uma vez estamos a comparar Portugal com outro país, neste caso Espanha.
        As pessoas ficaram mais pobres com o Euro, acho que é nelas que se deve pensar.

        • kekes says:

          Ficaram mais pobres mas agora estão mais ricas. Eu tou numa situação que penso nisso. Eu estudo em Espanha, e os meus custos são elevados devido ao país que é. Agora imagina que não tinhamos o €. Alem de me ter que preocupar que o meu pai não ganha tanto como ganhava, tinha-me de preocupar com a flutuação da moeda pois mil escudos não seriam sempre iguais, ainda por cima com o problema que temos, a moeda seria constantemente desvalorizada. Ou seja seria um problema duplo. E isto é a minha situação, sei que existem milhões de outras situações por ai fora.

          • kekes says:

            PS. alem que o fantastico dinheiro para comprar os gadgets que tanto gostamos por estes lados seria cada vez maior. Eu acredito que o € trouxe uma estabilidade ao nosso país. É melhor ganhar 600€ que são 600€ que 120 contos que podia nesta altura valer 300€.

            Estariamos ou não mais pobres?

          • RaCcOn says:

            Moeda com valor mais baixo incita a exportação pois irias necessitar de menos Euros para comprar mais Escudos…consequentemente aumento do valor do PIB.
            A valorização de uma moeda quer dizer que esse país ou comunidade que utiliza essa moeda como meio de pagamento, está bem e necessita de comprar…não vender…

            Nós necessitamos de que?Comprar vais dizer?
            Os 120Contos podiam até valer 200€, mas o que é certo é que quem vinha de fora, vinha cá comprar por ser mais barato…e nós iriamos consumir o que temos internamente…

            Referiste que estás em Espanha, repara bem nas parteleiras dos supermercados e na origem dos produtos que são vendidos…
            Vais ver que cerca de 80% dos produtos vendidos em Espanha são de origem Espanhola…já em Portugal, 20% é Português e os restantes 80% são de outros paises…

          • RaCcOn says:

            Não te esqueças também que Portugal foi uma grande nação quando éramos um país monarca…

          • Ppietra says:

            @ RaCcOn
            Se sairmos do Euro seria, sem dúvida, para ter uma moeda mais fraca (desvalorizada) para podermos vender mais ao exterior!
            Contudo, neste momento importamos demasiados bens essenciais e não temos produção nacional suficiente, como tal a inflação irá aumentar automaticamente! Será ainda mais dificil de viver neste país!
            Mas a parte engraçada é que toda a nossa dívida está em Euros (milhares de milhões), o que significa que com a nova moeda não iremos reduzir a dívida mas sim aumentá-la, e todos os anos há que pagar. De cada vez que o Escudo desvalorizar teremos que pagar mais em Escudos para divida que está em Euros! Desastre completo, pois haverá ainda menos dinheiro do orçamento para poder investir, ou ajudar socialmente num país com alta taxa de desemprego e uma inflação que sobe, nem aumentos dos salários para compensar a perda de poder de compra com a inflação!!
            A isto juntamos a dívida ao exterior dos particulares (bancos e empresas), que tb veriam a sua dívida subir descontroladamente com a flutuação da moeda… muitas delas entrariam em colapso pois dificilmente teriam maneira de fazer aumentar os seus rendimentos num país em crise.
            Como vês mudar de moeda seria incomportável nesta altura, não teríamos margem de manobra, pois os benefícios só apareceriam muito depois deste desastre!!
            Há que tornar o país mais competitivo da mesma maneira que todos os outros! Melhor organização, mais exigência nos gastos e investimentos, maior produtividade, e melhores dirigentes!
            É como muita gente diz; os portugueses que vão lá para fora são excelentes trabalhadores e muito produtivos. O que é que varia!? O sistema!!

          • RaCcOn says:

            @ Ppietra

            Sem margem para dúvidas que concordo com o que dizes…mas será que o que teriamos de bom com essa mudança não seria pesaria mais que esses contras todos?

          • Ppietra says:

            @ RaCcOn
            Se concordas, isso implica que não farias essa pergunta!
            Acho que fui bastante claro sobre o porquê das consequências serem más! Os possíveis benefícios só apareceriam muito mais tarde, e estariam dependentes de várias condições – boas políticas económicas, investimento, boa política cambial – quase todas elas precisam de dinheiro, e o País não tem muito. Isto é, os benefícios não são certos!
            Por seu lado, os malefícios seriam automáticos e imediatos e levariam a uma crise mais profunda. A economia Portuguesa é fraca e está fraca, colocar ainda mais um obstáculo que leva a mais despesa, seria de doidos!
            Já para não falar que ficaríamos com uma moeda débil sujeita à especulação dos mercados, que muito provavelmente levariam para câmbios não desejados!
            Tem em conta tb o que eu disse sobre a importação de produtos essenciais – comida, energia – sem alternativa nacional! O forte impacto que o aumento dos preços teria sobre a população que não vê os salários aumentar…! O preço da energia, petróleo, teria tb um forte impacto sobre os preços de produção…

  24. David Gonçalves says:

    Relembrem…historias das épocas de descobrimentos! Rota das Indias, nós portugueses, compravamos o produto à “tonelada” e vendíamos aos ingleses, depois compravamos-lhes os “pacotinhos”. nós já tivemos “meio mundo” e que temos agora?
    Como diz alguém em cima e muito bem! falta visão e “amor à pátria…para quem nos governa, a pátria deles é o “bolso”
    Quanto ao que andam a ensinar nas escolas? é simples, andam simplesmente a facilitar para mostrarem à Comunidade Europeia que temos uma grande taxa de aprovação! temos é o azar de serem incultos! E enquanto nao nos preocuparmos com a nossa nação, nao avançamos! A galinha vizinha é melhor que a nossa! é a nossa mentalidade!

    Abraço!

  25. Gabriel Rodrigues says:

    Não passa mesmo de História! Portugal tem passado e futuro terá?!

    Era-mos grandes e lutadores agora somos pequeninos e devedores!

  26. Ppietra says:

    O video perde com a última frase – pobre e com fome! É demasiado agressiva e ignorante da própria história da Finlândia. A Finlândia estava a ser invadida pela União Soviética, estava em guerra.
    Se o objectivo é irritar um finlandês, então certamente que serve!

    • skully says:

      Não disseram isso mas ideia era que em tempo de crise e necessidade Portugal os ajudo. Coisa que agora é ao contrario…..

      • Ppietra says:

        Disseram: “We collected tons of clothes and cereals to support another peripheral, poor and starving country”!! Pobre e com fome! Alguma falta de calo, tendo em conta que estamos a falar duma altura que o país que tinha sido invadido e estava em guerra. Comparar esse momento com o actual requeria muito mais cuidado para fazer passar a mensagem!

        • Vítor M. says:

          Nessa altura e por opções políticas eles estavam em guerra, por erros… Nós ajudamos independentemente do que os colocou nessa situação. Poderíamos ter ficado a tocar viola e ver cada finlandês a cair para o lado por erros que eles mesmo provocaram… Mas não, fomos ajudar.

          Nós agora não estamos a pedir que nos ofereçam dinheiro, queremos que cumpram com o que foi assinado no tratado que convencionava as regras de participação dos países na UE.

          Nós vamos pagar, como já pagamos no passado em que tivemos cá o FMI.

          Eles são narcisistas e egoístas… Que sabe um dia não lhes acontece como aconteceu na Isandia.

          • Ppietra says:

            Opções políticas!???
            Desde quando é que ser invadido por um país 100 vezes maior é uma opção política? Desde quando é uma opção política ser sujeito a um ultimato para ceder uma parte considerável do seu território nativo, só porque alguém tinha interesse nesse território!?
            Se querem usar a ajuda de Portugal à Finlândia como argumento para avivar o espírito de solidariedade Finlandês, então há que ter cuidado com as sensibilidades históricas que levantam!!
            O texto que apareceu algures aqui dum jornalista da TSF abordava o assunto da forma correcta.
            Sem dúvida que o espírito Europeu é de solidariedade e se os Finlandeses não o respeitam levanta muitas questões. Mas eu próprio tb não sei se não gostaria de dar uma lição a Portugal pela forma como não se soube gerir!!!

          • Vítor M. says:

            Ppietra a história mostra que as alianças que fizeram e o que tiveram que “pagar” à URSS foi que os deixou num estado periclitante. Não como estás a dizer. Foram alguns erros politicos com alianças com os russos… isso vem de trás bem antes da segunda guerra mundial.

          • Ppietra says:

            @ Victor
            Não é o que eu estou a dizer!?
            A URSS invadiu a Finlândia em 1939, por interesse da URSS com a sua política expansionista da altura, a mesma que levou a invadir o leste da Polónia. Foi devastada pela guerra e perdeu muito do território onde estava estabelecida a sua indústria.
            E vens me falar em erros políticos!? Será que sabes de que parte da história é que estás a falar, da brutalidade do regime da URSS da altura? Nem sequer havia qualquer aliança com a URSS, apenas um acordo de não agressão que pelos vistos a URSS nem respeitou!
            A ajuda de Portugal chegou quando acabou essa primeira guerra!! Sim… houve mais do que uma!!!!

          • Vítor M. says:

            Ppietra, tens de ler para saberes o que estou a dizer:

            História da Finlândia

            As ligações aos alemães nazista e russo estremistas sempre mostraram um dependência e atitudes pouco abonatórias, lê um pouco de história para saberes do que estou a falar.

          • Ppietra says:

            @ Victor
            Não venhas com essa, pois o que tu referes passou-se a seguir e foi uma consequência da invasão de 1939 pela URSS!!! A tal que depois levou a Portugal mandar ajuda para a Finlândia a enaltecer a bravura contra os comunistas.
            E se te metes por esses caminhos então teríamos que recordar as excelentes relações de Salazar com todos os governos fascistas da altura… uhmmm, acho que tb eramos fascistas.

        • okapi says:

          Eu diria mais, alguma falta de bom senso, de educação e arrogância. A frase foi dura e irresponsável, sem conhecimento de um passado recente. Como já disse acima este Presidente da Câmara devia de estar entretido a colar cartazes nas avenidas há época do/ pós 25 de Abril, mais propriamente nos meses de Set /Out e Nov de 1975. E são políticos como estes que alargam ainda mais o buraco que temos necessidade de corrigir, sozinhos está mais que provado que não conseguimos mas também não é com esta palhaçada que o vamos conseguir. O final do vídeo acabou por estragar tudo de bom que foi mostrado desde o primeiro minuto. O último minuto só serviu para mostrar …

  27. Dusac says:

    Palavras para quê? Isto é Portugal. Esqueceram-se apenas de dizer que temos o PM ( e outros tantos politicos) que engana mais o povo, com as suas tretas, e que este acredita nelas…

  28. Arcadiy Kulchinskiy says:

    Só uma curiosidade, a bússola não é adoptada por portugueses dos árabes? Foi o que me ensinaram na universidade.

    • UnderRadiationNoise says:

      Conheci em tempo alguém (de)formado que me disse que a Historia só atrapalha…E ACHO QUE NÃO FOI NAQUELA universidade QUE TRABALHAVA AO DOMINGO…E OUTRO QUE A TEIMAVA QUE A GRÉCIA ERA GOVERNADA PELO Silvio Berlusconi … SOMOS HUMANOS….

  29. alexandre xabregas says:

    De facto um video excelente para o qual os filandeses e portugueses devem olhar.
    Estamos nesta situação porque sucessivas gerações de politicos corruptos nos têm (des)governado, mas todos os outros portugueses, não politicos, tambèm são culpados quando desperdiçam a única arma que possuem, o voto !!
    Como é possivel que após 37 anos ainda conseguimos votar nos mesmos partidos politicos que nos têm feito tanto mal? Votem em qualquer partido, menos naqueles que ao longo destes anos demonstraram que não nos servem, castiguem quem merece e preparem-se para traballhar.

  30. HelderS says:

    Este vídeo é fantástico! Já o tinha partilhado no Facebook e realmente os finlandeses (e os portugueses também) devem ver este vídeo!

  31. José Fonseca says:

    Está mesmo muito bom.
    Uma pessoa até se sente melhor depois de o ver.
    Voltamo-nos a sentir pior quando acordamos para a realidade

  32. luislelis says:

    La estamos nos a sacudir o capote com o passado.
    “O que comi ontem nao posso comer hoje”.
    Fico com as memorias dos sabores do passado mas para melhorar os sabores do presente e algo que ninguem aqui ainda disse ou fez referencia.
    E incrivel que ninguem diga a verdade e aponte a solucao.
    A culpa desta crise e do povo= nos todos e nao vale a pena andar com bla bla bla que isto so muda de uma forma todos nos sabemos como mas fingimos nao saber a receita.
    A solucao vem em tres palavras COMPREM PRODUTOS FABRICADOS OU MANOFACTURADOS EM PORTUGAL.
    Tudo o resto e conversa de taberna para poder voltar no dia seguinte e beber mais um copo.
    Este sim era o debate que eu gostaria de ouvir em Portugal.
    Toda a industria quase desapareceu porque deixamos de comprar esses produtos. Exemplos? Casal, Sach,Zundap,Portaro, Umm, Proze,Pieonier, Itt,etc etc etc… Quantos empregos representavam estas empresas?
    Acham ainda que a resposta nao esta ai?
    Pensem com as vossas cabecas e deixem de pensar q sao os politicos e que vos vao resolver os problemas. Eles sao proficionais e como tal estao empregados e a ser pagos por nos e empresas que os apoiam nao sejamos anjinhos.
    Nao levem isto como um comentario Nacionalista (coisa que eu nao sou nem quero ser).
    Pensem e fassam a vossa parte o resto vem por atacado.
    Este espaco e demasiado pequeno para explicar melhor. as minhas desculpas por isso.
    Comprem o que for produzido em portugal (nao confundam fabricado em portugal) O P pequeno e propositado pois ele deve ser usado com actos e nao com palavras.
    Os meus moveis sao da Moviflor ou da Ikeia, O meu carro e um Eos, Scirocco, Sharan e Alhambra, clio …… Isso e que da emprego automaticamente……. dim dim, nota, cobres, carcanhol, el contado.

  33. Paulo Ferreira says:

    “Há nos confins da Ibéria, um povo que nem se governa nem se deixa governar“. Júlio César (Caio)

  34. RaCcOn says:

    Sinceramente, comecei a ver o video e pensei “Realmente, que orgulho…”…
    Mal o video acabou, olhei a minha volta…”Que vergonha…já fomos tão poderosos e grandes…como é que fomos capazes de chegar a este ponto?”…

  35. Vitor Madeira says:

    Video muito curioso, sem dúvida! Mas a meu ver, nste video faltou dizer quatro coisas:

    1º – Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo (e sem cortiça não há bom vinho, venha ele de França, da Espanha, da àfrica do Sul, do Chile ou da Califórnia!)

    2º – Portugal é o país com maiores reservas de ouro por milhar de habitantes da Europa ocidental.

    3º – Portugal é o país da Comunidade Europeia cujo povo tem menos capacidade de memória: Em 1974 acabaram com a ditadura (dita) fascista, mas em menos de 30 anos aderiram à ditadura neo-liberal capitalista que permite a existência dos grandes poderes económicos, que esmagam e ignoram quase por completo a possibilidade dos mais fracos e desfavorecidos terem sequer direito a um mínimo de condições sociais dignas de referir…

    4º – Portugal é país detentor do recorde do Guinness para o governo que levou o próprio país de uma situação de sustentabilidade financeira até à bancarrota em menos tempo (José Sócrates, em 5 anos, desde 2005 até 2010)

    E por último, pegando no comentário do Paulo Ferreira, essa frase do imperador Romano:
    “Há nos confins da Ibéria, um povo que nem se governa nem se deixa governar”.

  36. J Costa says:

    Excelente video!

    E não é só para filandeses. Talvez ajude os portugueses a perderem um pouco do seu complexo de inferioridade.

  37. Cat says:

    O português é um queixinhas… Sempre a reclamar! Do bom e do mau, ninguém nos entende!

    Estamos mal, estamos sim senhor, mas o nosso dever é contribui para uma melhoria comum! Não andar aí de dedo no ar sem o mínimo de coerência.

    Temos uma história grandiosa, podemos ter um futuro também…

  38. Serva says:

    Boas ,

    Entrei tarde neste dialogo muito interessante e nem sequer me vou focar no video , espanta-me a falta de cultura de algumas pessoas e a falta de memoria para as soluções que tentam apresentar ”monarquia , voltar para o escudo ” , bom foram tantas as asneiras que se disseram que estão em consonancia com aqueles que afirmam que não sabiam grande parte do mostrado no video .

    Meus caros e Caras ( A Marisa zanga-se ) , o problema é que os nossos empresários são os maiores culpados desta situação , praticamente nenhuma empresa se preparou para a entrada do comercio livre Mundial e tiveram 14 anos para o fazer desde o seu anuncio e disbarataram fundos comunitários que podiam usar para tornar as suas empresas mais competitivas trabalhar com as Unversidades em produtos inovadores , não ficou tudo na mesma , industrias como os texteis e sapatos com os Chineses a perna foi um ver se te avias a fecharem (Val Avre , Covilhã Etc..) , agora estamos em crise ……. claro a maior parte das nossas industrias não exporta ou exporta muito pouco , viviam e vivem do mercado domestico , nem mesmo com a abertura das grandes superficies que todos sabemos que sugam tudo e todos houve uma inversão de marcha e de estrategia empresarial , não continuaram a pagar-se salários de miséria para fazer face a incompetencia dos gestores dessas empresas .

    Era enevitvel que uma situação destas sucedesse e até vos digo mais não tem a ver com os policos tem a ver com tods nós que nos acomodamos e só quando estamos espicaçados e dependentes de uma mísera FINLANDIA que tem a empresa Nokya que representa mais de 70% das receitas do País o resto é paisagem .

    Muita coisa foi feia neste País e é bom para sermos totalmente justos que se lembre em 1974 havia 27% de analfabetismo , hoje Portugal comerciliza a banda larga mais rápida da Europa 1 MB , e praticamente foi erradicado o analfabetismo , os nossos serviços do Estado Portuguẽs estão na sua grande maioria informatizados e com o simplex muitas portas se abriram para que empreendedres pudessem dar largas a sua criatividade , mas de facto nada disso se verificou , estamos acomodados , o pessoal o que quer e futebol e é isso que é importante para eles , não há muitos anos eramos o únnio Páis da Europa a ter jornais desportivos diários era Portugal.

    Quer que fique bem claro não smos os únicos culpados , a politica neoliberal vinda dos USA e UK conduziu-nos a este precepicio sem precedentes , eu a semana passada estive a assistir a um reportagem feita pela BBC sobre a crise bolsita de 1927 e eles fizeram uma analogia acerca da crise que hoje estamos a viver e tal com em 1927 a regulação dos mercados não se fazia e o cidadão estava exposto a ganancia desmedida e jogadas dos lobys mais poderosos , hoje infelizmente estamos com o mesmo problema , aqui no nosso Blog alguém já percebeu que os Estados Unidos da America vão ter de aumentar 35% dos impostos e reduzir despesas na mesma ordem de grandesa , por acaso excepto a Alemanha dos 6 Paíse que mostraram cescimento economico o ano passad são os chamados Países emergentes que só por acaso até têm petroleo excepto a China , mas indirectamente acaba por ter com os acordos que faz com Países Africanos etc ………. o nosso povo tem falta de memoria , mas para mim continuamos a ser um grande povo , considero que este periodo da nossa história que já se prolonga mais ou menos por 300 anos em que ainda no tempo da MONARQUIA com o Duque de Palmela como primeiro ministro tivemos uma bancarrota e depois todos os actos que acabariam por levar a constituição da primeira e depois segunda Republica e infelizmente mais tarde a 48 anos de ditadura irão ser seguramente ultrapassados e voltaremos a ser uma nação que todos nos orgulharemos .

    Última nota comprar produtos Portugueses não é nada estupido , pelo contrario eu que viago e vou muitas vezes a Alemanha é isso que eles fazem, eles são patriotas , dou só este exemplo precissava de comprar umas lembranças para os meus colegas , entro numa loja de doçaria para comprar uns CHOCOLATES pois é chocolates e não encontrei em nenhuma caixa nada que não fosse produzido na Alemanha e a loja era tipo um Pingo Doce , e como sabemos os melhores chocolates são Belgas e Suíços , e não era pequena por aqui já temos uma amostragem , mas há mais chegamos a Madrid , bandeiras por todo o sitio, existe apesar de todos os probemas autonomicos espirito de nacionalismo e NÓS …… reflitam SFF e pensem que não podem ser só os politicos os culpados , uma classe que pouco se fala , mas que é muito culpadada são os Juizes , País sem justiça a civilidade está em causa .

    Não incomodo mais , os parabens ao pplware por ter a coragem de colocar este video num post .

    Os meus sinceros cumprimentos a todos

    Serva

    • Marisa Pinto says:

      Concordo com a tua perspectiva, e se reparaste, quando mencionei monarquia, mencionei também o facto de um dos grandes problemas ser o de nos compararmos com os outros, e isso faz com que nos desvalorizemos, não olhemos para o que temos realmente, e nos tentemos igualar ao que os outros países têm, sem primeiro pensar se o que nós temos é ou não melhor, sem primeiro explorar o que produzimos e criamos e desenvolvemo-nos a partir daí.
      Por isso peguei no processo de bolonha que está totalmente desadequado à nossa estrutura de ensino, o que esse processo veio fazer foi: colocar nos estudantes a ilusao de um mestrado (pois a licenciatura no final de contas desvalorizou), e colocar-nos a pagar mais, por um Mestrado que, na prática é formar alunos “à pressa”. Alunos que saem sem saber escrever, sem saber falar, sem saber ter uma conversa, e sem emprego claro, pois houve uma massificação de possibilidades sem haver essa mesma massificação de oportunidades de emprego.
      Mas claro, este é apenas um dos muitos problemas.. para juntar à (falta) de saúde, justiça, educação, …

    • afrsa says:

      Depois de ler isto não pude deixar de vir aqui dar-lhe os parabéns! Certamente um comentário que prova que quem conhece o passado sabe melhor discutir o presente!

      Acrescento um ponto… infelizmente a falta de visão dos governantes a troco de um dinheirinho fácil destruímos as pescas… isto num país periférico com costa sem fim… tristeza. A troco de um dinheirinho fácil destruímos a nossa agricultura… mais tristeza… o agricultor preferiu receber dinheiro e destruir… enfim!

      Somos um país de serviços… temos patrões incompetentes e peitudos que não largam o lugar preferindo enterrar a empresa em vez de a pôr a gerir por alguém competente… típico de gentinha bacoca!

      E pior… somos um país que ainda não soube viver em democracia… somos um país que ainda não aprendeu como se força a rotatividade no governo… somos um povo pouco interventivo e muito chorão! As pessoas têm de se interessar mais pelo futuro tendo, para isso, de intervir mais no que é decidido pelos governos. As pessoas têm de exigir mais de quem os governa… o conformismo é o melhor amigo do político!

      Pensem mais que o problema afinal poderá estar em todos nós… quem manda tem medo do povo… mas não de um povo como nós!

    • aver says:

      Pois, já que se fala em chocolates.
      Na Suécia e na Finlândia (provavelmente noutros países) há uma marca de chocolates nacionais muito bons e baratos. Nas lojas praticamente só há desses. Sempre achei que era uma preocupação em haver uma componente da alimentação barata, sobretudo para jovens em idade escolar. Não devem lucrar muito em cada unidade.
      Fazem falta cá, onde a miudagem só rói uma pastilhas elásticas.

  39. Yuy says:

    Vejamos, os políticos impuseram:

    – Euro (desde aí os preços subiram a pique!), eu não fui chamado a dar a minha opinião… teria dito não, já na altura!

    – Touradas de morte legalizadas (o espectáculo mais degradante de sempre, aprovado pelos políticos), eu não fui chamado a dar a minha opinião… teria dito CLARO que NÃO!

    – Autópsias, andar a abrir corpos depois de falecidos… mais uma pouca vergonha! Nem se respeitam os mortos.

    – Transplantes de órgãos, nascemos com eles… é porque precisamos deles! Não tem paralelo na natureza as trocas e baldrocas… e sim, todos temos de partir um dia seja com 1 minuto de vida ou com 120 anos… logo é outra pouca vergonha!.. isso e o facto de todos serem dadores a menos que o digamos em contrário, quando não deveríamos sequer fazer transplantes.

    – Abortos de crianças, como da primeira vez as pessoas enganaram-se e disseram que não (pelo menos aqueles que lá foram) os políticos (BE e PS) decidiram que a população se tinha enganado e teria de se repetir a votação, eu fui lá, votei NÃO… mas mesmo assim a pouca vergonha do homicídio premeditado desde que praticado pela própria mulher até aos não sei quantos meses de vida da pessoa passou a lei.
    Existem os contraceptivos para prevenir, afinal de contas a população não pode crescer de forma descontrolada até porque o espaço e os alimentos são limitados, mas daí a começar a executar quem já está no processo de formação efectivo vai uma diferença… algo sem paralelo na natureza.
    Aprovaram a lei, sem que tivesse ido lá gente suficiente para mudar a lei… que de qualquer das formas nunca deveria ter existido em primeiro lugar, dado que a vida é sagrada e quem são as pessoas para matar outra… nem um juiz o pode fazer em Portugal… mas uma mulher já o pode fazer na boa.

    – Casamentos homossexuais… onde é que tem paralelo na natureza tal coisa? Em lado nenhum! Só mesmo na mente perversa de alguns humanos é que podiam achar tal uma coisa aceitável e até de apoiar!

    – Roubam mais de metade da riqueza produzida, quando o valor absorvido não deveria ultrapassar os 5% globais (e já era muito!)… vá 10% para termos também serviços de saúde para todos baratos ou mesmo à borla (já que de outra forma, qualquer acidente de percurso na vida e estamos lixados porque o dinheiro não chega para os tratamentos, mesmo quem seja da classe média… os outros não tem culpa… ou até podem ter… mas é a única coisa aceitável de ser também paga por todos… até um rico pode ter um azar na vida, e os seguros de saúde são das maiores fraudes que existem na pratica, funcionam em alguns casos, mas na maioria são um perigo).

    Agora não me digam que não são estes políticos de esterco que levaram o país a esta situação! Eles tomam decisões com base nas suas ideologias, impingem-nas e depois quem paga as consequências somos todos nós… sim, porque tudo o que poder correr mal, vai correr mal… esteja lá quem estiver, até que se mudem as leis, para as leis correctas e em conformidade com as verdadeiras Leis da Natureza.

    Pode discutir-se coisas como se constrói-se o aeroporto, pontes, auto-estradas, caminhos de ferro… agora a vida? transplantes? casamentos homossexuais? touradas de morte? isso não são coisas que sequer se devessem equacionar, quanto mais tornar lei, a dizer que é aceitável! Pouca vergonha!

    Certo é que desde o aborto e os casamentos homossexuais o país tem indo ao fundo com uma rapidez nunca antes vista! E o mesmo se passou em Espanha, que já está com uma taxa de desemprego a rondar os 20% quando antes era perto de 0%. Governos Socialistas… é só destruir! (Em Portugal com o apoio e pressão óbvia do BE).

    • afrsa says:

      “Certo é que desde o aborto e os casamentos homossexuais o país tem indo ao fundo com uma rapidez nunca antes vista! E o mesmo se passou em Espanha, que já está com uma taxa de desemprego a rondar os 20% quando antes era perto de 0%.”

      Depois disto só tenho a dizer LOL! Vá lá que não perco a esperança em viver num país onde ignorância não reine!

      Espero que nunca precises de um transplante para poderes ver os teus filhos a crescer… enfim!

    • Bruno Coimbra says:

      Aqui temos o exemplo perfeito de um tipico portugues, infelizmente gente bronca e sem qualquer nexo do que diz (maior parte das vezes pq faltou alguem que lhes desse educaçao) fala fala fala mas n diz nada, e o pouco que diz…mais valia estar calado.

      Depois perguntam pq raio estamos neste estado?! E o burro sou eu?!

    • Gerardo says:

      Por essa ordem de ideia tb não tinhas cuidados de saúde, pois “não têm paralelo na natureza” Quando tivesses um acidente ou um doença morrias. É assim na Natureza.

    • RaCcOn says:

      “- Euro (desde aí os preços subiram a pique!), eu não fui chamado a dar a minha opinião… teria dito não, já na altura!”

      Sim também votaria contra caso tivesse tido a oportunidade de o fazer…no entanto confesso que o sonho que eles tiveram era bom…excelente até…o chamado American Dream…só que cá não funcionou nem funcionará…infelizmente…

      “- Touradas de morte legalizadas (o espectáculo mais degradante de sempre, aprovado pelos políticos), eu não fui chamado a dar a minha opinião… teria dito CLARO que NÃO!”

      Sim sou contra como é obvio.

      “- Autópsias, andar a abrir corpos depois de falecidos… mais uma pouca vergonha! Nem se respeitam os mortos.”

      Não vejo qualquer tipo de mal em tentar-mos perceber o porquê de alguém ter morrido…tanto por questões criminais como também por questões de estudos.
      Não é uma questão de não respeitar os mortos, mas antes uma questão de tentar manter-nos vivos por mais tempo.

      “- Transplantes de órgãos, nascemos com eles… é porque precisamos deles! Não tem paralelo na natureza as trocas e baldrocas… e sim, todos temos de partir um dia seja com 1 minuto de vida ou com 120 anos… logo é outra pouca vergonha!.. isso e o facto de todos serem dadores a menos que o digamos em contrário, quando não deveríamos sequer fazer transplantes.”

      Certamente nunca tiveste ninguém de quem efectivamente gostasses que estivesse entre a vida e a morte a espera de receber um transplante…
      Não tem qualquer tipo de mal, e os doadores são pessoas que concordam com isso.
      Se não concordas não o fazes.
      Até agora nunca o fiz, mas terei todo o gosto em doar partes vitais do meu corpo caso estas sejam necessárias para alguém.
      Não sei o que há para além da morte, se conseguir ver o que está cá depois de eu partir, ficarei orgulhoso se conseguir fazer com que alguém consiga viver durante mais uns anos por minha causa.

      “- Abortos de crianças, como da primeira vez as pessoas enganaram-se e disseram que não (pelo menos aqueles que lá foram) os políticos (BE e PS) decidiram que a população se tinha enganado e teria de se repetir a votação, eu fui lá, votei NÃO… mas mesmo assim a pouca vergonha do homicídio premeditado desde que praticado pela própria mulher até aos não sei quantos meses de vida da pessoa passou a lei.
      Existem os contraceptivos para prevenir, afinal de contas a população não pode crescer de forma descontrolada até porque o espaço e os alimentos são limitados, mas daí a começar a executar quem já está no processo de formação efectivo vai uma diferença… algo sem paralelo na natureza.
      Aprovaram a lei, sem que tivesse ido lá gente suficiente para mudar a lei… que de qualquer das formas nunca deveria ter existido em primeiro lugar, dado que a vida é sagrada e quem são as pessoas para matar outra… nem um juiz o pode fazer em Portugal… mas uma mulher já o pode fazer na boa.”

      Acho que para este comentário basta uma frase…
      Para trazer uma criança ao mundo é necessário muito mais do que condições económicas para tal…é necessário acima de tudo condições psicológicas para tal…
      Não é apenas ir lá, esperar 9 meses e depois pensar no que vamos fazer…
      Trazer um ser ao mundo é muito mais do que isso e para não lhe conseguirmos oferecer o que efectivamente é necessário é melhor esse mesmo ser não vir ao mundo.
      Sou contra o aborto, no entanto não condeno quem o fizer por não ter condições para o ter…
      É certo que ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém, mas todos temos direito a ter o máximo de dignidade possível e principalmente receber carinho, amor e ter um ceio familiar…

      “- Casamentos homossexuais… onde é que tem paralelo na natureza tal coisa? Em lado nenhum! Só mesmo na mente perversa de alguns humanos é que podiam achar tal uma coisa aceitável e até de apoiar!”

      Porquê esse preconceito?Tens duvidas da tua sexualidade?
      Cada um tem o direito de fazer o que bem pretende da sua vida, desde que não afecte negativamente a vida de outrem…
      Vais perguntar-me se um filho/a meu me viesse dizer que era homosexual…epah…o que me importava mais era que ele/a fosse feliz…
      E se ele/a fosse feliz…eu iria sentir-me orgulhoso e feliz também…
      E não, não me mete qualquer tipo de espécime ver um casal homosexual, seja de que sexo for…
      O que me mete espécime é ver cenas que deveriam de ser mais intimas em público…mas isso é quer seja em homosexuais ou heterossexuais.
      Mentalidade aberta meu amigo…é necessário ter uma mente aberta para conseguir entender este tipo de coisas…

      “- Roubam mais de metade da riqueza produzida, quando o valor absorvido não deveria ultrapassar os 5% globais (e já era muito!)… vá 10% para termos também serviços de saúde para todos baratos ou mesmo à borla (já que de outra forma, qualquer acidente de percurso na vida e estamos lixados porque o dinheiro não chega para os tratamentos, mesmo quem seja da classe média… os outros não tem culpa… ou até podem ter… mas é a única coisa aceitável de ser também paga por todos… até um rico pode ter um azar na vida, e os seguros de saúde são das maiores fraudes que existem na pratica, funcionam em alguns casos, mas na maioria são um perigo).
      Agora não me digam que não são estes políticos de esterco que levaram o país a esta situação! Eles tomam decisões com base nas suas ideologias, impingem-nas e depois quem paga as consequências somos todos nós… sim, porque tudo o que poder correr mal, vai correr mal… esteja lá quem estiver, até que se mudem as leis, para as leis correctas e em conformidade com as verdadeiras Leis da Natureza.”

      Tanto não era suficiente esses 5% como estamos na situação em que estamos com valores bem mais altos…

      “Pode discutir-se coisas como se constrói-se o aeroporto, pontes, auto-estradas, caminhos de ferro… agora a vida? transplantes? casamentos homossexuais? touradas de morte? isso não são coisas que sequer se devessem equacionar, quanto mais tornar lei, a dizer que é aceitável! Pouca vergonha!
      Certo é que desde o aborto e os casamentos homossexuais o país tem indo ao fundo com uma rapidez nunca antes vista! E o mesmo se passou em Espanha, que já está com uma taxa de desemprego a rondar os 20% quando antes era perto de 0%. Governos Socialistas… é só destruir! (Em Portugal com o apoio e pressão óbvia do BE).”

      Gostei de ver a tua ideologia, é deveras curiosa visto que nunca teria sequer pensado que poderia existir alguém que achasse que o problema do país estar nesta situação seria relacionado com o facto de permitirmos o casamento homossexual ou mesmo os abortos…

      A vida é para ser vivida da melhor maneira possível, daquela forma que nos der mais gosto…devemos não apenas olhar para o nosso umbigo mas sim olhar para o umbigo também dos que estão a nossa volta e fazer as coisas da melhor forma…
      Para entender isto é necessário que tenhamos uma mente muito mas muito aberta e que consigamos entender que os nossos princípios não são os princípios de todos…

      Não podemos viver cada dia como se fosse o último, temos de pensar sempre no dia de amanha…mas podemos fazer tudo o que gostamos de fazer aproveitando ao máximo o dia e a oportunidade…quem sabe não será a última vez que vamos estar a fazer aquilo que tanto apreciamos?

  40. Vitor Oliveira says:

    Eu tinha tudo, agora não tenho nada! Era rico em ouro…e agora em sonhos.

    Acordem para a vida. Como tudo na vida, o que é mau sobrepõe-se ao que foi bom.

    Não condeno que não nos queira emprestar quem quer que seja. Tal como cada um de nós, se não pagarmos as nossas dívidas vão-nos buscar bens.

    Se eu tiver uma dívida para com um banco, e me endividar cada vez mais, ninguem me resgata. O que fazem é recolher tudo o que tenho em meu nome. Resumindo, chupam-me até ao tutano!

    Tivemos uma grande história, é verdade, mas neste momento somos uns sem abrigo sem ter onde caír mortos.

  41. a. lopes says:

    faltou aqui o Multibanco!

  42. Luís says:

    É lindo ver os tugas embuidos de espírito patriotico contra os maus dos finlandeses que não nos querem emprestar o guito, para os nossos políticos esturricarem em obras megalómanas que beneficiam os seus amigos. Vocês emprestavam dinheiro a um vizinho que vive a grande e à francesa gasta o que tem, esgota o plafond de todos os créditos concedidos e como quer continuar a gastar vos vai pedir a vós? Reflictam sobre isto, porque a questão é mesmo esta, os maus somos nós.
    O vídeo é pura propaganda para consumo interno, que lá fora ainda nos vai prejudicar mais. Revoltem-se é contra o compadrio e favorecimento que por cá vai. Sabiam que por exemplo a Lusoponte, empresa que explora a ponte Vasco da Gama e a 25 de Abril recebe subsídios do estado quando tem lucros de milhões? Como esta existem muitas outras…

    • Ciro Espítama says:

      Uma das poucas vozes sensatas que estão por aqui. Com excepção dos últimos 30 segundos não vi uma única razão para os finlandeses emprestarem algum dinheiro a Portugal. Não acredito que eles fiquem muito convencidos. Poderiam antes dizer: ” se fizeram tanto e tão bem, por que estão a pedir ajuda agora?”

  43. Ze d'Alter says:

    Pessoal eu penso que este video e mais para o pessoal que anda por Portugal. Eu ando farto de ver os politicos, sejam de que partido forem, a comprometer o nosso futuro a custa dos seus interesses de camaradagem. Nos infelizmente vamos na labia deles todos e depois so temos o que merecemos. Eu por acaso nao votei no Engenheiro da Treta. Este video vai ser visto por dois amigos meus finlandeses. Ok… vai mudar alguma coisa? Nao. Um deles ja me desse que e contra os Extremistas que podem boicotar a ajuda. Mas ok… o que os Finlnadeses poderiam enviar para ca nao e dinheiro mas e gente que trabalha e nao engana o pessoal. O pais deles saiu da crise deles e nao foi preciso porcarias que temos agora. Eu se fosse a troika… dava 5 milhoes e ainda exigia que devolvessem o troco a Portugal. Os milhoes que vao dar para mim e um absurdo. Portugal nao precisa de dinheiro de lado nenhum. Portugal precisa de ter uma classe politica, TODA ela, reeducada. A partir dai eles passam a ser exemplo para o pais. a ver se deixamos de ter chicos espertos que so fazem e aldrabar. Por isso nao admira que no governo e tudo uma cambada de ladroes. O que os “Verdadeiros Finlandeses” estao a fazer e quanto a mim muito bom. O resto da Europa deveria segui-los. Isso so iria ajudar a educar o pais e acabar com a escumalha que suga o nosso esforco e nao faz nenhum porque nao apresentam resultados.
    Se Portugal insiste no Socrates e no seu Partido eu pessoalmente imigro e irei ponderar se renovo os meus cartoes que me indicam como cidadao de Portugal. Acho que para masoquismo ja bastam os rombos feitos pelo governo e as ajudas que deus aos boys todos.

  44. aver says:

    Calha estar a escrever de um dos países do Báltico. Calhou ter falado ontem e anteontem com finlandeses que não eram bem uns finlandeses quaisquer.

    Isto para dizer que, por favor, não comecem a atirar a torto e a direito contra os finlandeses. Eles têm razão em estar preocupados. Para um pequeno país, como nós, já emprestaram muito dinheiro à Grécia e à Irlanda (sei que Portugal emprestou mais de € 500 milhões de euros à Grécia, um pouco mais que os Finladeses, não sei quanto emprestou à Irlanda). O que eles vêem é que na Grécia e na Irlanda a situação não ficou resolvida, e a de Portugal pode também não ficar. O receio deles é que a situação alastre à Espanha e a França e fique incontrolável. Também não gostaram da forma cor-de-rosa com José Sócrates apresentou os resultados nas negociações. Penso que não se vão opor ao empréstimo europeu a Portugal mas não vão emprestar dinheiro deles – e estão no seu direito.
    P.S. Só conheci o vídeo ontem à noite, gostei, mas já não tive oportunidade de lhes mostrar, por isso não sei a reacção

    • aver says:

      … Acreditem que os finlandeses gostam de Portugal. Quanto a emprestarem o seu dinheiro, segundo um inquérito à população havia mais de metade a favor e a outra metade contra. Quanto aos políticos, foi criado no Parlamento finlandês um grupo de reflexão “Portugal” para acompanhar a situação. A culpa é nossa por termos chegado onde chegámos e agora precisarmos do dinheiro dos outros.

    • Ciro Espítama says:

      Portugal emprestou “somente” 70 milhões à Grécia.

  45. Abílio says:

    Gostei
    Tem alguns erros históricos, como o canhão de carregar pela boca, ou a via verde que tem origem Noruega e o arigato é muito discutível (havia muitas palavras que eram uma certeza no japonês ) etc. Mas não tem importância.

    Mas nada como um bom provincianismo para responder a populistas. Eles só percebem esta linguagem.

    • Yuy says:

      E as bússolas nos barcos… parece ter sido invenção de outros, talvez dos árabes ou coisa do género e depois adoptadas pelos portugueses.

  46. Tiago says:

    Boas tardes,

    O video seguinte está legendado, só necessitam clicar em CC
    http://youtu.be/shRYGtYwIuM

    =)

  47. Serva says:

    Boas ,

    De novo aqui estou , tema quente este ?!!!….. mas muito interessante , há pouco como o meu testamento já ía longo não quiz falar de outras situações que nos colocaram nesta situação .

    As dividas soberanas de todos os Países da Europa são grandes após a bolha nos USA ter rebentado , os banco centrais injectaram milhões e milhões de € para evitar a propagação da crise que estava confinada numa primeira fase aos mercados financeiros e ainda não inha afectado a economia real , parte desse objectivo foi cumprido mas não se evitou que a crise chegasse a economia real porque a confança entre os bancos e os emprestimos que faziam entre eles quebrou-se e os bancos viram-se confrontados situações completamente novas de repente não tinham liquidez a agravar a esta situação foram estabelecidos rácios impostos pelos bancos centrais que não lhes dava espaço de manobra para emprestar mesmo a empresas lucrativas e cujo retorno estava garantido , mas que necessitam do apoio da banca para as realizar operações que por vezes levam após o investimento 8 meses a retornar a empresa , sem este apoio as empresas ficam paralizadas e depois é uma bola de neve falta liquidez nas tesourarias das empresas faz com que a primeira reação e cortar nas despesas e uma das primeiras medidas e despedir ou seja menos consumo e or aí adiante , poderia dar-vos um exemplo , uma empresa que importe da China tem de pagar antecipadamente , na mehor das hipoteses esta mercadoria já paga levará cerca de 1 mes a ser fabricada , para o transporte via marítima teremos de contar com 45 dias , nessa altura quando a mercadoria chega a Portugal têm de ser liquidados os direitos e o valor do IVA , e entretanto já passaram 3 meses , depois a que colocar a mercadoria em consumo e se for um material muito apetecivel presumamos que o venedemos todo no espaço de 7 dias , depois vem os recebimentos que na melhor das hipoteses levará outros 90 dias a ser recebido e assim se passam 7 meses .

    Aqui claramente cria-se uma crise artificial porque na verdade até existia poder de compra para comprar e vender mas não existiam os meios para a realizar , só na Catalunha fecharam empresas que fora sempre lucrativas cerca de 3000 , lera bem tres mil empresas só na zona de Barcelona .

    A União Europeia e os seus lideres foram muito lentos a resonder a tudo isto , e nem sequer perceberam que o que estava em causa era acabar com o € as agencias de Ratinh tem sido as suas pontas de lança , não é por acaso que estas agencias de rating que agora estabelecem os rankings das Republicas foram colocadas em tribunal pela administração do Obama porque eles sabiam muto tempo antes da crise do Subprime estoirar a realidade da situação e continuaram a incentivar a sua venda em alta , ora aqui a União Europeia foi muito lenta , tem lideres fracos que domesticamnete estão muito mal vistos é o caso da Chanceller Alemã e enfraquecidos para além da falta de visão politica . Não tenha dúvida que a segui vai a Espanha e depois a Itália Belgica França Etc é de facto este o objectivo , o mundo neste momento não é regulado pelos governos mas pelos especuladores , basta ver o que aonteceu recentemente com a subida dos alimentos ,petroleo etc .

    Perguntamo-nos todos então porque nao criar uma agencia de rating Europeia , porque não tomar medidas em conjunto para que a especulação, eu não terminar porque é imposivel mas mante-la sobre certas regras com uma regulação apertada , fomos demasiado lentos a reagir e agora não sei se será possivel parar .

    Não posso nao me referir ao post sobre a lei do aborto a lei do casamentos homosexuais e a doção de orgãos , para além de achar tudo isso justo , não vejo o que é que esse rema tem a ver com a cise que passamos , então a UK , já não existia no mapa .

    Muita coisa oderia escrever mais mas não quero monopolizar o debate que está vivo .

    Os meus cumprimentos sinceros a todos

    Serva

  48. Tiago Duarte says:

    Pessoal, nós somos PORTUGUESES!!!

    Acho incrível como é possível haver pessoas a reclamar e a por abaixo esta OBRA DE ARTE!! Conseguiram em 8 minutos por ABAIXO qualquer país do mundo com este pequeno GRANDE resumo!!

    Ninguém, mas ninguém sabia metade do que estava neste vídeo. É a nossa pátria. Talvez se não fossemos assim, rabugentos e pessimistas, podiamos hoje dizer que somos o povo mais culto e mais impressionante da europa, e quem sabe do mundo!

    Mas enfim, Portugueses e basta não é? xD

    Sejam positivos!!! Tenho orgulho de ser Português!!!

    • Marisa Pinto says:

      É esse o espírito! 😉

      • Tiago Duarte says:

        É mesmo, e é preciso que alguém faça algo a esta gente.
        Aposto contigo que quem fez este vídeo não demorou mais de algumas horas, porque há muito mais coisas que não estão presentes.

        O vídeo é só um resumo do que somos.

        Se um vídeo pode fazer com que fiquemos a perceber aquilo que Portugal realmente é, imagina se for algo maior.

        Precisamos de por mãos à obra, levar Portugal ao topo do mundo novamente!!

        PS: E viva o Porto já agora, que é um dos orgulhos de Portugal, assim como o Braga! Grande final vai ser, não? 😉

        • Tiago Monte says:

          Pode-se virtualmente fazer um vídeo de 8 min com grandes feitos de qualquer país do mundo. E se Portugal é um país tão “grande” porque é que há mais Portugueses a viver fora do país do que em Portugal (o que é falso)?

          • Tiago Duarte says:

            Por isso mesmo é que eu disse que se não tivessemos este feitiozinho de pessimistas e tivessemos politicos competentes tudo estava diferente…

            Eramos Portugal!!

            Assim somos uma província espanhola, ninguém nos conhece…

  49. CKLFP says:

    Ao ler os comentários vejo porquê que os Finlandeses têm dúvidas…
    Eu acho que os Portugueses só têm o que merecem… desculpem o termo mas quem dá mer$%& só merece merd%$# * 2.

    Este vídeo é uma lição de história e sim a via verde é vossa (eu não sou Português, mas considero-me mais Português que esta maioria).

    Acordem o sucesso dos outro tem sido o nosso fracasso, assim que virmos que nada nem ninguém é melhor que nós e que para isso temos que nos ajudar uns aos outros, ajudar mesmo. O mundo vai ver outra vez quem é Portugal.

    ACORDEMMMM.

    • CKLFP says:

      Desculpem a correção:
      Onde se lê “…o sucesso dos outro tem sido o nosso fracasso…”
      Deve se ler: “…nosso fracasso tem sido o sucesso dos outros…”

      Obrigado

  50. João Luz says:

    Eu acho isto ridículo. Porque é que não havemos de pensar global? A Finlândia devia ajudar Portugal? Claro! Mas não é preciso dizer “Hey, nós ajudamos-vos! Agora paguem!”. Isso é apenas infantil. Cresçam!

    • Vítor M. says:

      A questão não é dizer… atenção que nós já vos ajudam0s, aqui a questão é dizer que se estão a dizer que não ajudam quem não paga, como eles estão a “sugerir”, devem lembrar-se que lhes “matamos” a fome. Tem uma carga psicológica pesada.

      • Ciro Espítama says:

        A “pequena” diferença é que na altura a Finlândia não se endividou para fazer campeonatos de futebol, Expo, auto-estradas, casas da música, etc. Estamos onde estamos inteiramente por nossa culpa. Temos dirigentes incompetentes e corruptos? Sim, mas não foram os romulanos ou os klingons que os puseram lá, foram os eleitores, e uma vez por maioria absoluta! Então não perguntem de quem é a culpa pela intervenção externa, ela é de todos nós.

  51. Anònimo says:

    Alguém poderia dar um site onde posso encontrar os lìricos deste vìdeo se faz favor?

    Obrigado =)

  52. Augusto says:

    O PPLWARE vai de mal a pior, agora dedicam-se à política é?
    Além disso também fazem campanha eleitoral?
    OK, o espaço é vosso, assiste-vos esse direito, mas que não concordo, lá isso não.
    Como diz o outro: “Vai lá vai, até a barraca abana!”
    Política, religião e futebol = as desavenças da humanidade!
    E meus caros amigos, nesta altura da minha vida já perdi completamente a fé / esperança em encontrar políticos sérios, honestos e que governem para o povo.
    Abraço e bom fim de semana.

    • Marisa Pinto says:

      Mas qual política/campanha eleitoral? Sabes o que é informação?
      Isso soa-me a inveja deste ser um espaço fortemente cativante…, onde, apesar de nos dedicarmos sobretudo à informática, temos capacidade de nos alargar em váriados temas do interesse de quem nos lê.
      Se o artigo não te interessasse, ou se tivesses realmente perdido COMPLETAMENTE a fé, como referes, nem clicavas no link, quando mais comentavas…
      Bom fim de semana.

    • João Ribeiro says:

      Já vi artigos muito mais desinteressantes que este, neste mesmo site. Não acho que este seja um artigo desinteressante, muito pelo contrário, acho completamente normal até porque a situação actual do país puxa pelo tema. Até acho que uma parte da culpa do país estar como está é derivado a esse desinteresse e essa falta de fé que já não é de agora mas de há muito tempo pela política, pelos políticos e por tudo em geral.

      Em relação ao pplware e aos seus artigos, venho a notar alguma focalização para certas tecnologias, marcas e outros temas que não devia ser tão forte. Exemplos disso são os artigos relacionados com aplicações para Android e outros produtos/acessórios da Apple, acho que são em demasia. Eu gostava de ver mais análises no pplware de equipamentos, mais informação relacionada com hardware e não ser só software e linguagens de programação, porque a informática também está relacionada com a tecnologia. Análises e comparações entre portáteis e outros componentes de hardware, por exemplo é bastante interessante. Além disso novidades como esta (lançamento dos novos processadores da intel Ivy Bridge) por exemplo também é interessante http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/3d_chega_aos_processadores_da_intel_1149931.html. Ficam aqui as minhas sugestões.

      Cumprimentos, Bom FDS e continuação de bom trabalho pplware o povo agradece pá! 😉

    • Vítor M. says:

      Politica não, somos um espaço informativo. Nenhum artigo que fazemos é de índole politica, até porque politica, futebol e religião são assuntos que não nos interessa escrever.

      Apenas falamos de tecnologia.

      O PPLWARE.COM ao contrario do que dizes… vai bem… muito bem até 😉

      Depois concordo contigo… politicos sérios é uma antítese.

  53. Flávio Figueiredo says:

    Está muito bem feito!!

  54. Hattori Hanzo says:

    O nosso Ronaldo é mesmo melhor que o brasileiro. Já foi campeão do mundo 2 vezes, é o melhor marcador da história dos mundiais, foi eleito melhor jogador do mundo 3 vezes e marcou mais de 350 gols… Espera lá… É o brasileiro que tem esses números? Sorry! Entendo tanto de futebol quanto os autores desse video!

    • Paulo Costa says:

      O teu cérebro é de tamanha pequenez que a mensagem que te ficou na cabeça foi qual dos Ronaldos era o melhor. Isto de ser português é mesmo ingrato.
      O vídeo está genial. Ponto final. A mensagem é simples, mostrar áqueles finlandeses que não somos um país de nabos, muito pelo contrário. E que os finlandeses também foram ajudados em tempos bem mais dificeis que os de hoje (segunda guerra mundial). E ninguém lhes está a pedir dinheiro dado e arregaçado, mas sim emprestado com taxas de juro altissimas.

      • Hattori Hanzo says:

        Então génio, se somos tão bons por que estamos a pedir esmolas? O vídeo pode servir aos desinformados que não conhecem a história do próprio país, mas não vai convencer os finlandeses a nos emprestarem. Claro que vamos receber ajuda, mas apenas porque estamos na UE, se não já estávamos na bancarrota.
        PS: Acho o “nosso” Ronaldo um jogador de excelência, o segundo melhor do mundo actualmente, mas o puto ainda tem que jogar muito para chegar ao nível do “Gordo”.

  55. Vitor Madeira says:

    Isto é tudo muito bonito, mas a meu ver, este video que pretende demonstrar a suposta (ida) grandeza do nosso país aos Filandezes, é IMORAL!

    Em 1940 os Filandezes necessitaram de ajuda porque o Hitler lhes lixou a a vida (nada que tivessem sido eles a provocar)…

    E nós, agora, tentamos fazer ver que eles é que são os “maus da fita” porque precisamos de ajuda para resolver os problemas CRIADOS POR NÓS PRÓPRIOS! (ou então os nossos políticos, escolhidos por NÓS PRÓPRIOS, são a reencarnação do Hitler…?)

    Olha, só digo isto: Depois destas próximas eleições, veremos quem tinha razão…! 🙁

  56. aver says:

    Cliquei no vídeo do YouTube e fui ler os comentários, que são todos de finlandeses. O tom é mais ou menos este:

    “We REALLY don’t have enough money to support another South European emotion and corruption based economy. Nothing personal really, I like Portugal.”
    Sobre as 10.000 caixas de sardinhas que receberam em 1940 dizem: “Portugal is a nice country, but I don’t want to support the international banking elite. Would you like some clothes and cereals instead?”

    Depois de verem o vídeo mais finlandeses serão pelo não ao empréstimo. Talvez este texto de Nicolau Santos fosse melhor (apesar do exagero quanto aos prémios Nobel de Portugal, em que parece que mais ninguém tem mais).
    http://aeiou.expresso.pt/portugal-vale-a-pena=f69676

  57. Tiago Monte says:

    Este vídeo é uma estupidez, contêm muitos factos errados e utiliza essa ajuda de 1940 como argumento do género “nós já vos demos, agora é a vossa vez”. Quando Portugal deu essa tão falada ajuda a Finlândia estava a ser invadida pela Rússia que aproveitou uma alianca com os nazis no início da segunda guerra mundial para expandir território. Os Russos tinham 4 vezes mais soldados que os Finlandeses, aviões e tanques. Os Finlandeses, além de sere menos, dispunham apenas de cavalos e esquis.

  58. hippie says:

    Tanta conversa quando basta, no final, apenas o povo se unir …

    Agora a questão é … porque somos tão desunidos ?

    O povo na rua até esses fdp sairem todos e serem julgados e punidos !

    Saúde a todos(as).

  59. serva says:

    A questão é mesmo essa a desunião , a corrupção de ALGUNS politicos e junta a isso a sede pelo poder e tens uma mistura explosiva . é por isso que agora temos estes Srs que o SR PRESIDENTE dizia que não deveriamos chamar de FMI a nossa perna ,mas que afinal são do FMI , um nojo , infelizmente temos de admitir que a nossa desunião e junta egoísmo a isso , não nos deicha ver claro e pensar como uma NAÇÃO que o somos de pleno direito e SIM com uma grande HISTÓRIA até a nossa colunização foi diferente de todos os outros Países .

    Mais uma vez alerto TODOS esta questão é economica e muito simples , um País que importa produtos de valor acrescentado mais alto que os que exporta cria o chamado defice da balança de pagamento que se tem vindo a agravar desde o 25 de Abril de 1974 .

    Esta responsabilidade é claramente dos nossos empresários que numca souberam explorar os novos mercados que se abriram com a entrada na União Europeia , e andou este governo na anterior legislatura a lutar para subir € 25,00 por ano ao nosso salário minimo e nem sei quantas reuniões existiram para se conseguir este acordo que acabou por não se cumprir porque os empresários podem pagar almoços e jantares de centenas de € mas não podem pagar aos seus empregados que lhe geram a ruiqueza , é este principio mesquinho que está errado por isso para termos uma nova geração de politicos temos primeiro que ter uma nova geração de empresários .

    Eu sinceramente nem estou preocupado se a Finlandia nos ajuda ou não a quantia até é pequena e não será por eles que não receberemos ajuda externa , mas o que mais me irrita e que toda a gente quiz sangue e agora andam toddos ai , ai ai , o temos personalidade ou não não somos nenhuns bonecos mandados como se de automotos se tratasse , PESSEM por vocês , massa cinzenta temos no estrangeiro brilhamos aqui pouco fazemos por nós proprios .

    Dizia-me um amigo Alemão , sabes que voçês num sofreram como nós durante 30 anos , por isso hoje damos muito valor a tudo o que temos e conseguimos .

    Ontem quanto frizei que a Alemanha foi o único País nao emergente a cescer o ano passado voces sabem qual a razão é simples , as empresas deles já estão a planear como vai ser o Mundo dentro de 10 anos , eles têm uma estratégia empresarial que se torna imparavem e conseguem vencer a China são os únicos que conseguem isso .

    falta-me dizer muita coisa , faço sempre grandes testamentos , mas sabem eu considero-me um patriota e ADORO o meus País .

    Cumprimentos a todos

    Serva

  60. okapi says:

    Como alguém já escreveu por aqui que Portugal fez o feito de eliminar 27% de analfabetismo, mas isso pouco interessa aos outros , o que não conseguiu infelizmente foi eliminar uma maior percentagem de ignorantes, como demonstrou o criativo deste vídeo. A mesma pessoa escreve que a Filândia é um mísero país que é só Nokia , está muito mal informado e desconhece o que realmente ela é , a Filândia é muito mais do que isso . http://www.finlandia.org.br/public/default.aspx?nodeid=36445&contentlan=17&culture=pt-BR
    É por isso ela merece o respeito de todos , só pelo o facto de não haver gente que não concorda com o empréstimo seja a que preço for não temos o direito de ofender. Andamos aqui a criticar os Filândeses mas muitos esquecem-se que a aprovação da ajuda de Portugal á Grécia, uns míseros milhões ,lembro-me bem que o governo teve que vir á TV justificar a razão do empréstimo, contestado por muitos , agora que calha a nossa vez os outros já são obrigados a emprestar e se não emprestam são os maus. Chega de hipocrisia e do cinismo que este vídeo demonstra bem .
    O que o Vídeo conseguiu passar foi a falta de respeito, pelo Nosso Passado, pelos outras Nações , principalmente pelos Finlândeses , só espero quem veja este Vídeo não pense que os Portugueses são todos uma cambada de mal educados como demonstrou o criador do vídeo o tal presidente da Câmara, no ultimo minuto. Este presidente deve ter sido mais um daqueles que insultou , ofendeu, criticou , não concordou e nem aceitou a vinda de cidadão das Ex-Províncias ultramarinas quando tiveram que fugir á guerra em 74 e só tinham como porto de abrigo o continente e que durante anos contribuíram para o enriquecimento do país e paras tais centenas de toneladas de Ouro que tem servido-nos bem nos últimos anos. Este Presidente da Câmara deve ter sido mais um daqueles que rotulou esses cidadãos Portugueses de Retornados ( no sentido pejorativo ) e agora quando precisa vem com pouca moral para exigir seja o que for dos Filândeses,etc. Este deve ser mais um dos presidentes da Câmara que ao invés de estar a lutar para evitar que as coisas acontece-sem, devia passar o tempo no Restaurante o Padeiro e outros mais a encher o bandulho, a rir-se com a situação em que o país e se encontrava, porque este problema de Falência Técnica não é de agora, recostado e a saborear um belo cabrito, lá pensou que a CEE era responsável por nos ajudar.Pois agora como a mama está a acabar e com isso o cabrito, toca a arranjar um culpado como bode expiatório para o fracasso da solução de Portugal, e vem mesmo a calhar um país pequeno e quem a Filândia , só que se enganou , atrás da Filândia vem a UK, e outros mais que se vão manifestar nos próximos dias, a preocupação do nosso Presidente demonstra isso mesmo. Nós Portugueses temos que ter em mente este é um problema nosso e só nós, Portugueses temos e podemos que resolver.
    Este é um ciclo que os Portugueses têm que passar, que vai fazer mudar muito dos pensamentos e modo de ver as coisas quando este mal necessário tiver passado. Só com União, Organização,Trabalho e Justiça é que poderemos sair desta situação. Para todos os efeitos este vídeo foi um caminho e uma atitude triste, a meu ver um grande tiro no casco.

  61. aver says:

    What Portuguese should know about Finland 😀

    Isto está a ficar interessante. Acho que vão aparecer mais vídeos. Com tanta desavença ainda acaba em casamento.

    https://www.youtube.com/watch?v=aBn7V29jFWs

    • okapi says:

      Eu acho que não vai só acabar em casamento, o mais provável é vermos o Burro, do Presidente da Câmara vir a Publico pedir desculpas ao povo Filândes. Esta besta como bom tuga que é, escreve, faz um video e nem sequer pensou que com isso estava a ofender uma Nação e algum do povo português no qual me incluo que não concorda em absoluto com estratagemas porco e baixos como este utilizado pelo Presidente da Câmara de Cascais. Ele se for Homem, amanhã mesmo peça a sua demissão, o que Portugal e os Portugueses precisam é de causas que nos juntem dentro e fora do país para que tenhamos o apoio necessário e não de gente que toma atitude de puto birrento chantagista.

      • aver says:

        As coisas nunca são a preto e branco. São sempre em vários tons de cinzento.
        Num caleidoscópio, roda-se ligeiramente e obtém-se uma imagem completamente diferente.
        O vídeo é como um caleidoscópio. Depende de como se olha para ele. Mas não me parece que ofenda os finlandeses, que também não devem atribuir grande importância a um Presidente de Câmara.
        Mas mexeu em qualquer coisa nas redes sociais. Basta ver os comentários dos dois vídeos no YouTube. Alguns são bem interessantes. Agora, nota-se que há mais comentários escritos em português no vídeo finlandês, do que em finlandês no vídeo português. Quem escrever melhor em inglês e com mais inteligência ganhou. Nesta altura acho que os finlandeses levam vantagem, também porque a situação lhes é mais favorável.

      • David says:

        Sou da mesma opinião. Que vergonha…
        O mais interessante é que a imagem que têm de nós corresponde exactamente ao que somos, pelo menos, a grande maioria. O lema é trabalhar pouco e ganhar muito.
        Reparem nas notícias estrangeiras, relacionadas com portugueses, e verão que somos o povo que mais injúrias faz aos seus próprios compatriotas. À imagem dos nossos governantes…

  62. David says:

    E quem é o grande culpado de tudo isto ? O “POVO”!
    Pois nós temos o poder do voto, o poder de irmos às urnas e decidirmos em quem devemos escolher para chefiar o nosso país! e se estamos insatisfeitos mudamos ou temos a possibilidade de mudarmos!
    O que poucos sabem, é que o voto em branco tem o seu lado de importante, pois se estamos insatisfeitos com as escolhas que os partidos decidiram para nos chefiar, votamos em branco, o que origina novas eleições com novos candidatos…e isso é totalmente diferente que ficar em casa, de ir à praia, etc…Todo e qualquer PORTUGUÊS que não vota, não tem qualquer direito a reclamar/opinar sobre e qualquer decisão que seja tomada pela nossa “chefia”.
    O voto é um dever cívico!
    Outra situação, o “povo” tem memória curta! Ora revejam o passado recente, revejam todas as reclamações que já se encontram aqui escritas, e vejam se temos ou tivemos pessoa dignas de estar a frente de uma nação? Que fizemos…NADA.
    Apesar dos momentos maus que Portugal passou em tempos com Salazar, foi onde Portugal teve dinheiros nos cofres!
    Salazar tinha viatura própria, o combustível usado vinha do seu salário, entre outras coisas, pediu a demissão do presidente da câmara de Setúbal por este chegar tarde ao serviço, entre outras medidas. Mas atenção também teve os seus pontos negativos pois não houve tanto desenvolvimento, mas isso nao surgiu por culpa de Salazar, mas sim por erros de antigos governantes e que alguém teve de os corrigir! Hoje precisávamos de alguém que tivesse pulso para organizar este país, mas infelizmente não temos alguém à altura, pois nao acho que seja com estas medidas de austeridade que iremos tomar rumo, mas sim apenas pagar os valor que pedimos emprestado, continuando assim na “miséria”. Teremos um rico e um pobre…e um desaparecer de uma classe média…
    É lamentável ouvir alguns comentários neste pequeno vídeo comparativamente ao que hoje temos, onde afirmam que já dividimos o mundo com Espanha e vermos o que hoje temos!
    A moeda precisa urgentemente circular em peso mas com aumentos as empresas fecham, empresas fogem de Portugal, o desemprego aumenta, o poder de compra diminui e temos o que neste momento vivemos! Não é preciso ter estudos para ter este pensamento…onde estivemos aquando destas decisões?
    Deveria existir medidas para responsabilizar os erros tomados pelos Grandes, pois se um simples funcionário cometer um erro pode assim ver-se em apuros com processos disciplinares! Porque não acontece o mesmo com os governantes? Porque é que são abafados todas as situações sobre eventuais burlas, desvios de valores exorbitantes, entre outras situações criminalmente punidas? E engraçado que quando acontece seguem para prisão domiciliária ou processos arquivados.
    Empresas públicas? Tachos para albergar funcionários públicos em fim de carreira com ordenados chorudos! E quem paga? O contribuinte!
    Fizemos a Expo, temos lá Pavilhões às moscas! Pagamos estádios! Pagamos o buraco do BPN! Que benefícios monetários trouxeram a Portugal?
    É salientar que uma das medidas do FMI é a impossibilidade de o Estado Português poder apoiar financeiramente empresas privadas sem a autorização da Comunidade Europeia! Mas conhecendo os malabaristas…lá vão descobrir um meio de dar a volta a coisa!
    Uma ideia…Conhecem o SIM CITY? Tal como um piloto de aviação usa um simulador, os nossos governantes deviam passar num teste no SIM CITY para ver se conseguiam organizar as ideias 😉
    Um dos grandes problemas do nosso país é termos uma ditadura bipartidária. Ou é um ou é outro, apesar de haver n partidos! Temos um Primeiro que é “mentiroso compulsivo” mas, segundo as sondagens o Povo adora-o! Depois, essa “criatura”, após discussão das medidas a aplicar pelo FMI, aquando das declarações televisivas veio de “papo inchado” afirmar o que não iam fazer, e a reacção do Povo foi APLAUDIR…
    E para terminar…e vendo as sondagem, vemos o quão “BURRO” é o POVO…pois esquece-se do que este Governo fez tomando medidas de austeridades, conseguiu duplicar a dívida publica entre 2005 e 2010.
    Dava um LIVRO…se continua 😛
    Abraço 😛

  63. Gerardo says:

    Bastava 1 medida politica: ACABAR COM A CORRUPÇÃO!

    Votava no partido que tivesse apenas esta medida no programa eleitoral.

    Tenho a profunda convicção que o nosso país podia dar lucro e muito. A nossa costa, o tempo, o turismo, somos uma porta de entrada para a Europa, etc etc.

    Bastava acabar com os corruptos, matá-los todos de preferência. Depois era só gerir, nem eram precisos génios. Seria como treinar o Barcelona

  64. hippie says:

    @ Yuy

    Relacionar a homesexualidade, o aborto, as autópsias, etc … com os problemas económicos não têm nada a ver e para isso basta não falar no que não se sabe mas sim ir averiguar a informação já existente.

    Decerto que ao estudar a ideologia por detrás de cada um, comparar a evolução de uns com outros talvez veja que finalmente está enganado ou então foi porque não se informou …

    O que é preciso hoje é simples só que dá trabalho e necessita people sério, mas trabalhador e sério a maior parte já não o são, sobretudo o poder politíco e o económico. Não vou citar o religioso, outro veneno …

    Portugal precisa de pessoas sérias que gostem e se interessem pelo tugas e seu país …
    Portugal precisa de dar justiça a todos, saúde, formação, protecção, etc … não é desconhecida a receita para se ter um naco de terra onde bem se esteja …

    Agora quem tem os tomates de o fazer ? Quem tem realmente a intenção de o fazer ? Quem o sabe fazer ? …

    Os ricos e paises ricos têm tanto guito á nossa custa que se chegou ao ponto de haver reservas para fundos europeus isto, fundos monetários daquilo … esses mesmo que nos dão guito para pagar aos tais ricos … eles próprios …

    Tanta conversa de merda sobre o quão Portugal era isto ou aquilo há 500 anos, antes, antes, antes … só se vive no antes … outro mal ?

    Ainda estou para perceber o que fazemos em casa e não na rua como se vê em algum países, será a coragem perdida ?

    Prontos e para resumir … nada a ver com o que aponta acima.

  65. Serva says:

    Este novo video nem vou comentar , assim como alguns comentários que aqui foram feitos após o meu último post , o que eu quero saber é qual o contributo e quais as soluções que temos para o nosso País já chega de mandar e rotular todos os politicos de burros e de corruptos .

    Já foram aqui apontadas várias soluções a nossa costa e respectivos recursos as nossas praias o nosso clima a nossa estabilidade como povo , agora estas medidas terão de ser acompanhadas por industrias que gerem ruiqueza essa é a única forma de ultrapassar-mos o nosso défice porque não me venham falar em estádios de futebol( eu não gosto de futebol ) ou o que seja de infraesturas criadas no passado porque não será por aí que sesolveremos o nosso poblema quem construi mais estradas foi no tempo em que o Professor Cavaco Slva era nosso primeiro ministro , mas essas estradas assim como outras infraestruturas que foram sendo construidas pelos outros governos foi na base dos fundos comunitários que eram na sua maioria a fundo perdido , eram chamados de fundos estruturantes , que deveriam também ter servido para reorganizar-mos as nossas industrias tradicionais como o Calçado , texteis , industria de conservas , industria do tomate , pescas e a cortiça que aí o Américo Amorim foi muito esperto e hoje é um dos homens mais ricos do mundo .

    E Okapi aquilo que eu disse acerca da Nokia e da industria na Finlandia não vejo aonde é que contrarias com o teu Link que postas-te nem o deves ter lido certamente , estas a baralhare tudo eu não disse que a Finlandia não tinha história , é pá e gostas da Finlandia e como mais abaixo á um outro video que a Finlandia é conhecida por ter mulheres muito bonitas emigra , eu vou ficar em Portugal porque é o meu País enfrentando com dignidade as adversidades que por aí vêm , e posso-te garantir que este povo voltará a erguer-se e só mais uma coisinha eu orgulho-me da minha história mas numca disse que temos de dormir a sombra dela , ela foi feita por homens de caracter e muito determinados , que é aquilo que acho que faz falta hoje e se quizeres mesmo ao nível Europeu não tens um politico carismático , pensas que esta Chanceller Alemã está a altura de um Helmut Kohl que convenceu os Alemães a abdicar do Marco e adoptar o Euro , ois desengana-te , esta Europa dita de Social acabou agora ou tens guito ou então vai-te acontecer como nos USA que morres por não teres um seguro de saúde .

    O fracasso da Grécia da Irlanda e de Portugal e eu diria da França da Belgica e da Itália deve-se muito a politica de Bruxelas .

    Toma nota do que aconteceu com a Agricultura na Europa , já nos achavamos tão bons que diziam os burocratas em Bruxelas estamos num mundo globalizado então o sector terciario para nós já não é importante podemos ir buscar alimentos aonde quizer-mos , a 2 nos quando os alimentos começaram e cntinuam a subirpor um lado por circunstancias e por outro com os especuladores pelo meio metidos , a Europa percebeu finalmente que estava a mercê de terceiros para se alimentar e agora andam a pressa a fazer marcha atrás e estão de novo a incentivar os agricultores a cultivarem , querem mais exemplos da politica obtusa da União Europeia , podia estar aqui um dia inteiro a escrever .

    Não vou postar mais neste tópico porque de facto acaba por não ser objectivo , manda-se abaixo e não se tenta sequer peceber o que aconteceu ou o que está para acontecer ,a Europa como projecto , num passado recente ouvia-se a miudo ”é pá vendam isto aos Espanhois que eles é que sabem ” , hoje a Espanha está com mais de 20% de desempregados que corresponde a mais de 5 milhões da população activa , não vos maço mais mas fico desiludido porque vejo muita raiva e de alguns que ainda não perceberam porque devem de andar distraidos que esta geração será em toda a Europa desde a segunda guerra Mundial a que terá piores condições e vida que os seus pais .

  66. B80 says:

    Se os finlandeses forem inteligentes não nos emprestam o dinheiro, ele apenas servia para continuar a suportar a actual situação de corrupção e má gestão que existe.

    Portugal e os portugueses precisam de levar um real abanão para abrir os olhos e fazer uma completa renovação politica, judicial e social.

    E agora pensem lá bem numa das linhas do vídeo. “Portugal é pais com mais telemóveis por habitante”, ora estamos a pedir dinheiro e a dizer que estamos num aperto e vamos dizer que estamos tão bem que até temos mais telemóveis que os outros.

    E depois quase tudo o aparece no vídeo diz respeito às glórias passadas, a verdade é que não temos nada feito e digno de nota num passado recente…a menos que queiram contar a dúzia de estádios de futebol que fizemos e que ficaram às moscas, mas isso, estranhamente, não aparece no vídeo. 😛

  67. Bigboss says:

    Camaradas,
    Não precisamos de nenhuma ajuda, nem de Finlandeses nem de merda nenhuma. Isto é tudo uma palhaçada para fo…r o trabalhador português.

  68. Gonçalves says:

    E que tal imprimir estes comentários e enviar para o primeiro ministro e sua escumalha??

  69. David Gonçalves says:

    Vemos muitas soluções, vemos muitas criticas, eu próprio ja as comentei por aqui…mas nao interessa a quem nos governa…nao lhes é benéfico…nao lhes enche os bolsos…como tal as medidas contra corrupção nem são faladas para nao chegar a todos…fugas ao fisco? não lhes interessa…eles próprios fogem…

    Todo o politico que se encontra hoje a exercer funções devia ser demitido ou obrigado pelo Povo a isso!

    As regras de um deputado(vou falar num deputado apenas agora imaginem cargos superiores)! “trabalha” isto é vai ao parlamento ler o diário, dormir, rir das barbaridades que a oposição diz ou que promete fazer e que nunca as cumprirá, está meia dúzias de anos e sai com reforma vitalícia, alguns deles sao professores que ocupam uma vaga numa escola em que não é preenchida, e aquando do termino da sua função sai para a sua função na escola e ainda recebe por ser professor (Reforma deputado + ordenado professor) mais exemplos?

    Sua Exma, após a sua demissão surge em Diário da Republica 156 nomeações para elementos da função pública (desde alterações de cargos, a remunerações)
    Anteriormente, elemento de outro partido, elege elemento, que trabalhou durante um ano para o estado e saiu com reforma vitalicia de 25mil €.
    O Português é tão esquecido! e falo de duas coisas apenas…as sondagens mostram o qual sofremos de alzheimer!

    Falam em patriotismo, falam em ficar no seu país e lutar até ao fim…etc…ESCRAVATURA???trabalhamos arduamente para que? pagar o que os politicos gastam ideias muitas vezes futeis? Pagar importos que continuam a subir? Pagar uma casa a uma instituição e ainda o IMI anual sobre algo que supostamente é teu? Pagar impostos de circulação muitas vezes superiores aos seguros de automóveis? etc…etc…
    Façam contas e vejam como pode um português viver…

    Depois o país nao valoriza o que tem na sua terra e que muitas vezes é superior ao que de fora aparece, seja alimentação, seja a nível de ensino!
    Pagamos ensino aos nossos filhos, para quem os tem claro, para terem um futuro…vemos as notas… 4’s, 5’s, 3’s e quando vemos nao aprenderam nada…o facilitismo? finalidade foi aumentar as nossas estatísticas aos olhos da Comunidade! agora pergunto: Quem quer um funcionário com curso, contudo nabo?

    Pagamos propinas (1000€Ano Lectivo) para que? para termos que qualidade de ensino?

    Pagamos o que pagamos e que qualidade de vida temos?

    Façam as contas…

    E não vamos falar na Saúde e Segurança…

    Não há poder de compra…e mesmo assim agrava-se mais a situação! A economia pára…o desenvolvimento pára, o ensino é coisa de rico…

    Mas adianta falar? eles é que são os peritos, eles é que sabem…a verdade é que estamos onde estamos e nem sabemos onde isto vai parar…

    Um filho normalmente tem um Pai e uma Mãe como exemplo! Uma nação, uma pátria devia ter alguém como exemplo! e é isto que foi escolhido por quem votou!

    E todo o cidadão que não vota, não tem direito a opinar, mas sim a aceitar aquilo que de cima vem…nem reclamar tem direito!

    Sem querer ofender ninguém!

    Abraço!

  70. Rodrigo says:

    eu se fosse finlandia nao ajudava portugal.
    daqui a 10/15 anos estariamos a pedir ajuda de novo

  71. okapi says:

    Como disse num dos meus 1ºs post ” O vídeo como ferramenta história tem boa informação, alguma errada…”, como não tenho tempo para andar a vasculhar e corrigir, e o meu português escrita e falada também já não é a melhor, aqui ficam uns links que achei bastante interessantes dar a conhecer.
    Somos tão bons que além de falidos já nem sabemos a nossa História

    http://ma-schamba.com/arquivo/nacionalismos-bacocos-ou-anda-tudo-parvo/

    http://mrsteed2.blogspot.com/2011/05/as-estorias-que-andamos-tentar-impigir.html

    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=1847265&page=-1

    A única coisa que os Finlândeses precisam de saber sobre Portugal é que:
    “O Primeiro-Ministro que conduziu o país à bancarrota poderá ser reeleito dentro de um mês. ” assim as sondagem em Portugal o indicam já em Espanha e outros países o derrotam-no.

    Considero-me uma pessoa feliz,trabalhei em alguns países, conheci muita gente ,tenho amigos nos 5 Continentes e Oceânia, e todos eles têm uma história para contar patriótica do seu país, todos eles têm orgulho do seu país, amam o seu país …já eu teria mais motivos de mandar fo…. e dizer mal de Portugal e não o faço pelo menos fora de fronteiras, já dentro sou um acérrimo critico quando vejo que as coisas estão mal, talvez porque sempre recusei-me a ter duas palas ao lado dos olhos, sou um irreverente ,assim como não chego ao ponto doentio defensor do Nacionalismo, as pessoas e as épocas são outras e ainda bem que vivo nesta. O que é giro é que não vejo ninguém lá fora a nível hierárquico , fazer um vídeo de baixo nível contra Portugal, vêm uma abécula destas (o autor do vídeo Carlos Carreiras que chega á Presidência da Câmara pela “muleta” da secretaria ) dizer mal e chantagiar moralmente os outros povos quando existem coisa mais importantes para resolver a nível da Europa e em Portugal que é de todos nós. Esta é a razão que não gostei e nem comungo com o vídeo , agora também não aceito que alguém ( Post do Serva ) venha dizer-me para imigrar só porque não pactuo com estupidez, a idade da minha vida já me ensinou muitas coisas e uma delas foi ouvir só aquilo que possa interessar ao aumento do meu conhecimento e bem estar emocional. Aqui quem está todo baralhadinho deves ser tu, agora só porque eu não concordo com essa da NOKIA e se leres bem o Link a Filândia não é só Nokia é muito mais do que isso em economia, vens aqui e descarregas com as tuas frustrações todas para cima só de mim . Por fim e já agora quando tiver que escolher chocolates sugiro opte pelo Suiços Artesanais de grandes mestre chocolateiros como Beichler porque muitos deles rotulados como marcas Suiças já são feitos em França e noutros lados. Alguns industriais que querem manter a boa tradição ainda é a Nestle e umas 2 marcas para o mercado Suiço . A seguir ao Suiço para mim é o Chocolate Inglês ( industrial )da marca Thortons e então sugiro o da Vianesa, bem Português.( esta fabrica ainda existe ? )pelo menos adoça-te a boca e baixa-te os níveis de ansiedade.

  72. hippie says:

    Aconcelho a verem este vid …

    http://vimeo.com/21049802

    Depois é altura de termos pelos nos peitos e de deitar abaixo a ditadura …

    Abs !

  73. zepikenu says:

    E se este pequeno grupo de pessoas que já comentou aqui se juntasse e criasse um grupo no Facebook com o nome “Queremos que a classe politica passe a responder criminalmente por gestão danosa, etc.” (ou qualquer coisa do género), e se dedicasse a espalhar a mensagem pelos amigo com a mesma dedicação que comentou aqui, acredito que em pouquíssimo tempo o “nosso” grupo no Facebook estaria a ser noticia nos telejornais devido à rápida adesão por parte de todos os portugueses facebokianos, e talvez com esse eco na televisão conseguisse-mos transmitir uma mensagem à classe politica, e à qual não teriam forma de escapar e viam-se obrigados pelo menos a comenta-la. Porque todo o politico que for contra certamente não é de confiança, e todos os outros que digam que poderá ser uma medida positiva para acabar com a corrupção, mesmo que não gostem muito da ideia, vão se ver “forçados” a incluir essa medida, para pelo menos não passarem por mal intencionados, e se por ventura a medida entrar em vigor vamos com certeza apreciar a um grande decréscimo de nomes com vontade de sentar o rabo na cadeira do poder, e ai vamos ver quem é que realmente quer colocar o país em cima, ou quem é que quer colocar-se em cima do país!

    Quem quiser alinhar, eu tou dentro! 😀
    Vamos aproveitar que vivemos na Era da internet, que é uma ferramenta poderosíssima!

    Para mim a raiz do problema deste país é desde há muito tempo coisas como a cultura do “os que são de fora é que são bons, os de dentro não não valem nada, por isso vamos lá continuar a enviar milhões para ajudar o país X enquanto ainda temos no nosso próprio país pessoas que não tem o que comer nem onde dormir, mas isso não interessa nada, o que interessa é que lá fora sejamos bem falados. Depois acontecem aquelas ironias do destino, o país X vira-se para os tugas e diz, -Obrigadinho por nos terem sustentado durante anos, mas agora podem irem embora das nossa terra, porque vamos entregar as explorações de petróleo ao país Y, e eles não vão curtir ver-vos por aqui.”
    Conclusão, andaram ai durante anos a querer fazer bonito para inglês ver, e nem gratidão obtiveram por parte daqueles que ajudaram, que na primeira oportunidade entregam as riquezas na mão de outros que nunca lhes ajudaram com um cêntimo ao contrário dos nabinhos dos tugas que passaram anos a injectar (“bem feito, não têm que andar a dar para fora enquanto ainda têm fome cá dentro)
    Depois temos a parte interna, em que o povo ao aperceber-se que ao longo dos anos quanto mais trabalha com menos fica, depois admiram-se que o povo tente contornar o sistema para poder sobreviver, fugindo aos impostos, colarem-se aos subsídios, etc.
    As vezes penso que somos assim porque tivemos uma revolução de faggots, com musiquinhas e florzinhas em canos de armas, e depois deu nisto, os gajos no poder pensaram que não passávamos de uns mansos, e que era tudo auto-estrada! Só em portugal é que eu vejo disto! Já íamos para o PAC4 e o povo nada! Em inglaterra cairam no erro de dizer duas vezes AUSTERIDADE na mesma frase, foi o fim do mundo, o povo saiu à rua começou a partir tudo, montras de bancos, lojas, incendiar carros, etc.
    Em frança já não é novidade pra ninguém, aquilo é pior que o kosovo quando o povo sai à rua.
    A revolução espanhola também foi sangue por todo lado, acho que o único país que não teve uma revolução à “homem”, foi portugal! Será que isto realmente teve algum efeito negativo e que consequentemente nos conduziu a uma sociedade com estas características de come sono, ter dificuldade em reconhecer que existe valor no nosso país, que tudo que é de fora é que é melhor, etc.?
    Ás vezes fico com a sensação que o Cristiano Ronaldo tem mais estrangeiros que gostam dele do que portugueses, esta cultura está cheia de fenómenos estranhos, lembro-me há uns anos que o DJ/Produtor Doctor G que era um excelente artista, aqui não sentia reconhecimento pela musica fantástica que produzia, decidiu ir viver para londres, editou o tema Touch me in the morning com o nome Rui Da Silva (Doctor G e Rui Da Silva são a mesma pessoa para quem não sabe), esteve no top em inglaterra durante semanas, e aqui em portugal já era o maior.
    É um pequeno exemplo do que infelizmente em diversas áreas neste país as pessoas têm que fazer para conseguirem ter o reconhecimento merecido, porque o povinho português parece que sofre de um mal terrível de inveja.
    Que por curiosidade com essa mesma palavra “Inveja” que acaba a grande obra de Os Lusíadas! Será que isto também quer dizer alguma coisa?… 😀 lol

  74. Carlos Correia says:

    tal como eu disse em cima, sobre os parlamentares na Suécia
    vejam isto http://***.youtube.com/watch_popup?v=m2B7RWJY–A

  75. Jaime says:

    Típico de alguns humanos, quando precisam de ajuda gostam de ser ajudados…quando já não precisam dão pontapés nos outros…Finlândia Finlândia…

  76. Serva says:

    Boas ,

    Zepikenu , estou totalmente de acordo contigo , um bom post profundo para que todos possamos pensar que o que ele escreve é a pura das verdades desprezamos o que é nosso , e eu quando falo de Nacionalismo , não falo nem de ditadutars nem e politicas de direita que possam de alguma forma estar conotadas em certos Países e até no nosso , falo no verdadeiro sentir o nosso País e fazer alguma coisa por ele , quando me insurgi com o Okapi foi nesta perspectiva , quem acha que está mal xiste o espaço Schengen larguem os outros da mão os que querem de facto fazer algo de positivo por esta cultura Milenar , se reparem eu numca falei sobre o video nem falei mal sobre a Finlandia , agora quem não sente não é filho de boa gente , lembram-se da viagem do Presidente da Republica a ” Republica Checa ” , a humilhação que ele passou ????? e por consequencia nós também de um País que acabou de se formar da antiga Checoslovaquia , há limites para tudo e nós somos muito passivos em tudo , na mesa das negociações , porque somos pequeninos (ou pensamos ser) , as influencias da Lingua Portuguesa e de Portugal são um valor inquestionavel até pelos relacionamentos que mantemos com esses Países , se calhar temos de nos virar de novo para o mar , sempre nos demos bem quando o fizemos e esquecer esta velha Europa caduca que só sabe olhar para o seu humbigo .

    Okapi , outra coisa os melhores chocolates são mesmo os Belgas , por muitas voltas que des , sabes que só na zona de Bruxelas existem 1683 produtores caseiros de chocolate que normalmente têm os seus pontos de venda , é quem nem compares com a Nestlé , não há comparação possivel .

    Não fiques a pensar que eu tinha escrito que não postava mais neste topico e que o fiz pelo teu post acho-o tão desprovido de sentido como os outros que fizeste e or isso não terias a minha resposta , só postei de novo porque este debate teve fases mito interessantes mas o nosso companheiro a que refiro no principio na minha opinião fez o melhor post de todos .

    Desde já os meus cumprimentos pela profundidade , mas simultaneamente de uma forma muito simples de perceber puseste a nu os nossos maiores problemas .

    Cumprimentos a todos

    Serva

  77. okapi says:

    Eu não diria tanto mas pelo menos 30 anos ninguém tira o Zé Tuga desta situação, essa é que é a realidade e o pior de tudo, muitos deles ainda não se aperceberam da gravidade em que os puseram e continuam a querer votar na continuidade.

    https://www.youtube.com/watch?v=9UcM_-5y6Qc&feature=player_embedded

  78. David Gonçalves says:

    Profundo…

    “José Sócrates, não usa uma estratégia de avestruz, mas sim a estratégia de Colombo. Isto é, quando partiu não sabia para onde ia, quando chegou não sabia onde estava, e quando voltou não sabia de onde vinha, mas considerava-se um herói”.

  79. David Gonçalves says:

    Concordo com o que anteriormente já foi falado cá acerca das eleições!
    A verdade é que o POVO não tem conhecimento da Constituição! E votam pelo partido…é tipo…sou do Clube XPTO (não vá alguém se ofender com o exemplo)! e quem vence quer perca, quer seja corrupto ou nao…SOU do CLUBE XPTO! e a verdade é que o cidadão diz com bravura e com toda a pujança que sou ferranho, é o meu clube!
    Quero com isto dizer que muitas pessoas, votam no seu clube, faça sol faça chuva!
    Depois O Srº ex-Primeiro fez um brilharete e temos de ser honestos e dizer que o homem de burro não tem nada! quem tem a burrice toda é o “POVO”…ora lembre-se de duas coisas…se a memória não me falha, o menino ainda secretário ou ministro do ambiente, dizia que não queria ser Primeiro Ministro e que não tinha capacidades para tal! E temos de concordar com isso! é que ele não fez nada, tirando ter “enterrado mais o país”. O brilharete, foi a demissão devido ao PEC4, demitiu-se, o partido da oposição chama o FMI ou insiste em chamar o FMI e depois ele diz, se o PEC4 fosse aprovado não estaríamos tão mal devido às medidas impostas pelos FMI e companhia, e descarta a culpa para cima dos restantes partidos! contudo esqueceram-se de um passado recente, em que este aumenta o endividamento publico desde 2005 para o dobro, depois nos dias de demissão do cargo, autoriza 153 nomeações para cargos no estado, aumentamos ou mudamos a frota de viaturas porque as que tinham estavam com muito uso dos passeios da família, das idas as escolas, explicações, jantares, ferias e porque o motorista deve também ficar cansado do mesmo carro dia após dias!
    OBRAS: são as obras que são construídas em paralelo com obras publicas (a cada 3 viagens de uma viatura para a obra publica, duas param na obra privada).
    Obras que em concurso são sempre ganhas pelos mesmos! e que com tanta obra já efectuada estão já creditados por serem tão bons que no orçamento consta x, mas a nota final fica n vezes superior…mas justificações para esses valores? culpabilizar o construtor pela falha no orçamento? arquitectos? engenheiros civis? nada disso…O POVO PAGA e ficam felizes…feliz aquele que ficou com os valores…triste está o povo ha dezenas de anos.
    Sou português, e digo-vos sinceramente, tenho vergonha em sê-lo, e afirmo-o porque o desgraçado do português vive de aparências, deixa-se ficar, nao quer chatices(e há mais adjectivos…mas nao vale apenas)…tiram-nos tudo(se preciso as “cuecas” também), privam-nos de tudo e que nós fazemos…votamos no mesmo…
    ja cedemos o meio mundo que tínhamos “conquistado” acho que ainda temos mais umas terrinhas para vender…mas não descansamos enquanto nao vendermos o “País” a alguem!

    Quantos são os trabalhadores que se levantam as 4h e 5h da manha para irem trabalhar no duro, sejam fabricas, estradas, túneis para ganhar talvez ordenados mínimos…
    Enquanto outros sentados no parlamento a dormir, a ler o diário, ou a falar do jantar do dia anterior ganham valores absurdos e com direito a reformas vitalícias…

    O país está mal porque quer estar mal, porque deixam fazer connosco o que querem, porque escolhemos um “gajo” qualquer para dar a cara, porque fazemos escolhas como fizemos para a Eurovisão, porque a imagem que passamos para fora é que somos uma cambada de atrasados e que podem fazer o que querem de nós!

    Compreendo a palavra patriotismo como “amor de mãe”…Em que devíamos honrar aquilo pelo qual ela trabalhou arduamente…mas ao invés disso…o pensamento é “isto não é meu”, “se faltar o povo paga”, “aumenta-se isto aqui e ali dá uns milhoes…bem ja posso comprar o BMW Série 7 para o meu filho” e quem paga? o POVO…

    Vemos países tão organizados, tão estruturados, com regalias absurdas, com ordenados decentes e nem somos capazes de tentar, mas pelo menos tentar, seguir um exemplo de um deles…

    O voto! o voto em branco se for o vencedor das eleições terá de haver novas eleições e a parte mais gira é que tem de ser com novos elementos!
    Devia era de ser para todo o parlamento!

    Um cidadão nao faz a mudança…mas reclamar todos reclamam…dar a cara é que está quieto! votar nem ver…

    Abraços

    PS.:O Post já vai grande! 😉 como diziam em cima que deviam era entregar ao Primeiro? nada disso cada cidadão deveria receber uma copia e LER a ver se a memória fica mais LÚCIDA…se o TICO e o TECO ACORDAM…
    E desculpem qq coisa!

  80. Serva says:

    David ,

    Bom post , concordo andamos adormecidos , a sociedade civil não acorda ou quando pensamos que acordou , temos o exemplo do Fernando Nobre que bem me enganou , temos pessoas com massa cinzenta suficiente para governar-nos , mas que infelizmente ou por igoismo ou porque têm receio dos lobbys não dão a cara .

    Como é que vamos acordar esta sociedade civil e dizermos basta agora esperem aí um bocadinho já chega de ” MERDAS” , isso eu infelizmente não tenho resposta .

    Queria salientar que este topico tem resistido e que a qualidade dos posts tem vindo a aumentar a sua qualidade , eu fico muito satisfeito
    que este topico tenha sido aqui colocado no Pplware e orgulho-me de fazer parte desta comunidade .

    Aceitem os meus mais sinceros cumpimentos

    Serva

  81. zepikenu says:

    Falaste bem David, e só tenho pena de saber que alguns portugueses ainda andam a dormir, e não ligam coisas como:

    O FMI ter dito que mesmo o PAC4 não resolvia

    Logo, mesmo que os partidos o aprovassem, passados dois meses iríamos ter o PAC5 e por ai adiante

    E quando a brincadeira dos PAC’s acabasse, e tivéssemos que chamar o FMI com tivemos que chamar agora, a brincadeira dos PAC’s iria nos ficado muito mais cara do que agora, por andar a arrastar a situação

    E de quem era a culpa? De quem está no governo, de quem há uns meses atrás dizia que não governava com o FMI, que não precisávamos de FMI, mas que nem dinheiro tinha para mais 6 meses, e depois ainda teve a lata de se recandidatar com o FMI aqui

    Mas se for preciso, não sei quantos portugueses vão ficar convencidos que isto está como está porque os partidos da oposição não quiseram aprovar o PAC4 e coitado do Sócrates teve que se demitir, e ignorando completamente factos como estes mencionados em cima e outro tantos com o de duplicar a divida publica que tinha sido vindo contraída ao longo prai de 30anos, e o super Sócrates consegui duplica-la em apenas 6anos!

    Acreditem que gostava de perceber porque que alguns portugueses não vêm isto! Acho que não preciso ser-se um génio

    Obrigado Serva pelas tuas palavras, fizeste-me sentir menos “extraterrestre”, é que às vezes penso que só eu e meia dúzia de “iluminados” é que se apercebem do mundo à sua volta 😀 lool

  82. David Gonçalves says:

    Noutros países, tal como falado em cima, já teriam feito estragos!
    Tal como um “corno” que alem de saber por ultimo da desgraça, o “POVO” fez o mesmo…abana a cabeça que sim, limitam-se ao que se ouve no presente e esquece-se as proezas desses meninos que nos andam a “comer” e à grande!
    Quando não há união e vontade num país acontece o que diariamente surge nos noticiários! guerras entre outras coisas…e o que acaba acontecendo! Depois perde-se o turismo, perde-se a beleza do país, passamos uma imagem fantástica para os nossos “aliados da comunidade que eles mesmo precisam de entrar no nosso país para dizer onde vamos fazer cortes, onde devemos gastar o dinheiro que nos será emprestado, porque caso contrário, estaria em cima da mesa a compra de mais umas viaturas assim daquelas que custam baratinho, uma “pchincha”, fazer mais obras (que custam 10milhões, mas que o orçamento afinal ficou em 500 milhões e aprova-se sem culpabilizar quem quer que seja) e que servem para poiso de aves, para daqui a uns anos surgir mais apoios para a manutenção desses edifícios emblemáticos que não servem para nada, para pagar prémios aos meninos, pagar deslocações…

    O português é malandro porque aprender a arte com quem nos governa! o Primeiro é o chefe que temos, é quem nos representa, e aquilo que ele faz é mentir, é pedir a um acessor que seja esperto e que lhe arranje um discurso para ele apresentar e fazer campanha, etc…
    ELES fogem ao fisco, porque é que um cidadão não pode ser “igualmente” esperto e fazer o mesmo? Milhentas LEIS para poderem ser contornadas é esse o intuito e porque? porque eles sabem,”com ajudas”, a dizer: “onde está isso escrito?” e pronto não há argumentos e é ilibado!

    PORQUE PARA O PORTUGUÊS TUDO TEM DE SER PRETO NO BRANCO!
    Uma coisa simples…filas de espera…Tem de haver no chão uma linha que limita e diz AGUARDE A SUA VEZ, enquanto uma pessoa está em atendimento, caso contrário as pessoas ficam coladas…

    PORQUE O PORTUGUÊS NAO TEM EDUCAÇÃO NEM RESPEITO NEM CIVISMO…Olhemos às estradas de Portugal? acidentes que acontecem por falta de civismo, engarrafamentos que surgem porque ninguém é capaz de facilitar, se demorar mais uns segundos há buzina…Uma pessoa na estrada com álcool ou outra situação, bate, foge, no dia seguinte chega ao posto da PSP para se identificar e apenas fica o registo do acidente, porque ele diz “Sr. Guarda fiquei nervoso e sé me deu para correr, correr até que caí em mim e vim apresentar-me”…e pronto…

    Enquanto não erguerem a cabeça e dizermos BASTA, enquanto nao houver alguem (que deve ser difícil…assim de repente essa pessoa aparece e desaparece…CAMARATE 😛 ) alguem capaz de retirar esses milhares a esses meninos, retirar postos (demasiadas chefias, e pastas, e ministros e etc)a coisa nao MUDA…

    Falaram no Cristiano Ronaldo?Mas ele é exemplo de que?Vejam o comentário efectuado pelo Sr Cristiano, como capitão de equipe, no final de um jogo para o Mundial 2010. E não me venham com desculpas, “LAVAR ROUPA SUJA É EM CASA” nao é para todo o mundo ouvir! E não me venham com desculpas a dizer que ele tinha razões para tal, que foi um acumular de situações…SEJA LÁ O QUE FOR nao é desta forma que se trata! mas como é obvio é o menino do futebol no estrangeiro, e como natural O PORTUGUÊS ESQUECE COM FACILIDADE AS COISAS…E ainda acham o menino exemplo??? TENHAM DÓ… e pensem em quem vão falar antes de abrir a boca! e mais uma coisa…ele ajuda o país dele? com os balúrdios que o menino ganha ele é capaz de ajudar o país dele? é ele capaz de investir, pelo menos investir algum do capital que ele neste momento tem?
    Claro que sim…comprou uma nova máquina para juntar à colecção de bolides…
    e o português fica contente!

    Vejamos um dos vídeos apresentados em cima…2086 (Eu já não sou vivo, mas acham certo que os nossos filhos paguem por aquilo que fazemos? acham certo andarmos aqui a destruir o futuro de gerações que estão a surgir?)

    Falta-nos EDUCAÇÃO, VONTADE , RESPEITO e CIVISMO!

    Não é que não tenhamos coisas muito positivas cá! temos! mas apenas são reconhecidas noutros países tal como as especiarias das Índias que vinham para Portugal e vendido aos ingleses, e depois nós comprávamos os saquinhos!

    Enfim…

    E POR FAVOR ACORDEM…

  83. David Gonçalves says:

    “You cannot run a monetary union with the likes of Mr Sócrates

    (artigo principal do Financial Times de ontem) 09/05/11

  84. hippie says:

    Que tal todos nas ruas da capital no dias das eleições o povo conquistar de novo Portugal.

    Com o tempo as pessoas esqueceram o essencial, elas mesmas.

    Ok, vai parecer um pouco simplista, mas nada como simplificar um problema …

    Os ricos só são ricos porque nos têm a nós para fazer as coisas, quem cultiva e alimenta o rico ? quem lhes limpa a casa ? Quem lhes fabrica os barcos ? … Nós … AS PESSOAS.

    Ora essas pessoas esqueceram que não precisam dos ricos pois tudo o que os ricos têm é dado ou feito pelas ditas pessoas, individualistas que são, são incapazes de entender que se os ricos são potentes foi porque se uniram entre eles …

    Porque é que amanhã não há 2 ou 3 Milhões de tugas na rua a lutar contra esses cabrões que literalmente estão a matar pessoas, sim sim, quando estou contente de pagar 10 € por uma cena barata há que saber que essa cena é fabricada num país onde direitos humanos não há, 35/horas semana não há, … recebem um tratamento que nós próprios não queremos para nós … :-\

    Acho que as pessoas deveriam se unir e lutar todas juntas até cair o poder do dinheiro e da corrupção, há que lembrar que é do nosso trabalho quotidiano que eles se alimentam, se o povo parar, eles caiem …

    Estou para ver quando o resto dos jovens emigrarem quem paga esta guita toda. Os politicos ? Os empresários ? Os velhos ?
    Afinal é ou não é o povo que paga ?
    Afinal é ou não é o povo que trabalha ?
    Afinal é ou não é o povo o dono de Portugal ?

    É triste comemorar uma época longínqua de descobertas e conquista e hoje ser-se incapaz de levantar a cabeça quando todos os dias nos comem mais … sem falar em povos vizinhos que actualmente lutam por dignidade enfrentando balas e armas, vendidas pela UE … tristeza este povo …

    Lembro nos livros de histŕia ler coisas como os incas a sacrificarem pessoas, as cruzadas a queimarem, bombas a explodirem e pensar que era cruel aquela altura …
    Hoje ainda são vendias pessoas, e ás vezes em partes, há terrorismo (ou seja terror aos molhos), alimentamos dictadores, pagamos para fundos de pensões e seguros que com nosso dinheiro nos matam e exploram, permitimos bancos branquear milhões e milhões, não produzimos e pagamos quem não tem escolha entre a morte ou a fome, elogiamos oligarcas e políticos que roubaram ao povo para beneficio próprio e hoje são vip, enfim …

    Cumps !

    PS : Eu estou pronto para a luta …

  85. David Gonçalves says:

    Bem…todos ou n reclamaram por aqui no forum! quantos é que disseram que iam à luta???

    Revolução? iremos ter tambem mais um feriado? um “25 de Abril” em junho?

    Na Eurovisão ja cantam “os homens da luta” será o próximo hino?

    :p

  86. Jadir manoel de andrade says:

    Eu como brasileiro gostei do video
    Pois afimal a historia de portugal tambem pertence ao brasil.

  87. David Gonçalves says:

    E tudo o vento levou…

    Passado foi “bonito”…mas acordem…o presente é o que estão a viver…e o passado não alimenta ninguém! è muito bonito, tivemos bons momentos, é bonito saber que tivemos meio mundo e agora somos um coitadinhos mas não importa…o que interessa é o que nos resta…Triste Povo…e do qual faço parte :S

    Falamos num passado que já foi…mas ninguém, salvo seja, parece pensar no futuro daqueles que estão já a nascer…isso é que é importante…e não vejo ninguém minimamente preocupado!

    enfim…

  88. Carlos Costa says:

    o que os Filandeses necessitam saber ou alias todos os membros da U.E o que realamente portugal é…
    Pais
    Onde
    Roubar
    Tirar
    Usurpar
    Gamar
    Aldrabar é
    Legal
    é bom ser-se Portugues

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.