O que nos espera com a chegada do Mac OS X Mountain Lion
A Apple anunciou ontem durante a WWDC 2012 que o OS X Mountain Lion, a nona principal versão do sistema operativo mais avançado do Mundo, vai estar disponível para download em Julho na Mac App Store.
O Mountain Lion apresenta mais de 200 inovadoras funcionalidades incluindo a nova aplicação Messages, Notification Center, Sharing para todo o sistema, integração com Facebook, Dictation, Power Nap, AirPlay Mirroring, Game Center e a segurança melhorada do Gatekeeper.
Com o iCloud integrado na fundação do OS X, o Mountain Lion faz com seja ainda mais simples ter o seu conteúdo atualizado em todos os seus dispositivos.
“O ritmo da inovação no Mac é espantosa, e o OS X Mountain Lion vem apenas um ano depois do incrivelmente bem sucedido lançamento do Lion”, disse Philip Schiller, senior vice president of Worldwide Marketing da Apple. “Com o iCloud integrado e as novas Notification Center, Messages, Dictation, integração Facebook, entre outras, este é o melhor OS X desenvolvido até o momento.”
iCloud
Ao usar a sua conta iCloud, o Mountain Lion faz com que seja mais fácil que nunca configurar o Mail, Contacts, Calendar, Messages, Reminders e Notes.
As novas aplicações Reminders e Notes ajudam-no a lembrar-se de tarefas importantes e a escrever os seus pensamentos de forma rápida, enquanto o iCloud faz com que tudo fique automaticamente actualizado.
O Documents in the Cloud funciona com aplicações com capacidade iCloud, incluindo a suite iWork da Apple para que consiga sempre aceder e editar os seus documentos em qualquer dispositivo.
Messages
A nova aplicação Messages substitui o iChat e traz o iMessage para o Mac, para que consiga enviar mensagens para qualquer pessoa que tenha um iPhone, iPad, iPod touch ou outro Mac.
Pode incluir anexos, fotos de alta resolução e vídeo HD, e as suas iMessages aparecem em todos os seus dispositivos para que consiga rapidamente retomar qualquer conversa.
O iMessage inclui mensagem para grupo, recibos de envio e de leitura, indicadores ortográficos e encriptação end-to-end segura.
A aplicação Messages também suporta os serviços tradicionais de instant messaging, incluindo AIM, Yahoo!, Google Talk e Jabber.
Centro de Notificações
O Mountain Lion agiliza a apresentação de notificações, e com o Notification Center pode ver todas as suas notificações do OS X e de outras aplicações num único sitio.
Pode personalizar que aplicações lhe enviam notificações, o tipo de notificações que recebe, e quantos itens são mostrados no Notification Center.
Quando se quiser focar no seu trabalho ou ver um filme, pode optar por suspender temporariamente todas as notificações.
Partilha
O Sharing por todo o sistema está integrado no Mountain Lion, fazendo com que seja mais simples que nunca partilhar links, fotos, vídeos e outros ficheiros.
Ao clicar no botão Share vai permitir que partilhe de forma rápida sem ter de mudar para outra aplicação, e apenas tem de fazer o sign in uma vez para usar serviços de terceiros, como Facebook, Twitter, Flickr e Vimeo.
O Facebook e o Twitter estão integrados com o Notification Center pelo que pode receber notificações quando alguém lhe envia uma mensagem ou faz uma menção a si num post ou Tweet.
Com suporte integrado para Facebook, pode fazer o post de fotos, links e comentários com locais directamente das suas aplicações.
Uma vez que tenha feito o signed in, os seus amigos do Facebook aparecem automaticamente nos Contacts com as suas fotos de perfil.
As suas notificações do Facebook funcionam com o Notification Center do Mountain Lion, e pode até atualizar o seu estado do Facebook de dentro do Notification Center.
Dictation
O Dictation está também integrado no Mountain Lion e permite-lhe que dite texto a partir de qualquer local onde é possível escrever, quer esteja a utilizar uma aplicação da Apple ou de outra empresa.
Power Nap
O Mountain Lion também apresenta o Power Nap, uma nova e inovadora forma para manter o seu MacBook Pro com ecrã Retina e MacBook Air (segunda e terceira geração) atualizado enquanto está em modo de suspensão.
O Power Nap actualiza automaticamente as aplicações Mail, Contacts, Calendar, Reminders, Notes, Photo Stream, Find My Mac e Documents in the Cloud, e quando ligado à corrente, descarrega actualizações de sistema e faz o backup ao seu Mac usando o Time Machine.
Gatekeeper
A revolucionária nova funcionalidade Gatekeeper faz com que o download de software da Internet seja mais seguro ao controlar quais as aplicações que podem ser instaladas no seu Mac.
Pode optar por instalar aplicações de qualquer lugar, tal como faz hoje em dia, ou para uma segurança máxima, definir o Gatekeeper para permitir apenas aplicações da Mac App Store.
A configuração por defeito permite-lhe instalar aplicações da Mac App Store e aplicações de fabricantes que têm um ID Apple único de Developer.
Além de procurar diariamente actualizações de segurança, o Mountain Lion inclui o sandboxing de aplicações para evitar que as aplicações mal comportadas comprometam o seu sistema, e kernel ASLR para uma maior proteção contra ataques de buffer overflow.
Outras funcionalidades do Mountain Lion incluem:
- AirPlay Mirroring, uma forma simples para enviar de forma wireless um stream seguro de até 1080p do que está a dar no seu Mac para uma TV HD usando a Apple TV, ou enviar áudio para um receptor ou colunas que usam AirPlay;
- Game Center, que traz a popular rede social de jogos do iOS para o Mac para que desfrute de jogos em modo multiplayer e em direto com amigos quer estejam num Mac, iPhone, iPad ou iPod touch;
- Um Safari mais rápido com um Smart Search Field único, e iCloud Tabs que lhe apresentam as janelas abertas nos seus dispositivos e a nova Tab View para mudar rapidamente entre janelas;
- Nova funcionalidades para a China, incluindo uma introdução de texto altamente melhorada, um novo dicionário de Chinês, facilidade de configuração com fornecedores populares de email, procura Baidu no Safari, partilha integrada com Sina Weibo e websites conhecidos de vídeo, como Youku e Tudou; e
- Mais de 1700 novas APIs que dão aos informáticos acesso às mais recentes tecnologias core OS e web, assim como às novas funcionalidades do OS X, incluindo Documents in the Cloud, Notifications, Sharing e Game Center.
Preço e disponibilidade
O OS X Mountain Lion vai estar disponível em Julho na Mac App Store por $19.99 (EUA). O Mountain Lion necessita do Lion ou Snow Leopard (OS X v10.6.8 ou superior), 2GB e memória e 8GB de espaço de disco livre.
O OS X Server necessita do Mountain Lion e vai estar disponível em Julho na Mac App Store por $19.99 (US).
O upgrade OS X Mountain Lion Up-to-Date está disponível de forma gratuita através da Mac App Store a todos os clientes que compraram um novo sistema Mac da Apple ou a um revendedor autorizado depois de 11 de Junho, 2012, inclusive.
Homepage: Mac OS X Mountain Lion
Este artigo tem mais de um ano
“so 19,99” por uma actualizacao que nao é mais que um service pack para o anterior (tanto que ate precisa deste para correr) lol e ainda dizem que microsoft eh que so pensa em dinheiro.
O Windows 7 também não passava de um “Service pack em relação ao Windows viste e custa só _____entos euros :S”… viva a lógica esfarrapada dos haters 😛
Vista*
loool o 7 nao tem nada a ver com o vista, a nao ser o layout das janelas, just sayin’.
agora, por exemplo, os SP que sairam para ambos sao totalmente gratuitos.
Alem disso a M$ manda um OS de 3~4 em 3~4 anos (ou as vezes mais, como o XP que durou 5 anos), a Apple manda um “new and upgraded” de 6 em 6…meses e pede 20e por cada.
Seven tem tudo a ver com o Vista, o Kernel é o mesmo.
Apenas ouve uma diferença: Desempenho.
Tanto isso que o nome do tema e o mesmo – o “Aero”. E como o Vista apenas dava muitos problemas de performance, decidiram diminuir as politicas de segurança (eram abusivas no Windows Vista), remodelar as aplicações do sistema (pode ser observado por exemplo o Windows Media Player, é único para este Sistema por algum motivo), tornando-o mais leves.
Foi necessário haver um novo estilo para o aero para puder haver algo “diferente” entre o Vista e o Seven: A linda (que mais odeio neste sistema) barra iniciar e as lentíssimas ferramentas de sistema (desfragmentador, browser, etc). É que nem o icon do Iniciar se mudaram. Mas também ouve algo de bom: Instala quase todas as drivers de PC’s lançados até mesmo depois da data do lançamento deste sistema operativo.
Concordo com o “pois pois”, o 7 não passou de um simples update de sistema. Dai as prateleiras de lojas como FNAC, Worten, etc ficarem cheios de caixinhas de Windows 7. As empresas de informática apenas investiram no Windows 7 para montagens de computadores personalizados ou para um ou outro cliente que até nem tivesse nada na cabeça e optasse pela sua aquisição.
Muitos dos antigos utilizadores de empresas que usavam Windows Vista optaram por um downgrade para o XP, pois saia simplesmente não gastaram nada e uma chave da para imensas maquinas, ficando os PC’s sem terem software crackado. Alguns mantiveram-se com o Windows Vista e restantes utilizadores como eu e muitos acabaram por fazer download da Internet e instalar.
E digo mais!
Ao que muitos chamam “pirataria” eu chamo de “poupar”, dai não ter problemas em dizer que tiro da net.
Pensemos da seguinte forma: se eu fiz Download é porque alguém fez Upload. Não irei me prejudicar pois uso software sacado para uso próprio não para uso comercial nem nada do género! Mas nisto tudo se alguém tem que sair prejudicado, é quem fez o Upload, a pessoa que fez Download apenas está a usufruir daquilo que alguém lançou.
Não foi eu que disse “olha lança isso para eu fazer download!” A pessoa que fez upload faz por vontade própria, por ter gosto de partilhar as suas descobertas e partilhar as novidades.
Dai eu não ser contra aos Downloads de Software! Seria contra sim se o preço dos mesmos fossem baixos, mas neste caso, são fortunas!
Podemos observar até no software da Adobe Creative Suite 6 Master Collection. São todas as ferramentas da Adobe num único pacote. Preço é de US $2,599 (penso que anda a volta dos 2500€). Já vi disto em escolas minha gente e pergunto-vos: Será que foi pago? Para, por exemplo, 30 ou 40 computadores? É verdade que poderá sair mais barato comprado em grandes quantidades mas de todas as formas, ainda será mecessario de uma boa pipa de massa, e da maneira como o pais ta em crise, penso que a Secretaria de Educação não ia dar esse luxo as escolas portuguesas.
Penso…
Deves ser um idiota se realmente pensas isso.
Se não sabes do que falas, não tentes dar a tua opinião de pessoa desinformada.
Bem, lá vou eu perder 10 minutos do meu tempo para uma aula de “Matemática de 4ª classe” a certas mentes iluminadas:
Preços windows vista UPGRADE (ano 2007)
Home Premium: 159.99 dólares
Buisness: 199.99 dólares
Ultimate 259 dólares
Preços windows 7 UPGRADE (ano 2009)
Home Premium: 119.99 dólares
Profissional: 199.99 dólares
Ultimate 219.99 dólares
Fonte: “http://arstechnica.com/information-technology/2009/06/windows-7-pricing-announced-cheaper-than-vista/”
Preços “Full Retail”: consultar o endereço web descrito acima.
Preços MacOsX:
Leopard (ano 2007): 129 dólares
Snow Leopard (ano 2009): 29 dólares
Lion (ano 2011): 20 dólares
O meu preferido: Preços Linux (Ubuntu; Mint; Fedora; Sabayon; OpenSuse; etc….)
ano 2007: Borla
ano 2009: Borlix
presente: Népias
Passo agora a palavra às pessoas mais “informadas” que eu.
Concordo contigo. Não há como Linux. Só é pena não ser tão afamado como o Windows e como o Mac OS X. Se isso acontecesse iríamos ver empresas como Microsoft, Apple e outras a cair, ou então iriam vender os seus produtos abaixo da metade do preço actual. Como JardadoDemonio diz em baixo, todos os sistemas operativos da Microsoft custam “só ___entos euros”. Acho que é abusivo o preço de qualquer sistema operativo.
O Windows 7 também não passava de um “Service pack em relação ao Windows viste e custa só _____entos euros :S”… viva a lógica esfarrapada dos haters
LOOOOL
Estamos a falar de upgrades certo?
https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/upgrade-do-windows-vista-para-o-windows-7/
Dá ai uma olhada ok?
Os ____entos é para quem compra o SO “inteiro”
Não estamos a falar de upgrades (o MacOS é vendido em apenas uma versão)…. deixei o link para que se pudesse consultar os restantes preços
Bom dia ,
Mas existe ma explicação lógica ara estes supostos preços baixos do OSX , é que só podes instalar em maquinas Mac e quando compras Mac também estás a comprar o SO , na Apple nada é de borla .
Cumprimentos
Serva
Existe uma lógica…
O software só pode correr em máquinas para as quais foi configurado e desenhado.
Sem invenções de marcas.
Se passares por uma loja encontras duas versões do windows 7, a upgrade que custa $$$ e a full pack que custa $$$$. As diferenças são mque a full pack serve pra todos os OS da microsoft enquanto que a upgrade era apenas para os computadores com o XP ou o Vista. Outra coisa foi o parágrafo que aparentemente não leste: “Já foi falado no Pplware de uma promoção especial para adquirir um destes kits, apenas para professores e estudantes inscritos no programa e-escola e e-oportunidades, aqui.”
Eu tenho um MAC, e um windows e trabalhei e trabalho ainda com XP, Vista e 7 e deixe-me que lhe diga que Vista e 7 são os dois sistemas operativos mais diferentes que a Microsoft já teve…
Eu sou utilizador Mac e por acaso diria o mesmo. Porque tenho de pagar para ter mais alguns 200 API’s e muitas delas estarão escondidas.
“Porque tenho de pagar…?”
Quer-me parecer que ninguém TEM DE PAGAR, pelo simples facto que ninguém É OBRIGADO a comprar.
Quem achar que as inovações do Mountain Lion não justificam o preço pedido, é simples… fica na mesma com o Lion.
Não percebo qual é a dificuldade.
Consegues bem pagar todos os updates da apple em comparação a um produto tipo Windows 7 da Microsoft.
Se vires bem estás a pagar 40 euros pelo lion + moutain lion e “pagas.te” quanto pelo w7?
ainda assim, eve dicar um pouco mais barato, se estiveres a ver isto pela tua forma.
Service Pack no windows sempre foi correção e não evolução.
É o que a malta do windows ta habituada, é atualizações e evolução é em cada 10 anos. e o pior é que os SO’s recentes saiem sempre piores que os anteriores. Vamos recapitular.
Windows XP sai, durante anos o win98 era melhor.
Sai o Vista, alta flop o XP era melhor e continuou a ser…
Sai o 7, passado 2 ou3 anos começa-se a usar.
Ainda hoje muita empresa ainda usa o XP porque o 7 da raia deus ma livre.
Por isso nem vamos falar muito do windows
Se não sabes do que falas mais vale tar calado
lol! Adorei o conselho.
Para o bem e para o mal o windows está para os PC’s como os Xutos para os palcos, quando compras 1 vem o outro agarrado. As empresas que ainda usam XP são aquelas que Têm Pc’s Velhos. Porque se tivessem comprado PC’s novos, já tinham pelo menos o Vista. Quem tiver um MAC antigo também não vai ter o último MAC OS X. Penso eu de que….
“As empresas que ainda usam XP são aquelas que Têm Pc’s Velhos. Porque se tivessem comprado PC’s novos, já tinham pelo menos o Vista.”
Se tivesses a mínima noção do que é o parque informático de uma empresa e a gestão do mesmo, deixavas esta afirmação na gaveta…
A utilização empresarial nada tem a ver com o uso doméstico, ou achas que nas empresas só usamos o farmville e o counterstrike?
O problema não é o SO mas sim as aplicações usadas pela empresa e o suporte das mesmas. Se por exemplo o software de facturação apenas é compatível para XP, não se fará upgrade nem para Vista nem Seven pois nem sempre há orçamento para se alterar os softwares…
@MAC
“Se tivesses a mínima noção do que é o parque informático de uma empresa e a gestão do mesmo”
Por acaso sou dono de uma empresa que faz precisamente isso, e mantenho o que disse.
Se os mantém porque não tem dinheiro, porque alguma app necessita ou outro motivo qualquer, não muda o que eu disse: São PC’s velhos!!
Obrigado pelo teu comentário mas não acrescentaste nada…
let the flames begin! 😀
Pena não ter saído na wwdc 2012 e vir já incluído com a nova actualização dos mac’s.
Epá, podiam ter escrito mais qualquer coisa para além do press release da Apple…
E está homem, lê bem. Mas calma, logo que lhe meta as mãos e teremos isso dissecado, como de costume, com toda a qualidade que desenvolvemos por cá 😉
Vitor não estas a precisar de bloguer’s? contrata ja esse 🙂
Isso… eu conheço estas “estórias” todas, na escola onde muitos vêm… dei eu lá aulas 😀
Não sei se esta nova tendência de integrar os sistemas operativos com as redes sociais é totalmente positiva. O tempo passa e essa integração torna-se “como o MSN Explorer no Windows XP”.
“a nona principal versão do sistema operativo mais avançado do Mundo”… sou só eu a achar que isto já é fanatismo a mais? é que o OSX pode ser muito bonito, muito user-friendly, etc… agora o mais avançado? é que nem de perto sequer aos calcanhares do windows 7 chega.
Que comentario tão ridículo.
“Não chega aos calcanhares do win7”???
Tira os jogos e dá um exemplo aqui para a malta aprender!!!
Nem aos calcanhares do Arch chega, assim está melhor
3 bilioes e meio de aplicacoes, suporte para todo o hardware existente neste mundo (mesmo os ratos e teclados mac-only, windows corre lol), ah, e jogos 😉
Sem esquecer o nível de segurança que é nulo no OSX e que, imagine-se, muitos o acham que é o supra-sumo da segurança e que não apanha vírus, etc. Eugene Kaspersky, fundador e CEO da Kaspersky disse há pouco tempo que a Apple “só” está atrasada 10 anos em relação à M$ no que toca à segurança.
“Eugene Kaspersky, fundador e CEO da Kaspersky”… empresa privada russa de programas de anti-vírus. Percebeste ou é preciso fazer-te um desenho? (Parece que ninguém desta área lhe deu muita importância. Ah, espera. Tu e mais os empregados da agência de comunicação ao serviço da Microsoft deram).
Malware existe em para todos os sistemas operativos (trojans, exploits de vulnerabilidades ainda não corrigidas, etc.), agora “VÍRUS” é um tipo de malware exclusivo do Windows. E só isso diz muito sobre esse sistema operativo. Em mais de 10 anos de existência do OS X, não surgiu um único vírus para o OS X. É natural, o core do sistema é BSD. E não existem vírus para sistemas Unix.
vírus é um tipo de malware exclusivo do Windows? tu troca de droga que essa já te bate é demais…
e para já vírus não é um tipo de malware. vírus é a designação comum para malware, que pode incluir worms, trojans, adware, spyware,etc.
e sim, já surgiu malware para OS X. basta procurares no Google.
Dá para rir o que disseste agora
sugiro que vás mas é para a escola aprender como são desenhados e programados os Sistemas Operativos… LINUX e OSX são Baseados no melhor que existe UNIX…
Windows foi baseado em DOS e actualmente tem a sua própria plataforma… e como já foi dito “VIRUS” só mesmo para Windows.
Um vírus é um programa que tem a capacidade de se auto-replicar e propagar explorando vulnerabilidades nos sistemas alvo.
Dito isto, os vírus não são exclusivos do sistema operativo Windows, nem tão pouco exclusivos da plataforma PC.
A única razão que leva a grande maioria afirmar que só existem para Windows tem a ver com o seu numero (quantidade) e a forma como afecta o sistema operativo em sim (o impacto). O MS Windows, devido à sua estrutura interna permitia até à pouco tempo uma maior susceptibilidade a ser infectado, algo que mudou com o Windows 7.
Outra razão que leva com que os sistemas Unix, especialmente os baseados em modelos Open-Source, prende-se com a velocidade a que são disponibilizadas correcções depois de descobertas e divulgadas vulnerabilidades. Essa sim a grande arma dos sistemas Open-Source.
O número de utilizadores OS X (e dos produtos da Apple em geral) não pára de crescer e está a tornar-se um mercado cada vez mais apetecível, sobretudo para as empresas de anti-vírus. Tudo serve para assustar os utilizadores mais incautos até dizer barbaridades dessas. Quando o Linux tiver o mesmo crescimento na área desktop – e já está a ter, embora de uma forma mais lenta, nomeadamente com a distro Ubuntu Linux -, também vão começar a surgir “estudos” e artigos de “especialistas” semelhantes. Enfim, só acredita quem quer 🙂
Paulo ,
Bom dia o que o @Paulo Vieira escreveu está certíssimo , a grande vantagem dos SOs Linux é a velocidade da correcção de vulnerabilidades .
Cumprimentos
Serva
@CC checka aqui http://technet.microsoft.com/en-us/library/dd632948.aspx na página da empresa do teu sistema operativo favorito para leres a definição de Malware, a diferença entre vírus e trojans, etc. Também podes pesquisar no Wikipedia ou nos sites de av como o ClamXav http://www.clamxav.com/faq.php#Q1.
Alexandre, não percas tempo com quem não sabe o que diz. 😉
Não é fanatismo, é uma opinião.
Ou será que também se deve apelidar de fanatismo essa afirmação de que “nem aos calcanhares do windows 7 chega”?
Reflectir-se antes de escrever é sempre um bom princípio, pois caso contrário o nosso discurso vira-se muitas vezes contra nós 😉
se primeiro a apple, corrigisse as actualizações que lixaram o computador, isso é que era, mas como o Jobs, nao está cá, daqui a uns anos, prevejo que nao seja uma apple….mas appplezinha
Que!! És vitende, toto… Quem te dera ter a inteligencia que muitos têm dentro da Apple para conseguir fazer o que ele fazem.
Segundo o site da Apple, para os que comprarem agora um computador, têm o direito a receber actualização para o Mountain Lion de modo gratuito.
http://www.apple.com/pt/osx/uptodate/
E só é necessário ter-se o Snow ou o Lion para efectuar o download da store porque é perfeitamente possível fazer-se a instalação de raiz (formatando o computador).
É preciso formatar ? ou ele actualiza e deixa todos os documentos e programa na mesma ? tem de se fazer um backup ?
Também gostava de ficar com esse assunto esclarecido.
Dá para actualizar sem ter de fazer o backup de nada 🙂
Mas se quiser fazer uma instalação de raiz também é possível 🙂 E nesse caso convém copiar tudo.
E os programas que eu ja tenho no snow sao todos compatíveis com o novo ?
sim á partida sim, e é melhor uma instalação fresca do que meter em cima…
Mal ele saia vejo como é melhor 😉
Porque nao queria ter de instalar todos os programas de novo :X é que alguns estao bem instalados e depois pode ser difícil
😛
sistema operativo mais avançado do Mundo,
Agora fiquei a pensar!!!
Confirmem: o Power Nap não vinha na lista de compatibilidade das maquinas já lançadas, certo?
não. apenas é compatíveis com os novos retina macbook pro, e com os macbook air 2ª geração (o design actual) em diante.
Tem é de voltar a fazer uns deste hehehehe XD
http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_Bandai_Pippin
aquele comando é-me familiar :p
Por acaso nunca tinha reparado, mas ate nisso copiaram , fogo XD
Se formos pela vossa lógica, as cores dos botões do comando do Pippin, são as mesmas cores do logótipo do Windows, e sim, já existia em 1995 quando o Pippin foi lançado, por isso a Apple copiou isso da Microsoft…
Equipamentos muito caros para a maioria da bolsa dos Portugueses,o software é barato mas o hardware é vendido a peso de ouro.
mas tens qualidade, fiabilidade e durabilidade.
digo por experiência própria o meu Macbook pro de 15″ tem 5 anos e continua a bombar.
“sistema operativo mais avançado do Mundo”
Quantos centímetros quadrados tem o teu Mundo??
não pagas numa coisa pagas noutra… entre um PC ou um mac o preço final para quem compra tudo legalmente vai quase dar ao mesmo… é uma questão de escolha pessoal.
Deve ter mais cm que o teu claramente…
Uso Mac e PC, e sem duvida alguma que o sistema operativo do Mac, é mais eficiente que o Windows.
“sistema operativo mais avançado do Mundo”
Penso que um Blog com o tamanho do PPLware deveria ser mais imparcial, ou justificar este tipo de informação com estudos comparativos.
Acho que deveriam deixar os superlativos para o marketing da Apple. O que gosto é do MAC Os mas andar com estes superlativos emulando o Esteves e o pessoal la do sitio acho que começa a ser um exagero.
Concordo plenamente, eu não digo que o MacOS é melhor ou pior que outro qualquer, só acho que fica mal alguns artigos estarem a tomar partidos extremos, parecem que estão à procura de guerras entre fãs, não sei se é para terem muitos comentários aos seus artigos, talvez……
Apoiado, tens toda a razão
Para aqueles “entendidos” que dizem que o Mountain Lion é um “service pack” e que “o 7 nao tem nada a ver com o vista”:
1º- O Windows 6.0 (Vista) tem o mesmo Kernel que o Windows 6.1 (Seven).
2º- O Kernel do Mac OS Lion é o Darwin 11.4, enquanto que o Kernel do Mountain Lion é o Darwin 12.0.
Afinal parece que o Service Pack aqui é o Windows 6.1 a que a Microsoft estrategicamente apelidou de “Seven”.
“O Windows 6.0 (Vista) tem o mesmo Kernel que o Windows 6.1 (Seven).”
Hombre, mesmo que isso fosse verdade, e não é, até porque, como tu mesmo dizes, o Vista tem a versão 6 e o 7 tem a 6.1 (e o 8 tem a 6.2 já agora), seria completamente irrelevante. É que o Windows, na verdade tem um microkernel que apenas realiza as funções básicas dos microkernels. Acima do kernel está o NT Executive, que esse sim realiza o resto das funções básicas do sistema operativo.
O que isso significa é que pode haver grandes alterações no NT Executive e haver poucas no NT Kernel entre versões do Windows.
E mais, como o NT Kernel corre sobre o HAL (Hardware Abtraction Layer), mesmo alterações grandes de hardware podem não obrigar a grandes alterações nem no NT Kernel nem no NT Executive (originalmente o Windows NT era multiplataforma, corria em x86 e Alpha pelo menos).
De qualquer forma, e apesar disso tudo, o Vista (x64 originalmente corria o NT Kernel versão 6.0.6000.16386, o Vista SP1/Server 2008 corriam a versão 6.0.6001.18000, o Vista SP2 a versão 6.0.6002.18005, o 7/Server 2008 R2 a versão 6.1.7600.16385 e o 7/Server 2008 RS SP1. Nota que isso são as versões do NT Kernel, não do NT Executive.
E há uma razão para não ser 7 em vez de 6.1 e 8 em vez de 6.2: incrivelmente algumas aplicações e drivers mais antigos não funcionam se a parte inteira da versão reportada pelo NT Kernel (e do próprio Windows) for maior que 6 (um pouco como alguns sites se queixam não funcionam bem no IE 9 porque estão à espera de até um 6 no user agent e não sabem o que fazer com um 9).
Carlos, tanto o Vista como o Seven têm a mesma versão base de Kernel – a versão 6. Se “googlares” encontras muitos sites a dizer isso, que o Seven tem o mesmo Kernel que o Vista.
O Lion, que também tem um Micro Kernel, começou com a versão 11.0 e com as 4 actualizações que teve, vai na versão 11.4. Já o Moutain Lion tem uma versão nova – a 12.0.
Como vês, se houvesse actualização no Mac OS X que pudesse ser chamada de “Service Pack” seriam as 4 actualizações que o Lion teve e nunca a nova versão do OS X como o Steve Balmer quis passar quando viu a Apple a baixar o preço do seu SO.
Vale a pena lembrar que por causa dessa idiotice da ilusão que são os números das versões a Mozilla teve que mudar o branding do Firefox, sendo que a actual velocidade de evolução não mudou.
Talvez se dê demasiada importância a esses números em vez de a dar as mudanças que realmente importam.
Concordo plenamente , passamos a reger-nos por Nrs falaciosos .
Serva
OSX o sistema mais avançado do mundo?!?!?
Sr. Vitor, antes de fazer uma afirmação dessas, deve informar-se melhor como funcionam os sistemas operativos e qual a sua tecnologia por traz, pois já toda as pessoas repararam que o seu conhecimento é mais virado para o markting do que para outra coisa.
Além do mais, vou acrescentar, que lá por o OSX ter o core baseado em BSD não significa nada, e já nem vou mencionar as falhas do OSX que até metem medo.
Sistemas Operativos avançados não significam também que sejam os mais compativeis.
Pesquise um pouco acerca de Solaris, HP-UX, IRIX, enfim e mais alguns mas estes penso serem os principais.
Eles são tão avançados que são usados para correrem sistemas criticos, como por exemplo, navegação aeroespacial, estações nucleares, etc etc etc.
Ponham o OSX a fazer isso e talvez o mundo acabe LOOOL.
Agora a sério, deixem-se de fanatismos e destes piropos idiotas, não vos fica nada bem e não traz prestigio nenhum ao PPLWARE.
Peço desculpa Vitor, referia-me sim ao Pedro Simões criador do artigo, mas você também não escapa ao meu comentário 😛
Lá está, e deste um tiro no pé, chegaste aqui é que nem leste o artigo 😀 bastou falar em Apple e desataste logo a disparar, dizer mal sem olhares sequer quem escreveu e como escreveu. Isso é revelador, percebes Pedro.
Por acaso eu não acho que o Max OS X seja o melhor sistema operativo da actualidade, não, acho que o Windows pela sua abrangência é melhor nesse aspecto, mas acho sim que o Mac OS X é o mais evoluído pelos conceitos e tecnologias avançadas que coloca à disposição do utilizador.
Não é o melhor no conceito de “servir toda a gente”, isso cabe ao Windows. Não será o melhor a explorar o lado open source que hoje é uma janela importante de oportunidades, isso pertence ao Linux, mas é sem dúvida o melhor em usabilidade e garantias de solidez, facilidade de adaptação e utilização de novas tecnologias, como é o caso do iCloud, como é o caso da Mac App Store, como é o caso da instalação do SO via Mac App Store, como é o caso da concepção das aplicações e como é o caso da integração com o fantástico mundo mobile Apple. Isso sim é garantia de futuro.
Percebes?
Não somos fanáticos, somos pessoas experientes, somos utilizadores convictos e somos clientes de várias marcas que são lideres hoje no mercado informático. Portanto o que dizes e o que dizem alguns, cada vez menos, utilizadores de opinião contraria, é apenas opinião pessoal que não reflecte a verdade nem a opinião certa dos mercado. 😉
Abraço, na próxima reponde-me a mim quando for mesmo eu a escrever 😉
lol que tiraço…
Tenta trabalhar com um Mac(se for possivel) durante 6 meses… Acredita, não vais querer mais windows, a não ser para jogar…(caso jogues claro).
Kernel praqui, kernel prakula. O que o pessoal quer saber é o que trás de novo e o montain lion trás uma séria de novas funçoes, baseadas principalmente na maior interacçao entre mac e idevices. Agora digam me la o que o windows trouxe de novo para o utilizador comum que é de quem estamos aqui a falar. Porque ao nivel empresarial é outra conversa. Digam lá vá..
E quanto ao problema da redução da autonomia da bateria causada aos MacBook Pro com o Lion, será que o Mountain vai resolver?…
tou a usar lion praticamente desde que saiu e ainda usei leopard durante uns mesitos e n notei diferenças..
http://www.stickycomics.com/wp-content/uploads/update_for_your_computer.jpg
Mac OS raramente faz updates ao OS, normalmente são updates a aplicações ou a drivers. Quantas hotfixes leva em media uma versao de windows? compara com Mac OS e depois falamos 🙂
” OS X Mountain Lion, a nona principal versão do sistema operativo mais avançado do Mundo” lol
E se parassem com este hate todo ?
Isto é muito simples, utilizadores de Mac OS podem criticar o windows porque ja experimentaram, a maior parte de utilizadores windows, ou pelo menos os que decidem inventar constantemente defeitos no Mac OS, não tiveram experiencia suficiente para reconhecerem as vantagens de MacOS vs windows.
E pronto acho que é o máximo que posso fazer pelos hereges utilizadores windows, salvem-se ou atirem-se da ponte sff, ou vá pelo menos calem-se e consolem-se com o vosso magnifico windows.
True!!
Bem.. que grande briga por um assunto que é muito vasto e difícil de chegar a uma conclusão segura.
A minha opinião é a seguinte..
Acho que existe fases para tudo na vida, ao longo da historia a tecnologia e as empresas, foram suplantadas por novas empresas e novas tecnologias, a Microsoft foi a empresa que mais dominou o mercado ao longo destes anos e temos que admitir que o windows xp e o seven sao dois bons sistemas operativos, assim como o 98 SE na sua altura, A apple tem vindo a crescer e tambem tem vindo a mostrar nestes ultimos anos tambem sistemas operativos muito bons que aos poucos vão destronando a microsoft. (a microsoft deu prejuizo pela primeira vez desde que entrou em bolsa)existem varios mercados onde a apple tem vindo a conquistar muitos pontos (Macs, ipads, iphones.. (pcs, tablets e telemoveis..)) algumas das coisas que a microsoft ainda tem conquistado pontos é nas consolas e o SO Empresarial (Nas Empresas a Microsoft domina..)O linux será um proximo grande passo mas só depois da Apple ter assumido a principal posição. Dito isto.. Um virus é um programa, já foi definido bem algumas vezes em cima, nao vou estar a repetir, como tal esse programa é criado com um intuito e pode ser feito em varias linguagens e em qualquer SO.. Agora o sistemas cloud (que vamos ver se ainda não é a google que vai dar a volta a isto e vai dominar o mercado de software..) vao ser por um lado muito bons a nivel de velocidade e desempenho de hardware mas por outro lado “tudo o que fazemos está lá”.. a segurança melhora muito mas esperemos que nao demasiado.. e a apple já se apercebeu disso e vai já com algum avanço da microsoft,e isso nota-se nos seus sistemas operativos.. o sistema cloud é que vai controlar tudo, vai passar a ser uma batalha pelas melhores app.. isto na minha opiniao será a tendencia dos SO..