O que é a TDT? Televisão Digital Terrestre
TDT em 65% do território nacional
A TDT – televisão digital terrestre – é uma nova tecnologia de tele-difusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual tele-difusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radio-eléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.
A Portugal Telecom irá instalar toda a infraestrutura de rede necessária para cobrir todo o país com TDT. O utilizador apenas terá de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um televisor que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.
Como funciona a TDT?
Na Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens dos diferentes canais televisivos são digitalizados, codificados e difundidos através do ar pelos centros emissores. Este sinal é posteriormente recebido, por intermédio das antenas individuais ou colectivas dos edifícios, e convertido novamente no som e imagem de cada canal televisivo pelos descodificadores TDT (independentes ou integrados nos televisores) instalados nas casas.
Quais os benefícios da TDT?
Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais actuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão: A TDT disponibiliza, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), um canal em Alta Definição (HD - High Definition), partilhado pelos operadores; A TDT permite também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam Guia TV (EPG), Barra de Programação, Pausa TV, gravação da emissão ou agendamento de gravações; A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som dolby digital).
Qual a razão da transição para a Televisão Digital Terrestre?
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse introduzida em todos os países da União, estabelecendo um prazo (até 2012) para o desligamento (switch-off) da actual transmissão analógica.
Para os portugueses que acedem aos canais gratuitos através da televisão tradicional, a TDT, representa uma evolução na experiência de visualização de televisão. A TDT já se encontra em funcionamento em diversos países em todo o mundo. As emissões em Portugal têm por base a tecnologia DVB-T com a norma MPEG-4/ H.264.
Quando terei que transitar para o digital?
As emissões de TDT em Portugal iniciaram-se no dia 29 de Abril de 2009, sendo a cobertura alargada gradualmente até 2011.
Entre 2009 e 2012 decorrerá um período de simultaneidade das transmissões analógicas e digitais em Portugal, tendo sido antecipado pela Portugal Telecom a cobertura total do país, em 12 meses, face ao prazo limite para o desligamento (switch-off) das emissões analógicas definido pela Comissão Europeia.
Preciso de comprar um televisor novo?
Não. Apenas terá de comprar um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.
A Portugal Telecom aconselha a procura do símbolo de compatibilidade com a norma de TDT portuguesa em todos os equipamentos.
Possuindo uma antena UHF instalada e um descodificador compatível, basta ter a antena orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e sintonizar os seus equipamentos para o digital, utilizando a sintonia automática do seu equipamento ou, caso prefira, sintonizando o seu descodificador no canal 67 da banda UHF se estiver em Portugal continental ou na Região Autónoma da Madeira, ou no canal 61 na Região Autónoma dos Açores.
Veja aqui quais os descodificadores TDT eleitos pela Deco proteste
Preciso de comprar uma antena nova?
O serviço de Televisão Digital Terrestre é fornecido através do ar e necessita por isso de uma antena de recepção para captar o sinal televisivo.
Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até aos seus televisores, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264.
Se não possuir serviço de recepção de sinal analógico, deverá proceder à instalação de uma antena UHF e respectiva cablagem na sua habitação, e adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264.
Caso não utilize o serviço terrestre analógico mas possua a instalação de cabo e a antena UHF, bastará adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264.
Possuindo uma antena UHF instalada e um descodificador compatível, basta ter a antena orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e sintonizar os seus equipamentos para o digital, utilizando a sintonia automática do seu equipamento ou, caso prefira, sintonizando o seu descodificador no canal 67 da banda UHF se estiver em Portugal continental ou na Região Autónoma da Madeira, ou no canal 61 na Região Autónoma dos Açores.
Sintonização
Caso já esteja numa zona coberta pelo sinal digital e caso tenha um equipamento compatível com a norma TDT em Portugal (tecnologia DVB-T e norma MPEG-4/H.264), poderá sintonizar imediatamente as emissões da TDT de forma simples e fácil. Bastará para isso ter a antena orientada para o emissor TDT mais próxima da sua zona e utilizar a sintonia automática do seu equipamento.
Se preferir, poderá fazer uma sintonização manual. Nesse caso, deverá definir no seu equipamento a banda UHF e o canal abaixo indicado, dependendo da zona do país em que se encontra.
- Continente – Canal 67
- Região Autónoma da Madeira – Canal 67
- Região Autónoma dos Açores: Ilha de S. Jorge – Canal 47
- Região Autónoma dos Açores: Ilha do Pico – Canal 56
- Região Autónoma dos Açores: Ilhas S. Miguel e Graciosa – Canal 61
- Região Autónoma dos Açores: Ilha do Faial – Canal 64
- Região Autónoma dos Açores: Ilhas Terceira, S. Maria, Flores e Corvo – Canal 67
Em alguns equipamentos poderá ser necessário forçar a sintonia do sinal digital, uma vez que podem estar a sintonizar apenas os canais analógicos. Para tal, deverá simplesmente definir esta opção nas configurações do equipamento.
Em caso de dúvidas, contacte o fabricante ou o vendedor do seu equipamento.
Quanto custará mudar para a digital?
A recepção das emissões da TDT é gratuita. Se já utiliza a recepção analógica terrestre com 4 canais (5 nas Regiões Autónomas), o custo de mudança para digital corresponde apenas ao valor do descodificador que terá que ser compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um equipamento de TV que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.
Onde se vão poder comprar os receptores e antenas?
Vão estar disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos. Deverá apenas garantir que o descodificador que adquirir é compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264 ou, caso pretenda adquirir uma TV já preparada para a TDT, que esta cumpre esta norma.
Em alternativa, procure nos equipamentos o símbolo de compatibilidade com a TDT portuguesa. Os equipamentos com o símbolo de compatibilidade foram testados e são compatíveis com a norma portuguesa de TDT.Telecom
Este artigo tem mais de um ano
Bom post. Na minha zona o sinal uhf é uma valente porcaria, mal posso esperar pela TDT.
Por aquilo que já li, o TDT não faz milagres, vai depender na mesma do sinal da fonte que recebes, se está longe, potência, etc. Pelos menos tenho ouvido alguns relatos de receber fraco sinal com TDT.
então porcaria vai continuar, porque a fonte será a mesma..
poderás notar alguma melhoria devido À qualidade de imagem no seu geral ser melhor, mas nao devido à fonte.
Isso comparando com outras TDT, a tua entao será sp pior.
Cumps
@Rodrigo
não é bem assim, uma das grandes vantagens do digital é que para se alcançar o mesmo ponto que com o analógico a potência necessária é muito inferior, por ex:com 100W consegue-se alcançar uma determinada distância, o digital precisa apenas de 30W para alcançar a mesma distância. Por isso o Vitor ainda tem uma esperança:)
Em relação à qualidade da imagem ela terá a qualidade de qualquer outra TDT, isto porque no digital.ao contrário do analógico, ou se tem a qualidade máxima ou então não se tem nada. Não vamos ter fantasmas, sinal com chuva, isso são caracteristicas do analógico.
Isso de ou a qualidade é de 100% ou não se vê nada é uma grande mentira. Vivo em Elvas y como tal recebemos os quatro canais portuguêses mais os trinta y tal españóis. Cuando o tempo é mau chego a ter na qualidade 20% y continua a verse. A grande diferença é que se a qualidade for inferior a 20% começam a verse efeitos de pixelação, os ditos quadradinhos. Em Elvas no verão já recebi duas vezes canais marroquinos na TDT com intensidade entre 2% a 9% y qualidade entre 1% y 99%. Desde que a qualidade estivesse acima dos 19% podia-se ver as emissões. Recebi na altura o Aflam.TV y a Tamazight. Está no youtube, é só procurar “tdt marroquina elvas” y encontrarão.
Ter em atenção que neste momento ainda estamos em fase de expansão. Estão a ser instalados os novos emissores mas ainda estamos numa fase inicial… Com o tempo a tendência será sempre melhorar os sinal… Pelo menos assim o espero.
Bom artigo.
Chamo apenas á atenção que a maioria dos artigos que se vendiam (e vendem) não suportam a versão MPEG-4, mas sim a MPEG-2 que é a mais utilizada mundialmente.
Existe o risco de adquirirem um equipamento (TV’s, descodificadores etc) que dizem lá que lêem DVB-T mas na realidade não funcionam no nosso país.
De ressalvar também que este é um exemplo de avanço tecnológico no nosso país, pois fomos dos primeiros a implementar a nível mundial a norma MPEG-4 no TDT. 🙂
Avanço tecnológico do nosso país??? Não só fomos dos últimos a implementá-la (já estava prevista de início – faz parte das normas dvb), como não contribuímos nada para ela – e é a única prevista para hdtv, só não costuma ser usada para simples dvb não hd.
Para um verdadeiro avanço está o Brasil, que criou uma norma própria que é mais avançada que as outras existentes 😉
Que é apoiado por quem? União Europeia.
A norma brasileira é baseada na japonesa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/SBTVD
Há lojas cujos LCD’s / plasmas já são praticamente todos
DVB-T MP4 !!!
Já deviam é ter escrito isto a meses! Eu ja tenho TDT desde Maio.
PS: quem tiver o Windows 7 não é necessario ter nenhum programa especifico instalado nem codecs, apenas o uma placa de TV com DVB
E para quem usar computadores com placas de tv (no meu caso, portátil), terá que alterar algo? Eu não tenho a certeza, mas creio que a minha placa de tv recebe sinal digital. Como poderei saber se tenho que trocar algo? E se tiver que mudar algo, terei então que ligar um descodificador ao portátil?
Desculpem lá a confusão, mas assim me surgiram as duvidas.
Se for hd , não; se for só digital, precisas duma nova.
Sinceramente, fiquei ainda mais confuso. Por exemplo, no Windows Media Center quando configurei o sinal de tv, tanto que me aparecia sinal analógico como digital e, actualmente, uso este segundo e dá sem problemas.
Como é que uma pessoa poderá saber ao certo se precisa ou não de descodificador? E se precisar, é só para o caso da antena normal ou também quando está ligado via cabo (tvcabo, por exemplo)?
É que após ler tantos comentários, acho que fiquei mais confuso do que já estava.
Se tens um serviço digital (cabo, satélite, etc.), em princípio já tens o descodificador (“box”), é questão de te informares no operador.
Para a rádiodifusão (antena), há descodificares digitais (placas/usb/”boxes”) apenas para DVB(mpeg2)+PAL (os mais antigos) e para DVB(mpeg2)+DVB-HD(mpeg4)+PAL (_alguns_ dos mais recentes) – a Pinnacle tem de ambos: na FNAC, em usb, custava há uns meses ~70€ para DVB e uns 90/100 para DVB-HD.
Aqui tens uma lista de descodificadores DVB-T dum comparador de preços austríaco (clica nas opções para limitar o âmbito; em “Alle”, no fim das linhas para aumentar):
http://geizhals.at/eu/?cat=satrecv&xf=273_DVB-T
Para DVB-T HD:
http://geizhals.at/eu/?cat=satrecv&xf=273_DVB-T~275_HDTV
Para PC:
http://geizhals.at/eu/?cat=vid&xf=801_DVB-T
Numa página web española vi descodificadôres compatíveis com a norma portuguêsa (eram descodificadôres HD y especificavam o mpeg4-h.264). Custavam trinta y tal euros.
“TDT em 65% do território nacional” está errado. Deveria ser “TDT em 65% da população nacional”.
Tudo o resto está simples e fácil de compreender.
Porquê?
A unica que pergunta que não é respondida:
E os idosos que recebem pensões baixas, cuja única companhia do dia é a televisão, vão beneficiar em quê?
Estava precisamente a pensar nisso ontem e por isso vinha aqui comentar. É um absurdo! Quanto custa um descodificador? Acham que um idoso consegue comprar uma coisa dessas? Eu vou comprar quando for necessário para os meus avós e para os avós da minha esposa mas e aqueles velhotes que coitados não têem ninguém?
Enfim, deviam fazer uma campanha de informação decente e haver compartipações não só no preço mas também deviam comprar e entregar aos idosos reformados.
Isto é só a minha opinião mas, acho que tem todo o fundamento, aliás, acho que faz muito mais sentido isto que eu disse do que andar por aí a distribuir Magalhães ao desbarato.
@Navyseal, Está previsto para as pessoas com menos rendimentos o subsídio do descodificador digital para as suas televisões.
Mesmo para pessoas com possibilidades, não vejo justificação de dar já 100€ por um descodificador de mpeg-4, preço este que foi o mais barato que encontrei por aí.
No meu caso, aguentar-me-ei até á ultima com a tv analógica. A não ser que pelo meio surja a oportunidade de comprar um lcd com mpeg-4
€100!?!?!?! aqui em Inglaterra as mais baratas custam £15 em qualquer supermercado!
Se forem compativeis vou ja comprar um camiao delas para revender em Portugal 😀
Pois parece que não vais poder fazer negócio.:-)) Em Inglaterra, segundo sei é em MPEG2 e em VHS.
Se tens tv p/ cabo, satélite digital ou iptv, não precisas descodificador nenhum, porque já o tens! 😉
desculpem a ignorancia… as caixas standart da meo ja trazem este descodificador ?
obrigado
Não, são tecnologias completamente diferentes.
Tanto o MEO IPTV e o Meo Satelite não têm nada a ver com o TDT.
Para complementar:
TDT: DVB-T
Meo: IP-TV
Meo Satelite: DVB-S
TV p/ cabo: DVB-C 😉
Porque é que não está a aparecer o meu comentário, nem com o aviso da moderação?
@André
Porquê darem $ em vez do dito descodificador?
Segundo um teste efectuado pela Deco/Proteste a maioria dos descodificadores não valem nada, o único que ainda se safou foi o Televes Receptor TDT 7151 que ousa um preço de 179€! ver: http://www.deco.proteste.pt/electronica-e-telemoveis/televisao-digital-terrestre-s571581/dos/571631.htm
Por outro lado, saberão os idosos mexer no dito descodificador? Os meus pais que nem analfabetos são, mal sabem mexer na powerbox, que fará os idosos…
Não sei porquê, mas acho que eles vão regredir à era do velho amigo rádio.
Navyseal….já foi dito, e sublinho novamente, vai haver apoios para as pessoas com menos rendimentos.
O que já não considero nada mau….agora se os teus pais (ou em outro caso os idosos como referiste) sabem ou não mexer numa powerbox, bem….se fores a ver já aconteceu isto em outros tempos e com coisas bem mais banais que a tdt.
Televisão, radio, frigorífico….tudo isto levou fortes criticas na altura, mas agora, não vês nenhuma pessoa sem nenhum destes electrodomésticos em casa!
O que eu sei, é que o pais não pode parar…que venha a tdt, que venha a fibra, cá estarei eu e a maioria dos portugueses, para os receber!
Subsídios são coisas ridículas, é mais lógico darem boxs que funcionem!
Acho os preços muito elevados ou seja neste tempo de “crise” ninguém vai comprar isso até porque muitos nem sabem e muitos quando souberem que teem de comprar isso vão para comprar e os vendedores vão dizer que apanha um bom sinal blabla e que tem blabla funçoes ou seja o pessoal mais “velho” digo eu de 50anos+ muitos não sabem essas tecnologias de DVB, MPEG-4, UHF, H.264. Ou seja o pessoal vai-se confundir porque não vão saber qual o aparelho ideal e se dá na TV que teem.
Bom artigo. Para quem quiser saber mais podem consultar [url=http://tdt-portugal.blogspot.com/]TDT-Televisão Digital Terrestre em Portugal[/url] dedicado exclusivamente para este assunto…
As cenas da tvcabo pirata daram para isto ?
como trabalhador da Portugal Telecom devo referir que este novo tipo de estrutura irá tarzer muitas mais complicações em niveis de infraestruturas e configurações de sistema , está se a todo o custo tentar reduzir os possiveis erros e falhas , mas é sempre uma boa aposta de futuro
Boas Luis,
Somos colegas entao! 🙂
Sem duvida que em termos de infraestruturas as alterações são grandes.
Eu que o diga que tenho de lidar directamente com esta e outras redes! 🙂
Ola Alexandre pertences a que departamento ?? 😛
Só falta um pequeno pormenor. Não existe informação sobre quais as regiões que já apanham o sinal e a localização das antenas retransmissoras que já têm o tdt em funcionamento.
Eu por exemplo não consigo ter a certeza se na minha zona já consigo ter sinal ou não e se tiver qual a direcção (coordenadas) em que devo apontar a antena uhf.
Se conseguirem acrescentar esta informação talvez consigam que este artigo seja realmente diferente dos muitos 359… que já circulavam na net.
Boas,
Tens essa informação no site da PT: http://tdt.telecom.pt/
Logo na página de entrada está o campo onde podes meter o teu código postal e verificar a tua cobertura.
Simples! 🙂
Se o artigo tivesse a fonte bem visível, qualquer leitor já tinha ido ver…
🙂
LOL
Além da melhoria da qualidade de imagem e som, seria de esperar que a TDT viesse acompanhada de mais canais gratuitos, incluindo um canal em HD, mas por enquanto isso não vai acontecer. Seremos dos poucos países em que a TDT apenas vai trazer uma melhoria de sinal.
Para quem não sabe a PT (responsável pela implementação da TDT), está mais interessada na TDT pelo facto de esta futuramente incluir um serviço chamado “Meo Dt” que é um serviço de TV paga, semelhante ao Meo, mas transmitido através da TDT.
Não sei se será bem assim como dizes, mas é óbvio que poderão existir interesses (legítimos de quem investe) por parte da PT. No entanto o TDT nunca poderá ser pago.
Poderão é no entanto vir a surgir soluções com a mesma base tecnológica mas com mais serviços e conteúdos. Mas nunca se poderá sobrepor ao TDT dos moldes actuais.
ah entao para alem do MUX A que so permite ate 7 canais livres em SD, os outros MUX’s tb vao ser para canais livres?? isso e novidade para mim.
Alexandre, eu sei que os 4 canais na TDT não vão ser pagos, mas vai existir um serviço pago na TDT chamado Meo DT. O problema disto tudo é que o espaço livre no MUX que poderia ser utilizado para canais livres (gratuitos), vai ser ocupado por canais que vão ser pagos. Entendes?
Excelente post 🙂
E quem tem várias TVs em casa, terá que ter um descodificador para cada TV?
Sim. Cada TV terá que ter o seu descodificador, senão vês o mesmo canal em todas as TV.
Aconselho que estiver a pensar em comprar um tv nova, a comprar já uma tv com descodificador integrado, sem esquecer que tem de ser descodificador para mpeg-4.
WTF?! Vou continuar com a cabovisao … bolas!
Tenho 3 televisões em casa (e há quem tenha mais) … se a qualquer momento tiver que desistir do serviço pago, vou ter que gastar 300€ em descodificadores?! … podem esperar sentados!
O que eu acho é que o senhores empresários da PT e co. deviam de “vender” descodificadores a um preço acessível… na ordem dos 20€! Afinal.. são eles que querem mudar…
não é a PT que quer mudar foi a União Europeia que definiu que todos os paises deviam mudar eles so estao a fazer o trabalho deles que é implementar a tdt no país. Mas quanto ás boxes essas irão descer o preço pelo aumento da procura.
loool tenho 7 tvs ligadas em casa.. tou desgracado xD mais vale meter cabovisao ou MEO 😀
k cagada entao!! nao ha maneira d ligar a uma box à saida da antena e dps distribuir o sinal pa todas as tvs?
Pode fazer isso mas vais ver o mesmo canal em todas as TV´s.
Só se o descodificar der para várias saídas independentes, como alguns de satélite (€ = upa, upa…).
se vão ser 4 canais gratuitos … só precisas de 4 descodificadores …
colocas cada um deles com um canal …. e sintonizas na directamente na tv para teres todos os 4 canais…
Achei o artigo muito superficial na matéria, nada de muito concreto nem técnico. Referem sempre digital e digital mas o artigo poderia estar explorado de forma a que todos pudessem compreender, desde o simples consumidor com a 4ª classe até ao doutorado em engenharias. Para além disto vantagens na utilização do MPEG-4 ou na transmissão digital?
Já agora, no “Como funciona a TDT?” resumindo o descrito é basicamente que existe uma conversão D/A, o resto é como é feita a transmissão do analógico…
É simples: tens pc, já sabes como é – como os codecs, há codificações mais complexas que permitem mais resolução com menos/igual taxa de bits.
Conheces o dvd (mpeg2) e o divx/xvid (mpeg4) e a relação entre eles relativa à qualidade de imagem/espaço ocupado/taxa de bits – é só isso: um descodificador apenas implementa o codec em hardware – é um “pc”…
Se, em vez desse discurso todo, pusesses apenas essa mesma pergunta no navegador, tinhas tido nada mais, nada menos que 247.000 respostas, no Google!
Não é para ti especificamente, mas sinceramente, só falta virem para aqui perguntar como se usa a internet (ou o próprio pc!)- está tudo à mão de semear, raios!
Das perguntas mais frequentes que normalmente não são explicadas.
TDT é apenas para quem tem televisão através das antenas normais, muita gente que tem TVCabo, Meo, Clix e afins está a pensar que vai ter que comprar um descodificador novo.
E para quem tem televisão pela antena, se tiver mais que um televisor, vai ter que ter um descodificador em cada TV se esta não tiver já integrado um sintonizador digital, como é no caso das novas televisões LCD e Plasma, que grande parte agora já tem. Quem tem televisões “antigas” já sabe…1 sintonizador por TV…
ja nem falo do facto de idosos não perceberem nada disto… vou falar do conhecimento geral que (não) há sobre a TDT. nós que tamos melhor informados sobre o que é, já nos perguntamos sobre a publicidade informativa que devia existir,mas não há sobre a TDT? À uns meses no programa da RTP Provedor do Teleespectador sobre a TDT,num inquerito de rua, as pessoas confundiam com fibra optica ou mais um serviço pago de TV. A verdadeira promoção vai ser qnd houver canais pagos. E mais canais livres? Tá para o tecto! Em Espanha e Inglaterra por exemplo a implementação da TDT trouxe dezenas de canais livres para a população. Cá? Um 5 canal que foi reprovado e neste momento nem se sabe se vai arrancar e um canal HD parado que em Abril fez promoção ao MEO… É que nem incluem na TDT a RTP N e a RTP Memoria (e já nem falo da RTP HD),em que agora a desculpa é dizerem que são financiados com publicidade…pois,como se as reportagens,reporteres,instalações,meios técnicos não são os mesmos que a RTP1 e RTP2 têm e pagos por todos nós. A desculpa não pega porque quando os canais foram lançados disseram que não havia espaço para mais canais no espectro para serem transmitidos “over-the-air” em analogico. Agora que já há espaço,já não interessa colocar. Qual o icentivo em para já ver TDT? Não há (nem tão cedo vai haver) canais livres.Só para exprimentar..porque de fora isso esqueçam. Até a qualidade de imagem piorou bastante.O bitrate baixaram de algumas semanas para cá. Quando antes estava +/- nos 3,5mb..agora mal chega aos 1,5mb. Para o canal HD estar no ar a ocupar 3,5mb a transmitir sem som e uma imagem preta. http://tdt-portugal.blogspot.com sigam este blog sobre a TDT em Portugal,existe um post com coordenadas das antenas. Ah..outra coisa,não se deixem enganar, 65% é o que deviam tar a ser cobertos com as antenas disponiveis, mas a realidade é bem diferente. Há pessoas em plena Lisboa sem TDT..por isso imaginem. A PT nem revela numero de descodificadores vendidos (em Espanha há numeros), deve ser pelo sucesso que tem sido…
tenho uma tv sony que me configurou o sinal digital automaticamente, mas é muito fraco na minha zona, a imagem é muito ma e o canal HD não da nada
O que acho piada nisso tudo é que as pessoas preocupam-se mais em ter o LCD com tecnologia HD em que não tem sinal HD para “injectar”, não tem fonte HD, invés de comprarem uma já com sintonizador TDT, enfim eu já não terei problemas (digo eu 😉 )a minha já traz sintonizador. Somos ovelhas do que o marketing nos mostra !
Pois, as pessoas menos informadas são eludidas pela publicidade. Pensam o facto de a TV que compraram ser HD vão passar a ver todos os canais em HD, quando na realidade ainda são poucos os canais que transmitem em HD.
Acontece que os estudos da Deco são sempre atrasados com estudos de 6meses e outros 6 para publicação. De maneira quando eles dizem 99€ ou 179€ corresponde a preços e aparelhos já desactualizados.
Conclusão estudos que nada beneficiam o consumidor.
Mais estive a ver em beep.es e vi que os mais caros eram 50€
Boas.
Há um mês que tenho TDT e a imagem é realmente melhor do que o analógico mas as emissões dos canais ainda vão ter de mudar muito para podermos ter a qualidade que a a TDT possibilita.
O grande problema que tenho, é em dias como o de hoje, ou seja, está a chover e estou sem emissão. O LCD diz que o sinal está fraco e portanto não sintoniza.
Kodiak
Aí a opção será comprar um descodificador que amplifique o sinal ou mudar a antena.
Ou seja … morte à TDT e venha lá o Streaming directo a velocidades decentes …
Impossível a curto prazo, com as tx de transmissão da net e a sua cobertura ! Não acredito que o streaming abafe o TDT só daqui 1 boa década talvez!
Já queria eu poder ver o Youtube sem ser aos bochechos (ou “às bochechas”, como diz o outro 😉 😛 ).
Só fica a faltar uma coisa, para quando é que fazemos isso mas em DVB-H, formato para dispositivos moveis? Por exemplo, quem tem um automóvel com TV a partir de 2012 vai deixar de ter.
Fala-se da transição de analógico para digital..
mas a anos que espero uma transição de 4:3 para 16:9… continuamos a ver as pessoas “esticadas” … e agora já se fala do formato panoramico e ainda nem o 16:9 vingou… enfim… acho que já está mais do que na altura emitirem em 16:9 todos os canais…
Infelizmente a tecnologia só pode estar nas maos de pessoas que escolhem mal as perioridades. Eu posso ter uma televisão digital, mas se for emitida em 4:3 continua a comprometer bastante a qualidade de imagem já que acaba por ser feito um upscaling nas televisões 16:9 não mantendo o “aspect ratio” ideal para que se veja as pessoas como elas são. É estilo, um circulo acaba por ficar uma bola oval..e isso não é qualidade..
Só vês as pessoas “esticadas” se quiseres – se não, podes sempre por a imagem com o seu aspecto correcto – claro que vai ficar com barras laterais (ou com o topo e o fundo cortado, dependendo da escolha), mas, quanto a mim, qq coisa é preferivel ao que se vê agora por todo lado 😛
Já agora, 4:3 também faz parte da norma dvb (960×720 e 1440×1080).
Pois eu sei, mas é um desperdicio de espaço e imagem… faz logo perder todo o sentido de se ter uma televisao LCD 16:9 … 😀
Não é desperdício nenhum, a qualidade da imagem é a mesma ou “melhor” (se tiver bom upscaling) – não perdes nada; podes é não ganhar muito – ganhas o upscaling e os canais 16:9 (e até há bastantes).
Desperdício, para mim, seria investir num equipamento para ter pior imagem (distorcida) 😛
…e os “dvdês” 😉
Imagem nitida vejo sempre, o meu por acaso é FullHD ou seja, o upscaling do tradicional ainda é maior. DVD’s ainda se ve um espetaculo, TV igualmente.. mas quando vejo um filme Blueray ou um canal em HD 16:9, e volto a ver TV normal ou DVD’s, sinto a sensação que voltei ao passado e aquela qualidade já faz diferença… é como tudo na vida, quando se experimenta o que é MUITO bom, é dificil voltar ao bom..eheeh 😀
para mim cá em Portugal tão se aproveitar dos portugueses com as assinaturas da tv , não interessa para a pt e outras operadoras por na TDT todos os canais nacionais como RTP madeira RTP Açores RTP noticias RTP memoria SIC noticias tvi noticias e entre outros, ao contrario de outros países como a Grã-Bretanha oferece ao sua população mais de 50 canais livres via TDT e mais de 100 por satélite com canais para todos os gostos vejam a lista de canais aqui http://www.freeview.co.uk/freeview/Channels
em Espanha oferecem mais de 20 canais gratuitos
Temos que fazer barulho se não estes tipos e tipas da Pt fazem o que querem para ganhar o seu dinheirinho para investir fora de Portugal enquanto os portugueses pagam tudo por muito mais do que no sítios onde eles vão investir
já estou farto de pagar tanto e receber pouco
Concordo plenamente e… precisamente nisto…”Temos que fazer barulho se não estes tipos e tipas da Pt fazem o que querem para ganhar o seu dinheirinho para investir fora de Portugal enquanto os portugueses pagam tudo por muito mais do que no sítios onde eles vão investir já estou farto de pagar tanto e receber pouco”
Mas infelizmente o povo português é demasiado burro..
Em España oferecem mais de 40 canais gratuitos em todo o território nacional (salvo certas zonas em que devido a interferencias com canais analógicos portuguêses). Nalgumas zonas há há quase 60 canais grátis (canais nacionais+canais das autonomías+canais locais).
Esqueci-me de mencionar que para além dos canais nacionais, autonómicos y locais existem os canais piratas. Também, por cada região existem também os canais de rádio digital – exitem entre 15 y 30 por cada região.
E agora um dúvida, como é que alguém que tenha ZON por cabo, consegue ter TDT sem usar uma nova antena interna?
Os canais TDT ao que sei são 720p, sendo que os que vêm na ZON são em SD. Logo, se ao usar a ZON, o que sai das tomadas é o sinal da ZON e não o sinal da antena que está no telhado, tenho mesmo de comprar um segunda antena interna, ou há alguma maneira de dar a voltas à situação?
mais uma vez:
TDT não tem nada a ver com ZON,MEO,CLIX e outras que distribuem canais por cabo,IPTV e Satelite.
Se ainda tens uma antena daquelas que usavas no telhado para ver televisão antes de ter ZON ou outro operador,usa-a. Quanto a antenas interiores, só se tiver a poucos km das antenas transmissoras,talvez no maximo uns 5km
os canais TDT não são em 720p (ou HD),era bom. existe sim um canal HD em 1920*1080 mas não ta a transmitir, ou melhor está mas a preto e sem som. os outros 4 estao a 720*576
Dizer que DVB não tem nada a ver com Zon, Meo, Clix, Cabovisão, etc., e falar de IPTV, etc., é não ter percebido nada do assunto:
DVB-C (=cabo), DVB-S (=satélite) e DVB-T (=terrestre), são as três subnormas de transmissão de DVB; se é encapsulado em IP ou não é irrelevante, o que interessa é o que vem dentro (se respeita as normas de codificação) e se a rede tem capacidade para a transmitir.
não digas o que eu não disse. eu falei em TDT.não falei nas normas de transmissão. e sobre as norma que é DVB ,sim têm a ver, mas só nisso. porque a forma de transmissao de cada uma delas é diferente. por isso o S, o T e o C.
eu falei que TDT não tem nada a ver com MEO,ZON e etc pk eles não chegam a casa das pessoas por antena terrestre como a TDT. tirando a norma de transmissão, não se transmitem da mesma maneira.
quanto ao HD, consideras 720*576 HD? pois eu acho que é SD (standart definition) . não confundas 720*576 com 1280*720, que isso sim é HD,mas 720*576 não é
Agora és tu a dizer o que eu não disse – vê mesmo aqui em baixo:
https://pplware.sapo.pt/2009/12/06/o-que-e-a-tdt-televisao-digital-terrestre/comment-page-1/#comment-262052
É verdade, nem no Japão existe IPTV em HD; aliás, são até os únicos a ter a decência (a ser obrigados a tê-la?) de não a publicitar como HD: um portento como a NHK só publicita a sua IPTV como “com qualidade DVD”(!), logo, como disseste, 720×576… 😉
Os canais HD _são_ em 720/1080(i), não há outra hipótese; até há um, nos EUA, que transmite em 1080p(!) – se em IPTV são em 576, é porque a rede não dá “vazão” (ver acima) e vendem gato por lebre…
Então e Zon, Meo, Clix, etc. HD, nunca viste/ouviste falar??? Tanto pode ser 720 como 1080(i) – e já a tens, sim: Funtastic, etc. 😉
e a DVB H?? para quando??
Que confusão! Para já algumas antenas vão ter que ser redireccionadas, porque nem sempre os emissores tdt vão coincidir com os analógicos.
Aqui podem ver os actuais emissores, bem como as coordenadas gps. http://tdt.telecom.pt/empresas_profissionais/
Eventualmente, poderão haver outros em funcionamento que ainda não estejam na lista,como o da Figueira da Foz(Boa Viagem).
As boxes a 50€ provavelmente serão boxes para mpeg2 fazendo jus ao utilizador que as referiu aqui.
Provavelmente quando a tecnologia se banalizar, o que irá acontecer é aparecer no mercado uma “central” que receba o sinal digital e o descodifique para analógico, para posteriormente injectar na rede de tv de uma casa.
Eu vivo a menos de 3Km do Emissor de Monsanto, alias, consigo-o ver da minha janela e mesmo assim, dentro de 4 paredes não dá para apanhar nada, a solução é mesmo ter a janela encostada á janela e em dias de mau tempo é falta de sinal que ate me lixa.
Ou seja, foram 45€ numa antena in-door para o cacete!
Ah, mas quando apanha o sinal no máximo, a qualidade é esmagadormente de qualidade, a imagem é super suave e as cores bem nítidas.
Tenho ZON Fibra e posso comparar a qualidade, onde as cores na ZON tem um elevado contraste e pecam por um upscaling deficiente.
Conclusão! O Engenheiros da PT que dêem mais força no sinal para aquilo bufar, porque para termos antenas de TDT de qualidade que, depois acabam por se revelar autênticos rádios dos chineses, não é por culpa da Antena não.
antena encostada á janela*
em outros paises a chegada da TDT significou um aumento de oferta de canais livres… cá em Portugal temos de nos contentar com 4.como é que a PT espera cativar as pessoas a aderir? Em Espanha, o aumento de canais cativou as pessoas a aderir, em Portugal é aquilo que se sabe… afinal não convém à PT colocar mais canais na oferta livre porque esses canais iam ser os nacionais (na minha opinião TÊM que ser), é há muito boa gente que só tem ZON, MEO e outros para puder ver esses. e isso, como eles são uns gananciosos, estraga-lhes o negocio
Não esperes é grandes empreendimentos quando não há mercado para os financiar – e isto é válido para os dos outros países também – imagino o que se vê por lá, nalguns casos…
Só um reparo ao que se diz no artigo…
Sou açoriano, e desde sempre, para conseguir ver a RTP2, a SIC e a TVI, que temos que aderir ou à TV por cabo ou, recentemente, a serviços como o Meo. Durante uns breves meses houve a hipótese de *adquirir* um descodificador, em tudo semelhante às Powerbox’s da então TV Cabo Portugal/Cabo TV Açoreana, de propósito para ter acesso aos canais nacionais.
Porque de resto, nós nunca tivemos acesso a 5 canais nacionais de forma livre, por antena. Só a RTP Açores e a RTP1. E mais nada.
“A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som dolby digital).”
Só duas coisas:
– Em primeiro lugar, se há algo que é responsável pela melhor qualidade de imagem/som, é a maior largura de banda por canal e a possibilidade de maior resolução de imagem/nº de canais áudio – ser digital, por si só, não só não traz qq melhora, como pode, até, trazer piora… basta ver a quantidade de artefactos de imagem em que os operadores nacionais parece serem especialistas e a má qualidade de up/downscaling que grande parte de descodificadores (especialmente antigos/de baixo custo) têm, com os problemas de imagem que daí resultam (ie: é melhor testarem as vossas escolhas com conteúdo de diferentes origens/resoluções antes de se decidirem por um).
– Em segundo, não sei se sabes, mas digital já é o som desde há muito tempo (desde que passou a estéreo!) e sem qq relação com tdt ou hd (mais precisamente NICAM estéreo: Near Instantaneous Companded* Audio Multiplex).
*Compressed and Expanded
Tirando isso, só te esqueceste de mencionar que quem já tem tv digital (cabo, satélite, iptv) já tem, em princípio, um descodificador e não precisa de mais nenhum (se for uma “box” antiga talvez não, mas isso é entre o cliente e o operador).
Enquanto a PT tiver por trás da TDT bem podem esquecer mais canais…
É “espantoso” (porque de espanto não tem nada…já que neste país tudo é possivel) como uma empresa que vende serviços de televisão pagos, tenha sobe a sua posse a TDT, que é nossa por direito, todos nós pagamos, mesmo que não tenhamos usufruto desse serviço….
Como é obvio.. nunca irão por mais canais porque iriam perder o lucro do MEO… levam com processos de monopolio, etc… mas lá continuam a fazerem o que querem.
Enfim… é o “nosso” Portugal…
1º O 5º canal vai surgir no seguimento da implantação do TDT. Se não fosse isso ninguem teria condições de criar infrastruturas para suportar mais um canal em Portugal
2º O TDT vai permitir aparecerem pacotes de canais pagos. Poderá não ser no primeiro ano, mas insfrastura estará lá. Será uma forma de rentabilizar a infrastrtura.
3º Tirando as familias mais carenciadas, não acredito que os descodificadores sejam a verdadeira alternativa. A não ser que venham para preços banais. Olhando para o perfil dos portugues acredito que estes aproveitaram para renovar os seus equipamentos em casa
4º A minha grande dúvida vai para aquelas Tv’s de cozinha/quarto de 80€ que existem para aí aos magotes. Desconfio que durante uns anos essas divisões vão ficar desconectadas
Se for como nos EUA, vai haver subvenções para a transição.
boas a muita boa gente aqui confundir descodificador com receptor,
la por essas tretas da pt e meos tvcabos falarem em descodificador esse termo pode levar a uma interpretação erra da tecnologias TDT fazendo pensar que se tem pagar para descodificar, vejamos nos tempos do satélite analógico eu tinha receptor para ver os canais de sinal aberto e um descodificador para ver os canais de sinal codificado.
pois no digital é exactamente igual mas só que os aparelhos digitais já trazem tecnologia incorporada que permite receber canais livres e codificados para mim o termo correcto é receptor digital terrestre/ satélite ou cabo. o digital não é nenhuma codificação encriptada, mas sim uma forma de transmitir informação ou guarda-la na forma binária
para mim os termos box e entre outros leva as pessoas interpretar mal as tecnologias digitais
Nem todos os aparelhos digitais têm descodificador e nem todos os descodificadores podem descodificar hd/tdt nacional (mpeg4)!
Em analógico, um receptor (sintonizador) é um desmodulador; em digital, é um descodificador:
CODEC: COdificador/DE(s)Codificador 😉
“Codificação” começou e continua a aplicar-se a “encriptação” (código Enigma, p. ex.); este apenas se usa para evitar confundir, e mais por via dos americanos.
resolução digital
é importante ou não ?
A resolução de uma imagem é importante se nos quisermos ampliar essa imagem.
E o Bitrate ?
Pois não podemos esquecer deste pormenor, uma imagem com uma resolução grande e um bitrate baixo da origem ao uma imagem com pouco detalhe da quilo que se ta a ver
o que significa ?
Bit rate ou bitrate significa taxa de bits ou taxa de transferência de bits. Nas telecomunicações e na computação, o bit rate (às vezes escrito como bitrate) é o número de bits convertidos ou processados por unidade de tempo. O bit rate é medido em ‘bits por segundo’ (bps ou b/s), muitas vezes utilizado em conjunto com um prefixo SI , como kbps, Mbps, Gbps, etc.,
Bitrates e multimédia
Em multimédia digital, o bit rate representa a quantidade de informação ou detalhe que está guardada por unidade de tempo numa gravação digital (áudio ou vídeo). Este bit rate depende de diversos factores:
O material original pode ser digitalizado com diferentes frequências de amostragem;
As amostragens podem usar números de bits diferentes;
Os dados podem ser codificados com diferentes técnicas;
A informação pode ser comprimida com diferentes técnicas de compressão ou em graus diferentes;
Normalmente, estes factores são escolhidos consoante os objectivos a que se destina o som/vídeo e tem que existir uma troca entre a qualidade (mais bit rate = mais qualidade = mais tamanho) e o tamanho (menos bit rate = menos qualidade = menos tamanho).
Alguns exemplos de bit rates em multimédia digital:
Áudio (MP3)
32 kbps — Qualidade AM.
96 kbps — Qualidade FM.
128–160 kbps — Qualidade Standard.
192 kbps — Qualidade DAB (Digital Audio Broadcasting). Está a tornar-se o novo standard para música MP3. Com este bit rate, apenas os ouvidos mais profissionais conseguem notar a diferença em relação a um CD.
224–320 kbps — Qualidade aproximada à de CD.
Outros tipos de áudio
800 bps — Qualidade mínima para ter uma voz reconhecível.
8 kbps — Qualidade de transmissão de voz telefônica.
500 kbps a 1 Mbps — Áudio sem qualquer perda de qualidade.
1411 kbps — Formato de som PCM, equiparável ao CD “Compact Disc Digital Audio”.
Video
16 kbps — Qualidade videofone.
1.25 Mbps – Qualidade de VCD (Vídeo CD) (com compressão de vídeo MPEG-1)
1.34 Mbps – Qualidade de VCD (Vídeo CD) (com compressão de vídeo e áudio MPEG-PS)
de 0 ate 11,1 Mbps – Qualidade de DVD (com compressão MPEG-2)
de 0 ate 54 Mbps (no máximo) – Qualidade Blu-Ray
depois de terem lido esta informação sobre a importância do bitrate façam a comparação aos canais digitais ditos de alta-definição
Tudo isso, mas também isto:
A resolução e a taxa de transferência são necessários mas não suficientes para garantir qualidade, esta depende também da qualidade da fonte e dos algoritmos de análise e de compressão (detecção de movimento, psico-acústicos, etc.). No limite, podem-se muito bem converter vídeoconferências e chamadas telefónicas para UHD e DTS-HD que não passam a sê-lo 😉
Quanto aos canais, bem tentei saber, de um vendedor, qual o bitrate dos canais HD do Meo… 😉
Na semana passada vi uma grua gigantesca a substituir a agulha da torre de comunicações em Abrantes, deve ser para isto
Agora só tenho de comprar uma cena pra por dentro do meu monitor Samsung pra ser compatível com mpeg4
boas de novo, estive a investigar melhor as opçoes da minha TV e tambem da para configurar a TDT por rede Ethernet em vez da entrada da antena. como faço isso?
Porquê que o sinal dos canais livres na TV CABO e MEO Satélite não estão desbloqueados. Se os pagamos na factura de telefone e fossem esse dinheiro transferido para a meo ou tv cabo , poderíamos os ter com uma simples parabólica. Assim todos nós poderíamos ter TV Satélite Digital. Se é canal livre , tem que ser livre não cobrar nada por eles. São livres ou então não os pode transmitir. É assim o que penso. Muita gente tem MEO ou TV CABO e pagam o pacote mínimo por causa que a zona onde estão não tem sinal em condições para receber as bandas UHF e VHF da TV terrestre. E mesmo assim tem que pagar um serviço que não usufruem na conta da EDP. Quem for obrigado a meter TV satélite devem reclamar o dinheiro que pagam na conta da EDP. Se todos fazerem isso podemos ter a certeza que o sinal de satélite ficará livre.
Supostamente a minha zona já está coberta por TDT e não vejo nada de novo desde que a tenho…
Tenho um LCD que possui todos os requisitos para ver TDT decentemente mas continuo a necessitar da box de serviço, no meu caso ZON.
Ouvi dizer que não era necessário box e que poderiamos ver os canais com ela desligada mas em 100 canais da ZON apenas uns 10 ou pouco mais é que estão a ser emitidos em TDT e nenhum em Português….
Não vejo melhorias para quem já possuia boxes digitais apenas vejo despesa para quem não possuia nenhum deste equipamento e não necessitava
Mas a ZON nem é obrigada a emitir em TDT, se o fazem é para ver se também entram na corrida com a MEO DT, era bom era se desse para ver esses 10 canais sem pagar xD
“mas em 100 canais da ZON apenas uns 10 ou pouco mais é que estão a ser emitidos em TDT e nenhum em Português….”
que confusão vai para aqui… a ZON a emitir em TDT? mas o que é isso emitir em TDT?
leram bem o artigo? ainda não perceberam que a emissão da TDT é por antenas que vocês tinham nos tectos das vossas casas antes de aderirem a um qualquer operador de TV pago como MEO, ZON etc?
Então…a antena que liga à box é minha ou é da ZON? o que vem da rua…
Entao explica o porquê e de onde vem esses canais? Da zon? da antena? de ambos?
a zon não emite nem irá emitir telelevisão por tdt a tdt em portugal é exclusiva da PT e de mais nenhuma empresa e o meo dt será o unico serviço pago por tdt