O novo Google Maps foi apresentado
Apesar de ter muitos e bons serviços, a Google tem alguns que merecem alguma atenção especial pela sua qualidade e pelo que oferecem aos utilizadores. Desde que há 10 anos a Google apresentou o seu serviço Maps que muita coisa mudou para todos nos.
Sempre em constante desenvolvimento, este serviço tem passado por mudanças que sempre foram para melhor. Tem conseguido passar de um simples serviço de mapas para uma experiência imersiva e completamente envolvente.
Pois o Maps está prestes a crescer mais um pouco e a Google apresentou agora ao público todas essas novidades.
Todas as novidades relativas ao Google Maps foram ontem apresentadas numa conferência e onde foram destacados vários pormenores do que este serviço já representa para todos o que o usam, bem como todas as novidades que foi trazendo ao longo dos anos. Naturalmente que houve novidades, muitas delas do agrado da maioria dos utilizadores, mas todas elas criadas com o intuito de melhorar ainda mais este serviço da Google.
Podem ver esta conferencia na integra no vídeo abaixo, mas aconselhamo a lerem as novidades antes de o verem.
As novidades que foram apresentadas estão centradas na facilidade de utilização e na forma como a Google serve e alimenta este seu serviços.
Abrangência
A disponibilização do Street View veio trazer uma perspectiva única para os mapas da Google. Nenhum outro serviço tem disponível um nível de integração como este oferece. Conseguimos visualizar os locais pretendidos como se estivéssemos efectivamente nos locais onde estes se encontram.
Mas não são apenas os carros da Google que recolhem estas imagens. Depois destes foram criados os triciclos, as motos de neve e os trolleys, para recolher imagens de locais onde os carros não chegam.
Mas como ainda existem locais onde até estes últimos não conseguem chegar, a Google criou o Trekker, que concentra numa única mochila toda a capacidade que os outros dispositivos têm e permite que apenas uma pessoa o transporte e opere.
A Google já está a usar o Trekker e em breve disponibilizará imagens recolhidas. Vão assim ser recolhidas imagens de locais até agora inacessíveis.
Precisão
A precisão dos mapas que nos são oferecidos é de vital importância para a Google e por isso disponibilizam o Map Maker, uma ferramenta que permite aos utilizadores do Google Maps corrigirem erros nos mapas ou adicionar novas ruas e elementos.
O Map Maker foi agora disponibilizado em 10 novos países (Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Nova Zelândia, Noruega e Suíça).
Facilidade de utilização
Este é talvez a novidade que mais vai interessar a todos os que usam o Google Maps nos seus dispositivos móveis. O Google Maps para Android passa a estar disponível em modo offline, o que garante que não necessitem de estar constantemente a descarregar os mapas para os vossos dispositivos.
Esta novidade será disponibilizada nas próximas semanas e significa que numa próxima vez que esteja no metro, ou que não tenha ligação à internet pode continuar a utilizar os nossos mapas.
A próxima dimensão
Porque os próprios mapas evoluem com a disponibilização de novas tecnologias, também o Google Maps assim o faz. A somar a todas as novidades que foram apresentadas ao longo dos anos, é agora apresentada a introdução de modelos de áreas metropolitanas inteiras em 3D ao Google Earth para dispositivos móveis.
Se até agora tínhamos apenas modelos 3D de edifícios nos mapas, passamos a poder ver modelos 3D de cidades completas.
Isto é possível graças à combinação das novas técnicas de renderização de imagens e outras que permitem criar automaticamente cidades em 3D, completas com prédios, terrenos, e paisagens. Até ao final do ano a Google pretende ter uma cobertura em 3D em áreas metropolitanas numa população de 300 milhões de pessoas.
Homepage: Google Maps
Este artigo tem mais de um ano
Claramente para tentar ofuscar qualquer novidade que venha por aí da Apple nesta área.
Apesar disso, são boas novidades.
O 3D tem mto bom aspecto!
xD
É que a google nem melhora os seus produtos “todos os dias” nem nada. Oh, apple fans.. so sad
A google está sempre a melhorar os seus serviços como qualquer empresa que se preze! Quem viu a apresentação com olhos vê claramente que foi uma apresentação feita à pressa! quase amadora! Até um telejornal é mais bem apresentado! eu notei a falta de preparação de todos os seus intervenientes que estavam constantemente a ler o que estavam a dizer, precisar de pedir para mudar de slides para os tables??? por favor….! etc.
Penso que o que o alexandre questiona é o timing da apresentação! Não me lembro uma única vez de ver a google a fazer uma apresentação dedicada às melhorias que tem vindo a fazer no maps! Porque agora?? Basta abrires os olhos para veres que é por eles já saberem que a Apple lhes deu um ponta pé no traseiro e vai no dia 11 apresentar um serviço concorrente com o maps e claro à que “ofuscar”/ mostrar que o google maps vai ter algo semelhante( na questão do 3D)! 🙂
google fans.so sad 🙂
Vamos ver esse serviço da Apple se não vai ser um grande tiro nos pés , para mim vai , essa é a minha opinião e neste ponto nem sequer me estou a focar qual a empresa que está por detrás desse lançamento , que neste caso é a Apple , lembro que a Microsoft também tem uma aplicação no genero e com qualidade mas não consegue de forma alguma ser tão abrangente como a Google , estes são os meus 5 cents
Cumprimentos
Serva
Pois! Vamos ter de esperar para ver o que a Apple vai fazer! Também não estou à espera que no dia 11 seja apresentado um serviço tão abrangente como o da google maps é irrealista pensar tal! a Google já tem anos de dados,etc! Mas também o digo se for suficientemente próximo vai causar mossas na google! Mas aqui eu estava a refutar o eu mesmo, que interpretou o alexandre como este estivesse a dizer que a google copiou a Apple! Na minha interpretação o alexandre só questionou o timing de uma apresentação inédita da google referente ao google maps!
Estás a gozar certo? A google faz milhentas apresentações por ano, ao ponto de se dar ao luxo de fazer uma conferencia para apresentar a alteração à google toolbar (aquela barrinha preta no topo do ecra quando se entra num site google), ou para apresentar a alteração do search quando passou a aparecer as sugestões, ou quando apresentou o instant search que aparecia logo resultados assim que se ia escrevendo. Aquilo foi uma conferencia para a imprensa, mais nada. Se queres realmente um evento do Google e não um evento para a press tens o Google I/O. Para evento informativo acho que serviu perfeitamente: fiquei a saber que vou poder ter os mapas offline (perfeito!). Até agora continuo a preferir o google maps para todas as pesquisas que faço de moradas: é preciso, tem um simulador de percursos e rotas muitissimo bom, se quiser ter a mínima noção de como é o prédio, rua ou espaço para onde vou basta-me ver no streetview. Com tudo isto e muito mais (e de utilidade) o 3D é eye candy puro e simples, de utilidade zero. Estar a professar as maravilhas de um produto que ainda nem saiu com base em algo de utilidade nula é no mínimo ridiculo. Se quando sair tiver o mínimo de features que se possa comparar com o google maps então já terá sido um sucesso (coisa que o bing, por exemplo, luta para conseguir mas até ver é tentativa falhada).
Foi mais “pontapé no traseiro” o facebook ter-se decidido pelos mapas do bing do que a Apple ter decidido a lançar serviço próprio.
E antes que me esqueça, eles já têm 3D aos anos (novamente a Apple volta a lançar algo e dizer que inventou a roda), a novidade é modelos 3D de cidades inteiras, que até agora era só ao nivel de edificios.
A Google faz mais milhões neste momentos com o iOS do que com o android……..
Sé a google não fizesse mais dinheiro com o ios que com o próprio android! !Até seria verdade o que dizes! A realidade é que a google ganha muito mais dinheiro com origem nos ios devices do que com origem em android!
Essa de achar ke o face foi mais “pontape” do que a Apple é estar no Reality distortion field da google!
Esse três 3d que a google tinha nada tem a ver com o que a própria google apresentou!
Francisco o curioso é que a expressão “distortion field” (Reality Distortion Field) foi um termo cunhado em 1981 para descrever a influência do Steve Jobs… e é aplicada sempre em referência à Apple (outro termo aplicado à Apple, mais concretamente aos iOS devices é “walled garden”). E quanto a receitas, não leste em lado algum no meu comentário dizer que o google não faz dinheiro com o iOS, mas aparentemente o teu único argumento é uma resposta a uma referência minha inexistente. E a app continua disponivel depois do lançamento, a única coisa que muda é a app que vem instalada por omissão deixa de ser o google maps e passa a ser o da apple. Potencialmente terá menos utilizadores, mas não deixa de os ter por completo, não é como no caso do facebook que usa o bing (logo o google não consegue tirar proveito daí), ou do foursquare que recentemente trocou o google maps pelo openstreetmaps… nesses dois casos o google fica completamente de fora, aí sim é um pontapé no traseiro. E de novo, quanto ao 3D, é irrelevante… tão irrelevante para o caso do maps que nem é do google maps mas do google earth. Volto a dizer isto: se a app da Apple quando sair tiver pelo menos algumas das features chave que torna o google maps o sucesso que é, então já terá sido um sucesso. E só uma informação, o revenue directo do google com o iOS é 4 vezes superior ao obtido com o Android, e no entanto isso representa menos de 2% do revenue total da empresa…
Daniel é verdade que o termo “distortion field” era aplicado ao Steve e surgiu mesmo com o ele, mas a verdade é que todos o praticam com maior ou menos sucesso. A google entre outras coisas é com o seu slogan don’t be evil, ser free, e o opensource. Estas 3 palavrinhas fazem muita gente perdoar coisas a google que não perdoam a outras empresas alem de não verem mais “nada”!Mesmo com o seu slogan a ser contrariado com diversas praticas que tem vindo à luz que são tudo menos don’t be evil e dou só um exemplo: terem andado a recolher os dados completos incluindo password das redes wi-fi, só um “ceguinho” é que acredita que foi mesmo engano e só mesmo à google é que é praticamente”perdoado” queria ver se fosse com outros!!. o free ok é! mas a que custo(não monetário)??? Opensource! a google tem o opensource mais fechado de sempre o Android e não sou eu que o digo são as centenas de artigos que andam por ai! Não disse que tinhas referido a questão de a google fazer mais dinheiro com os ios do que com o android esse é um dos argumentos! Mas não é a única questão! é preciso ver que o google maps é muito mais do que a app em si,é um conjunto de serviços que é usada por muitas app do ios que com a saída da Apple e obviamente se o serviço da Apple for satisfatório vai levar muitos a trocar a google pelos serviços da Apple tanto no ios devices como nos mac’s e falta saber se a Apple vai permitir que o google maps continue nos ios devices, eu espero que sim! mas não ponho a minha mão no fogo por isso!
E depois há a questão da visibilidade/marketing o abandono da apple tem muito mais impacto que a saída do face ou do foursquare principalmente se isso arrastar muitas app a abandonar a google!
Para vocês mundo roda a volta da apple….
Sinceramente…
O que é que a apple tem? Um telémovel com alta potência com uma bateria que não dura nada e computadores com um sistema operativo próprio que pode ser batido por um pc com uma distro qualquer de linux? e a metade do preço, tipo…
Apple só tem nome e prestígio e é só isso que vende. É como ter um Mercedez, podes não ter dinheiro para dar de comer aos filhos, mas se tiveres um mercedez ja és grande homem.
Android continua a ser melhor software para telemoveis, google maps e earth continua a ser melhor que os mapas da bing, mesmo agora tendo parceria da nokia. Tem o melhor motor de procura do mundo. O que raio tem a apple? ROFL
Olha que o android em autonomia tambem deixa muito a desejar.
eu digo antes! achar que a google escolheu esta data ingenuamente para apresentar pela 1º vez quase em exclusivo uma nova função do google maps..
sinceramente….
Ou seja, apesar de se estarem a meter com a Apple o produto da Google até nem é mau.
Razão tinha o Homer Simpson: “Só compro um Mac se me cobrarem pelos mesmos produtos que a Google oferece de borla!”
-“Já fazemos isso” responde o vendedor da Apple, ao que o Homer responde com um vigoroso e feliz “yuuuuhuuuuu então eu compro!”
Não percebi! Sou fã de Android e da google. Mas não tenho palas nos olhos!
Tens duvidas que esta apresentação não foi para ofuscar qq coisa que venha da Apple?
Se tu tivesses uma empresa e o teu concorrente estivesse na eminencia de apresentar algo semelhante ao que vendes, não te punhas a mexer?
Hoje fui cortar o cabelo e estou bem catita, mas informo que isto foi uma manobra pra ofuscar qualquer mudança de visual dos administradores da Apple que venha aí. E este fim de semana já começa o Europeu de futebol, claramente uma estratégia de antecipação da UEFA, não vá a Apple lembrar-se de também organizar uma competição semelhante…
Ridículo o teu comentário
Serva
Este comentário é para o @Alexandre Pinto
Cumprimentos
Serva
Ninguém te pediu opinião, mas já agora se achas que esta apresentação foi totalmente inocente, então continua na tua ignorância.
É uma jogada de marketing básica.
Para a semana toda a gente vai comparar os dois serviços (Google Maps e iMaps) e a Apple vai perder bastante se não conseguir melhor que isto.
Se achas que não é nada disso, tens muito que aprender!
E sim, sou fã (não fanboy) da google.
Eu não sou fã de nada em especifico , sou fã do software OPEN SOURCE é disso que sou fã , a Apple pensa que paga muito a Google vamos ver quanto gasta para alargar os seus mapas e ter os mesmos actualizados e sempre em crescimento , quando a Apple começar a cair vai repetir-se o que já se passou na sua história do século passado , de novo não vejo nada , sabemos que vai sair o IOS 6 provavelmente como imensas inutilidades para Portugal como já é apanágio da marca , não sabemos em que ponto estamos como SIRI e se vai ou não ser alargado a outros idiomas etc , também só já faltam uns dias até ao dia 11.6 , logo cá estaremos para ver as novidades , enquanto isso a malta do open source não para vejam este vídeo que o ambiente gráfico KDE 4.9 vai trazer , esta é só uma das novidades e bem interessante por acaso , link aqui :
https://www.youtube.com/watch?v=qZcnQ3aZ3KQ
Cumprimentos
Serva
Alexandre , é desta forma que se discutem os caminhos no Open Source , cada membro desta comunidade seja ou não programador tem uma palavra a dizer e as criticas não são esquecidas nem existem favores a ninguém .
Link aqui :
http://www.thepowerbase.com/2012/04/kde-5-0-4-things-we-want-to-see/
Cumprimentos
Serva
A verdade é que esta apresentação foi forçada…e foi pelo facto de a apple ir apresentar o seu novo sistema de mapas dia 11. Porquê que a google tinha de fazer uma apresentação para mostrar a nova dimensao dos seus mapas 5 dias antes da conferência da apple quando, inclusive, a google tem a sua grande apresentação anual (Google I/O) daqui a 3 semanas? Independentemente disso, o google maps é a referencia nesta área e tem estado sempre a melhorar. Daí achar quase impossível que a apple apresente um serviço tão bom ou melhor que a google, que esta neste ramo a 10 anos. Mas uma coisa é certo, quem fica a ganhar somos nós com toda esta concorrência entre estes dois gigantes!
A grande diferença , vai ser :
Estes mapas vão ser exclusivos para utilizadores Apple .
Por isso digo software open source e multi-plataforma , acabem com os aquários .
Cumprimentos
Serva
Ridiculo é o teu comentario…
simply awesome!!!! allez Google
Muito bom! Google sempre a inovar 🙂
ILOL!
https://www.youtube.com/watch?v=BaahKhvO_E4&feature=related
Fantástico , a tech está a evoluir a uma velocidade que até aos mais avisados espanta , pelos vistos uma empresa Europeia que ninguém conhece e que produziu este magnifico software , diria que será comprada quase imediatamente por um dos gigantes .
Cumprimentos
Serva
O @SErva andas mesmo distraído! essa empresa já foi comprada à 1 ano ou mais pela Apple! Isso ai que vez é o que se diz que a Apple vai apresentar no dia 11!
Cumprimentos
Pois ando já tinha reparado , sabes também trabalho , mas o software parece-me muito interessante .
Cumprimentos
Serva
Eu acho que ele anda distraído a olhar para o novo desktop KDE 4.9.. Tá maravilhado com o desktop e não abre mais nada só para não o tapar.. 😀
Vou fazer a mesma afirmação que fiz no artigo da Apple. Vou gostar mt de ver os mapas dos Estados Unidos em 3D ~ironia~
É sempre assim ao início, mas ele acabarão por chegar cá. É tudo uma questão de tempo 🙂
Olha que quem não vai gostar muito e vai andar com os cabelos ainda mais em pé são os serviços de segurança dos EUA.
Se a qualidade do 3D for igual ao video então temos autenticas maquetes para planeamento à escala….
Bem visto. Do ponto de vista da seguranca, ja nem sera necessario estar no terreno a tirar fotos para poder planear algo com grande precisao.
Com a Google não te podes queixar da abrangência , aliás esse é um dos seus pontos fortes e por aquilo que percebi de acto o que estás a visualizar não são imagens reais mas sim um software que te cria os modelos em 3D , isto poderá querer dizer que tudo que neste momento está coberto poderá muito brevemente beneficiar com esta nova tecnologia .
Cumprimentos
Serva
Pelo que percebi não! Eles para fazer precisão de fotos em diversos ângulos! Depois á que existe um software que com essas fotos faz automaticamente os modelos em 3D!
Qual a novidade?
Isso que o Google mostrou já existe a muito tempo.
o Mapa da Nokia já exibe em 3D assim.
http://maps.nokia.com/
Pena só funcionarem em Windows e MacOS
O que é que funciona só em Windows e Mac ?
Serva
Nokia maps em 3D
Amigo, eu até gosto dos mapas da nokia e uso bastante o GPS da nokia, mas não chamaria 3D a “inclinar” um mapa, ok depois tem um ou outro edficio, isso ja muitos GPS fazem.
Lê antes de comentares e talvez nao faças comentários desnecessários. Os utilizadores em cima perceberam o conteudo.
Não conhecia essa do Nokia Maps mas pelo que estive a ver assim por alto penso que já percebi o que eles na Google queriam dizer quando achavam que a qualidade não preenchia os seus requisitos, esse 3D da Nokia é uma bela inovação, sim senhor, mas deixa um bocado a desejar, acho que é na qualidade que a Google quer inovar…
Finalmente modo offline, logo agora que ja tinha o tarifario da yorn que da 300mb de dados.
Vamos la ver se nao fico sem dar uso ao meu garmin
Olhem que o modo offline já existe há muito no Google Labs. Eu tomei conhecimento aqui no pplware 😀 https://pplware.sapo.pt/internet/google-maps-ja-permite-descarregar-mapas-no-android/
Acho que se não fosse isto eu morria cada vez q saio do país… 😛
Pois..tambem achei estranho apresentarem isso como novidade! aqui o meu sonyericsson x10 mini pro com android 2.1 de origem tem isso!
para mim google maps é google heart
De facto o modo Off Line vai facilitar muito a vida quando não existir nenhuma ligação a dados ou estejamos limitados a simples ligações gprs que no nosso País ainda acontece com muita frequência apesar do tão apregoado 4 G .
Cumprimentos
Serva
Ainda gostava de saber o q aconteceu ao resto das imagens Street View q a Google andou a recolher em Portugal! :/
Aparentemente a Google foi proibida de as colocar online pela Comissão Nacional de Protecção de Dados, depois desta ter recebido queixas da utilizadores que foram vistos nas imagens originais.
Como sempre, temos que travar aquilo que é útil… quando grande parte da Europa está já disponível.
pena o maps maker ainda nao estar disponível para o nosso pais
A parte 3D está magnifica, nunca pensei que fossem capaz de chegar a tal qualidade e ainda por cima disponível a todos, mas o problema são os computadores que usamos em casa/telemóveis, apesar da tecnologia estar sempre a evoluir, os mapas com grande qualidade e em 3D é necessário uma grande máquina (mesmo muito boa) senão fica extremamente penoso para o utilizador usufruir de tanta qualidade e por fim aonde fica a segurança nisto tudo? eles falam que a tecnologia ajuda muita gente OK eu concordo mas infelizmente nem toda a gente usa a mesma para fins pacíficos e são muitos.
O 3D ja esta disponivel desde a uns dias na cidade de Salamanca pelo menos, esta muito bom na minha opiniao.
ola boa tarde , queria preguntr se este serviço . esta desponivel pra xp . agredecia que me enforme .. ms de qualquer maneira é um serviço muito bom mesmo … pode me ser ultil para mim .. e j agora se houver para xp . queria preguntr onde é que poderia ser descrregado gratis .. obrigado a todos
mais um coisa .. tentem vir a portugl fazer isto ok nos temos muitos citios que merecem ser vistos no pais
Só é pena que durante todos estes anos em que andaram a recolher imagens para o Google Maps e Google Street View, tenham aproveitado igualmente para recolher todos os endereços dos routers wireless que foram encontrando pelo caminho. Construíram um base de dados para que hoje em dia, qualquer pessoa com smartphone Android ou que use um PC e viva numa zona que tenha tido boa cobertura pelos carros do Google, consegue ser traceada pelo Google com a precisão de uma rua. Adeus privacidade!
endereços wf são como endereços ip ou números de porta e basta-te mudar o nome da tua rede para… adeus, bb!
Quando é que o Map Maker chega a Portugal??
O que não faltam são ruas por adicionar, perto de minha casa 😛
Não deve ser para breve. Entretanto se queres contribuir para melhores mapas, porque não experimentar o Openstreetmaps, projecto de mapeamento comunitário.
Depois se tiveres smartphone com android podes utilizar a app OsmAnd para visualizares esses mapas sem necessitares de estar ligado à net. Para outras plataformas devem existir apps similares.
http://www.openstreetmap.org/
Gostei da parte em que aquilo deixou de funcionar no iPad lololololol.
Porque será que não apresentaram num tablet android que faria mais sentido?? Ora pensa lá! pode ser que chegues à resposta!!
Será que um tablet Android tem capacidade para tal?? ilolilolilol
Falam sem saber..
Aos 1:30
https://www.youtube.com/watch?v=BaahKhvO_E4
🙂 🙂 🙂 🙂
esta teve piada!
Vens por um video da tecnologia que a Apple ( o video é da c3 tecnologias que foi comprada pela a Apple) vai usar no seu maps para contrariar a “brincadeira” que os tablet’s android não têm capacidade!!! Meu caro isso não é o google maps!!! Quanto muito a partir do dia 11 de junho será o Apple maps 🙂 🙂
Não ? então o Asus transformer com o Tegra 3 não dá ?
Serva
@Serva há que ironizar um bocado! deve dar em todos ou quase todos! Mas que é irónico é, e obviamente que há uma razão para a google ter usado um ipad em vez de um tablet Android, não é inocente o uso do ipad!
qual foi a razão fica a consideração de cada um, já que a google não vai dizer qual foi!
Eu diria que é por uma de 2 razão:
1- a app para android ainda não está á altura(parece que a de ios também precisa de afinações)
2- Markting, pressão. Mostrar ao mundo que funciona no ios, que se esta não for para a app store é porque a apple não deixa( não me admirava que a crachar tão facilmente seja recusada, neste ponto foi um tiro no pê)
Após ler todas estas exposições resolvi deixar a minha. Primeiro: a Google lucra mais neste momento com o iOS da Apple do que com o próprio android :S, todas as apps que usem sistema de localização pagam royalties á Google e vão deixar de o fazer com o imaps. Dai esta apresentação de novidades para se tentarem impor ao que aí vem. Sendo eu possuidor dos dois sistemas vejo pontos a favor num e noutro. Agora fanboyismos não, uma coisa podem ter a certeza, muitos milhões a Google esta a lucrar com a integração do Google search no Safari e das aplicações como o maps. O mesmo não estão a conseguir fazer com o seu próprio SO (android), porque será…..
Isso é porque no Android, eles dão as licenças dos serviços aos fabricantes de GRAÇA. Volto a repetir: de GRAÇA 🙂
Quanto dinheiro é que se consegue fazer com uma coisa que se dá de graça? Err… hmm, deixa fazer contas.. ahh.. ZERO.
Enquanto que a Apple tem que pagar por tudo (Maps, Search, etc). Acho bem, afinal de contas o produto é deles. Assim, o revenue share que a Google tira do Android é “apenas” (que são só uns milhões de milhões) em vender publicidade, que no fundo é o que eles fazem bem e o negócio número 1 da Google.
Mas se a Apple acha que consegue fazer melhor por mais barato, de forma auto-sustentável, então força.
Acho piada andarem a comprar coisas que não fazem sentido nenhum. O revenue share de publicidade com o licenciamento de produtos.
Haja concorrência salutar, que o consumidor agradece. No final das contas é isso mesmo que interessa. Mai nada!
Venham lá esses serviços, sejam da empresa A, B ou C. De preferência gratuitos e fáceis de utilizar. Não sou fã de nenhum pois não sou acionista de nenhuma dessas empresas e utilizarei sempre o que estiver a dar-me o melhor serviço.