O novo Chromebook… ao preço da chuva
...e por apenas $249 (190€)
A Google tem estado em grande no seu mercado. São dezenas de serviços que disponibiliza aos seus utilizadores, cada um com o seu publico específico e abrangendo ao máximo as ferramentas essenciais a todos os internautas e a todos os desenvolvem conteúdos para a Internet.
Com a chegada do seu browser estes serviços convergiram para uma plataforma única e onde estes se integram de forma perfeita. Houve ainda um alargamento e a chegada do Chrome OS, sistema operativo centrado nesse browser foi o culminar desse desenvolvimento.
Havia a necessidade de haver hardware específico para suportar esse sistema operativo e chegaram por isso os Chromebooks, computadores portáteis que correm os Chrome OS. Agora a Google anunciou o Chromebook para as massas, por apenas 249 dólares.
Este novo Chromebook agora lançado é dirigido a todos os que pretendem uma máquina leve e com um sistema operativo com características únicas. Tem todas as principais ferramentas da Google disponíveis desde o primeiro momento.
Todos os que conhecem o Chrome OS sabem bem que é dos sistemas operativos que mais depressa se iniciam, em apenas 10 segundos, com a garantia de actualizações periódicas, a nível de funcionalidades e de segurança, e com a garantia de terem os vossos dados alojados nos servidores e serviços da Google, o que facilita a mudança de máquina sem quaisquer problemas.
The new Chromebook is a great computer at any price, but it’s an incredible computer at $249. It’s one of the lightest laptops on the market. You can easily carry it around all day—it’s 2.5 pounds, a mere 0.8 inches thick, with more than 6 hours of battery life for the typical user. And with 100 GB of free storage on Google Drive, you can get to all of your stuff anytime, anywhere.
Apesar de ser um hardware de reduzidas dimensões, é possível retirar dele o máximo de utilização. O vídeo HD está disponível e pode ser usado por todos. O restante hardware permite também excelentes prestações e a melhor experiência de utilização possível.
Para além da habitual possibilidade de ligação a redes sem fios, o Chromebook da Samsung permite ainda que os utilizadores se liguem através das redes 3G pois estão preparados para essa conectividade. Mas em caso de ausência de acesso à Internet, alguns serviços Google podem ser usados em modo offline.
Esta é uma máquina que pode ser partilhada com todos os elementos de uma família, sempre com a separação dos dados e sem que haja acessos entre eles. Ainda mais se, tal como se espera, forem utilizadores intensivos das aplicações
As características de hardware mostram uma máquina moderna, com hardware recente e com grandes capacidades, mas dentro de uma "embalagem" minimalista, com tamanho reduzido e com um peso pluma.
Apenas estes componentes garantem a rapidez do arranque do Chrome OS e a durabilidade da bateria. São especificações ditadas pela Google para maximizar a qualidade do deste Chromebook e para garantirem a melhor performance e experiência de utilização.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Este novo Chromebook foi colocado já à venda, através de pré-encomenda na Amazon, Best Buy, PC World e outros retalhistas. Não está limitado aos Estados Unidos sendo possível adquiri-lo no Reino Unido.
Durante a próxima semana ficará disponível nas lojas online destes retalhistas e na Google Play store.
A Google continua a investir na tentativa de massificar o seu novo sistema operativo, trazendo uma solução robusta e capaz de dar acesso aos seus serviços e à Internet de forma simples. O preço é sem dúvida um dos maiores atractivos e os $249 (190€) vão com certeza fazer a diferença.
Todos os que procuram uma máquina simples para acesso à Internet e aos serviços que a Google disponibiliza então esta é de certeza uma alternativa a ter em conta.
Homepage: Samsung Chromebok
Homepage: Google Chromebook
Este artigo tem mais de um ano
É basicamente uma ferramenta de acesso à internet e pouco mais, certo?
Acredita que é bem mais do que isso.
É um sistema operativo todo criado em torno de um browser, com um linux por baixo e que entre outras coisas permite que acedas à internet.
Suite de produtividade completa, mail e outras apps mesmo que não tenhas acesso à internet.
Fora o conceito de mobilidade de dados que oferece. Trocares de computador em minutos e veres tudo, mas mesmo tudo, a ser passado para a nova máquina.
o que é que faz mais que o chrome no windows ou no mac faz? é que quem ja tem um portatil, n vai comprar outro so para servir de browser…
e nao ter 3g? portanto so funciona em casa, e na rua n faz nada…
Se fores comparar um portátil novo, e atendendo ao preço a que está, vais concordar que pode ser uma solução interessante.
E este também está preparado para o 3G.
Trata-se da diferença entre um browser e um sistema operativo (baseado em linux, que inclui o mesmo browser).
Funciona tudo (ou quase tudo) na “nuvem” a julgar pelo atraso em contemplar aqui o retângulo com a saída oficial de produtos Google , podemos ter serviços que não funcionem corretamente? Desculpem a ignorância, mas tenho andado a pensar neste tipo de soluções e não as encontro facilmente por cá.
creio que dizer que tem linux por baixo é irrelevante para o utilizador
Não, não é. Invalida por completo a possibilidade de eu o adquirir.
Porque?
Felizmente as pessoas na sua maioria estão se nas tintas se é linux ou outra coisa qualquer, e felizmente não pensam retardadamente como tu.
Ora aqui está a solução perfeita para as escolas, ao invés dos Magalhães…
ora aqui está a solução imperfeita para as escolas.
Vais por os alunos nas escolas ligado on-line? Vais colocar algo que foi feito para ser barato, logo onde se sacrifica? nos materiais, logo lá vai a robustez.
Feito para trabalhar na nuvem, quando o onjectivo do Magalhães é que possas utilizar as mil e uma app educativas
Não estou a defender o Magalhães, mas a ideia seria exatamente a oposta a deste conceito
Faziam uma versão ligeiramente mais pesada e mais robusta para as escolas.
O software educativo funciona melhor na web, já há montes de tecnologias que fazem tudo o que será preciso.
O magalhães é uma treta, aplicações escolares? Nunca vi a minha irmã a fazer alguma coisa sem ser jogar os joguinhos daquela coisa. E qual é o mal de ligar os alunos ao mundo on-line? Qualquer escola tem um filtro na internet.
Provavelmente é culpa da tua irmã andar nos joguinhos e não utilizar a máquina que tem para, utilizar as inumeras aplicações educativas que existem. É como tudo na vida.Usando uma analogia,
será quer os fabricantes de automóveis tem alguma culpa que andea bater com o teu carro ou a atropelar pessoas, ou a estacioná-lo mal estacionado?
Magalhães! Nem posso ouvir falar nisso, sou professor e os miúdos têm os Magalhães em pedaços. Só utilizam os computadores para jogar. O programa eescolas também é uma treta, alunos com escalão A (computador de borla) com os computadores todos partidos.
…Se tivesse um irmão em condições…
Não, não tem.
mas nao se vende em portugal… sera que ha em portugues? sera que os serviços funcionam em portugal? sera que temos direito aos 100gb em portugal?
Este em particular não se vende ainda em PT, mas já tens Chromebooks a serem comercializados por cá.
E quanto aos serviços eles funcionam em qualquer parte do mundo.
Quanto aos 100GB, acredito que isso seja independente do país de origem. És cliente Google , tens um destes então tens o espaço.
bom, o outro chromebook antigo acaba por ser melhor opçao… ecra maior, e tem 3g. fundamental nos dias de hoje.
Mas este está também preparado para funcionar com 3G
preparado como? so suporta wifi…
Com uma pen 3G podes aceder sem problemas.
Apesar de não estar nas specs a Google anuncia o suporte 3G para este equipamento.
3G connectivity
You can connect on the go with 3G (optional) even when there are no local Wi-Fi connections. In the US, you get 100 MB of internet per month, for free, from Verizon Wireless.
Pedro, não com a pen não vais precisar de drivers?
Da minha experiência com Linux, e este é um linux, é mesmo plug and connect (not play).
Até o consegues fazer num live CD se ele tiver os drivers.
Respondendo ao que perguntaste, Sim, mas devem vir já na distribuição.
Sou o unico que vê nos specs “Disco SSD de 100 GB”, ate o podes levar para a China, que o Disco não vai milagrosamente diminuir o tamanho.
Não estás a ler corretamente as especificações. Disco SSD de 16GB e 100GB na cloud durante 2 anos. E são principalmente esses 2 anos que me deixam reticente. Ao fim desse tempo ou passamos a usar dispositivos de armazenamento externo por USB ou então temos de pagar pelos 100GB. Para a grande maioria lá se vai a vantagem na troca de equipamentos sem transferência de dados.
Eu sei ler sim? Quando o comentario foi exposto estava la escrito “Disco SSD de 100 GB”, ou seja foi modificado o texto.
Boa tarde ,
Claro que existe em Português , qualquer distro Linux tem PT Europeu e o ChromeOS não é uma excepção , o facto de ser leve não significa que os materiais sejam maus , o problema que se pode colocar em Portugal é ao utilizares a rede 3G os planos de dados existentes são quase incompatíveis com esta solução , mas não é um problema de concepção é mais uma limitação que os nossos operadores teimam em não alterar , os 100 MB free que são dados pela Google também podem tornar-se insuficientes muito rapidamente , estes são os pontos mais críticos que vejo para uma utilização funcional deste espectacular equipamento .
Cumprimentos
Serva
Em que é melhor que um tablet? Acho que deveriam investir em rodar o Android em um notebook, não criar mais um sistema operacional. Google e Microsoft estão gastando dinheiro atoa fragmentando os sistemas, a Microsoft com o Windows RT e Google com esse ChromeOS.
Sobre o comentário que fiz sobre o Windows RT, gostaria de adicionar que a Microsoft deveria ter um Surface rodando Windows Phone 8 e outro com o Windows Pro, já que o RT não roda nada feito para Windows Phone nem Windows Pro.
Não tem a Tecla de Windows logo não presta 😀 😀 😀 Se tivesse, metia-lhe o windows 8 😀
Podes sempre comparar um autocolante e escolher uma tecla ao acaso para a transformares na tecla Windows. Assim já se justifica meteres o Windows.
Mas ainda assim, e como está, podes sempre meter o Ubuntu
Não deve rodar o Windows por que a arquitetura do processador é diferente.
Por um preço desses e ainda dá para instalar outra distribuição de linux. Espectáculo.
Qual o tamanho do disco interno?
“Disco SSD de 100 GB” é referente ao Cloud Storage certo?
Pelo que entendi o disco é de 100GB (SSD) e eles oferecem-te por 2 anos o mesmo espaço no Google Drive.
Findo esse período ficas apenas com os 100GB do disco.
são apenas 16Gb, e 100Gb durante 2 anos no google drive gratuitamente..
errado!
só tem 16GB de armazenamento interno
Boas,
Pelo que li nos sites que estão a vende-lo o disco é um SSD de 16GB mais os 100GB no Google Drive por 2 anos.
Cumprimentos.
não é 16GB?
Será esta a estreia do novo processador exynos 5? se for é bom para ver o que ai vem
só tenho a dizer: QUE PREÇO!
é de saludar esta iniciativa da google e samsung!
se sair em portugal por 250€ acho qe vou adquirir um sem duvida.
Na minha opinião, tanto este computador, como os tablets são excelentes pontos de partida para quem vai entrar no mundo dos computadores e da internet, um ponto de partida antes de comprarem um computador a sério, e também acho que é o inicio da computação cloud, ter o seu ambiente de trabalho, as aplicações, jogos e filmes a partir de qualquer computador, mas ainda está no início, ainda há muito a trabalhar, mas talvez seja este o futuro.
“Disco SSD de 100 GB” está incorrecto.. são apenas 16Gb, e 100Gb durante 2 anos no google drive gratuitamente..
Confirmado e corrigido
Obrigado
AH MUITO TEMPO que nao via uma propaganda TÃO BESTA como desse chromebook.
Mostrar um monte de gente dançando, e nada do produto em si é bem facil. Não gostei, e se nao mostrou nada é sinal que sabe que nao vai decolar.
Propaganda BESTA!
mostrar que é um computador para todos é uma propaganda besta?
O que desagrada na porpaganda é que eles definem o target como as pessoas normais, e não os geeks ou profissionais
Vê as fotos, vai ao site e vê o Chromebook e de caminho aproveita e vai a um dos links apresentados e formaliza a compra para veres que é bem real!
190€ yey
Vou ao link, faço buy, meto espanha só para ver, manda-me pa pixmania… preço 449€….. pooooooissss
Reparaste que te foi mostrado o chromebook mais caro e não este que está a ser anunciado?
Leste também no artigo que para já apenas USA e UK vão ter acesso a ele?
Espera mais uma semana e podes fazer a compra na Google Play Store…
pooooooissss
“LOles”
Nao percebi a 100%. Há mesmo confirmação de que é possível instalar um outro SO? estilo…..XP?Ubuntu,etc? Ou estamos limitados a sistemas Linux (se sim, porque??)?
processador ARM, logo Windows esquece (talvez Windows RT). Nos Linux também só determinadas distribuições
Depois localmente “só” tens 16GB, logo estás um pouco limitado no tamanho para o sistema operativo (se realmente quisesses colocar algo a sério).
A ideia do Chrome OS, é que possas fazer localmente aquelas coisas mais corriqueiras e o resta possa ser feita online
Windows RT, em 16GB? Lol, tinhas o disco cheio só com Windows.
A instalação e configuração enchia logo 10GB, os outros 6 o Windows come-os nas calmas, sem instalação de programas e afins.
Eu se compra-se deixava com o sistema que tem, é a melhor opção.
Como é que sabes o espaço que ocupa o Windows RT? Só pela curiosidade…
Estou a dizer correr em ARM, não neste equipamento em concreto. Vê a segunda parte do meu comentário
Boa tarde ,
Leram que o So vem com uma suite de produtividade que funciona offline e que os emails em offline temos acesso evidentemente só para leres , eu não diria que este SO seja para fazer coisas menores , pelo contrario tem tudo desde player de musica, vídeo etc tudo o que tens num tablet da Apple mas com um ecossistema quando ligado a web da Google fabuloso o facto de ter conectividade 3G é sinónimo de mobilidade o seu peso não é grande , portanto ideal para reuniões ou para estudantes Universitários que hoje podem usar 1 pc e amanhã outro que está tudo alojado na tua conta Google , de facto os 2 anos para os 100 GB é que é pouco , provavelmente poderá alterar-se o SSD mas ao preço que estão inviabiliza logo a troca .
Cumprimentos
Serva
Talvez mais facilmente Android, que Linux … há mais “material” ARM
COM 16 GB? HA!
Ainda não o vi, portanto vou apenas especular. Mas por este preço e atendendo ao tamanho do ecrâ e mais algum hw adicional como vai ser relativamente aos materiais? Será algo que se “desfazerá” nas nossas mãos?
Será que o Chrome OS não será demasiado limitativo? Provavelmente para o target pretendido será suficiente, mas a comunidade geek não estará a esfregar as mãos por algo que poderá vir a ser tão pouco?
Na minha opinião um computador cujo o sistema funciona maioritariamente em cloud ainda está um pouco á frente do nosso tempo. Principalemnte aqui no ocidente que as internets e as velocidades 3G são péssimas.
Até poderia ser uma alternativa interessante, não fosse o facto do processador ser ARM. Quem tiver ideias de lhe meter o Windows (ou o ubuntu)… bem, não estou certo de que funcionem.
Talvez o Windows 8 RT ou o Android… mas isso já seria especular.
O Ubuntu e o Kubuntu já têm preparados SOs que suportam CPUs ARM e já não é de hoje a pelo menos 1 ano , existe mesmo o projecto Ubuntu mobile e o Kubuntu mobile .
Cumprimentos
Serva
alguém sabe se da para instalar por exemplo o office 2010?eu precisava de um portátil para aceder a net,ver emails e office.sera este uma boa solução?
nao. A nao ser que houvesse uma versao para o chrome os
A ideia é usar as ferramentas office da google
Além disso tem apenas 16GB. Mais uma vez a ideia é usar apps baseadas na cloud. Porventura poderá ter algumas apps a correr localemente
Tudo indica que vai sair Office para o Android, por isso em breve vais poder fazer isso neste equipamento!
Parece-me uma excelente escolha na relação preço/qualidade, mas tem de se ter em conta as sua limitações.
Para quem não tem um portátil em casa mas sim um Desktop e gostava de ter algo para levar nas ferias, para estar a par das noticias, trabalhar com o Office, fazer tudo o que se faz na Internet acho que é uma boa escolha. Pelos videos que vi nota se que basta abrir 5 ou 6 tabs ao mesmo tempo e ele fica mais lento, mas por menos de 200€ continuo a achar uma boa compra.
Pelo menos é melhor do que fazer o mesmo com qualquer SmartPhone ou Tablet. Penso eu …
Em Inglaterra, PCWorld, fica por £229.00 (281.56 €).
teste via v2 Android
O único forte deste portátil penso ser o preço, arrancar rápido (em 10s), ter 6.5h de bateria e utilizar coisas da google já se tem noutros portateis, só falta mesmo os 100gb de cloud mas que se pode arranjar.
Dá para instalar o Windows 8 nesse portatil?
Viva,
Será que me podem ajudar?
Alguém sabe como funciona ao nível de impressoras? Há drivers como com linux? OU temos mesmo de usar o google cloud print e nesse caso as impressoras antigas não funcionam?
E por exemplo digitalizadores? Será que funcionam?
Obrigado…
Ao preço da chuva?.. A chuva é de borla pá! 😀
190€ de conversão directa, quando cá chegar essa conversa muda logo
Uma dúvida, dá para ver filme e isso no chromebook? Ou isto apenas serve para aceder à net?
Dinheiro jogado fora, nao é um oc, nem um tablet e nem um celular. Serve para quÊ?
Para tudo o que fazes num windows menos instalar programas da windows. Desde net, ouvir musica, ver filme, editar textos e cada vez mais vão ser criadas aplicações para estes portáteis.
pessoal uma pergunta:
O chrome OS , funciona em um pc convencional ou só em Chromebook´s?
Neste OS , podemos instalar ou usar outros programas e aplicações de windows e linux ou só mesmo app´s da google?.
Onde posso arranjar este SO para testar?
http://getchrome.eu/download.php
Tens ai onde o podes arranajar.
– Acho que a poderosa Google não colocaria seus arquivos na http://depositfiles.com/files/lthn68kb5 como informa o golias17 – acho eu !
Sempre ouvi dizer que “Quando a esmola é grande, o Santo desconfia”. Como estava a achar “muito queijo por 10 tostões”, segui com interesse esta notícia mas, hoje perdi toda a vontade. Porquê?
Se virem aqui http://www.google.com/intl/en/chrome/business/devices/samsung-chromebook.html#overview o preço, começa em $399
”
Starting at $399
Device: $249
+ Management console & support: $150″
Ou seja, lá se vai a ideia de um Chromebook para todos.
Enfim, a isto se chama publicidade enganosa (não tomo a culpa ao PplWare, que fique desde já claro)
Boa noite,
Há algum motivo para estar listado a 229 libras na Amazon.co.uk?
http://www.amazon.co.uk/gp/product/B009RF0AQ8/ref=oh_details_o00_s00_i00
Confirma-se que este é o modelo que vai ser lançado dia 26 mas está a um valor superior ao anunciado.
Não fazendo comentários acerca da potencialidade ou não deste equipamento, leva-me a questionar o facto de que todos os equipamentos “mais baratos” de qualquer segmento, veem todos com a falta de teclados numéricos laterais.
Isto é mais uma coincidência ou tem alguma razão de ser? Porque não estou a ver a poupança que iria resultar num equipamento pela falta deste.
Este equipamento é mais um exemplo disso sem falar dos netbooks, mas aí torna-se mais evidente a sua falta, pela dimensão do próprio equipamento.
Alguem sabe onde esta a venda em Portugal?
Ja peguei um desses pra mexer , meu patrao trouxe desesperado já que comprou gato por lebre…
esse chormebook so serve para aplicações online, e o pior meu chefe comprou para usar em acessos de suas contas bancarias mas nao foi possivel instalar os guardioes que sao necessarios devido a ser o navegador google… resultado … quase quebrou o aparelho de tao aborrecido….
queria de qualquer modo colocar o windows no aparelho…
Fica a dica … quem apenas quer ficar na internet sem mais curiosidades e nao acessar bancos… é uma otima opção… o boot realmente e rapido..
fica a dica…