PplWare Mobile

O botão Iniciar do Windows 8.1 foi finalmente mostrado


Autor: Pedro Simões


  1. Armando says:

    Nada é perfeito e cada minuto que passa à sempre algo a melhorar, é o caso do W8, e com esta nova funcionalidade do botão iniciar concerteza que irá colmatar uma das decisões mais controversas que a microsoft gerou com a sua eliminação!

  2. João Pereira says:

    Pelo menos atenderam ás críticas dos clientes do Windows e ele voltou 🙂

  3. Luis Goncalves says:

    Até porque custava muito carregar na tecla ‘windows’… grande alteração, lol

  4. César Martins says:

    Acho que não é assim tão difícil de perceber que o problema não era o botão iniciar, mas o menu iniciar! Se calhar a Microsoft é que não quer perceber…

  5. Pedro says:

    o pessoal quer o antigo menu iniciar
    não esta coisa
    é mesmo gozar com as pessoas
    é este tipo de coisas que me fazem mudar de programas/marcas etc…

  6. lolz says:

    Tanto choro por causa de um menu ultrapassado. Se não houvessem alternativas (e não são poucas, de todo) ainda era naquela, agora com opções, não vejo onde está a razão para tanto choro.

  7. Diogo Rocha says:

    Sinceramente não percebo onde é que é incomodo este tipo de menu, é em tudo melhor que o outro, se quiserem podem colocar todos os atalhos desejados juntamente com as aplicações e pesquisa muito mais rápida que no windows7, mas as pessoas têm cabeça dura e não gostam da mudança (se calhar nem mexer em termos num pc mexem) querem que fique tudo como antes, deixando o progresso para trás, desde que comprei o meu portátil com windows 8 só tenho boas coisas para dizer dele, e se em menos de um ano já têm esta evolução fantástica quem sabe dentro de 3-4 anos (gostava que transformassem a charms bar numa espécie de rocketdock), e pessoas com preguiça que por aqui andem, instalem vocês mesmo o menu iniciar!

  8. Anselmo says:

    A quantidade de artigos, presentes aqui no PPLWARE, sobre o botão iniciar do Windows 8 davam para fazer uma tese de mestrado.

  9. JP (djlinux) says:

    “O botão Iniciar do Windows 8.1 foi finalmente mostrado”… Onde? O.o

    • JP (djlinux) says:

      Peço desculpa…Tive que ver o video pela 2 vez para conseguir perceber… Não me tinha apercebido que tinham clicado em algo…

      Ou seja, o carregar numa tecla e o clicar no ícone faz o mesmo? É só um atalho?

      Não percebo estes vídeos, quando começa a falar do dito “Botão Iniciar” o video acaba?

      • Carlos says:

        Desde os primeiros teclados com a tecla Windows, lançados pela Microsoft juntamente com o Windows 95, que carregar na tecla Windows faz o mesmo que o botão Start: abrir e fechar o menu Start.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      No vídeo é o botão que aparece no canto inferior esquerdo e que alterna entre o ecrã Iniciar e o ecrã Apps intaladas.
      Botão Iniciar há, Menu Iniciar é que não.

      • JP (djlinux) says:

        Sim obrigado… Fui ver o video uma 2ª vez, não tinha mesmo percebido.

        • Paulo Santos says:

          isso mesmo..onde?.. é que não aparece o Botão Iniciar que as pessoar “querem” de volta.

          Os tipos da MS continuam a não querer perceber. Parece que só falam/percebem marciano. A birra que eles fizeram para as pessoas levarem/assimilarem com as apps da Store a toda a hora só vai criar mais alergia em muita gente para com o Win8.
          Coloquem lá o dito Botão.. quem quer usar usa, quem não quer não usa… e acabem com esta polémica estéril que em nada abona a favor do Win8.
          Se for aquilo da apresentação.. é uma forma de os programas que por aí proliferam a “emular” o dito cujo continuarem a ser usados.

  10. José Cordeiro says:

    Eu pessoalmente não quero o botão. Prefiro tal como está…

    Mas a organização das apps do menu iniciar está bem melhor…

    cumps

  11. luis says:

    sou so eu que estou a ver o windows 8 como um flop e este dito “windows 8.1” é uma tentativa que acho que vai sair frustrada?

    “Historia da Microsoft:”
    windows 95 bom
    windows 98 bom
    windows me fail
    windows xp bom
    windows vista fail
    windows 7 excelente
    windows 8 fail
    windows 8.1 double fail?

    • Bruno Coimbra says:

      …..n entendo este tipo de comentario
      W8 é mau onde???

    • Miguel says:

      Esqueceste-te do melhor windows de todos: Windows 2000

    • João says:

      E isso é verdadeiro, porquê? Porque rima? Ou as crianças cantam no recreio? Meu Deus se quer deitar a baixo disfarce, porque se não gosta o problema é seu! Eu tenho quatro sistemas da Microsoft, 5 pc’s com dois sistemas, foram os Linux, e ainda não percebi esse argumento idiota dos lançamentos. Gostava de saber com que sistema trabalh, é muitos como o senhor falam muito, mas possivelmente ainda nem sequer meteram as unhas num sistema com o W8! O problema deve estar aí.

  12. Muleta says:

    vocês andam distraídos…. no primeiro video oficial que colocaram sobre o 8.1, há poucos dias, o mesmo responsável da microsoft já apresentava precisamente isto……..

  13. Josias says:

    Win+Q meus amigos…. Win+Q
    ja no 7 nao usava menu, no 8 entao faz-me 0 de falta

  14. m4x says:

    Acho que a microsoft anda mesmo a consumir umas drogas bem pesadas, primeiro a Xbox One, agora metem o botão iniciar no Win8 que tantos queriam mas em vez de um menu Iniciar faz o mesmo que já fazia… até porque sem o botão lá se formos aquela zona com o rato vamos dar ao metro na mesma, ou se carregassemos no Windows Key.

  15. Luis Jorge says:

    e a montanha pariu um rato
    no windows xp assim como no windows 7
    simples e prático
    estão a querer complicar para kkkkkkkkkk

  16. panhonhas says:

    Estes tipos da M$ são mesmo burros, eles que não coloquem uma alternativa de desactivar completamente a interface metro, ou então de criarem uma versão para tablet com metro/desktop e outra para desktop sem essas mariquices todas, que começo já a mudar para linux, apesar de ser intragável de usar. Tiram uma paneleirices metem outras. É possivel arrastar um ficheiro para uma aplicação metro? Ou ter um programa de desktop e outro metro lado lado?

  17. elsaldanha says:

    Sempre usei windows, desde que o mesmo nasceu. Continuo a usar, e tenho o 8 desde o lançamento e continuo sem perceber esta paranoia do botão iniciar. Alias comecei a usar pc ainda no tempo do wordstar e do lotus123…e ainda mexi em máquinas com CPM!!
    Caramba…abram a mente, não se acomodem. O windows8 é só o começo…aliás 6 meses depois já vamos para o 8.1. Acham mesmo que a MS está a dormir?

  18. Daniel Nepomuceno says:

    É completamente ridículo o alarido que anda à volta da falta de um botão ou menu Start no Windows 8…
    Não faz falta absolutamente nenhuma, se querem assim tanto o menu instalem uma third app qualquer e deixem de choramingar. Não querem instalar apps? Voltem para o Windows 7, porque tudo o que o 8 trouxe de bom está a ser completamente obscurecido pela falta de um botão/menu/o que quer que seja.

    Só gostava que alguém me indicasse qual é a vantagem do menu Iniciar do Windows 7 em relação àquele agora existente no Windows 8.

    • António Pereira says:

      Completamente de acordo.

      Já não há pachorra …

    • Pedro says:

      Dizes que os outros estão a chorar mas tu estás a fazer o mesmo.

      A porcaria que é o W8 não muda pelo facto de ter lá um botão, é verdade. Continua a ser uma bosta com live tiles.

      • Daniel Nepomuceno says:

        Deves ter problemas de interpretação então.

        Já agora, para não te armares em chico esperto, indica lá ao pessoal quais as razões pelas quais o W8 é uma “porcaria” como dizes.

        • João says:

          Sabe lá ele! Fala porque vê falar os outros. Se percebesse alguma coisa de informática estava calado! Eu sou um simples amador e ainda não vi nenhuma desvantagem ou falta do que que seja, pois tem tudo o que os outros têm, até mais! Só não gosto, como já disse do design que a Microsoft tenta nos últimos tempos impor! Sei que é para servir vários tipos de equipamentos, mas no PC, deveria ser possível, manter a interface mas torna-lá mais agradável ao olhar, mas isso não invalida as enormes potencialidades do SO, com disse acima, para mim é só o melhor de sempre vindo da Microsoft.

    • João says:

      A vantagem é: nenhuma, porque no W8 está lá tudo. Esta gente é que para ir para casa deve ter que usar um gps, pois não entendo como podem usar telemóveis, amplificadores, leitores de blu-ray, gravadores de DVD, televisores, média centres tudo sem botão iniciar! E também, já agora, as muitas das distros de Linux! Esta gente tem tanta fartura que hoje quando lhes dão mais, querem menos, que paradoxo!

  19. miguel says:

    o mal é que as pessoas só querem andar para traz ou ficar toda a vida no mesmo

    nao percebo tanta coisa por causa de um menu iniciar

    porque nao voltam tambem para os pc’s antigos ? ou deixam as tabletas e volta ao pc normal

    é a mesma coisa

    andem para frente porque para traz anda o caranguejo

  20. bintoito says:

    que banhada…!

    Enfim, as soft houses é que facturam à custa disto. Por mim, já ficava td contente com o iniciar da “concorrência”, MAS com a Unified search de volta….acho que a pesqusia do win 8 ficou mesmo muito abaixo da do win 7.

  21. Artur Mendes says:

    Microsoft a gozar à grande! =D

    Já estava a espera que eles se fossem sair com uma deste género! ADOREI!

    Tanto choro por causa de um menu que não faz falta nenhuma!

  22. Fabio says:

    A Microsoft gosta de brincar.. então a versão 8.1 foi só para o Botão. O Menu Iniciar aparecerá depois na versão 8.2 😀

  23. Rui says:

    Epá já n posso ou vir mais falar da porcaria do botão…esse botão é 0.01% de todo o SO,e só falam no botão..enfim..fico triste com isto 🙁 Um SO mais maduro, com melhor performance, maior usabilidade, mais estabilidade, cheio de novas features, e nem estou a falar da MOdernUi, que para mim é mais uma feature e é bem vinda. Uso 8 no trabalho e em casa. No trabalho nem toco na ModernUi e nas apps, em casa uso algumas…Voltar ao 7 nem pensar, é regredir.O windows 8 está muito bom e a evoluir, e ao contrário do que muitos dizem não é feito para tablets, quem diz isso ou n conhece, ou n usa, ponto.Na minha opinião até funciona melhor com rato e teclado do que com ecrã touch, o desktop ainda é o ambiente dominante no SO.
    Agora, gostava a sério de saber o que fazem no menu iniciar que não fazem da mesma maneiro no 8…umas dicas :
    – Win + começar a escrever ou WIn + Q
    – canto inferior esquerdo e rato direito ou Win + X
    Para quê o botãoooo ?????????????
    Ah, e o windows search que já está muito bom, promete ainda mais no 8.1.
    Deixem o passado e avancem parta frente..ou então instalem XP..;)

    • Faria says:

      A culpa é de blogs como o pplware que n pára de falar e dar importância a isso.

    • João says:

      O w8, é excelente! Eu uso as apps e muito! Isso não invalida nada, tudo o resto continua como sempre! O maldito botão, apenas acede a funções das quais mais de 80/90% jamais usarão! Porque para desligar o PC, basta apontar o rato ao lado direito e desligar como sempre! Nunca entendi o problema. A Microsoft por vezes erra, mas não com o W8, é o melhor SO, que lançou, não o mais bonito, mas isso é, outra história! A interface modern, é tão útil como as apps do IPad onde escrevo este comentário ou as do telefone ou as do Tv, não vejo o problema ainda por cima não atrapalha nada o nosso trabalho, a não ser que o cérebro que quem usa seja tão limitado que não saiba trabalhar, sabendo que por detrás tem outra interface! É cómico demais!

  24. David says:

    A maior parte do pessoal que critica quem pede o menu iniciar de volta deve ser daqueles que tem 100 ícones no ambiente de trabalho!! A microsoft está só a pensar nos seus surfacezinhos e a esquecer que o ruindows oito também é usado em ambientes empresariais, escritórios, etc!!! O Windows XP e Windows Seven são de longe o exemplo a seguir para empresas.

    • Artur Mendes says:

      Eu não quero o menu iniciar e não tenho 100 icons no ambiente de trabalho!

      Tirei foi uma formação na junta para aprender a usar atalhos (WIN+Q) e estou a pensar em tirar uma licenciatura também em interfaces descomplicadas.

      Todas as empresas deviam perder um tempinho a tirar ambas! Afinal de contas o ano é 2013 – as empresas que continuar a fincar o pé à evolução nem sequer se deviam de chamar empresas.

      Acho piada, a maior parte das pessoas anda com smartphones no bolso e mexem neles (sem menu iniciar) e por incrível que pareça até conseguem fazer chamadas e ver emails. Tão espertos para umas coisas e tão “burrinhos” noutras…

      A falta de vontade de adaptação…
      O “ah mas sempre foi assim não se pode mudar senão cai-me as calças”
      isso sim.. é uma barreira que nenhum programador consegue fazer nada para mudar.

      ADAPTEM-SE PORRA! A minha querida avó aprendeu a utilizar um telemóvel (que para ela sempre foi uma invenção do DIABO) e não se queixou tanto!

      • Artur Mendes says:

        as empresas que *(continuam)*

      • João says:

        Estou perfeitamente de açodo consigo, até porque as funções do “miraculoso” botão iniciar estão lá todas e por sinal agregadas, por isso nunca percebi qual o drama, qua do de certeza mais de 80%, jamais irá usar essas funcionalidades e sei o que digo porque por vezes ajudo uma amigos e vizinhos e nem desfragmentar o disco o fizeram desde que, compraram o PC e depois queixam-se. Acima há um coitadinho a chamar mariquices à interface modern, mas pausa de certeza não a sabe usar! Eu uso-a todos os dias, para ler jornais, jogar pois os jogos Microsoft associam-se a X-box e os pontos contam, para ver os noticiários de jornais e televisões de referência, tal como o faço com as apps do I-pad ou do meu telefone. Nunca percebi ver gente com queixumes por termos mais oferta e por sinal boa! São contra a interface, são contara o SO, são contra a falta do botão e na volta, nem sabem usar ou pior, nem sequer são usuários dos sistema! Falam por falar sem experimentar! Eu só não gosto do design demasiado 2D e sem o efeito glass, que gosto no W7. Mas isto é um gosto pessoal, porque para mim o W8 é, sem dúvida nenhuma o melhor SO da Microsoft! A minha mulher e filho habituados aos W7, eram relutantes a usar nos seus pc’s os SO, até experimentarem, agora não querem outra coisa! A minha mulher, é um caso estremo pois avaria qualquer aparelho só como olhar, mas, 2 dias de utilização fizeram-na adorar o sistema? Eu já disse sou um amador, e 2 minutos depois da instalação estava como sempre! Ofereço-me laranjadas a troco de uma simples quantia 1.500€ minutos a ajudar os infelizes que ainda não sabem apontar um rato par um canto. Estou a brincar mas é o que me apetece fazer.

        • easantos says:

          Qual é a piada de ter uma a app para ver as noticias, outra app para ir ver o mail, outra para ver a meteorologia, …? Caso não conheçam existe uns programas que se chamam de “browsers” para aceder a isso tudo e ainda tem uma funcionalidade de adicionar favoritos, fica muito mais prático e intuitivo ter tudo num único programa. Só sabem complicar.

          • pedro says:

            é com cada comentário…não sei se hei-de rir ou chorar..

          • Diogo Rocha says:

            Chama-se ter tudo á mão… Não tens só isso, e esses apps são muito mais agradáveis do que um browser, podes ter todos os programas que usas no pc, atalhos etc, mania de não quererem mudar… não gostam instalam um botão iniciar e deixam de usar a interface metro, simples! porque o wwindows 8 é superior ao 7!

  25. says:

    Espero que seja opcional. Não preciso dessa velharia para nada. Adaptem-se, porra!

  26. Pedro says:

    Não é um botão que vai mudar a porcaria que é o W8. O W7 não é melhor por causa de um menú, é melhor porque não tem paneleirices não produtivas completamente desnecessárias.

    Espero bem que este SO morra rápido como os outros (ME, Vista e afins). E a ver pela share de mercado já não deve faltar muito, só tenho pena que a MS vá ser arrastada com isto.

    • João says:

      Porcaria? Mas alguém o obriga a usar o SO? Qual é o seu problema? É que fora disparates ainda não disse nada de jeito! Fala em paneleirices, orquestra é para si uma paneleirices? Alguém o obriga a usar? O seu problema é a interface? E depois mais uma vez , alguém o obriga a usar? Não usa ou tem IPad? Não tem um telefone ou Tv com Android? E depois, fica parado porque não tem um botão?por amor de Deus não seja ridículo ou então, criança. Este sistema pode e vai melhorar, mas até agora repito sem problemas porque o adoptei nos 5 computadores cá de casa, apar do w7 em dois, vista num e XP noutro, e sabe uma coisa, mais ninguém usa esses sistemas, ao ponto de se esquecerem dos actualizar, e sabe porquê? Porque o W8 oferece segurança, rapidez e flexibilidade como nunca, satisfaz plenamente! Eu apresento os meus argumentos, já apresentei outros acima, as pessoas como o “senhor” o único que têm, é o fabuloso: paneleirices.

      • Diogo Rocha says:

        O windos 8 pode ter as suas denominadas paneleirices (que para mim são do melhor! Não precisas de instalar winrar, poweriso… porque neste sistema temos todas essas funções, a navegação pelas pastas está muito mais agradável e com mais opções,interface que permite ter tudo o que precisas á mão) e mesmo assim é muito mais rápido e fiável que o windows 8, desde que tenho o meu portátil nunca foi abaixo (sem ser num jogo que tinha problemas) e nunca me apareceu o bluescreen que tanto me aparecia no windows 7!

  27. Faria says:

    Espero que de para tirar o “botão”

  28. honey says:

    o windows 8 assim como qualquer windows foi feito para tirar o máximo partido do hardware , se o windows 8 não tirar partido partido dos ecran táctil , vão chover criticas, a cada 18 meses existe novo hardware , era mau ter T10 (casa com muitas divisões) e usar só a cozinha , computadores velhos são para usar com o freedos ou o linux , os dedos são muito grandes para usar nos menus , para não estar a carregar em dois itens de menu ao mesmo tempo eu acho que não deveria de ter menu iniciar , como os dedos vão caber no menu , não da mesmo

    • honey says:

      não faz sentido ter um carro topo de gama para só se sentar nele e vê-lo, te-lo para ver , para isso as pessoas tinham clássico , ou carros velhos ,

    • João says:

      Meu caro eu tenho um PC com10 anos ainda um Pentium 4, hei-de fazer uma actulização este ano, finalmente. Tem dois discos, num tem o W7 profissional, noutro o novel W8 e só lhe digo uma coisa, já algum tempo que não uso o belo e óptimo W7, neste PC, porque o W8, aguentou-se “à broca”, não é tão rápido como no meu PC com I7, mas está muito mais fluido com melhor gestão da memória (gigas)! Como querem então que eu não defenda o sistema! Tem margem para melhorar? Tem. Mas até agora no mundo Windows ainda não vi melhor.

  29. honey says:

    o menu iniciar são para os crakters ou os piratas usarem , além disso as empresas locais e os pequenos programadores , tanbem precisam de ganhar dinheiro ,a fabricar pequenos utilitários , para ganhar a vida em pequenos serviços .

  30. honey says:

    quando se cria algo assim tão gigante como o windows 8 tem de se levar em conta o hardware , e milhões de opiniões , e não 1/2 dúzia , os utilizadores gostam de coisas novas e frescas e limpas , são muitos os engenheiros que constroem o windows 8 , que só retorno , se abranger o máximo de utilizadores possível , para vingar as vendas e o hardware dum computador , afinal um sistema operativo ,
    é como um casamento é para a vida de toda do seu computador

  31. honey says:

    eu não gostava de ver os menus , a atrapalhar os meus dedos que ficariam demasiado grandes para o ,menu iniciar , o ideal era os dedos duma criança , o menu iniciar é coisa para crianças , com um ecrã táctil
    🙂

  32. pedro says:

    Porque raio é que quem se queixa da falta do menu iniciar acaba por dizer mais tarde ou mais cedo que se assim continuar vai mudar para outro SO? Até parece que nos outros o menu iniciar está lá. Adaptar às novidades do win da um trabalhão mas mudar para outro é a coisa mais simples do mundo….É com cada história…Uma marca inventou um telefone de ultima geração que não enviava sms e foi um estrondo, uma marca inova no design de um SO e é uma estupidez. Parece-me que o problema não é a falta do menu iniciar….

  33. panhonhas says:

    Acomodem-se, depois quando a MS retirar o ambiete de trabalho e deixar só o metro, depois queixem-se. Era tão bom quando se tinha no menu iniciar a opção de ir a ao meu computador, os meus documentos, painel de controlo, ajuda e suporte, contas de utilizador, procurar alguma coisa sem ter que ir para um ambiente full screen que não cabe na cabeça de ninguêm, desligar o pc (coisa que no W8 já me aconteceu não desligar e ficar pendurado e ter que carregar no botão). Agora isso tudo está espalhado por todo o lado, para não falar do aspecto visual que regrediu e muito que ficou bastante básico que para a época em que estamos não faz sentido nenhum.

  34. JP (djlinux) says:

    Uma pessoa lê alguns destes comentários e fica a pensar que alguns devem ser pagos pela M$… Até ofendem os outros só porque alguém diz que não gosta ou não sente falta…

  35. Alex says:

    O menu iniciar podia muito bem existir em conjunto com o metro, um não implica o outro.
    Era só ter la a opção para activar, quem queria activava.
    Custava assim tanto a MS? claro que não!
    Eles simplesmente tiraram o menu iniciar para obrigar as pessoas a usar o metro, e dessa maneira cativar as pessoas para usarem as apps.
    A pois, o grande motivo é esse, as apps! Eles querem la saber se não gostam, ou se gostam do metro.
    Eles querem é as pessoas a usar as assps deles.
    Mas estão com azar, pois a grande maioria não liga nenhum a isso. Se fundo um estudo feito.

  36. honey says:

    o vírus e malware não são da responsabilidade da microsoft , muitas vezes os putos são atraídos para o belo e desejado jogo , e acontece uma fatalidade um vírus ??? a culpa é da microsoft???? o computador não se desliga por alguma razão????

  37. honey says:

    a sociedade esta cheia de vícios , um deles é os vírus , é claro que eu compreendo que se um amigo tem aquele jogo de acção eu tanbem tenho de te-lo claro que enquanto eu não tiver o vírus o meu amigo não descansa é o vicio social a microsoft tem culpa disso???

  38. honey says:

    a microsoft não perde tempo com alguns dos leitores da pplware por isso não paga a alguns para dizer frases feitas
    , para alguns as frses feitas sem com naturalidade

  39. honey says:

    porque sera que o linux esta cada vez mais parecido com o windows 95 , porque a unix esta atrasada uns tantos anos

  40. Jaime says:

    O botão iniciar volta, mas como atalho à interface metro. Isto é mesmo a Microsoft a dizer: “Vão po c****** e comam lá com a metro ui!”

  41. SrgSnts says:

    Ia ver o video, mas como é do sapo videos não merece os 30seg de publicidade… do resto até já estou habituado ao iniciar tal como é que já não me faz falta o botão. 🙂

  42. Bruno Jesus says:

    até que enfim que meteram a barra de pesquisa

  43. Nuno Cruz says:

    Pessoalmente esta mudança, não me aquece nem me arrefece, eu sou utilizador mac osx à mais de 4 anos.

    Agora na empresa onde trabalho reparei que os utilizadores mais velhos continuam a defrontar-se com este novo axioma da MS que lhes cria bastante confusão.

    Inovar sim, mas na óptica do utilizador multi etário é super importante, a MS não viu isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.