O Ano de 2010 com… Bruno Bernardino
Antes de mais, espero que todos os que o celebram, tenham tido um Feliz Natal e que o melhor de 2010 seja o pior de 2011.
Muitos leitores poderão nem conhecer o meu nome associado ao Pplware, pois a verdade é que este ano apenas escrevi 3 artigos e comentei apenas quando estritamente necessário. As minhas contribuições passaram a ser feitas de maneira diferente.
Como tal, não vou poder listar os meus 5 artigos favoritos escritos por mim em 2010, mas sim os meus 5 artigos favoritos do Pplware no ano de 2010.
Esta lista é uma escolha pessoal, baseada na minha preferência pelo tema.
Sem mais demoras,
10 Sistemas Operativos pouco falados
Um artigo que me deu algum trabalho, e que achei muito interessante, pois penso que demonstra uma das grandes vantagens do UNIX e código aberto.
Homepage: 10 Sistemas Operativos pouco falados
Google abandona Windows por razões de segurança
Há muita coisa da Microsoft que não gosto, tal como o Internet Explorer (principalmente a versão 6, que ainda permanece activa na Internet quase como que um cancro, perdoem-me a expressão), e esta atitude do Google pareceu-me bastante corajosa, se bem que certamente com "motivos escondidos".
Homepage: Google abandona Windows por razões de segurança
Google WebM, codec de vídeo open source
Estava a ver em directo o webcast quando noticiaram isto. Fiquei boqueaberto e tenho quase a certeza que ouvi um grito de entusiasmo vindo do meu interior. Grande iniciativa mesmo. De louvar.
Homepage: Google WebM, codec de vídeo open source
Cloudapp - A Nuvem no Mac
Utilizo o TinyGrab há já algum tempo, e não conheço nada melhor para mostrar um Screenshot a alguém. Já tinha visto o nome do Cloudapp, mas até o ver no Pplware sempre pensei que fosse "mais um serviço Dropbox-like". Ainda bem que li o artigo e encontrei o "TinyGrab dos ficheiros" 😉 Só tem de se ter cuidado para não partilhar ficheiros "sensíveis".
Homepage: Cloudapp - A Nuvem no Mac
O Cigarro Electrónico
Já tinha ouvido falar, mas quando vi o artigo interessou-me e li mais sobre o assunto. Pouco tempo depois já tinha comprado o kit inicial. Gostei (e gosto) bastante, só gostava de não me sentir incomodado pelos olhares em público quando o utilizo, pois dessa forma dificilmente ainda fumaria tabaco.
Homepage: O Cigarro Electrónico
E assim é a minha lista. É possível que me tenha esquecido de algo, mas pelas pesquisas que fiz no Google Reader não me pareceu 😉
Podem, de qualquer das formas, ver todos os artigos que publiquei, há já mais tempo.
Este artigo tem mais de um ano
Gostei especialmente do artigo “10 Sistemas Operativos pouco falados”
Bom ano
eu tambem, uma pergunta: todos aqueles SO tem compatibilidade com programas para windows? é que tenho muitos CDs para windows, estas a ver, e não queria arriscar.
Olá Ruaben,
Como podes ver no artigo, apenas o ReactOS tenta ser compatível com software para Windows XP/2003.
Aconselho-te, no entanto, a experimentares outros Sistemas Operativos, e a procurares alternativas aos programas que utilizas. Irás ver que algumas até são melhores que os programas que actualmente utilizas.
Para fazeres tudo isso de forma segura, utiliza uma máquina virtual tal como o VirtualBox.
obrigado pela ajuda e vou seguir o teu conselho
http://aeiou.exameinformatica.pt/portugueses-vao-pagar-taxas-pelos-leitores-de-mp3-pens-usb-e-telemoveis=f1008173
“Portugueses vão pagar taxas pelos leitores de MP3, pens USB e telemóveis”
ou seja, se eu for comprar uma pen para encher de fotos e videos feitos por mim, usar como armazenamento de documentos de trabalho como excel, pdf ou autocad, tudo para uso PRIVADO, vou estar a encher os bolsos a autores, produtores e editoras de música, vídeo ou software.
é bem… já faltou mais para nos taxarem o ar que respiramos.
Que coisa… O futuro está lindo está…
Gosto dos arquivos foi uma voa escolha.
Bom ano e és sempre bem vindo
Obrigado 😉
Isto das taxas já existe em Espanha há algum tempo. Ao contrario de Portugal, em Espanha quando se compra um HD Externos ou uma PEN já se paga direitos de autor há muito tempo.
Quanto ao Bernardino já conheço o seu bom trabalho há alguns anos e o seu pequeno “odio ao IE6”.
sim..então vou tar a pagar “direitos de autor” por usar um dispositivo de armazenamento para guardar coisas feitas por mim?
faz tanto sentido como campos agrículas com contador de luz pagarem taxa de audiovisual.
Thumbs up Bruno.
boas escolhas.
Um abraço