Novo Estado de Emergência: Conheçam as novas medidas
A situação de Portugal face à COVID-19 é gravíssima. Os números são catastróficos e as previsões são assustadoras e nesse sentido é preciso reforçar todas as medidas excecionais para este momento o mais difícil da pandemia. É preciso unir esforços e cumprir escrupulosamente o confinamento. Não há, neste momento, outra forma de combater a pandemia.
Conheçam as novas medidas para os próximos tempos.
Portugal registou hoje o pior dia da pandemia. Foi ultrapassada a barreira dos 300 mortos e também a barreira dos 15 mil novos infetados. Segundo o relatório, morreram duas pessoas com idade entre os 20 e 39 anos e 9 pessoas na faixa dos 40 aos 59 anos. O relatório de hoje revela também que morreram 209 pessoas com mais de 80 anos.
O Presidente da República decretou hoje a renovação do estado de emergência em Portugal até 14 de fevereiro, para permitir medidas de contenção da COVID-19, e defendeu que é preciso agir depressa e drasticamente. Marcelo Rebelo de Sousa referiu que...
Temos de ser mais estritos, mais rigorosos, mais firmes no que fizermos e no que não fizermos: ficar em casa, sair só se imprescindível e com total proteção pessoal e social. Só assim será efetivamente viável testar a tempo e rastrear os possíveis infetados, diminuindo a disseminação do vírus
Após o Conselho de Ministros, foram anunciadas algumas medidas que entrarão em vigor com o novo Estado de Emergência. D
Das medidas definidas, destaque o controlo fronteiriço, impossibilitando a circulação de portugueses do território nacional para o estrangeiro. Foi também ainda indicado que o início do período letivo de ensino à distância irá iniciar-se no dia 8 de fevereiro.
As medidas fazem parte do comunicado do Conselho de Ministros divulgado esta quinta-feira. A explicação foi feita em conferência de imprensa pela ministra do Estado e da Presidência, Mariana Silva da Vieira, e pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Principais medidas para o novo Estado de Emergência
- Aulas online a partir de dia 8 de fevereiro
-
a suspensão das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário, de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário vigora até ao dia 5 de fevereiro de 2021, sendo retomadas estas atividades, a partir do dia 8 de fevereiro, em regime não presencial;
- a suspensão das referidas atividades e o regime não presencial não obstam à realização de provas ou exames de curricula internacionais;
- sempre que necessário, podem ser assegurados presencialmente os apoios terapêuticos prestados nos estabelecimentos de educação especial, nas escolas e, ainda, pelos centros de recursos para a inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos centros de apoio à aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais;
-
- Creches vão continuar fechadas mais 15 dias
- Controlo de fronteiras
-
a limitação às deslocações para fora do território continental, por parte de cidadãos portugueses, efetuadas por qualquer via, designadamente rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial ou marítima, sem prejuízo das exceções previstas no Decreto;
-
a reposição do controlo de pessoas nas fronteiras terrestres, nos termos previstos no Decreto;
-
- Possibilidade de suspensão de voos e de determinação de confinamento obrigatório de passageiros à chegada, quando a situação epidemiológica assim o justificar;
- Contratar médicos e enfermeiros formados no estrangeiro
- Possibilidade de os estabelecimentos de saúde poderem, “excecionalmente”, contratar “até ao limite de um ano” de médicos e enfermeiros formados em instituição de ensino superior estrangeira.
- Pagamento de trabalho suplementar dos profissionais de saúde
- Aprovado regime temporário que paga o trabalho suplementar na saúde com um adicional de 50%. Prevê-se ainda um horário acrescido para enfermeiros e assistentes operacionais até às 42 horas com acréscimo de 37% no salário. O Governo abre ainda a possibilidade para reforço de contratações.
O atual período de estado de emergência termina às 23:59 do próximo sábado, 30 de janeiro. Esta renovação tem efeitos a partir das 00:00 de 31 de janeiro, até às 23:59 de 14 de fevereiro.
Este artigo tem mais de um ano
Até onde isto vai parar…
Bastante previsivel. Tivemos natal e ano novo e agora presidenciais…
Isto não é só do natal e ano novo as pessoas já não estavam a cumprir regras nenhumas á algum tempo e agora estamos nesta situação
Não cumprem, porque o governo não sabe fazer as coisas. Cada dia é uma coisa nova, entrou-se em confinamento com regras mais relaxadas do que fora de confinamento (supermercados abertos até às 22h vs 13h). Andam à navegar à bolina, hoje é uma coisa amanhã é outra. E isso passa para a sociedade. Além de que deram carta branca no Natal por motivos eleitoralistas.
Isso não é desculpa para não cumprirem…
Mesmo assim estamos a falar de pessoas racionais ou de animais de manada?
Há muito boa desculpa para se precisar de sair de casa mas o pessoal também é estúpido que doi. Nas notícias é so festa atrás de festa que está a ser interrompida pela polícia (e isto são só as que se descobrem que), quer dizer teres de lor um edital a dizer que festas de swing são desaconselhadas nesta altura também é bocadinho de mais
A culpa de eu dar um tiro em alguém é do governo? De consumir álcool ou drogas, de desrespeitar os limites de velocidade, de roubar, de fazer coisas ilegais é responsabilidade de outras pessoas que não eu??? Sou algum fantoche? Serei tão infantil que nem pela minha saúde sou capaz de ter bom-senso e perceber a gravidade desta situação? Sei que posso beber litradas e conduzir embriagado, mas estou sujeito… Deixem-se de estupidez e tenham empatia, pelo menos pelos profissionais de saúde! O erro de abrir no Natal foi crasso, mais valia terem confinado naquela altura, mas não vi muita gente a ter cuidado, sabendo os riscos que corriam! Vivo numa ilha e não vejo os meus pais nem restante família há 13 meses:( Por opção, para os poder ver em segurança, em breve(espero eu)!!!Não sou exemplo para ninguém, fiz o que achava ser mais seguro, mas custa imenso a distância, mas não me perdoaria se fosse foco de infeção para algum deles!
Os supermercados deviam ter horário alargado para não aglomerar as pessoas no curto espaço de tempo que estão a funcionar.
O governo está a levar isto tudo com se fosse uma brincadeira. Sempre foi. Inventam umas medidas quaisquer e esperam que isto se resolva sozinho. Agora estão a começar a abrir os olhos porque isto está a ficar cada vez pior. Continuem sempre a votar nos mesmos. Força. 🙂
das presidenciais não fala ele…. mas será outro surto daqui a uns dias
Enquanto não parar quase tudo.
No primeiro confirnamento, eu não parei… o trabalho não me permitiu…. e não vi o que vejo neste confinamento. Continua tudo na rua!!!!! Seja a que horas for.
Não sei onde vives, mas onde vivo vejo pouca gente na rua durante o dia.
Não sei onde vives, mas onde vivo vejo muita gente na rua durante o dia.
Aqui em Valongo têm muita pouca gente na rua, mas continua a largar o número de infetados. Vai ao site verdadeiro olhar e ao Jornal Novo, são os dois do concelho de Valongo e etc…
Durante mais duas semanas os números continuarão a subir, cada dia pior que o anterior para depois estabilizar no muito mau…continuando muito mau e depois começar a ser só mau e depois menos mau…foi isto que todos quiseram. Até que comeces a ter impactos da vacinação…lá para o inicio do Verão. Contente ?
Só vai acabar quando se impedir as pessoas de sair e cortar a mesada aos jovens para que eles não vão a festas ilegais. Acho que 60% das infeções são devido a festas ilegais.
60,34% … juizo!
a culpa é das festas ilegais lol.. ainda nao viste os comboios em lisboa em horas de ponta pois nao ?
Os comboios não são fonte de contágio. Isso é tapar o sol com a peneira. A interação social não acontece nos transportes públicos, ainda para mais nas grandes cidades. Vives as consequências de um natal como se fosse o último (e foi para as centenas que agora morrem diariamente) e da incúria de muitos que do alto da sua mesquinhez acharam e continuam a achar que isto só acontece aos outros.
What? xD
Não são fonte de contágio?
Não. Ainda não sabes como é que acontecem os contágios ? Como é possivel.
Não sabe ele, não sabe o governo, nem sabes tu.
Interação social. Sabes o que é isso ? No comboio ou no autocarro fazes com as pessoas com quem te cruzas o que fazes num almoço, num jantar ou numa festa ?? É caso para ter dó de ti por não saberes ainda como é que o contágio acontece. De ti e de muitos.
As pessoas precisam de sair por variados motivos, alguns deles essenciais, como adquirir bens alimentos, medicamentos, etc. E muitos portugueses precisam de sair todos os dias e trabalhar para que aqueles que ficam em casa não tenham falta de nada.
Outros precisam de sair porque ninguém manda neles, e porque só acontece aos outros.
Exceto que que o David Guerreiro não falou nada disso.
A sua revolta não tem nada que ser dirigida ao comentário dele.
E aqueles que andam a passear na rua sem mascara !? Não andam a trabalhar e não têm motivo para estar na rua! Quer queiram ou não ainda existem festas ilegais, só PSP teve que acabar com uma festa com 50 jovens que se tornam 50 casos depois contagiam os membros das famílias e tendo em conta que a maioria das famílias são constituídas por 3 membros (incluindo o parvo que foi a festa) são mais de 150 casos.
Não têm motivo para estar na rua?
Olha o ditador em miniatura.
A montanha pariu mais um rato. Estão no caminho correto. Matam tudo, menos o vírus. Mas quando 1/4 dos que têm direito a voto escolhem burros para que os governem, nada a fazer.
300 mortes por dia só por causa disto, a juntar as outras por cada dia que passa. Nos próximos dias com elevada tendência de crescimento. É a tal história da queda de uma avião por dia em Portugal. Não te chega ? Qual é a tua solução ?
Virus não se matam.
E todos têm direito a voto.
Já estão a rapar as contas os banqueiros com a moratória, tivemos de pagar 5 meses num só dia, e agora? Vamos derrotar este farsolas de esquerda!
Isso está mal contado. Ora explica-te lá.
BPN,BPP,SLN… Etc,etc … Tudo esquerda, até as fugas para os offshores e pois claro o Estado não tem guito… Mas partidarismos a parte desejo que doentes desse tipo também tenham direito a tratamento. No momento é tempo de se ter bom senso e confinar .
Esquerda e direita, são todos iguais. O Dias Loureiro, antigo ministro de um governo PSD (direita portanto), ou o Paulo Portas que teve aí uns problemas relacionados com a Universidade Moderna e que entretanto foi abafado, são apenas 2 exemplos de esquemas e falcatruas. Ou só vês aquilo que queres?
agora dão migalhas aos enfermeiros… nunca foram valorizados e não é com esta miséria, vamos vemos quando isto tudo passar se olham de maneira diferente para os enfermeiros e se lhes dão uma carreira ao menos
Estamos a cumprir e fazer cumprir a constituição. Viva o voto… agora não há quem a pare.
Porque é que culpam os políticos da incúria das pessoas! Isto não é brincadeira nenhuma. Será que é preciso um polícia para cada um?
Depois admiram-se que um “tal” Sr. Ventura suba cada vez mais nas sondagens. Governo atual, em “desgoverno” absoluto. Não aprenderam nada, desde há um ano que começou tudo isto. Muito menos se precaveram para esta segunda vaga que há muito os infeciologistas vinham a alertar que seria pior. Enfim. Muita coragem a todos os infetados e respetivas famílias.
Não há desgoverno nenhum quando a população não faz nada para resolver o problema. Mal de um pais que tem de fazer tudo pelos cidadãos quando deveria ser exatamente o contrário. O governo aliviou as medidas no natal e o que aconteceu ? Sairam todos alegremente como se nada fosse (havia vacina ? havia cura? havia tratamento eficaz ? ). Se caminhas perante um precipício é preciso que alguém te avise que podes cair ?
Estás a querer ser mais esperto que os outros, mas nesse comentário disseste exatamente o que foi o problema: “O governo aliviou as medidas no natal”. A culpa não é nossa. É de quem decidiu que no natal estava tudo bem e seguro quando era mentira. Agora será uma questão de tempo até todos sermos contaminados.
Como é que a culpa é sempre dos outros, então os Portugueses, são todos santos de deviam estar no altar?
A culpa é do governo quando dizem podem passar o natal em família, eu não passei em família, porque sei os tempos que vivo.
Fossem os portugueses tão bem mandados para cumprir as regras, podem passar o natal com as famílias, foram todos a correr, mas o ficar em casa, já não cumprem.
Tens um filho que é mal educado, a culpa é do professor.
Tens um filho delinquente a culpa é da policia
Mais uma vez fica provado, os outros estão todos mal e a culpa é deles.
100 espinhas!!!
O que significa então que os portugueses só lá vão com pau numa mão e pão na outra. Educação, civismo, respeito por si e pelos outros nada. A maioria continua a nada fazer. O Governo obrigou os estabelecimentos comerciais a ter álcool gel nos acessos mas esqueceu-se de obrigar os portugueses a utilizar (devia então estar um policia à porta de cada estabelecimento e obrigar o tuga a desinfetar-se entrada e à saída) Entre muito mais desrespeito por normas e bom senso que por aí proliferam. Sim, meu caro, a culpa é do Governo. Tem sido brando de mais com os negacionistas e os que infringem sistematicamente as normas. Era cortar o acesso ao SNS a todos os que fossem apanhados a infringir as medidas de confinamento. Privado com eles a pagar o belo…
Essa sugestão de genocídio mostra que você é mesmo uma pessoa de carácter.
“Agora é uma questão de tempo até sermos todos contaminados”
Há quase um ano que te dizem que todos iriam apanhar e achas que “agora” é que isso vai acontecer, quando já era suposto acontecer?
Isso é muita revolta e pouca atenção.
Mas quem é que disse que estava tudo bem? O governo meteu a decisão na consciência de cada um, acreditou que as pessoas se soubessem comportar. Foi ingénuo, mas a sua culpa foi apenas essa, o resto foi este povo burro que dói.
Realmente agora percebo porque que as sondagens continuam a dar grande percentagem ao PS mesmo com as mentiras e os erros todos que fizeram, com pessoas como tu tapadas é normal. Então se é exatamente o contrário porque raio é que existe estado? Porque raio é que então existe uma enorme carga de impostos para sustentar esta máquina gorda enorme que é o estado? É para ser o povo a comandar? Realmente o PM tomou as decisões do natal e ano novo mediante a opinião do cansaço do povo e para não perder uns votoszitos, mas é isso que é ser estado? O estado deve ouvir quem realmente percebe! E neste caso não ouviu que era os cientistas e infecciologistas que os alertaram, mas lá no alto da sua arrogância o governo disse “não não, não devemos ouvir sempre os cientistas”.. agora vens tu culpar o povo porque???
Que eu me lembre, mas posso estar enganado, não me lembro de o governo dizer que és obrigado a passar o natal em família, mas pelos visto é o que devia ter feito, assim a grande maioria não tinha ido.
O governo seja de direita ou esquerda em Portugal ou outro país qualquer também tem prazos e regras para o pagamento de impostos, mas mais uma vez, há quem não cumpre.
Temos de dividir a culpa por todos nos, não podemos apenas apontar o dedo e sacudir a água do capote, todos os dias temos de tomar decisões, tu acertas em todas as que tomas?
Geralmente quando atiramos as culpas para os outros é só por um motivo, desculpar-nos a nos mesmos.
O estado existe para isto mesmo, tomar decisões em prol de todos nos, como viste foi deixado ao critério de cada um onde e como queria passar o natal e vês qual foi o resultado.
O estado cria regras para viveres em sociedade.
O estado existe para fiscalizar e regular como também “impor” regras e leis para se viver em sociedade.. se o estado não se sente capaz de fazer exercer essas mesmas condições então que se demita! Dividir a culpa por todos? Até compreendo que tenha existido uns mais distraídos do que outros mas vir culpar totalmente o povo pela incompetência e agorrância deste governo é de uma enormidade que nunca se viu! Eu posso não acertar em algumas decisões que tomo, por isso é que não estou em cargos que exigem QUE NÃO FALHE e também tenho de as assumir quando sou eu que estou errado, o que não é o caso deste governo que não assume nada! Veja-se a questão das aulas a distância quando dias antes o Ministro da Educação disse mesmo que nem os privados poderiam dar aulas por videochamada, uns dias depois o PM diz que afinal “não obrigamos ninguém a não fazer esse tipo de aulas”, mas alguém consegue respeitar este governo depois destas incompetências? É que não é só 1 nem 2 ministros são eles quase todos que se enterram cada dia que passa
Deveriam incluir uma do uso obrigatorio de 3 ou 4 mascaras na clase politica no qual existe 90% a 100% de efficacia conta o CCP virus, e morte por asfixia,.. protecao total!
Não tivesse havido falta de vacinas este mês e quiçá ter-se-a poupado nas 209 mortes acima de 80 anos. Ainda vão ter de esperar até 1 de fevereiro.
Boas medidas para os médicos e enfermeiros, por favor que se mantenham após a pandemia para eles não emigrarem. Deêm uma carreira decente e que valha o esforço aos nossos enfermeiros e médicos, mas mais os enfermeiros porque eles são os mais desprotegidos a nível de condições de contrato (demasiado sazonal e incerto) e salário.
Continuo a achar que isto só para quando pessoal for separado a força e quando falo em força é no limite colocar as pessoas a hibernar de forma a controlar os que estão contaminados não contaminarem os outros e vice versa
Segregação portanto.
Ainda não percebi porque é que ao sabado e domingo não se pode comprar tabaco apartir das 20h.
Compra de semana ou então não fumes
Ainda acreditam o que se esta a passar no dia 28 de Janeiro é reflexo do Natal? Já passou 1 mês nada a haver já!!
Ainda bem que isto tem funcionado. Hoje é oficial.. Já passámos a Suécia que não fez confinamento e onde não usam máscara. E é isto..
Lamentavelmente o tuga é especialista em sacudir a sua responsabilidade pessoal e culpar os outros, principalmente o governo. Não digo que o governo não tenha culpas, mas olhando lá para fora as medidas foram bastante semelhantes (à excepção do alívio do Natal, onde note-se nenhum outro partido se opôs). Cabe a cada um de nós fazer também a sua parte mas com a falta de cultura cívica neste país já tantas vezes demonstrada (e não apenas na pandemia) preparem-se para piorar antes de melhorar. Temos uma grande falta de auto-estima e isso reflecte-se na falta de respeito aos concidadãos.
Apontar o dedo e culpar o outro vai ser sempre muito mais fácil do que admitir que erramos.
O mesmo acontece ao governo diga-se. Erraram ao darem mais liberdade no Natal e não podem dizer que o povo não se soube comportar, isso já sabemos desde o primeiro confinamento que não sabe.
Agora se o povo cumprisse as regras do confinamento como “cumpriu com esses dias de folga” então estávamos bem melhor. Mas pronto responsabilidade social é algo que não existe hoje em dia se o governo fraquejar já está tudo tramado.
Onde é que foram buscar isto?
Pagamento de trabalho suplementar dos profissionais de saúde
Não está no DRE
Espero que o estado de emergência e estas medidas parvas continuem, assim as pessoas morrem do covid-19, e de todas as outras doenças, assim o país vê-se livre de toda esta gente mais velha e dos outros mais novos com várias doenças, que sem estado de emergência talvez fossem aos médicos e prevenissem a sua morte.
E um bónus é que ainda se mete o resto da população em mau estado de saúde com o forçar da maioria a estar fechado em casa a movimentar-se muito menos, o que será óptimo para aumentar ainda mais as doenças e mortes nos próximos tempos, está a ser medida uma atrás da outra para mandar a malta para o além mais depressa, e o melhor é que ainda pensam que é para o seu próprio bem, estou a amar.
Por favor hospitais continuem sempre atafulhados de pessoas, para manter a malta fechadinha em casa.
@Joao Ptt Mas a culpa aí de o pessoal morrer de outras doenças não e culpa do cpnfinamento mas do medo que tem de preferirem morrer doutra cena qualquer só para não ter covid
A culpa esta toda nos incompetentes do rei dos selfies e do costa, se tivessem feito um confinamento como em março se teria evitado muitas mortes, em março o país foi elogiado pelo melhor e hoje é elogiado pelo pior, o selfies so se preocupou com a reeleiçao o resto para ele nao tinha nem tem valor, me digam se ja viram algum advogado competente, que nao seja mentiroso.
O que eu acho curioso é que andaram os nossos políticos e comunicação social, para quem os ouve ou lê, a malhar no Trump e no Bolsonaro quando a epidemia atacou forte lá é cá éramos os melhores do mundo até Andrómeda.
Agora que as coisas pioraram aqui a culpa não é dos políticos mas sim do povo.
Mas há coisa mais tapadinha que um tuga?
Não, basta ver as sondagens.
Estamos desgraçados.