PplWare Mobile

Novo conector USB poderá ser ligado de qualquer lado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Valente says:

    O Galaxy S4 Mini já tem um destes conectores e cabo.

  2. Ikari-Pt says:

    Pela foto isso não me parece reverencial…
    ou quer dizer que as duas pontas são iguais?

    Se for isso, meh preferia que fosse um conector circular/quadrado, para não haver problemas em ter de rodalo 3 e 4 vezes ate entrar.

    • Nunes says:

      a imagem é dum conector actual!

    • Diogo R. says:

      com um circular so tens hipotese de criar no maximo 2 ligações (a partir daí tornaria-se muito fragil), as USBs têm muitas mais.

      Um conector quadro significa que os projetistas tinham de o por simétrico nos 2 eixos, o que é ainda mais complicado porque nao ha muito espaço, assim nesta norma so tens 2 formas do o ligar e ambas funcionam, so um asno é que nao consegue o ligar.

  3. Nunes says:

    Parece que decidiram seguir o exemplo do conector Lightning que vem no iPhone, mas ainda vai demorar 1 ano até que surja em dispositivos. Tal como o Lightning deverá ser significativamente mais caro que os cabos normais USB.

  4. FXX says:

    Melhor que reversível era ser redondo!

    • Nunes says:

      qual era a vantagem disso? creio que tal ocuparia muito mais espaço para ter as mesmas funcionalidades

      • FXX says:

        Qual era a vantagem? A vantagem era enorme.

        Porque é que dizes que ocuparia mais espaço? Eu não falei em medidas. Os audio mini jack, por exemplo, são pequenos e são redondos.

        A vantagem é não teres que procurar a posição. Sendo reversível já é um passo mas redondos era o ideal.

      • Ikari-Pt says:

        Também tinha mencionado no meu post, redondo é que era.

        No mesmo comprimento dos de audio podes ter uns bons 5 ou 6 contactos separados, que já servia bem para múltiplas funções.

        • Nunes says:

          eu percebi que sendo redondo não importava a posição, mas não podes pegar no caso do mini jack para dizer que conseguias ter as mesmas funcionalidades em algo desse tamanho!
          Primeiro, o mini-jack é uma ligação analógica, por isso com mais tolerância em termos de qualidade e desgaste. O máximo que vi até hoje nesse tamanho foram 3 contactos, quando precisarias pelo menos de 7 contactos para ter algo que substituísse uma ligação USB 3. 7 contactos implicaria um conector mais profundo que o mini-jack e mais grosso para ter espaço para todos os fios e ligações aos contactos. O desgaste desses contactos não seria uniforme e o alinhamento seria complicado para obter o melhor contacto dos “pins”!
          O espaço importa pois este conector está claramente apontado para futuros dispositivos móveis em que o tamanho importa. Vendo que o mini-jack já é mais grosso que as ligações micro-USB actuais, creio que a coisa fala por si.

          • Ikari-Pt says:

            O “mini-jack” é analógico?

            É analógico se os sinais que lhe puseres forem analógicos.

            Doute um bom exemplo, a anos que uso esse tipo de fichas para programar PICs (que são 4 contactos a 13v.

            O jack é mais grosso que o usb, mas a largura dele é muito superior ao raio, e existem esses jacks bastante mais pequenos.

            A tecnologia não para de evoluir, nao vejo problema de o conseguirem usando um “jack” de 2.5mm

          • Nunes says:

            O uso do mini-jack é analógico, não vês nenhum equipamento comercial a usar o conector para sinais digitais, pois a norma foi pensada para sinais analógicos. Menciono este facto por causa das diferenças em exigências, não porque é impossível, mas porque não é de confiança nessa forma e uso sem mudanças consideráveis, doutra forma há muito que já teriam passado a usar conectores desses!!
            O facto de tu usares o conector para outros propósitos nada diz sobre a exigência necessária para algo com este uso!
            Creio que é evidente que a grossura é o que mais importa neste momento! Os equipamentos são cada vez mais finos e é a grossura do mini-jack que começa a limitar como os aparelhos são desenhados! E ao precisar de muitos mais contactos, aumenta igualmente o comprimento por isso a ligação deverá ocupar maior volume interno!

          • Miguel says:

            iPod Shuffle USB Charger SYNC Cable
            3rd, 4th and 5th
            http://www.amazon.com/gp/aw/d/B008F4ZR6A

  5. int3 says:

    Eu comprei ontem um disco externo e já tenho esse conector…. incrivel a quantidade desinformação que se encontra aqui.

  6. João Costa says:

    Conclusão: metade dos leitores só lê as primeiras linhas das notícias 🙂

  7. Pedro A. says:

    Pedro, pões lá uma legenda na imagem a dizer que este conector é USB3.0 para acabar com a parvoíce que anda ali para cima!

  8. Mário Silva says:

    Já tenho um cabo desses num Disco Verbatim externo (portátil, mod. 53071) de 1TB. Pena ser muito curto…

    • Mário Silva says:

      Depois de ler alguns posts, fui verificar o meu cabo e também fui no “engano” da imagem dado que o meu é igual a esse (B), mas é o primeiro cabo com este modelo USB que tenho, talvez porque ande desactualizado em matéria de hardware mais recente…

  9. JMCS says:

    Aquele conector micro-USB-3 é horrível! Há pouco comprei um disco externo estava a ver que não encontrava nenhum sem aquele horror. Felizmente o disco WD que comprei tinha um conector NORMAL mini-USB!

  10. Darcy says:

    Boas, se não estou em erro, o conector type C (segundo o que me aparenta estar na especificação) é muito identico ao usb 2.0. Para quem ja perdeu tempo a olhar para estes bichanos, sabe bem que existe um zona “livre” e uma com uma peça grossa. É esta peça grossa que impede ligar uma ficha usb ao contrario, pois a parte grossa da porta “choca/bate” contra a do cabo conector. a Type C contem um modo de superposição, isto é, algo mais genero carregador de telemovel. onde existe uma pelicula fina na porta, que “entra” no meio do cabo, assim, seja qual for a posição será sempre possivel passar os dados uma vez que não há diferença na posição, pois existe sempre contacto.

    É de notar que dizem quebrar um pouco a compatibilidade com o usb tal como é hoje. no entanto, não me admira nada, haver uma especie de mola nesta “peça grossa” presente nos cabos, de modo a que seja recolhida em caso de ligação antiga.

    Aqui fica um exemplo :
    http://img.gawkerassets.com/img/198cvbttgnfu6png/ku-medium.png

    Espero ter ajudado
    Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.