Novo Ano letivo: Vêm aí os exames digitalizados e “Provas ModA”
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação apresentou o novo modelo de avaliação externa dos alunos. Este modelo vai entrar em vigor já no próximo ano letivo.
O objetivo é melhorar a monitorização da qualidade da aprendizagem e, por conseguinte, contribuir para as estratégias escolares de melhoria da aprendizagem, assim como para a orientação das políticas públicas.
- Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) no 4.º e 6.º anos a português, a Matemática e a uma disciplina rotativa a cada três anos, tal como previsto no Programa do Governo.
- Comparabilidade de resultados no Ensino Básico, que permitirá monitorizar a evolução da aprendizagem ao longo do tempo.
- Classificação eletrónica em todos os ciclos do Ensino Básico e, no Ensino Secundário, a partir de 2025/2026, após piloto no próximo ano letivo.
- Valorização do formato digital nos processos de avaliação com garantias de equidade.
Ano letivo a partir de 2024/2025
- Avaliação no fim de todos os ciclos de ensino (4.º, 6.º e 9.º anos e no Ensino Secundário);
- Comparabilidade dos resultados no Ensino Básico — provas deixam de ser públicas para serem utilizados itens âncora de ano para ano;
- Avaliação em suporte digital no Ensino Básico, com mecanismos para garantia de equidade;
- Classificação eletrónica em todos os níveis de ensino;
- Monitorização e reporte atempado (relatórios de alunos e escolas disponibilizados antes do novo ano letivo; relatórios nacionais divulgados em novembro; dados para escrutínio público até ao fim do ano civil).
E para quando a avaliação dos professores? Temos homens e mulheres e nunca na vida deveriam ser autorizados a dar aulas e outros que, provavelmente, até deveriam ir presos por negligência no ensino, mas ninguém pode tocar nos Senhores Professores.
Se achas isso, devias passar algum tempo a dar aulas.
Olha ele tem muitissima razão no que está a dizer, não generalizando que existem excelentes docentes, mas no reverso existe muitos que nem lá deviam estar infelizmente fecha-se os olhos a muita coisa e depois o resultado reflecte-se nos alunos…