PplWare Mobile

Novabase GameShifters… a grande final!


Ana Narciso, colabora com o Pplware desde 2008 e tem especial preferência pela escrita acerca de eventos em que participa, análises a gadgets, análises a serviços Web e notícias em geral. Formada em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, trabalha actualmente como Consultora de Business Intelligence. Gosta de poesia e adora concertos de metal.

Destaques PPLWARE

  1. Cap says:

    Como sempre estes eventos, os critérios são muito curiosos.. afinal era algo para melhorar o relacionamento do Estado com o cidadão e ganhou um portal tipo wikipedia!
    Por mim, aquele de podermos saber as afluências para o serviço do cartão de cidadão era o que mais se aproximava do objectivo. Podia ser alargado a todos os serviços. O que precisávamos mesmo era de uma app para “tirar a senha” a partir de casa e que nos alertasse 30 ou 60 min, por exemplo, antes de chegar a nossa vez!

    Uma vez participei num evento deste género e ganhou uma tipa a pintar uma passadeira. Onde é que está esse projecto hoje??? Em lado nenhum, como é obvio e foi óbvio naquele dia. Muitos ficaram revoltados, mas ninguém sabe a quem recorrer.. É por isso que eu digo, não há nada de bom neste país que não possa ser arruinado por aquilo que há de mal neste país.

    Venha o crowdfunding, ao menos aí só mesmo as boas ideias vão para a frente, porque não depende do juízo de um grupo pequeno de pessoas, muitas vezes sem visão.

    • Vítor M. says:

      É muito importante que existam estes eventos, uma espécie de brainstorming mas com “incentivo”, e não estou a falar só do prémio monetário, não, há muito mais. Há acima de tudo a exposição pública, muita gente olhou para aquelas caras e mentes, muita gente sabe que o valor acrescentado naqueles momentos podem valer muito num futuro, como colaboradores destas grandes empresas.

      Venham mais, mais gente precisa desta exposição e de mostrar que têm valor.

  2. Rui M says:

    Lol, 2 cheques de 4000€, 2 equipas, com o mesmo cheque….. Lol
    O numero do cheque é o mesmo……..

  3. Luís says:

    Também me parece que não houve muitos projectos a ir de encontro ao objectivo, talvez o “despacha” e um outro podem ser considerados. Segundo o site do GameShifters:
    “Nesta 1ª edição do GameShifters, queremos perceber como podemos mudar os serviços públicos e tornar a vida dos cidadãos mais simples e mais feliz. O desafio é este: Como melhorar a relação entre os cidadãos e os serviços públicos aos quais temos de recorrer?”.
    O regulamento também refere Concepção e Desenvolvimento de ideias, mas ambos os projectos vencedores já estão implementados, como se percebe seguindo os links disponíveis…

    • André says:

      Concordo com a tua opinião Luis, os projectos vencedores já existiam e um deles (o Portal da Sabedoria) já é financiado pela PT. Acho que se devia apoiar projectos que nascem nestes eventos…

  4. Filipa says:

    Exacto, concordo com o que o Luís disse acima. Penso que a ideia era vir a desenvolver um bom projecto e não apresentar ideias já concretizadas, algumas até noutros âmbitos. Mas, claro, a ideia já estar no formato final impressiona muito mais e cria impacto positivo para quem a ouve. Tirando uma certa caça às bolachas final, que penso que irá contra o regulamento e fomenta o desrespeito pelas outras teams, penso que o evento correu pelo melhor e deu não só para fritar um pouco os neurónios, como para conhecermos outras realidades, cada vez mais perto de nós! A repetir 🙂

  5. Hugo Silva says:

    Participei neste evento e no final deste, também questionei algumas das 10 ideia, porque não encontrei relação com o que era pedido “Como melhorar a relação entre os cidadãos e os serviços públicos aos quais temos de recorrer?”
    A ideia que ganhou por parte da escolha Novabase, no meu entender, não foi pelo conteúdo mas sim pela forma como foi apresentada. Ele conseguiu passar a ideia que o produto dele era o melhor do mundo (tem queda para político).
    Tendo em conta os 10 finalistas eu escolhia a ideia “Despacha”.
    Algumas outras ideias não selecionadas, iam mais ao encontro de melhorar a vida do cidadão com o serviço público, mas provavelmente não tiveram a oportunidade de serem ouvidas por muitos dos membros da equipa Novabase que por lá andaram.
    Fica a promessa de voltar à carga para o ano, caso o evento volte a acontecer 🙂

  6. Luís Aguiar says:

    “E não é que Portugal é o quarto país da OCDE com mais «empreendedores», apenas ultrapassado pelo México, pela Turquia e pela Grécia? Sim, leram bem: a Grécia é o único país da UE com mais empreendedores que nós.
    E os Estados Unidos da América, símbolo de uma nação rica que dá lições à Europa no que diz respeito à promoção do empreendedorismo, são o terceiro país da OCDE com menos empreendedores. Têm uma taxa de trabalhadores por conta própria cerca de três vezes menor que a portuguesa.

    Na verdade, a correlação entre o índice da Heritage Foundation para a «liberdade económica» e a proporção de empreendedores na população é negativa.

    Como é possível que todo o debate público esteja contaminado por uma percepção tão desadequada da realidade? Como é possível que o facto de Portugal ser dos países desenvolvidos com mais empreendedores – em proporção temos uma quantidade superior ao triplo da que existe nos EUA – tenha passado despercebido, sendo o discurso sempre no sentido de culpar a falta de «empreendedorismo» por quase todos os nossos males?

    Tal enviesamento, a meu ver, só encontra explicação no poder que o dinheiro tem para condicionar o debate público. Para este problema só existe uma resposta: espírito crítico. “

  7. Manuel Pimenta says:

    Estas questões do regulamento e das situações dubias que surgem no final são de esperar. Está dinheiro em jogo, a malta está cansada, etc. Como disse o Pedro Crespo na abertura: “é o que é, vale o que vale”.
    A meu ver há uma coisa muito mais interessante a ter em conta nestes eventos: networking. Se pensarem bem, neste evento tiveram acesso a profissionais Novabase, muitos deles decision makers, Secretários de Estado, pessoal criativo de vários domínios diferentes, evangelizadores Microsoft, o criador do PPL, malta de startups… se há um bom palco para promover ideias é em eventos como este.
    Epah e no limite, foi divertido pra corno! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.