PplWare Mobile

Alerta: Há uma rede de notícias falsas sobre futebol em Portugal


Pplware

Destaques PPLWARE

23 Respostas

  1. Luis Miguel Palhares says:

    A sério? Não acredito…

  2. António says:

    Como se os jornais desportivos não fossem veículo de notícias fabricadas, falsas e de instigação ao ódio…

  3. Mark says:

    falta aí o CM…

  4. João Lopes says:

    Esta noticia é fake 😀 … brincadeiras à parte, penso que a solução vai passar por todas as instituições, terem uma base de dados onde todas as decisões são tornadas publicas, depois os motores de busca, redes sociais, servidores DNS, etc… devem efetuar bloqueio imediato dos Sites caso a instituição não tenha essa mesma informação na sua base de dados.
    Eu até acho que se devia proibir todas as noticias sobre determinada pessoa ou instituição caso a mesma não tenha sido validada, por exemplo um jornalista antes de publicar uma noticia sobre o Bruno de carvalho devia pedir validação ao mesmo, em caso de crimes a um juiz, etc… caso isso não aconteça, deverá existir penalizações graves.

  5. João Lopes says:

    Penso que a solução vai passar por todas as instituições, terem uma base de dados onde todas as decisões são tornadas publicas, depois os motores de busca, redes sociais, servidores DNS, etc… devem efetuar bloqueio imediato dos Sites caso a instituição não tenha essa mesma informação na sua base de dados.
    Eu até acho que se devia proibir todas as noticias sobre determinada pessoa ou instituição caso a mesma não tenha sido validada, por exemplo um jornalista antes de publicar uma noticia sobre o Bruno de carvalho devia pedir validação ao mesmo, em caso de crimes a um juiz, etc… caso isso não aconteça, deverá existir penalizações graves.

    • censo says:

      Mas como é que alguém pode validar noticias sobre si próprio. Fala antes em censura. Fica tudo mais claro.

      • João Lopes says:

        Não é censura nenhuma… Supõe que X individuo comete um crime, tens que ter um juiz a validar antes de ir parar aos Jornais e não um individuo qualquer que passa a informação a um Jornalista.
        Supõe que um individuo se divorcia de uma figura publica ou ocorre outra situação qualquer pessoal, o individuo teria que validar essa mesma noticia. Tens muitos indivíduos a criar noticias falsas sobre pessoas, isso devia ser crime, pois prejudica seriamente as mesmas e pode ser danoso. As fake news são o maior perigo para o mundo a seguir ao terrorismo e são um perigo para a democracia.

    • met says:

      Lê o que escreveste.. essa é uma ideia atroz, mesmo para o espaço de comentários. Quem é que impede a censura de ajudar os amigos com a definição da verdade? Epah, que estupidez

  6. João Lopes says:

    Eu até acho que se devia proibir todas as noticias sobre determinada pessoa ou instituição caso a mesma não tenha sido validada, por exemplo um jornalista antes de publicar uma noticia sobre o Bruno de carvalho devia pedir validação ao mesmo, em caso de crimes a um juiz, etc… caso isso não aconteça, deverá existir penalizações graves.

  7. Altino says:

    isto é para rir só pode…. então e as fake news do Publico e do Correio da Mentira? O JN e companhia limitada estão é falidos e sentem-se ameaçados por meia dúzia de putos que fazem copy pasta muito provavelmente do mesmo sitio que eles.

  8. Altino says:

    Quando meia duzia de putos faz mais dinheiro que o JN á pala de betting ads e têm mais 1M de seguidores que eles no FB passam a ser uma rede de fake news.

  9. Costa says:

    O problema das fake news é fácil de explicar e impossível de resolver.
    O problema é que hoje em dia qualquer um tem acesso a internet, a publicar em blogs, nas Redes sociais, nos vlogs, etc, e ainda há aqueles que percebem que podem mandar uns bitaites e como não têm consequências judiciais (a maioria das vezes), lá têm os seus minutos de fama.
    No meio disto tudo, e como diz o Altino, quando a fake new começa a ser copiada e é retransmitida muita vez, passa por momentos a notícia verdadeira, aliás, chega a ser a única verdade por vários dias. Cá em Portugal é incrível, uma notícia, muitas vezes falsa (se vier do Correio da manhã, por exemplo) é depois copiada por todos os jornais, abre telejornais, fazem programas de autêntica campanha de “verdade”, estão a falar naquilo dias, e depois afinal não era verdade, e no final, do ponto de vista jurídico nada aconteceu. Os “meios de comunicação” ganham com a publicidade que passam, têm carradas de audiência e é tipo novela, na realidade quase nada daquilo que dizem é verdade.
    O pior é que, se se quiser travar isto por meio de algum tipo de filtro, além do perigo da censura, o filtro é incapaz de dizer se a notícia é mesmo verdade ou se é uma mentira, pois chegar ao “início” da notícia, acarreta trabalho manual, de confirmação por pessoas, não é possível fazer isto automaticamente, e o Facebook, a Google e tantos outros já caíram na realidade e já perceberam isto.
    Já agora, reparem que até aqui o Pplware escreve “notícias” do estilo “Firefox é Chrome humilhados….” Ou seja, para ter mais impacto e levar alguém a ir ler, usam este tipo de linguagem, quando podiam usar um título que diria o mesmo mas mebos ostensivo.
    Claro que como dizem os tipos de comunicação, os títulos não são notícias, são títulos, e sem impacto não “vendem” a notícia.
    Portanto, mais de metade das “notícias” são lixo, e no caso do futebol, são prai 90% fake news, lino portanto.
    Uma última nota, o jornal mais “visto” neste país é o correio da manhã, e abrindo aquele nojo de jornal, é só “notícias” do mais reles que a humanidade tem, matou, esfolou, esfaqueou, roubou, violou, etc. E não deixa de ser curioso que a maior fonte de receita seja os classificados que lá vêm pelo meio, o das meninas a anunciar serviços. É fazer as contas a quantos lá estão e a quanto custa ao dia cada um.

  10. Prodígio says:

    Só futebol?

    Loles.

  11. Arlindo says:

    A Lei havia de proibir estes sites de fake news

  12. Nuno says:

    Como se a comunicação social dominante não sofresse do mesmo problema.

  13. Rodrigo says:

    Mais de 30% das noticias em portugal são fake ou manipuladas por isso não me espanta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia