MEO lidera Internet móvel
NOS, MEO, Cabovisão e Vodafone são as quatro principais operadoras a actuar em Portugal, onde a luta pela liderança neste segmento é cada vez mais forte.
A NOS apesar de ter perdido 100 mil clientes em apenas um ano, continua a liderar no serviço de televisão paga. Já no segmento da Internet móvel, a MEO domina por completo ultrapassando os 50%.
Serviço de televisão paga em Portugal
A NOS que “nasceu” no passado mês da Maio da fusão da antiga ZON e da Optimus continua a ser a operadora líder no serviço de televisão paga em Portugal. A empresa reúne 1,4 milhões de clientes (46,4% dos assinantes em Portugal), contudo, segundo dados recentes da ANACOM, a empresa teve uma queda de 4,5 pontos percentuais na quota de mercado, o que equivale a menos 103 mil clientes em apenas um ano.
A MEO, que pertence à PT Comunicações, tem 1,3 milhões de clientes (que equivale a 41,6%) garantindo-lhe o segundo lugar. Só no último ano, a MEO conseguiu angariar mais de 86 mil novos clientes.
A Cabovisão, com 6,9%, ocupa a terceira posição e a Vodafone, que tem surpreendido, já alcançou os 5% de quota. Em entrevista ao jornal Sol, Mário Vaz, presidente executivo da Vodafone, destacou o desempenho positivo neste segmento, apesar de «um mercado saturado e com menos rede do que qualquer dos nossos concorrentes». Em Março do ano passado, acrescentou, a operadora tinha 40 mil clientes, tendo fechado o ano com mais de 160 mil.
MEO lidera Internet móvel
Relativamente ao segmento da Internet, a MEO lidera isolada. No primeiro trimestre, a MEO tinha já uma quota de 50,1% no segmento de banda larga fixa, seguindo-se a NOS com 35,5% e a Vodafone com 7,8%.
Na Internet móvel, a MEO também é a operadora que mais cliente tem. Segundo dados, a marca da PT lidera com 46,8% seguida da Vodafone com 30,9% enquanto a NOS tem 22,1%.
De salientar ainda que o serviço de televisão paga cresceu cerca de 1,2% no primeiro trimestre, face ao período homólogo de 2013. No final de Março de 2014 o serviço de televisão paga registava 3,21 milhões de assinantes. Relativamente às receitas, nos três primeiros meses do ano, as operadoras totalizaram 321,2 milhões de euros, mais 7,1% do que no período homólogo. Só as ofertas de pacotes geraram 257 milhões de euros.
Via | SOL