PplWare Mobile

Nokia abandona definitivamente o MeeGo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. kekes says:

    WTF?? Sinceramenta já não percebo nada lol, eu por acaso gosto muito de WM7, mas gostava de ver o meego a ter sucesso… Mas qual é a logica de lançar um telemovel com Meego totalmente “desactualizado” desde o momento que sai, com este desactualizado quero dizer sem apoio e afins do seu constructor.

    • s-k says:

      A lógica é a seguinte…

      Lançam o N9, e ao mesmo tempo dizem que vai ser o ultimo.
      Isso vai criar um clima de incerteza sobre o N9, que poderá resultar num fracasso de vendas.
      Depois a Nokia já tem uma desculpa “oficial” para “acabar” com o Meego.

      Resultado…
      A MS fica toda contente com o “fracasso” do Meego (Linux) e vai aproveitar esse “fracasso” para fazer marketing, e a Nokia fica toda contente com mil milhões de dólares no “bolso” sem fazer esforço.

      A ironia disto é que o N9 é talvez o melhor smartphone decente que a Nokia anunciou nos últimos tempos. E talvez o único com capacidade para combater a concorrência. (Android iPhone).

  2. Egas says:

    “Stephen Elop, CEO da Google”?

  3. Miguel Luís says:

    Não queria ele dizer CEO da Nokia Corporation? 🙂 lol…

  4. RF says:

    Nokia no seu melhor.. Só fazem disparates a seguir de disparates! Quando a cota de mercado cair para níveis históricos depois talvez abram os olhos ao que o consumidor quer realmente!

  5. dajosova says:

    Fiquei com a ideia que o Vitor M. havia dito que a Nokia seria apenas um fabricante… !! 😮 Afinal não é bem assim…

  6. cris says:

    Bem desta não estava à espera, apoiante do pacto Microkia acho uma má decisão deviam manter sempre uma alternativa em aberto ao sistema M$ e enterrar de vez com o symbian, (pode ser um bom SO embora sua fama cd vez pior). Podiam continuar com o Meego nem que o objectivo seja de lançar 1 equipamento anual. Enfim sou somente um CEO de bancada 🙂

  7. Luis Santos says:

    Duvido que o sucesso do N9 não vá fazer mudar de ideias a Nokia.
    Realmente eles cairam do trono!

    • MOr says:

      Eu duvido é do sucesso do N9. Quem é que vai comprar um smartphone que nem a empresa que o produz o pretende suportar?

      • Bruno Q. says:

        Concordo plenamente contigo. Só mesmo quem não tiver dentro desses assuntos ira comprar esse telemóvel. Eu sinceramente achava fantástico o designer do telemóvel mas quem perde são eles. Vamos ver o preço a descer repentinamente todos os meses porque ninguém lhe vai pegar.

      • Francisco Pinto says:

        Não sei qual é o espanto! Esse sempre foi o paradigma do modelo de negocio dos smartphones e por inerência da Nokia, até ao lançamento do Iphone! A nokia só ainda não consegui pelo visto perceber que desde essa altura o paradigma mudou! Esta decisão também não augura um grande futuro para os novos smartphones com wmp7 se as actualizações ficarem dependentes da Nokia!!

      • speed says:

        eu se não tivesse comprado um c7 ia para o n9. quero la saber se o meego já se foi ou a nokia não ira fazer isto ou a quilo. que se lixe

        • COISÉ says:

          pois…deves ser mais um que utiliza um smartphone para fazer chamadas e mandar uma ou outra mensagem… (para o speed)

        • lmx says:

          partilho da tua opinião e so o facto de poder ficar com o ultimo tm, com uma versão linux a meu gosto, vou ter obrigatoriamente de o comprar, pois …ja não vão fabricar mais…

          cmps

  8. JG says:

    NOKIA é Finlandesa! Marca a abater! Embora não seja necessário lembrar, eles próprios farão o trabalho de coveiro…

    • RaCcOn says:

      Sim e ser Finlandesa qual é o problema?Queres referir-te ao facto de eles se recusarem a ajudar um país que se endivida e quer viver daquilo que não tem?
      Nisso estou do lado deles…para além do facto de que ninguém é ou deverá ser obrigado a emprestar seja o que for a ninguém…

      • Bôda says:

        Não tem nada a haver com o facto de colocarem questãoes quantoa ao empréstimo europeu. Tem a haver com o conteúdo xenófobo desses mesmos comentários.
        Por isso EU, não COMPRO nada feito na finlândia.

        • eu mesmo says:

          já somos 2…

        • RaCcOn says:

          Conteúdo xenófobo dos comentários de quem?
          Pelo que sei os finlandeses apenas disseram que não emprestavam dinheiro nenhum a Portugal…

          Aqui quem me pareceu xenófobo foi o português que tenta mandar um país abaixo porque não lhes fizeram a vontadinha…

          • dajosova says:

            Em tempos nós ajudámos a Finlândia quando ela precisou. Se estamos na União Europeia há que seguirmos as condições acordadas. Quanto ao despesismo concordo contigo, mas achas que somos os únicos? Mesmo não sendo não fico mais descansado por isso; ainda assim Portugal tem de cumprir as suas obrigações e os outros países têm de ajudar tal como nós já fizemos. Quanto à marca Nokia, a mim já não me desperta o interesse. Vivemos na era da globalização e iremos arcar com as consequências dessa decisão. Fomos nós que a tomámos: NIM.

  9. RaCcOn says:

    Excelente…
    A marca fabrica um dispositivo e quando ele ainda nem está no seu auge no mercado dizem que já não lhe darão mais suporte…
    Ao menos podiam ter sido mais inteligentes e esperar que o telefone já tivesse mais maduro no mercado…nem para eles são bons.

  10. Sérgio says:

    Há que ajudar a Nokia. Não queremos daqui a 1 ou 2 anos ter que mandar milhoes e milhões de euros, para a Finlândia, para os tirar do buraco

  11. Gaius Baltar says:

    A Nokia parece um grande clube de futebol, cujo plantel que já havia dado muitas glórias estava irremediavelmente envelhecido. Na dúvida entre optar pelos miúdos da formação e buscar um multimilionário xeque árabe, acaba por optar pela 2ª via, mais fácil. Agora, no contra-ciclo, lança um miúdo da casa que parece promissor. Mas a direcção avisa que mesmo que este se torne um “craque”, as camadas de base são para encerrar… E essa hein?

  12. Alucard says:

    A Nokia está a dar um tiro no pé. Daqueles de shotgun! Tinha os melhores sistemas para telemóveis: o velhinho Symbian, e o MeeGo e Maemo e resolve abandona-los pelo Windows Phone?
    Fico muito triste com isto, eu gostava da Nokia, mas com esta estratégia da empresa,não voltarei a comprar um telemóvel Nokia.

  13. José says:

    N9 será apenas um 3310 com ecrã táctil, pois duvido que abundem aplicações para ele.

    Do ponto de vista do developper, não vale a pena fazer aplicações para um sistema operativo que à partida não terá longevidade e que apenas será incluído em 2 ou 3 dispositivos.

    Quanto ao Windows Phone, não gosto muito da interface dele. Espero que a Nokia tenha uma palavra a dizer no desenho da mesma.

    A Nokia continua a liderar muitos mercados, mas vai perder terreno para telemóveis com Android nos próximos anos.

    Eu cá sou um “Nokia 5800 XpressMusic proud owner” com S60v5.

  14. TelmoB says:

    Sinceramente, isto não é normal de uma empresa que se diz de topo.
    Vender o Symbian a uma empresa externa para dar mais espaço para desenvolver o MeeGo tudo bem. Agora lançar um equipamento e depois nada feito, mesmo sendo o software promissor só se o equipamento custar 100€ e mesmo assim.. estão a espera que a comunidade faça o trabalho todo ? Não me parece que exista alguma coisa que os leve a isso.

    Acabam com o MeeGo, depois com o Symbian e por fim passam a depender da Microsoft na totalidade. Se não der em nada e a cota de mercado baixar ainda mais, ou vai pedir ajuda ao Android, ou então é comprada pela Microsoft.

    • Serginho M says:

      Será que a ideia não é precisamente essa? Nunca me agradou muito a ida do “Steven Elop” para a Nokia. Aqui a sem dúvida uma estratégia de bastidores. Um “SO” fiável (Symbian) e outro promissor (MeeGo), e eles querem abandonar os dois. Alguém acredita que isto é normal…

  15. Fampa says:

    Já tenho uma nova imagem 🙂

    Obrigado a todos 🙂

  16. Serginho M says:

    Eu também tenho um C7, e estou muito satisfeito.É dos melhores smartphones que eu já tive. O que eu não percebo, é como algumas pessoas dizem que o symbian deve ser enterrado. Estamos a falar, do mais maduro, mais seguro, e mais rápido “SO” para smartphones. Não percebo muito a lógica de algumas pessoas. Percebo é que as pessoas mudam para algo novo, independentemente de ser mais fiável ou não… Este N9, vai fazer muita gente mudar de ideias, aguardem.

  17. Rogério says:

    Isto é de rir, até mesmo rebolar no chão.

    Como é possível uma empresa abandonar um software produzido por ela própria, que por sua vez, se fosse continuado, poderia vir a ser um grande concorrente aos actuais SO’s móveis das grandes empresas?

    O Windows Phone 7 pode até ser um grande SO, mas desistirem de um SO assim do nada, cujo ainda não teve a oportunidade de fazer a sua forte diferença no mercado, é de loucos.
    Tenho pena que a Nokia tenha chegado a este nível, sempre gostei da marca, mas assim com estas políticas, irá de certeza perder muito.

    • Francisco Pinto says:

      Mas a Nokia não desistiu do OS assim do nada! Desistiu porque a Microsoft pagou-lhe 1 bilião de dolars..! Na Pratica a Microsoft “subornou” a Nokia para esta deixar de desenvolver os seu OS e “ofereceu” o WP7 a eles.

  18. Xfera says:

    Nem tudo é mau:
    Myriad Alien Dalvik no N9 vai ser possível 🙂
    http://youtu.be/mXWEyKjwk2g

  19. Remi says:

    Estou a ficar confuso…

    A Nokia abandona o MeGoo mas o MeGoo não é só desenvolvido pela Nokia, por isso o sistema operativo pode continuar a ser desenvolvido. Talvez um dia destes chegue a outras marcas de smartphones.

  20. chat says:

    na minha opinião a nokia cometeu bastantes erros até este momento, mas acho que a melhor coisa que eles fizeram foi associarem-se a microsoft e implementarem o wm nos seus equipamentos.
    agora vamos esperara para ver como os mercados reagem a isto. Eu acho que vai ser um sucesso para a nokia, pena esta decisão ter sido tomada tarde demais, eles partem para uma guerra bastante dura (ios vs android vs wm) mais tarde que todos os outros…
    acho que os equipamentos da nokia a nivel de construção é do melhor que existe, mas eles ficaram um “pouco” obssecados com o s.o. symbian e nao encararam o facto de ele ja estar ultrapassado à muito tempo.

  21. Tiago Dias says:

    Bem, esta notícia deixou-me sem perceber nada.

    Não tanto pela notícia em si (embora não estivesse à espera do abandono total), mas pela altura em que é divulgada, quando acaba de ser anunciado o N9. Isto irá com certeza matar algumas vendas, não percebo a ideia de lançar uma notícia destas nesta altura do campeonato.

    Eles lá saberão. Veremos o que aí virá com o WP7.

  22. Emannxx says:

    Porque é que não mantêm os dois? Sinceramente… pfffff…

    • s-k says:

      E porque não manter só um…
      …e como bónus levar mil milhões de dólares?

      Qual é a empresa “com a corda no pescoço” que recusaria uma proposta desta? 😛

  23. Serginho M says:

    Vejo aqui alguns comentários de pessoas, que provavelmente nem experimentaram um dos mais recentes smartphones Nokia (C7,N8, E7, X7) etc… Equipados com o “Symbian^3” repito “symbian^3. Que não esta igual a versão “mãe” do velhinho symbian, para virem para aqui dizer, que esta longe de bater a concorrência (IOS, Android). Eu gostava de perguntar aos “entendidos” da matéria, qual é aplicação ou função que vocês fazem num android, e que eu não faça no meu Nokia C7? E digo mais, actualmente os smartphones nokia (C7, N8, E7) etc.. São os mais abrangentes no que toca as redes sociais, chat e browser, são os que tem a placa de rede mais rápida (ate 10.2 MB) ao contrário dos 7.2 da Samsung, por exemplo. Não sei o que é que vocês interpretam por “melhor”…

    • Xfera says:

      Another C7 happy owner 🙂

      e concordo, ainda não vi nada do iOS e Android que o Symbian (incluindo o ^3) não faça (embora com menos oferta e às vezes menos apelativa graficamente). Mas tb vejo muito “lixo” principalmente no Android.

  24. ana says:

    Off topic

    O ecrã do meu portátil avario, só dá riscas no ecrã, mas dá num ecrã externo via porta VGA

    Gostaria de saber se vale apenas mandar arranjar, substituir ou se com esse dinheiro compro um portátil de entrada novo.

    Preços do arranjo, alguém sabem quando é que custa?

    O portátil é um HP G7000 NOTEBOOK PC

    Obrigado

    • dajosova says:

      Informa-te das condições de orçamento e pede um. Normalmente, cobram um valor (por ex., de 50 a 200 euros) que, caso haja lugar a reparação, vai ser descontado no valor final. Se não aceitares o orçamento perdes o valor que deste. Normalmente em máquinas já com tecnologia obsoleta não compensa.

      No teu caso, se o valor for acima de 100 euros, na minha opinião só compensa se utilizares o portátil para trabalhos ligeiros.

      Mas tenta saber valores em várias casas mesmo antes de pedires orçamento. Pode ser só a fita que liga o ecrã à motherboard.

      Senão, aproveitas uma campanha de alguma loja e por 300 euros ficas com um novo c/ garantia 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.