Pplware

NASA: Barragem chinesa Three Gorges afeta Rotação da Terra

A maior barragem do mundo, a barragem Three Gorges, na China, está a chamar a atenção dos cientistas da NASA, pois há a possibilidade de interferir com a rotação da Terra. Esta colossal estrutura, feita pela mão humana, situa-se na província de Hubei e é considerada a maior estação de energia hidroelétrica do planeta.

Recorrendo à enciclopédia web, ficamos a saber que a Barragem das Três Gargantas, 長江三峽大壩 em chinês tradicional, é a central hidroelétrica com a segunda maior barragem e represa do mundo. Quando está cheia, a água chega a estar a 175 metros acima do nível do mar e a 95 metros acima do nível do rio. Alberga 632 quilómetros quadrados de água e gera cerca de 22500 MW de energia. Mas o problema não é esse.


Three Gorges – A maior barragem do mundo é na China

A barragem Three Gorges foi construída no rio Yang-tsé, o maior rio da China. A sua construção foi iniciada em 1993 e concluída em 2006. Tem 2309 metros de comprimento e 185 metros de altura. Na sua construção foram usados 27.200.000 metros cúbicos de betão e 463.000 toneladas de ferro (o equivalente para construir 63 Torres Eiffel).

Com capacidade de gerar 22500 MW de energia, quando cheia chega a atingir 175 metros acima do nível do mar e 95 metros acima do nível do rio. O seu reservatório de água tem capacidade para inundar uma extensão de 632 quilómetros quadrados.

 

O que acontece com a Terra?

É sabido que há situações que podem influenciar a forma como a Terra gira em torno do seu próprio eixo. Esta grande quantidade de água, mais propriamente 39,3 quilómetros cúbicos de água, podem influenciar a rotação da Terra. Esta barragem, na sua carga máxima, com os 22500 MW de energia, tem essa capacidade.

A forma como influência a rotação da Terra é a seguinte:

Quanto maior a distância da massa de um corpo ao seu eixo de rotação, mais lento ele girará. Para que entenda melhor, acontece o mesmo quando um patinador de patinagem artística quer rodar muito rápido: para fazê-lo, começa a rodar com os braços abertos e depois coloca os braços junto do corpo, aproximando a massa destes do eixo de rotação e dando-lhe mais velocidade. O mesmo acontece com a Terra.

Os cientistas da NASA confirmaram realmente que, sempre que a barragem atingir o seu nível máximo de capacidade, é possível que afete o movimento da Terra, devido ao momento de inércia.

Segundo os seus estudos, aquando da barragem na sua capacidade máxima, o planeta é afetado na sua forma, tornando-o mais arredondado no meio e achatado nos polos. Em relação à rotação da Terra, aumenta a duração do dia em 0,06 microssegundos. Perante esta conclusão dos cientistas da NASA, ao que parece, não há motivos para preocupação.

Interessante saber que embora fosse considerado um mito, afinal é mesmo uma realidade.

Exit mobile version