Multi – O elevador sem cabos, que se movimenta na horizontal
O primeiro elevador foi criado em Roma no século I a.C., por um engenheiro chamado Vitrúvio. Em 1853 o americano Elisha Graves Otis criou um sistema de segurança no caso dos cabos rebentarem e, em 1880, apareceu o primeiro elevador elétrico criado por Werner von Siemens.
A evolução dos elevadores não tem sido muito significativa mas a empresa alemã ThyssenKrupp deu a conhecer recentemente que inventou um novo elevador capaz de se movimentar na vertical e na horizontal e sem a necessidade de cabos.
Chama-se Multi e será um novo elevador que começar a ser instalado já em 2016. Este equipamento não necessitará de cabos para se movimentar, como acontece nos elevadores “tradicionais”. Para que haja locomoção, o elevador usa levitação magnética (maglev), uma tecnologia já usada no Japão em alguns comboios de alta velocidade.
A ThyssenKrupp refere que este elevador conseguirá movimentar-se 5 metros num segundo e que o cenário ideal é que seja instalado em edifícios com uma altura superior a 300m.
Para melhor se perceber o funcionamento do Multi, aconselhamos a verem o seguinte vídeo.
Com esta nova tecnologia será ainda possível ter vários elevadores a circularem no mesmo eixo e até servir mais do que um ponto em cada piso, já que o elevador se consegue deslocar na horizontal. A ThyssenKrupp espera implementar o primeiro equipamento já em 2016, numa torre que vai ser construída em Rottweil, na Alemanha.
Via EmpresasHoje
Este artigo tem mais de um ano
Artigo interessante. Deixo só um reparo: enquanto é verdade que “Elisha Graves Otis criou um sistema de segurança no caso dos cabos rebentarem”, isto deu-se entre 1852 e 1854 e não, como disseram, em 1953.
Cumprimentos.
Dan Ben, talvez lendo melhor o artigo. “Em 1853 o americano Elisha Graves Otis criou um sistema de segurança …”
Rui, estava originalmente escrito 1953 (mil novecentos e cinquenta e três). Concerteza alguém corrigiu.
O ano de 1853 representa a data em que o sr otis apresentou o seu invento ao mundo na exposição mundial que nesse ano decorreu em new York bem perto do bairro de yonkers onde tinha a sua oficina.
Exato, mas originalmente estava escrito “1953”. Cumprimentos.
Pedro, dizer que os elevadores não evoluiriam de uma maneira significativa, é uma afirmação de quem não sabe do que fala.
eu trabalhei em uma empresa de elevadores durante 23 anos e sei do que estou a falar.
Quanto á noticia,só posso dizer,como o S.Pedro disse,ver para querer.
Mas se acontecer é uma grande evolução.
Boas Marco
Eu sei que a tecnologia dos elevadores está sempre a evoluir. Mas o que eu queria dizer é que nunca ninguém tinha inventado um elevador “bem diferente” 😉
Não foi S. Pedro, foi S. Tomé.
http://capuchinhos.org/biblia/index.php?title=Jo_20
Nelson tens razão.
então diz lá ó iluminado quais foram essas evoluções! é k apenas continuo a ver cabos a puxar caixas com pessoas e carga lá dentro, com mais ou menos eletronica nos paineis!
Trabalhas ou trabalhastes em elevadores?
Se não, não ponhas em causa as minhas afirmações, porque eu trabalhei 23 anos no ramo.
Trabalhastes???
E no entanto continuas a dar ZERO exemplos dessa evoluções…. just saying
Assim de repente lembrei-me que num dos filmes do harry potter os elevadores do ministério deles andam para os lados desta forma.
O que lá está, confirma, eles não são feiticeiros, só têm acesso a tecnologia mais recente e como todos sabemos, para quem não é conhecedor, toda a tecnologia desconhecida é magia. 😀
Agora a sério, isto é mt bom.
No remake do filme Total Recall. 😉
E se faltar a energia? 🙂 Vão todos ao fundo?
Outra coisa, se os elevadores conseguem ir para cima, baixo e lados, o que os previne de não virarem ao contrário? Suponho que o que previne seja algo informatizado, logo com falhas.
Não me parece seguro…têm que provar muito bem que funciona.
Hoje há, sistemas informáticos que controlam metros com centenas de comboios, aeroportos com centenas de aviões, achas que controlar “meia dúzia” de elevadores não está ao alcance?
+1
Não te esqueças que tens os computadores e uma bateria de pessoas a monitorizar.
terão condutores como na carris… vais para lá tu plim plim
A tecnologia na “ajuda” à obesidade 🙂
Apenas uma correcção. Não foi Vitrúvio quem inventou o elevador. Ele foi a primeira pessoa a fazer referência ao elevador, mas o elevador mencionado era um invento de Arquimedes e não dele próprio.
Então a inovação é apanhar transito no elevador?
Só deixo uma pergunta para se esclarecida de se possível algo que não estou a perceber como e feito, porque no que toca a electricidade qualquer gerador ou ups consegue garantir o sistema agora no caso de avariar a placa de maglev o que é que acontece?
Como e que funciona o sistema? o Elevador fica estanque ou cai?
Tem que ter ou travoes por fricção ou engates com amortecimento.
Não ficará mais económico investirem em passadeiras rolantes? É que isso também se movimenta horizontalmente, ou estarei deveras enganado?
É só para serem diferentes ou só mesmo para complicar?
Qualquer dia, a estarmos a tirar mobilidade às pessoas, ainda acabamos como aquela comunidade que vive numa unidade espacial onde nem sequer mexem os bracinhos e depois ficam “gordinhos”?, doentes cardiacos? Lembram-se do filme “Wallie”? É esta imagem que estou a querer passar.
Onde está o wallie? 😀