Mozilla lançou o Firefox 14
O surgimento de novas versões do Firefox começa a ser uma constante. Fieis aos seus ciclos de desenvolvimento, a equipa da Mozilla que trata da das novidades e da sua manutenção tem seguido à risca as datas anunciadas, tendo inclusive antecipado algumas versões.
Esta cadência de lançamentos tem trazido novas versões, sempre com novidades associadas. A mais recente disponibilização foi a versão 14, que foi ontem colocada para download ou actualização.
A grande novidade que a versão 14 do Firefox traz para os seus utilizadores está relacionada com a segurança das nossas pesquisas no motor de busca da Google.
A partir desta versão, todas as pesquisas feitas na Google vão usar o protocolo HTTPS, de forma nativa, sem que os utilizadores tenham de se preocupar em escolher este método.
Para já este é o único motor de pesquisa que suporta esta funcionalidade, mas a Mozilla espera alargar a outros que o disponibilizem.
A somar a esta novidade está outra que será útil para os utilizadores do Mac OS X. A versão 14 do Firefox passa a suportar o modo full screen. Fica assim optimizada a utilização do ecrã do Mac para as navegações, visualizações de vídeos ou outros conteúdos que façam melhor utilização deste modo.
Para aumentar a segurança da utilizações deste browser, a Mozilla alterou a forma como identifica os métodos de acesso aos sites, melhorando a informação visual dada aos utilizadores.
Os acessos via HTTP passam a ter um simples globo, os que implementam HTTPS e encriptação SSL um cadeado e o texto https no endereço e os que usam certificados EV (Extended Validation) passam a apresentar um cadeado verde e o nome do dono do site.
Os plugins do Firefox sofreram também uma pequena alteração nesta versão 14 e podem agora ser lançados apenas quando clicarem neles. Este funcionalidade requer uma alteração mínima do about:config.
Para terminar as alterações visíveis falta apenas referir que a Awesome Bar, a barra de endereço do Firefox, já efectua o auto-complete dos endereços escritos.
Os programadores de extensões do Firefox passam agora a poder usar novas API's. A que permite usar o rato de forma mais precisa e interagir com o browser com base nos seus movimentos, de nome Pointer Lock, está disponível, bem como outra que permite que bloqueiem o hibernar do monitor.
Foram resolvidos outros bugs que afectavam a versão anterior do Firefox, não apenas de segurança, mas também relacionados com problemas baseados nos diversos sistemas operativos onde o Firefox pode ser usado.
Esta actualização, a 14.0.1, está já disponível para actualização através do próprio Firefox ou através da página do Firefox.
Download: Firefox 14.0.1
Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Existe um outr mecanismo de busca que usa o google e é https e se chama startpage.com e ele não registra seu ip nem as pesquisas.
estas a referir-te a uma espécie de proxy?
Não o site é mesmo https e voce tem a opção de instalar o search engine também e com privacidade, pois não coleta e nem grava as suas pesquisas e nem o IP.
@EU, bem lembrado este duckduckgo também é bom, mas prefiro o startpage pois esta em português.
sim,correcto,o duckduckgo é em inglês,mas o ixquick pode ser definido em português.
Também tens o duckduckgo.com e o ixquick.com,e também em https.
cumprimentos
Olha, quanto a isso de ser apenas https em vez do http não posso confirmar. Dsapareceu-me do URL. Que raio… para qualquer site. Mas devia estar, faz parte do protocolo do endereço utilizado. 🙁
Tenho usado sempre Firefox, vou agora na versão 15 (canal Aurora) e nunca tive problemas. Será que tens algum addon a mexer com a barra de endereço?
Ou será que queres dizer que desapareceu o “http://”? Quando a ligação é feita em HTTP simples, o firefox oculta o protocolo. Mas quando é HTTPS vai notar que ele surge logo 😉
Foi o que quis dizer, nunca tinha reparado que faltava lá o http. Cheguei a usar o opera, escodia sim, mas quando selecionava o link no url já me aparecia o http. Foi confusão minha. 😉
Então significa que ao pesquisar no google e “usar o protocolo HTTPS, de forma nativa” não me acontece. 🙁
Essa situação do http desaparecer é de fácil resolução. É só escrever na barra de endereço about:config e carregar enter. Depois filtrar por browser.urlbar.trimURLs e clicar duas vezes no resultado da pesquisa. E voilá, aí têm o http de volta.:)
Vai a about:config e copia-e-cola isto para a barra de pesquisa da página: browser.urlbar.trimURLs. Dá clique direito sobre esse parâmetro e clica em Alternar. Pronto, o Firefox já não esconde os parâmetros dos protocolos nos URLs, tal como acontecia até à versão 3.6 (salvo erro). 😉
Done!
Thanks Paulo Roque. De facto prefiro assim. 😉
o icon para modo full screen para mac osx, é que podia estar mais destacado, quando se muda de tema. Quando é mudado o tema deixa quase de ser visivel o icon de full screen, mas tambem passa por que fez o tema tambem mas pronto. De resto para estar porreiro. lol. 😉
Por falar nisso, os favicons tb desapareceram atrás do URL, aparece em todos os sites o ícon por defeito do firefox. O favicon apenas aparece nas abas. :S
É intencional. Lê mais aqui. 😉
Acho que o firefox esta cada vez mais pesado e nos videos muitos vezes manda-me trabalhar a mim,tenho usar outro browser.Por este andat vão perder muita clientela.
Gosto muito do firefox, but i second this.
Youtube em flash tem funcionado mal. Se colocar o meu chapéu de caça conspirações, diria que a Google faz de propósito. A versão HTML5 do youtube funciona muito bem, mas tudo o que é vídeo com publicidade não funcionar com HTML5…
Não consigo ver vídeos com este navegador… Alguém pode dar umas soluções?
Com o Chrome vejo na boa.
Que tipo de vídeos é que não consegues reproduzir no Firefox?
Tudo, youtube, sapo videos, etc, nao consigo ver nenhum.
Botão Firefox > Extras > Plugins.
O Flash Player (apresentado como Shockwave Flash [versão] aparece listado? Se sim, está activado?
Tenho o Adobe Flash Player instalado no PC mas não aparece no firefox, nem desativado nem nada, tenho Shockwave for Director no navegador e activado.
Qual a edição do Flash Player que tens instalada? A edição ActiveX, exclusiva do Windows, para ser usada com o Internet Explorer, etc.? Ou é a edição regular do plug-in?
Se não tiveres a edição regular instalada (i.e., aquela que não é a edição ActiveX), poderás sacá-la do seguinte link, o qual é o link directo para o instalador propriamente dito do Flash Player (sem aquelas tretas de downloaders e afins que a Adobe adiciona desnecessariamente nos locais regulares para transferência): http://download.macromedia.com/pub/flashplayer/current/support/install_flash_player.exe 😉
Desinstalei tudo o que tinha no PC, e instalei a versão regular (directamente do teu link)..
Está na mesma, no YouTube aparece sempre esta mensagem: an error occurred please try again later
Sendo assim, não sei como te ajudar mais. Podes «postar» um screenshot do erro que te dá?
O versão atualizada do Nightly (16.0a1) possui as novidades do FF14?
Claro. Por isso é que o canal Nightly é aquele de constante desenvolvimento e builds novas. 😉
Suspeitava desde o começo! Mas queria confirmar, pois estou a utilizar o Nightly a algum tempo, por mais que a todo instante haja updates, continuo a gostar (se bem que depois da versão 16 não houveram novas atualizações)!
Grato!
Chovem versões do FF!
Testa essa versão:
http://www.mozilla.org/en-US/firefox/organizations/all.html
en.wikipedia.org/wiki/Firefox#Firefox_ESR
a mim continua sem ser https
Parabéns a Mozilla, por mais um lançamento de sucesso, a versão 14 esta em testes, por enquanto a versão 12.07 do Mokafoox continuará a usar a versão 13 como base, até que seja comprovada total estabilidade.
Boas.
Existe a versão 64 bits oficial?