Mouseless – O fim dos ratos físicos para computador
Estudante do MIT cria sistema que torna rato tradicional obsoleto.
O rato foi inventado há umas décadas atrás (cerca de 40 anos) como o objectivo de simplificar determinadas tarefas ou de auxiliar no processo de entrada de dados (input). O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações básicas: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop).
Entretanto foram desenvolvidas várias técnicas e periféricos multitouch e gestuais, como alternativa ao rato tradicional, no processo de interacção com o computador. Hoje apresentamos o protótipo Mouseless.
Pranav Mistry, estudante do Massachussetts Institute of Technology (MIT), criou o mouseless, um protótipo que substitui o rato por movimentos da mão do utilizador sobre uma mesa
Basicamente o sistema funciona com base num laser infra-vermelhos e uma Webcam especial , que é capaz de determinar/calcular os movimentos da nossa mão, determinando a sua posição. Além disso, o sistema é capaz de interpretar também o cliques esquerdo e direito, atravos dos toques realizados sobre uma mesa.
Pranav Mistry, é o mesmo investigador que criou a interface Sixth Sense. Diferente do Sixth Sense, o sistema Mouseless não necessita de nenhum tipo de luvas ou outros periféricos especiais para o uso.
Para melhor compreender esta nova tecnologia, nada melhor que assistir ao vídeo seguinte:
O mouseless tem um preço de aproximadamente US$ 20.
Será esta uma tecnologia com futuro?
Homepage: Mouseless
Este artigo tem mais de um ano
Não me parece que tenha grande futuro. Em termos de versatilidade e mobilidade significa zero. Penso tratar-se apenas de um reaproveitamento de tecnologia que tem como principal função o show-off e o marketing. É simplesmente inútil.
Portanto, se estivermos 7 horas ao computador, digamos a trabalhar com software de edição de imagem/vídeo, ficamos com o ‘rato’ um pouco gasto e raspado. Deve começar a doer e tudo x)
E não querendo ser rude,
“O rato foi inventado à uma décadas atrás”
->há uma(s) década(s) atrás
Não?
Bom fim de semana a todos 😉
Ricardo você deve possuir limitada, é óbvio que o que foi exibido é um protótipo que quando receber investimento de uma empresa multimilionária qualquer vai virar uma minúscula câmera acoplada ao notebook como a que temos hoje e você não vai pedir o touchpad de volta, além de ocupar um espaço absurdo do notebook, é duro demais usar por muito tempo o touchpad.
Enxergue a potencialidade das coisas.
Estou com o Ricardo, vejo potencialidade em muita coisa, não em tudo, e não nisto.
Devemos ser um pouco criticos e rigorosos se queremos ir para a frente em vez de para trás.
O rato está a umas decados no mercado por algu motivo é, e não vai ser fácil substitui-lo.
Assim só à primeira visto, pergunto-me como usariamos esse rato à noite sem luz ?
Como usariamos o scroll?
Teriamos que andar todos com camâra e laser atrás ou já viria nos portáteis ? E os pcs ?
etc…
De qualquer maneira, parabens pelo projecto, e que aja sempre pessoas que querem criar (ou tentar) criar algo.
Ora nem mais….
Não vejo razão para criticar logo um desenvolvimento destes… é sempre bom que haja quem procure inovar…
…temos de ser criticos, mas não tanto. Isto é bom, não digo que substitua o rato, mas o touchpad, sem duvida….
Amanhã, podem surgir novos desenvolvimentos,e até produtos completamente distintos deste, mas que tiveram a base e raciocinio deste!!!
É sempre bom que alguem tenha ideias… não as podemos criticar só porque não fomos nós a te-las!
O laser funciona de noite e de dia, penso eu de que….
E quanto ao scroll, não é nada dificil, já que no programa se ve que ele segue a ponta dos dedos provavelmente deve ser só fazer o movimento de scroll com o dedo. Eles é que ainda não tiveram tempo de o programar, quase de certeza.
O laser funciona… a câmara duvido, caso contrário o preço não seria US$ 20.
Se vires na figura diz IR (infrared) CAMERA por isso a cam também funciona de noite….
Atenção aos pormenores
pois.. lentinho.. e onde tá o scroll?
mto a aperfeiçoar..
Pareceu-me lento. Para haver scroll acho que não seria muito difícil, mas não seria da forma como estamos habituados num rato, mais como num touch pad (arrastar com dois dedos). E de alguma forma ele ia ter que reconhecer cliques esquerdos e direitos.
Uma década são 10 anos e não 40 anos como diz a notícia.
Diz lá uma décadas. Faltou um “s”.
Não gosto nada desta ideia :S
Isto e a outra ideia de computadores que em vez de touch são com gestures? Muito pouco ergonómico.
Sim, faltou o ‘s’
Mas umas décadas (4) podem ser 40 anos como diz a noticia
O rato foi inventado há umas décadas atrás (cerca de 40 anos)
Esta escrito isso, vc deveria prestar mais atenção ao lêr alguma noticia.
This mouseless is useless. Não vejo qualquer utilidade nisto para além do que aquilo que é, um projecto académico. Passado algumas horas de utilização deste sistema a mão deveria apresentar cansaço evidente, por não estar numa posição ergonómica.
O objectivo é esse…retirar o desconforto que é ter mão numa posição de concha em cima do rato… com mais fundos monetários, decerto que essa tecnologia vai ser aplicada a uma mão completamente “colada” à superfície…
A mão toda a criar atrito… Será muito pior que um simples rato.
eh pah…. e vcs não têm um bocado de miolos por aí?! eu acho que este sistema era bem melhor que o touchpad de um portátil…
É sempre bom inventar e inovar… Todas as ideias são bem vindas!!
As criticas são boas quando são construtivas…
Desculpem lá o off-topic mas instalei um programa no pc que excede a resolução do ecrã. O problema é que só consigo chegar às configurações depois de o abrir oq não consigo fazer.
Alguém sabe oq posso fazer? É que não fica em modo janela, é mesmo full-screen.
Obrigado.
Botão direito do rato em cima do ficheiro executador do programa -> Propriedades -> Compatibilidade -> “Correr em resolução 640×480” -> Ok
😀
Já tentei isso e não deu 🙁
format c: e fica resolvido 😀
Intalei numa partiçao diferente e nem assim –‘
Se não tens nada a comentar sobre este artigo, sugiro-te que vás até ao fórum e exponhas o teu problema lá.
Eu sinceramente acho ridiculo ter um laser e uma web apontada a mão em vez d usar um rato. Enfim.
Eu vejo algumas utilidades, principalmente nas áreas militares e na medicina.
Eu penso na fase de adaptação, as pessoas usariam mouses falsos para se adaptarem…
Me lembra um pouco o Kinect, ou projeto Natal, da Microsoft para o Xbox 360. Claro, a complexidade é menor, pois se trata de ‘ler’ uma mão e não o corpo todo…
Penso que o futuro dos ratos pode passar por um rumor da apple.
vejam a noticia aqui: http://blogdoiphone.com/2010/06/rumor-magic-trackpad-poderia-levar-o-multi-touch-do-iphone-para-o-computador/
tenham lá calma com as criticas, o homem ainda só tem um protótipo e como todos os protótipos têm falhas e tem muito trabalho pela frente como é lógico mas a ideias está lá e com jeitinho é bem capaz de ser algo com muito potencial. Mas como diz a noticia é um protótipo, não é suposto funcionar às mil maravilhas e ter bom aspecto…….. As coisas quando são criadas nunca têm bom aspecto….. E muito provavelmente daqui por mais um tempo este protótipo já não vai ter o aspecto ou a disposição que tem agora.
Embora ache que não tem grande futuro é muito bem pensado, e a adaptação do scroll também seria muito fácil, porque a câmara não está a ler a mão, está apenas a ler os pontos de luz infravermelha que embatem na mesma..
Logo bastava que quando 2 delas permanecessem no mesmo sítio e uma terceira se movimentasse para reproduzir o scroll.
esta porra deve funcionar ainda melhor quando o portátil estiver no colo ou em cima das mantas, fdx…. porque é que na ligam um cabo usb á pil@ de um gajo para fazer de rato????? háaaa pois na dava porque o sexo femenino na tem pil@…. dasss ó que lerdos paaaaaa.
E o rato funciona quando o portátil está no colo??? Não me digas que tens um rato voador ????? Se não sabes fazer nada, não critiques quem faz….
Uau, não existem palavras para descrever o quanto aprendi com o teu comentário, obrigado acho que acabei de ficar mais burro.
A invenção é realmente algo de inovador, quanto a mim tem pernas para andar, agora talvez não para toda a gente, isso não, mas agora imaginem o mesmo conceito, mas aplicado por exemplo a um programa de modelação 3d, e em vez de funcionar em cima de uma superfície, funciona reconhecendo também a profundidade, se calhar podíamos começar a modelar tridimensionais de uma maneira mais “natural” da mesma maneira como fazemos com modelos físicos reais, por exemplo.
Sabem que é para isto que as universidades servem, produzem trabalho académico e conhecimento de maneira a impulsionar a evolução e desenvolvimento, não são corporações que produzem produtos acabados, produzem ideias e conceitos que são transformado e adaptados.
O kernel do linux também era uma coisa muito básica e inútil, quando começou na universidade, e olha para ele agora…
O rato pode ter sido inventado há 40 anos atrás, mas até agora ainda não vi nenhum dispositivo mais bem concebido que ele, por a simples razão que até agora ninguém conseguiu inventar algo para o deixar obsoleto, como as disquetes passaram para os CDs e todos se conformaram que era melhor, mas aqui não já foram inventadas várias coisas e nada convence.
Não digo que o rato vá ainda ter mais 40 anos de vida, mas acho que talvez chegue lá perto, ao mesmo tempo espero que não, por outras espero que sim.
Vejo que por vezes há uma tentativa forçada de inovação… eu ao ver isto até acho piada, mas continuo a preferir o meu Trackpad do Macbook…. é um rato “invisivel” bem mais eficaz e preciso… e digo-vos (para quem nunca teve possibilidade de experimentar) não tem mesmo nada a ver com os trackpads vulgares.
Tem uma precisão incrível e multi-touch..e é tão invisível quanto este (em termos fisicos) …
Sinceramente, já experimentei durante bastante tempo o trackpad do Macbook air… não acho assim tão bom quanto dizes… Só tem uma coisa boa, que é o raio do ecrã…
Já trabalhei com touchpads de portáteis HP e Acer bem melhores ao toque e precisão…
Mas este sistema aperfeiçoado e embutido num portátil, mete qualquer touch/trackpad num bolso…
É óbvio que não há nada que substitua um rato, nem mesmo touchscreen, mas não é isso que se discute aqui…
Não é que goste de ser do contra mas o próprio mercado assim o diz também, que o da Apple ainda continua a ser lider em termos de precisão, tempo de resposta e multi-touch.
Das duas marcas que disseste, são precisamente as apontadas como as piores… mas em tom de curiosidade, que modelos eram?…
Da Acer, tenho como exemplo presente o 8930G, muito bom, aparentemente parece mau, já que quase não se distingue o touchpad do restante chassi, mas no seu funcionamento é muito preciso e suave. Já tive com outros que gostei e outros que não gostei.
Da HP não me recordo, já passaram tantos pelas mãos, há uns muito bons e outros muito maus.
Relativamente à estatística que falas de serem apontadas como piores, já vi muitas estatísticas e não concordo com muitas conclusões tiradas sobre elas.
Por exemplo, Acer… A assistência técnica é muito boa, ao contrário do que muitos afirmam e as peças são baratíssimas. (inundei um teclado com frisumo e troquei-o por apenas 15€)
…estatísticas… who cares?!
relativamente ao ponto em questão, este sistema, começando a ser desenvolvido por uma vasta equipa, aproveitando já o desenvolvimento deste “jovem”, acredito na grande potencialidade, é algo que não pesa, não ocupa espaço, e é uma excelente alternativa aos métodos actuais.
Não vale a pena desvalorizar dizendo, conforme alguns posts acima, isto para jogos não presta, portanto não vinga… já agora, com touchpads, eles existem aos montes, já alguém conseguiu jogar um jogo tipo CS? E não é por isso que não continua a ser implementado nos portáteis.
Toca a inventar, dessa forma pode-se criticar e fazermo-nos valer relativamente ao que os outros inventam… 😀
Em relacção ao portáteis, sim não vou por estatisticas, mas oiço muitas opiniõesV (daí ter perguntado 😀 ) e acima de conto, conto com a minha.
Já tive vários Mac’s, e desde que fizeram este trackpad multi-touch nunca mais usei ratos extra nos portateis. Antes era uma coisa que me acompanhava obrigatóriamente, agora com estes nem penso no mouse (sem ser no desktop) e tenho pena de não ter no desktop.
E portateis, sem ser Apple já me passaram vários pelas mãos mesmo, desde Sony, HP, ASUS, ACER, etc…
Assistências, isso é tudo questão de sorte e conforme a avaria… nem Apple nem Acer são perfeitas, e vária bastante para o local onde vão. Mas diga-se de passagem, de todas as marcas, a que tem pior consturução é precisamente a ACER. O meu touchpad em ano e meio avariou, e o botão esquerdo com mal contacto… e passados 2 anos e 2 meses de o ter, morreu completamente. Pensei que fosse caso isolado, mas depois de ter acontecido comigo, reparei que aconteceu precisamente o mesmo a muita gente inclusive amigos…
Nesta tecnologia, talvez vingará, mas penso que será de outra forma. O Conceito apresentado tenho pouca fé que seja substituto dos ratos e trackpads.. É preciso estudarem a melhor forma de adaptar esta tecnologia. Ela é basicamente a mesma que o Kinect da MS, só para dizer que muda o metodo intereractivo, daí eu ter dito que não era nada novo.apenas um conceito. Mas como é obvio, nunca descredibilizo ninguém que faça estes projectos, sempre fazem algo de util ao tentar… 😉
numa coisa eles têm razão!..
mo-useless
Esta malta só sabe criticar(destrutivamente)… desenvolver tá quieto!
Se todos se conformassem com o que já existe não haveria evolução…
Enfim… só arrogância nos comentários.
Caro z0r,
Antes de se fazer alguma coisa é preciso planear, simular e observar o mercado. Não vamos andar para aí a desenvolver coisas para nada. Tempo é dinheiro. Neste caso ele utilizou talvez conhecimento adquirido no projecto six sense para fazer uma pequena brincadeira. Poderá ter outras aplicações mas certamente não será o substituto to rato convencional. Para um computador de trabalho não há melhor que o rato convencional.
É típico do pessoal tuga… Criticar o que esta feito e não fazer nada…
vê-se mesmo que não fazem a minima ideia do que é um projecto e de como começa. As melhores coisas costumam vir de simples brincadeiras que acabam por correr bem se forem bem desenvolvidas. Eu só espero que este gajo consiga desenvolver aquele projecto como nunca ninguém o conseguiu, nem que seja para esfregar na cara das pessoas arrogantes. Acho que é por isso que Portugal é a m#### que… mas pronto…..
Nem mais… Faço das tuas as minha palavras.
Especialmente o ultimo paragrafo…
aquilo é só um parágrafo 😉
E sim concordo é uma grande ideia que se for bem trabalhada poderá dar os seu frutos. Depende é do factor ser bem trabalhado. mas só futuro dirá
Já somos dois. Tambem concordo!
Todos criticam quando a ideia não é deles.
Já tive a oportunidade de trabalhar com muita gente de várias nacionalidades.
Este tipo de atitude é característica de povo português.
Não estão preocupados com possíveis aplicações noutras àreas ou futuros desenvolvimentos.
Só sabem criticar de forma destrutiva… e nunca de forma construtiva.
Sinceramente, isto, compactado num minúsculo dispositivo, ficaria muito contente como alternativa ao touchpad, seja ele qual for.
Portugal é o que é à custa da porcaria de políticos que temos. Se houvesse incentivos, apoios, menos obstrução à inovação e ciência…sim, seriamos melhores e muitas ideias que andam por aí engavetadas, estariam a resolver problemas tecnológicos, sociais e de saúde.
Penso que será um pouco atrofiante, mas de outro modo, muito fixe !!
Com o Mouseless podemos ter um rato invisivel e estar a mexer no pc ..
Mas para mim, o rato tradicional é melhor pois é uma forma mais simples de trabalhar , enquanto que com o Mouseless seria um bocadinho estranho estar num café ou reunião com o portátil com uma câmera atras do pc e uma mão a fingir que está a mexer no rato.. Começavam logo a dizer que eramos mazé malucos !!
Mas numa coisa concordo com o “a Friend®” :
“Tem uma precisão incrível e multi-touch..e é tão invisível quanto este (em termos fisicos)”
acho que é de frisar que é um prototipo, um prototipo não tem bom aspecto e provavelmente daqui por mias uns tempos aquela câmara e aquele laser vão estar juntos de alguma forma e n vai passar apenas de uma pequena caixa que se liga por usb. e isso da câmara, todos os portáteis agora trazem câmara e nunca ninguém reclamo com isso e se for preciso nunca a utilizam mas ela está lá e ninguém reclamo.. :/
Acho que não é preciso ter muita inteligencia… Quem é que pode achar que este protótipo, venha um dia para o mercado assim??? com umas fitinhas a prender a camara…
…Sinceramente, como é que não conseguem discernir que isto pode ser incorporado e apenas ser visivel um pequeno ponto no próprio portátil…
Algum de vocês tem telemóvel?! algum de vcs já se apercebeu da quantidade de dispositivos que um telemóvel tem? a camara frontal praticamente nem se vê…
Não consigo entender como é que alguém pode ser tão diminuto com o seu raciocínio…
Quando não se diz nada de jeito… mais vale estar calado.
Isto aperfeiçoado e implementado é melhor que qualquer touchpad, que por muito preciso que seja é inconveniente para os tendões.
ahhh… já compreendi… se isto fosse uma invenção de Steve Jobs… já era bom 😀
O segredo não está nas invenções… está em dar-lhes utilidade practica e sentido 😉
Talvez por isso é que os produtos Apple sejam bons.
A Apple não inventou o leitor de Mp3.. não inventou os Smartphones, nem tão pouco inventou os computadores nem trackpads… mas comparem os produtos deles, aos já existentes anteriormente (e até mesmo posteriormente) 😉
Este conceito embora seja bom, não é inovação nenhuma. Há muitas marcas que já trabalham nisto à bastante tempo, mas pensam nos pormenores… como por exemplo.. como ele iria usar o “rato virtual” se tivesse o computador portatil no colo?… etc…etc…etc…
Sem qualquer duvida que isto tem muita utilidade pratica.
Relativamente aos produtos apple (que não é o tema em discussão) não os acho melhores aos da concorrência.
Relativamente ao portátil no colo, não foi para isso que ele foi inventado, já que degrada o funcionamento do mesmo (provocando torções no chassi, provoca obstrução às entradas de ar quer por estarem tapadas momentaneamente quer por encher os dissipadores por pelos da roupa, pode provocar queimaduras nas pernas, etc. Numa situação dessas podes muito bem utilizar um outro dispositivo apontador (há portáteis que hoje em dia trazem dois dispositivos apontadores, não seria pioneiro, e não é por isso que deixaria de ser má invenção, só consigo ver pontos positivos, um deles é que é deveras positivo para a saúde humana, as tão afamadas tendinites que derivam do mau posicionamento da mão e má adequação dos dispositivos às regras de ergonomia.
Só consigo estar de acordo com este sistema, sem sombra de dúvidas…
imaginemos que isto vai para a frente….. isto pode ser implementado nos portáteis. o proprio portátil já pode trazer incorporado este sistema sem termos de ligar nada ou andar cm nada atras…. poderia ser o fim do touchpad por exemplo…. visão, é preciso ter visão paras coisas e ter argumentos de jeito também…
À medida que ia lendo os comentários ia pensando nisso mesmo…
x2 para o teu comentário!
Concordo que isto para utilizar em portáteis era muito bom desde que viesse embutido. Os trackpads actuais, tirando os dos Mac’s são uma autêntica desgraça, sobretudo na reles tentativa de imitarem o multi-touch da Apple, por enquanto inatingível. Eu trabalho todos os dias com um netbook e uso um rato usb. Seria muito bem vindo incorporarem isto nos portáteis, sobretudo os mais pequenos. De qualquer forma as pessoas poderiam sempre optar por um rato normal.
E o espaço antes ocupado pelo trackpad podia ser usado para aumentar o teclado ou para criar novas formas de interface com o computador como uma mini mesa de desenho.
Uma desculpa para ter creme na mão.
Ideia engraçada, é sempre a inovar até acertar.
Ideia engraçada, com aplicação limitada.
Ó juventude… o mouse foi inventado em 1972 e o trackball em 1952.
in: Wikipedia
Isto assim como está já é melhor que o trackball e que o touchpad. Imagino daqui a mais uns desenvolvimentos…..
Pode ser útil, giro, moderno, pode ser muita coisa, mas dúvido que por exemplo para jogar na net jogos como counter strike, unreal entre outros, isto tenha o mesmo tempo de resposta (pelo menos para já)
Para trabalho até acredito que venha a ser uma boa ferramenta porque pelo que me parece podemos depois no futuro criar gestos novos com novas funções, atalhos etc.
Acho uma ideia muito boa, no entanto não adequada para gamers ou designers. No entanto o gajo tem umas ideias muito fixes.
è inovador… e criativo, mas para gamers,, existe sempre aquele momento que queremos mandar o mouse À parede,, e assim torna-se dificil 😛
AbraçO
Projecto com muito potencial sem dúvida, apesar de actualmente ainda bastante limitado.
Bom post
Mas são assim tão lerdos que não vêem que isto não dá em nada…. dass para um portátil isto é ridiculo, então vou para o meio da rua ligo a porcaria do portátil e depois preciso de uma secretária ou então meto o portátil no chao para poder trabalhar…. daaahhhhh dasssss que lerdisseeee
Não tenho o habito de ler os comentários, e hoje já me lembro porquê. Quem não vê potencial nisto não sabe o que é a inovação, apenas vê aquilo que está habituado a utilizar e tem uma mente retro. Por alguma razão existem ratos touch, track, laser, pequenos, grandes, sem fio, com fio, etc… cada um escolhe o seu. Se não gostam de um ou de outro não quer dizer que não sejam funcionais ou mesmo o melhor para outros tipos de trabalho/lazer.
Claro que se estiver a utilizar o portátil na rua/sofá onde não existe uma superfície plana utilizo o rato do portátil, mas em casa na secretário tenho o meu rato especifico, com as especificações que acho que melhor se adaptam ao meu dia a dia.
Tanta polemica, daquia a uns anos, é tudo touchscreen, sem rato , pra que andar pra tas na tecnologia.
Alem de que esse rato tipo camera, é lento e nao é muito presico a nivel do sitio onde aponta julgo.
O touchscreen consegue substituir o rato em pleno?!
Impossível…
Isto seria um sistema em que a sua utilização seria concorrente à da utilização de touchpads e touchscreens. Actualmente desconheço projectos, na área, que consigam substituir, plenamente, o rato.
Pois eu vejo muito futuro para um dispositivo que substitua o rato. Já ouviram falar de tendinites? É o que pode provocar o uso intensivo e prolongado do rato.
Pois eu vejo muito futuro para um dispositivo que substitua o rato. Já ouviram falar de tendinites? É o que pode provocar o uso intensivo e prolongado do rato. Serei cliente deste sistema quando funcionar bem.
Não adianta falar em tendinites… Já referi isso mais acima, nem isso puxou um bocado pelo intelecto de alguns leitores… esses continuarão com tendência marcante de criticar…
…Enfim… são mentalidades retrogadas! 😀
Eu acho que o Pedro Pinto, quem lançou este artigo aqui (sem dúvida que é um bom artigo), conseguiria transmitir melhor a ideia, e no fundo efectuar uma tradução para esse tipo de mentalidades retrogadas, se utilizasse uma linguagem com base em onomatopeias… Tipo “baaah, gugu dada, au au” 😀
Acho que os trolls só entendem isso.
lol