Mono 4.0.0 adopta código open source do .NET
Patrocinado pela Xamarin, o projecto Mono é uma implementação open source da framework .NET da Microsoft. Esta plataforma permite a criação de aplicações com suporte para Linux, Windows, MacOS, Android e iOS.
De uma forma muito discreta, o projecto disponibilizou as release notes da versão 4.0.0 apesar do link para download ainda estar indisponível.
A framework .NET, criada há mais de 12 anos, é uma das plataforma de desenvolvimento mais usadas em todo o mundo.
No entanto, esta plataforma foi apenas concebida para funcionar sobre o Windows, apesar de existirem alguns plataformas capazes de correr em outros sistemas operativos como por exemplo o projecto Mono.
Recentemente os responsáveis pelo projecto Mono publicaram as release notes da versão 4.0.0. Entre as novidades, a destacar o facto desta ser a primeira versão a incluir código do próprio .NET que a Microsoft disponibilizou sob a licença MIT.
As intenções dos programadores deste projecto passam por criar um “Mono Core” que se ajuste ao que é desenvolvido no “.NET Core”.
Outras novidades do Mono 4.0.0
- Compilador de C# usa por omissão o C# 6.0
- Atualização do IKVM
- Suporte básico para PowerPC64 Little Endiar (PPC64LE)
- Retirado o suporte para as seguintes versões do .NET: 2.0, 3.5 e 4.0
- Optimização com operações que usem vírgula flutuante
A adopção de código do próprio .NET no Mono deverá trazer mais estabilidade a esta plataforma, que assim poderá ser uma alternativa ainda mais viável ao .NET. A Xamarin e a Microsoft criaram também o .NET Foundation com o objectivo de fomentar e apoiar o desenvolvimento de código aberto para a plataforma .NET.
Este artigo tem mais de um ano
Boas noticias 😀 Mas porquê não falam do Qt? É uma framework tão poderosa quanto o .NET por não falar que se pode usar em todas as linguagens exemplo: C++, Python, Ruby e Perl.
Muitos programas usam qt mesmo em windows.
Sim QT é uma joia, e a performance é muito superior, mas requer mais conhecimento..no entanto entre uma coisa e outra, sem duvida QT 😀
Mas é um bom sinal ver o que esta linguagem já evoluiu, apesar de a malta do linux e afins, não a utilizarem…ela até pode dar algum jeito…por exemplo em portar jogos do windows para linux 😉
Claro não falo dos motores, etc…isso é c++, falo dos programas em si, isto vai permitir a quem usar C# portar as suas app’s para linux com maior facilidade…
No entanto mono não é C#, foi baseada, e tenta ser compativel ao máximo, mas é uma linguagem open source, e por isso mesmo com uma implementação melhor que C#..
Actualmente gasta menos ram que o java, embora seja mais lento…mas está no bom caminho..
http://benchmarksgame.alioth.debian.org/u64q/csharp.html
QT €
Indie Mobile
Start for Free
Only $25 per month
Buy Indie Mobile
class Dev
{
string a =” I love free soft. e mono é free , + licença vitalicia, da MS. ?? era 90 euros . tal com o windows 8. ”
static void Main()
{
Console.Write.Line(” /n” + a);
Console.Write.Line(” usar SaaS é mais pratico tal como a meo tv, email outlook, VS2015,Xamarin..etc. “);
{
}
O que quem dizer com : “retirado o suporte para as seguintes versões do .NET : 2.0, 3.0, 3.5 e 4.0”
o mono não suporta estas versões?
se for isso então o mono praticamente perde o interesse… não conseguimos emular aplicações feitas a 1 ano atrás!!
Passa a não suportar essas versões.