PplWare Mobile

Militares podem usar o Magalhães

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. JPedrosa says:

    Afinal o sócrates não mentiu quando disse que o Magalhães leva um PC a sítios onde de forma normal só chegariam daqui a 10 anos …
    priceless

  2. DoContra says:

    Se o Chavez comprou, os nossos ministros usam, eu aprovei (com uma pen Ubuntu Remix é um espanto), porque não há-de servir para as nossas forças armadas? Se o resto do hardware que usam é do tempo da guerra fria, pode ser que o Magalhães seja o equipamento mais avançado que dispomos!

  3. Almeno Rocha says:

    E vocês a dar-lhe com a tecnologia portuguesa…
    Deixem de enganar o povo…
    A sério o que me custa mais em Portugal é a falta de rigor quando se escreve algo, nunca se diz toda a verdade só se diz alguma.
    Sou leitor assíduo do vosso Blog mas as vezes, meu Deus. Vou ali e já venho. 🙂
    Querem fotos de um desmontado, a única coisa portuguesa é a montagem e o Caixa Mágica e mesmo esse não depende em nada da JP Sá Couto.

    • AGarcia says:

      Concordo!

      Quanto muito, deveriam dizer que é uma adaptação do projecto original da Intel.
      Porque de tecnologia portuguesa, só mesmo a capa (será feita em portugal?) e muito do software que acompanha o computador.

      • dc says:

        Epáh, tá bem nós sabemos que o PC é da Intel.

        Mas que se dane, o que temos de valorizar é que Portugal está a fazer um excelente trabalho a distribuir o aparelho da Intel e a levar o bom nome Portugues lá para fora.

        É mais um projecto português nas bocas do Mundo, caguem lá se isto é daquele ou destes, fiquem felizes é pelo nosso pais, por sermos um dos países na ribalta da evolução tecnológica e educacional e de sermos um exemplo para muitas nações industriais que não foram capaz de arriscar onde nós arrisca-mos.

        Venha de lá um Magalhães com um revestimento de aço á prova de bala para cada soldado, ao menos já se podem entreter e comunicar em pleno campo de batalha!

        • Pedro says:

          É com esta gente que o mundo está perdido. Portáteis Magalhães?! E os da E-escola não seriam mais vantajosos? Talvez ideais? Mais adequados ao serviço e conforto?

          Ó gentinha, gentinha, gentinha, de tanto quereres ser o primeiro acabam sempre por patinar mais do que o próprio gelo é capaz de fazer. Nós até andamos em guerra ou algo do género… A mim indigna-me mais o facto de a nossa educação, e até mesmo o facto de o estado estar como está, do que os militares… Se se começa-se a olhar para aquilo que falta melhorar em Portugal era o melhor.

          Mas pronto… 8D

        • Luís Santos says:

          O que o Sócrates anda a fazer lá fora é a tornar-nos em motivo de chacota. Há mais países a fazer o mesmo que nós lá fora e com resultados comparáveis. Mas nem por isso têm o respectivo primeiro-ministro a fazer campanhas intenacionais nas quais diz explicitamente que se trata de um produto nacional e a gabar a ideia como se fosse dele. Imagino o quanto os outros países não devem ter gozado connosco e com o Sócrates quando o ouviram. Estamos entregues à bicharada, fazem de nós o que querem e nós ainda aplaudimos.

    • Toni Almeida says:

      Olha lá!
      Num poema do Camões eu poço ler o seguinte:

      “As armas e os barões assinalados
      Que, da ocidental praia lusitana,
      Por mares nunca de antes navegados (…)”

      A palavra “As” foi ele que a inventou? e a palavra “armas” ? e o “e” ?
      O Camões não inventou nada!
      Do teu ponto de vista, ele não tem mérito nenhum pelo que fez…
      Mas do meu ponto de vista ele tem um enorme mérito por dispor as palavras da língua portuguesa (que já existiam) de uma forma genial.

      Este plano tecnológico do Sócrates para ti pode não ser nada de novo, mas para mim é, porque eu sei apreciar que o Sócrates pegou em algo já existente, o tal mini PC da Intel, pegou também nas operadoras nacionais, e criou o plano mais inteligente dos últimos anos. Porque conseguiu, e tem mérito por isso, por um PC nas mãos de 500 mil crianças!

      • M.Manuelito says:

        A tua argumentação é interessante e concordo plenamente com ela.

      • Pedro says:

        A tua argumentação é interessante e discordo plenamente com ela.

        • Toni Almeida says:

          Então diz-me o seguinte:
          Se não fosse o Sócrates, 500.000 crianças tinham computador portátil pessoal actualmente?

          Aí está a conclusão que deves tirar da minha argumentação…

          • Pedro says:

            Mas isso é alguma coisa de se estar orgulhoso? Em vez de por os putos a correr e em actividades, não… ficam em casa… Ou não.

            O portátil é assim uma coisa tão boa para um garoto ter? Tem algum jeito? Pergunto-te. Dá para ficar de cabelos em pé… E se não tivessem? Nunca teriam e talvez fosse melhor assim. Se antes não tinham não é por agora ter que são mais ou menos.

            Se te preocupasses antes nas dificuldades que as empresas pequenas enfrentam, não, preferes que o teu filho esteja o dia todo fechado em casa em frente a um portátil sem a mínima ideia de como funciona. E nem sabe talvez o que é sair à rua.

            Eu acho um completo disparate, mas se tu achas que é uma coisa de louvar… É pá. Força com os cagalhães.

          • Toni Almeida says:

            Pelo que percebi … para ti o portátil é uma coisa má então … Só daí não estas a ser lógico, se do mundo actual tirares todos os computadores, isto nem se mexia, as fabricas deixavam de produzir o que produzem e não conseguias alimentar a sociedade consumista que existe nos dias de hoje.
            Os computadores são o presente e sao cada vez mais o futuro, um futuro que até agora era restrito ás crianças, e com este plano tecnológico deixou de o ser … a partir de agora as crianças tem acesso a um computador, estão aptas a desenvolver capacidades importantes.

            A minha resposta nem se ia basear nisto, mas digo-te o seguinte, as crianças estão a tarde toda no computador, porque os papás deixam, porque um pai responsável que tenha o mínimo de atenção pelo filho, sabe quando o filho esta no computador a trabalhar, e sabe quando esta a brincar, e quando esta no msn e nos hi5’s, e um pai responsável sabe limitar as horas de computador ao filho.

            Já agora isto é para as pessouazinhas como tu, que só sabem criticar o seu pais, e os seus feitos… http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388568
            Deixem-se de hipocrisias.

  4. nuno-mc says:

    Magalhaes, a tornar o mundo num mundo ainda melhor 🙂

  5. E se antes disso entregassem os computadores que prometeram aos putos?
    Era de valor.
    _________________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  6. N'FOS says:

    E depois o Estado também paga as consultas de Oftalmologia? É que vai ser preciso…

    Qualquer dia querem usar o Magalhães como arma. Vai ser só Magalhães a voar.

    • Jorge Martins says:

      Essa cena é completamente sem sentido!!!

      Andam os putos quase todos com consolas, pequenissimas, quando À uns anos andavam com gameboys de ecra ridiculo..

      Andam alguns putos grandes já, agora com telemoveis com jogos, SMSs, etc etc

      Além que vejam o grande boom de netbooks..

      E claro, a esses (em especial na altura daquele boom dos gameboys) que passam horas colados a ecrãs pequenissimos, ai de 1-3″ e vão se preocupar com um de ecrã 9″???!!!!

      Os meus filhos têm-no e por acaso é dos melhores netbooks que já vi.. super resistente, boa imagem, óptima bateria, completo de software, teclado bom para eles, fantástica recepção wireless e bem rápido no geral.. etc etc

      Além que corre nas calmas até o PES6 (resolução baixa) como joga o meu filho, e o FM2008… E não se queixa além de bom aspecto ate..

      Foi das melhores coisas que tiveram, para entreterem-se e estudos.. e têm muita coisa, mesmo eu não tendo muita disponibilidade..

      Mas como foi o governo e em especial o Socrates, tudo será mal.. quanto ao ser intel, isso é desconversar.. toda a gente sabe disso, e que o projecto foi portugues.. aliás, por exemplo, um produto apple.. é feito nos states só pela apple, não??? Até esses são feitos em china, e base intel agora, lol..

      • Almeno Rocha says:

        Mas ninguém diz que APPLE é chinês…

        • jmtdstoc says:

          A Apple “desenha” as suas próprias motherboards que depois são montadas na China, juntamente com outros componentes que são fabricados em várias partes do planeta… discos Western Digital e Seagate… placas gráficas nVidia e ATI… etc.

          Mas convém não esquecer que o DESIGN é todo 100% americano e 100% Apple.

          No caso do Magalhães a única coisa que é portuguesa é a assemblagem, tanto quanto sei.

      • JPedrosa says:

        dos comentários mais sóbrios que tenho lido.

        Toda a gente anda com ecrãs minúsculos e acham super divertido, largam os tomates para comprarem iPods por exemplo ( Jorge Martins, esqueceste-te deste)

        Não é a gaita do tamanho do ecrã que deve ser criticado no projecto Magalhães.

        Não é o facto de ser um projecto da Intel adaptado á realidade Portuguesa.
        Não me digam que secalhar nenhum de vocês já falou orgulhosamente do VW EOS … e esse é feito em PT… mas o projecto … nem por isso.

        O que pode, e deve ser criticado no Magalhães, é o facto de ter sido usado para salvar uma empresa que andava nas últimas, devia ao estado, e para se darem ao trabalho de contornar as regras, tiveram que ter muito cuidado na forma como colocavam a JP Sá Couto no negócio, já não me lembro o detalhe, mas tinha a ver com uma regra que elimina empresas deveroas de participar em concursos do estado.
        E só salvaram a JP Sá Couto, certamente por interesses… amizades etc e tal.

        Pode e deve ser também criticado é o facto de putos andarem á espera do portátil e andarem paletes deles á venda nas lojas, a prioridade deveria ser abastecer a “canalhada” e depois então Wortens e afins.

        Quanto a meterem o Magalhães nos quartéis, não vejo nenhuma vantagem. Com um pouco mais de criatividade podiam muito bem dar benefícios fiscais a uma marca de portáteis para fornecer portáteis “normais”.
        Iam obter duas coisas … mantinham o projecto Magalhães dedicado a “putos” que foi a ideia original, e equipavam os militares com equipamento melhor que o Magalhães.

        Este post foi escrito num portátil Asus com módulos RAM fabricados na Quimonda, não vejo porque não deveria estar orgulhoso só porque provavelmente foi um chinês a fazer o desenho do PCB …

        cumps,
        JP

    • João Campos says:

      Esse comentário transpira ignorância lol…

  7. aver says:

    E, quando está toda a gente à espera do Windows 7, o exército dos EUA está a migrar … para o Vista (e para o Office 2007).
    http://www.army.mil/-news/2009/05/20/21389-army-migrating-computers-to-vista/

  8. A friend says:

    O que os nossos militares mais precisam é de um Magalhães…
    Sim sr…

    Já agora sugeria também para a PSP e GNR.. já que não podem combater o crime como deve ser ao menos têm algo para se distrair!..

  9. ahah says:

    Até os hackers usam Magalhães, daqui a pouco.

  10. NT says:

    Sem dúvida, militares com Magalhães…. Se eles vierem com os mesmos “bugs” que vem no projecto e-escolas (por exemplo a placa de rede tem que levar outro driver para funcionar com os modems da netcabo e grande parte dos routers)

    Acho que seria mais útil “desenvolverem” um sistema informático para resolver os problemas de “papelada” que vaí por esses tribunais de portugal e desenvolverem o tão chamado simplex de forma a acabar com a papelada…

    Apesar das forças militares Portuguesas serem (em alguns aspectos) as melhores do mundo, e com as “condições” que têm, acho que não é tão viável enterrar mais uns milhões na JP Sá Couto e também sabendo que isso não vai trazer uma mais valia para o Pais.

    Mas pronto viva os negócios…

    • L. Ricardo says:

      Não percebo essa dos routers… são pc’s em tudo iguais aos vendidos nas grandes superfícies… isso é mais mito que realidade.

      Mas no que toca o bug, tens razão: o magalhães é o rei dos Bugs, das avarias e das viroses.

      Quanto às viroses, diria normal… mas ao bug … não me parece. Todos os dias tenho de pegar em magalhães, e até desonra o nome do Fernão de Magalhães. Tem pouca qualidade. Problemas de disco lidera o meu top.

      Isto foi mais uma história para dar lucro À JP Sá Couto, que bem não estava, para os lucros aumentarem 1308,5 % …

      Por outro lado, veio dar trabalhos a alguns técnicos de informática.

      Cumprimentos.

    • point says:

      Que eu saiba esse software já foi desenvolvido.

  11. CarlosMC says:

    Terão mesmo sido os militares a mostrar o interesse ou alguém a ter-lhes mostrado o interesse?

    • A friend says:

      Nahh..eles precisam mesmo disto!
      nunca há qualquer negocio por tras disto..

      Hoje é o magalhães, amanha é um “coldre” da fabrica do tio avó do socrates, para por o magalhães…

  12. jmtdstoc says:

    Se eu bem entendi a notícia estes Magalhães serão para ser usados nos centros de recrutamento, correcto??? A ideia será portanto “ajudar” os jovens a optarem por uma carreira militar, não???

    Para esse efeito não seria melhor ter PC’s com o America’s Army 3 pronto a jogar???

    É que não consigo perceber em que é que os Magalhães nos centros de recrutamento podem ajudar a convencer os jovens a ingressarem numa vida militar??? Alguém me pode ajudar a perceber???

  13. arthur says:

    Foda-se o Sócrates e as velocidade sempre a aumentar na net … cada vez que vêm instalar algo de novo á minha rua , avaria tudo o que já havia…agora é a merda da fibra…com tantas vibrações para compactarem as terras depois de meterem os tubos para passar a fibra , lá foi a net por cabo á vida , antes já tinham feito o mesmo para instalarem cabos telefónicos …depois demoram meses a repararem… é o país da alta tecnologia..dá vontade de rir,nem uma simples instalação de cabos sabem fazer…

    • Simoes says:

      Um dos comentários mais tristes que eu vi até hoje.
      Os meus parabéns.

      E olha que frequento este blogue desde que nasceu.
      Que raio tem a ver o Sócrates com a instalaçao telefónica? Por acaso foi ele que a fez? Foi ele o responsável da equipa de trabalho.

      Actualmente estou a viver fora de Portugal, num país supostamente mais pobre.
      É interessante ver a diferença de mentalidade das pessoas.
      Sabes o que dizem? Ter um governo que me deixa trabalhar, que me deixa sair do país de férias, que nao me rouba as minhas terras e me permite contruir lá a minha casa, que mais quero?
      Agora só depende de mim trabalhar o suficiente para ser feliz e ter uma situaçao economica favoravel.
      Vejo pessoas começarem projectos que em Portugal seriam motivo de riso e despreciaçao.
      Pergunto-me, de que raio de país digo que sou?

      Sinceramente, a conclusao a que chego é que somos filhos de uma geraçao de meninos mimados. Que nunca tiveram de lutar por aquilo que querem. Simplesmente faziam birra e o papá dava tudo.
      Agora cresceram e o papá já nao pode suportar esses encargos, quem é o papá agora?
      O Sócrates ou outro Primeiro Ministro qualquer, sempre vao reclamar por se sentirem frustados de nao terem tudo o que querem.
      Nao digo que o homem é perfeito, nao digo que nao se possa ter favorecido a J. P. Sá Couto. Mas e quê? Queriam que fosse a vossa empresa, preferiam uma empresa estrangeira. Temos de fazer investimento interno, e sinceramente, o homem fez o que tinha que fazer. Teve uma atitude de investidor.
      Melhor ter uma empresa nacional que é conhecida por esse mundo fora por ter pegado num computador de outra marca, e ter sabido aproveitar uma oportunidade de negócio do que nao ter nada.

      Ps: Peço desculpa pela falta de “til”, mas nao o encontro neste teclado.

  14. diogo says:

    Como arma de arremesso deve funcionar..

  15. Agora é que vamos ser atacados!

  16. oubelhanegra says:

    Boas…

    Não discutam os Magalhães…discutam sim, o porquê do Magalhães salvar a JP Sá Couto…

    Perguntem-lhes quanto custa mandar vir um Magalhães montado da Índia???

    E depois vejam o lucro que eles têm vendendo-os apenas por 250 euros ou seja lá o valor que o estado português lhe paga quando eles entregam aos miúdos…

    Sempre ouvi dizer que esta peça magnifica da tecnologia portuguesa seria montado aqui, mas a realidade é outra….

    E já estou como o outro “E o burro sou eu!!!!”…

    Abram os olhos e vejam as grandes jogadas que este governo anda a fazer…. empresas do Coelho a ter 70% de lucro em 15 dias…. e mais não digo porque este país envergonha-me….

  17. Paulo Tomaz says:

    E esses Magalhães trazem as musicas do Nody?
    Os Batalhões, Companhias e Pelotões depois de treinados talvez constituam um bom grupo coral.
    E devem dar uma grande ajuda aos que varrem a parada, fazem faxinas, etc…
    Só tenho pena de não ter um filho em idade para o serviço militar, ia já para a fila…
    Tenham vergonha Senhores Governantes: cresçam e apareçam.

  18. Ricardo says:

    O socrates contribui para eu ficar desempregado, não faz nada que se aproveite a nivel económico durante 4 anos, ganho o mesmo ordenado miseravel e se o meu patrão tiver dinheiro pa me pagar!!

    …mas o meu filho tem um magalhães pk eu sou um pobre misereravel e não tenho dinheiro po comprar!

    …dão-me um computador pensado inicialmente para paises de 3ºmundo, e que eu cada vez mais estou convencido que vivo num pais de 3ºmundo!

    mas o socrates é o heroi, morro de fome mas dá-me um portatil com internet que tenho de pagar obrigatoriamente durante 3 anos em alguns casos, tenho de cortar na comida pa pagar essa internet.

    • pedro says:

      É isto que falta dizer. Isto que se passa e acontece, mas que ninguém é capaz de dizer que dificuldade enfrenta.

      Felizmente ainda há pais com consciência que podem comprar um Magalhães, mas sabem que tem de cortar noutras coisas e abdicar de outros bens que estes gostam para fazer o filho feliz e inserido na “…” da sociedade que Portugal está a fazer neste momento. E o Sócrates, com as suas teorias da peida e as suas maneiras de dar a volta e dizer que sim e “sim nós podemos” tipo obama… Só engana as pessoas. A mim não me engana. Eu nem votava em nenhum porque nenhum tem espírito para liderar uma nação. Pelo menos a nível geral/global do nosso pais. Os policias são pagos com salários miseráveis que mal dá para pagar a farda, e os soldados deve ser a mesma coisa, mas não falam por ter medo… O país está bem lá no fundo do poço e só com um terramoto daqueles grandes é que os portugueses vão começar a trepar o buraco para fugir dele.

      É infelizmente o governo que temos. Diz que sim e que promete e que dá isto e aumenta aquilo, mas na realidade eles estão-se é a “borrifar” para aquilo que o povo ou as pessoas pensam. Querem é vender produtos e ter lucros e encher os bolsos e os cofres das suas contas pessoais durante os seus 4 anos e depois vão embora, vem outros e fazem o mesmo e somos comidos todos os dias sem que os nossos direitos ou que o governo cumpra minimamente aquilo que dizem fazer.

      Eu tenho orgulho em ser português quando me recordo dos descobrimentos, que até foi há bem pouco tempo (500 anos) pouco mais/menos. E nas grandes figuras do nosso pais, mas olhando para isto agora, até tenho vergonha de ser português e sequer falar a minha língua.

      Eu tenho vergonha… Vergonha do pais em que isto se está a tornar. A culpa é minha e de todos, principalmente de quem governa. Mas a culpa voltaria a nós todos outra vez. Será sempre assim.

      • Jorge Martins says:

        “Felizmente ainda há pais com consciência que podem comprar um Magalhães, mas sabem que tem de cortar noutras coisas e abdicar de outros bens que estes gostam para fazer o filho feliz e inserido na “…” da sociedade que Portugal está a fazer neste momento.”

        Ou seja, dizes que há pais que não têm 0€ para o pagar sendo de classes baixas.. Que há pais que não têm 25€ sendo classes menos baixas, e 50€ para os outros restantes? Isto uma vez em quatro anos, pois para o ensino básico, que são os 4 anos…

        Por isso essas criticas caem logo em saco roto e pura demagogia bacoca!

        Pois se calhar esses mesmo pais, gastam num mês muito mais em tabaco ou bebida!
        E/ou vão de férias para fora ou algarves como vejo muitos, e depois chegam das férias e são uns coitadinhos à espera de uma dádiva!

        Em quatro anos os 50€ equivalem a 12.5€/ano e por mês 1€!!!!

        Isto para dar um bem a uma criança que se calhar nunca podia sonhar com um PC para poder fazer um trabalho que cada vez mais pedem os professores logo no básico e falo com experiencia, pois vejo pelo meu filho que ainda antes dos magalhães as profs já pediam pesquisas e assim…

        Deixem-se do paleio anti-socrates/governo (só por ser anti-socrates/governo) e se calhar muitos do que criticaram aqui, foram dos primeiros a comprar um para os filhos..

        eu acho que é uma boa medida, que foi bem implementada e como previsto só este ano irá começar a ser melhor aproveitada como previsto desde o inicio, e até para um projecto que pretendia entregar mais de 1milhão de PC (e-escolas e e-escolinhas) correu muito bem! Sei que aconteceu foi muitas vezes pais demorarem a pagar e depois ainda criticavam o sistema! Eu do que pedi, correu bem, com uma demora aceitável, mas que se entende perfeitamente..

        Quanto a haver falhas, num projecto desta dimensão é natural umas falhas ou possiveis melhorias, e ai o que se deve fazer é tentar corrigir aconselhar ou assim, e não apenas criticar como fazem alguma oposição.. criticam, criticam e depois nem uma solução!

        Por isso para mim, neste momento Portugal está a precisar mudar sim, mas não há alternativa viável.. o mal é esse!!!

        • Pedro says:

          Força para frente com os Magalhães.

          Eu nunca vi, em todo o meu percurso de primária, algum professor pedir uma pesquisa ou um trabalho.

          Uma colega minha, tem um irmão mais novo com um Magalhães, e a única coisa que o puto faz é jogar, trabalhos tá quieto. Mal sabe mexer no word, ou em qualquer outro programa. Só sabe ir à Internet e jogar. É este o filho que queres ter??

          Não tenho mais nada a dizer.

          Ps: Tu usas o portátil com o teu filho? Ficas ao lado dele quando ele mexe nele?

          É esta a grande questão.

  19. Lokier says:

    Novamente o nosso dinheiro bem gasto (ironia). 😐

  20. Lokier says:

    Uma coisa já chateia, as conversas repetitivas, já se percebeu que no assunto Magalhães nem toda a gente concorda, agora não vale a pena estar “sempre a bater no ceguinho” está feito está feito.
    Eu gostava era de saber quem é que realmente encaixou dinheiro (se é que o fez) com este negócio todo do Magalhães e do programa e-escolas, e aidna estou para ver os “fantásticos” benefícios que estes programas vão trazer à nossa sociedade, é que até agora… a realidade parece-me outra :\

  21. NN says:

    nahh.
    for real?
    Estou de acordo com o primeiro post:

    “priceless”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.