Microsoft retira oferta sobre Yahoo!
A Microsoft retirou a sua oferta sobre o Yahoo!, depois do falhanço das negociações entre o gigante norte-americano da informática e o número dois mundial da publicidade na Internet. A Microsoft oferecia 33 dólares por acção, mas o Yahoo! pretendia 37.
A Microsoft retirou a sua oferta de compra sobre o grupo Yahoo!, após ter falhado o acordo sobre o preço de compra, indicou, este sábado, o gigante norte-americano da informática, em comunicado.
Neste documento, o director-geral da Microsoft lembrou que a sua empresa levantou a «oferta em cinco mil milhões de dólares» e que as «somas exigidas pelo Yahoo! não são razoáveis para nós», o que levou à retirada da oferta.
Apesar do fracasso desta oferta, a Microsoft mostrou-se convencida a sua estratégia poderá mesmo assim avançar, uma vez que o grupo prevê «alianças estratégicas com outros parceiros».
A 1 de Fevereiro, a Microsoft ofereceu 31 dólares por cada acção do número dois da publicidade mundial na Internet, num total de 44,6 mil milhões de euros, para que o gigante da informática pudesse concorrer com o Google, o líder mundial do sector na Internet.
Há alguns dias, a Microsoft ainda reviu a sua oferta para 33 dólares por acção, o que daria 46,2 milhões de dólares, num esforço para concretizar este negócio, mas o Yahoo! acabou por não a aceitar.
No sábado, o Yahoo!, que pretendia que a Microsoft pagasse 37 dólares por cada acção, considerou novamente que a oferta do gigante da informática «subavaliava» o grupo. TSF
Este artigo tem mais de um ano
Steve Ballmers diz que um dos factores que levaram à retirada da oferta de compra foram os acordos entretanto feitos entre o Yahoo e o Google, que a Microsoft não estava interessada em cumprir.
Desta guerra há um vencedor claro – o Google.
http://www.betanews.com/article/Steve_Ballmers_letter_to_Yahoo_CEO_Jerry_Yang/1209874159
@aver
Não acho que haja apenas um vencedor. Na verdade, acho que todos saímos vencedores.
… já agora, na 2.ª F.ª, vale a pena carregar neste link para ver com os mercados reagiram. Penso que o preço das acções do Yahoo vai cair bastante em relação aos 27 – 29 dólares da última 6.ª F.ª.
Mesmo assim, já dá para comparar a oferta da Microsoft dos 33 dólares por acção com as cotações do último ano.
http://stocks.us.reuters.com/stocks/overview.asp?symbol=YHOO.O
“Há alguns dias, a Microsoft ainda reviu a sua oferta para 33 dólares por acção, o que daria 46,2 milhões de dólares…”
Não seriam 46,2 MIL milhões de dólares?
pessoalmente acho que quem vai perder com tudo isto é a yahoo. a ms se abandonou o negocio é porque já tem outra na manga. Pode ser que isso signifique comprar outras empresas ou tecnologia ou até investimento interno… mas podem ter a certeza de que parados não vão ficar.
Pergunto-me a mim próprio se isto não terá sido o inicio do fim da yahoo a longo prazo.
Fim do yahoo ?? só se a AOL comprasse ela 😛
http://finance.google.com/finance?q=NASDAQ%3AYHOO
Até subiu… 🙂
Bruno Bernardino,
Subiu? isso só mostra dia 2 enfim.. nem olhar para uma data sabes…
A oferta da Microsoft era mais do que justa e exagerada até, a Yahoo nos últimos anos tem ficado para trás no mercado europeu e americano e não tem aguentado com a concorrência.
Empresas birrentas e que tratam mal os clientes e parceiros ja há a google. Espero que isto seja o inicio da morte lenta da Yahoo.
Amigo Bruno Bernardino
Há que contar com o desfasamento horário para os EUA. Vamos ver quando as bolsas abrirem e houver cotações do Nasdaq para hoje.
Entendamo-nos que não perco nem ganho um cêntimo. Como utilizador de serviços da internet acho que não se ter realizado a compra é uma boa notícia. Haja concorrência (e que o Google não engula o Yahoo).
E pronto, tal como previsto, as acções do Yahoo despencaram. Tinham fechado na 6.ª F.ª a 28,67 e fecharam na 2.ª a 24,37, uma descida de 4,30 dólares (-15,0%).
Se o Yahoo perdeu, muito, o mercado considerou que a Microsoft não ficou a ganhar com a nova situação (o valor das acções teve uma quebra de -0,55%) e quem ficou a ganhar foi Google (teve uma subida de cotação de 2,34%).
O curioso disto é que há uma quase unanimidade dos observadores do mercado em considerar que nos próximos 3 anos a cotação das acções do Yahoo não atinge os 33 dólares que a Microsoft oferecia.
Olá Pessoal,
A YAHOO fez o que devia fazer, a Microsoft se quer ganhar concorrência á Google, só tem uma forma, avaliar correctamente e comprar a imprensa pelos valores reais e não por sua mera avaliação. O Presidente da YHOO esteve bem, mesmo prejudicando-me pois tenho acções da YHOO. Se a Microsoft quer a YHOO só tem que pagar o justo valor. No mercado da publicidade a Microsoft tá muito atrasada, e só mesmo com a YHOO é que era capaz de ganhar terreno.
AC