Microsoft lançou Office para o iPhone e iPod Touch
Os rumores datavam já de há algum tempo mas nunca foram concretizados. Várias foram as vezes que foi dado como certo o lançamento da versão para iOS do Office da Microsoft.
Depois de tanta especulação foi finalmente apresentado pela Microsoft a versão para os dispositivos Apple da sua suite de produtividade. Ainda não é global e para todos os dispositivos, mas é já uma primeira versão, que abre novos mercados para esta suite.
A concorrência é forte e já está instalada, mas o Office tem uma base de utilizadores bem mais alargada e habituados a usá-la em muitas outras plataformas.
Esperava-se um pouco mais de ênfase por parte da Microsoft na apresentação da primeira versão do Office para iOS, mas foi com muita descrição que esta versão foi disponibilizada na Apple Store. Ainda não está disponível a nível global e apenas os utilizadores dos Estados Unidos a podem usar, mas espera-se que para breve esteja disponível noutros mercados.
O "Office Mobile for Office 365 subscribers", designação pela qual é apresentada na Apple Store, não é gratuito e apenas pode ser usado por utilizadores que tenham subscrito o Office 365.
Esperava-se que fosse lançada uma versão mais "aberta" a todos que a quisessem comprar, mas a Microsoft resolver dar prioridade a todos os seus utilizadores do Office 365.
Esta versão do Office permite a visualização de documentos do Word, Powerpoint e Excel, mas apenas permite que criem ficheiros do Word e Excel.
Uma vez que está associado ao Office 365, a versão para iOS permite que acedam aos documentos que têm no SkyDrive mas também a todos os documentos Office que recebam no email.
anterior próxima |
Claro que toda a formatação que os documentos tiverem aplicada será mantida sempre que estes forem abertos na versão para iOS e todas as alterações que forem aplicadas a estes documentos vão também ter essa formatação.
Também é possível retomar a leitura de um documento que esteja alojado no SkyDrive no mesmo local onde este foi deixado durante uma edição no Office.
O vídeo abaixo foi criado pela Microsoft para a apresentação do "Office Mobile for Office 365 subscribers".
A experiência de utilização ainda não pode ser sentida pelos utilizadores fora dos Estados Unidos, mas foi lançado um segundo vídeo que mostra a experiência de utilização que pode ser tida nesta nova versão.
Esperava-se um pouco mais desta versão, não se esperando por um lado que ficasse limitada ao Office 365 e também ao iPhone e iPod Touch.
Não deixa de ser uma excelente alternativa para todos os que tiverem uma subscrição Office 365 pois conseguem alargar a base de utilização.
Vamos ter de esperar um pouco mais pela versão do Office para iPad e provavelmente para a versão disponível para todos. Não será gratuita, mas pelo menos não nos obriga a ter uma subscrição Office 365.
Homepage: Office Mobile for Office 365 subscribers
Este artigo tem mais de um ano
A app “Office Mobile for Office 365 subscribers” em si é gratuita. Só pode é ser usada por quem tenha subscrito (tenha uma conta) do Office 365. Não entra para a quota da licença do Office 2015, ou seja, se uma licença dá para 5 PCs/Macs agora dá para mais 5 iPhones.
O Office 365 pode-se experimentar gratuitamente por um mês. Quando sair uma app para iPad experimento.
O “iWork for iCloud” apresentado na keynote de 2ª Fª pretende ser uma alternativa ao Office 365 e ao Google Docs.
… Às tantas já escrevi Office 2015, dado o adiantado da hora.
e para o bugdroid quando sai ou se vai sair?! pois o meu tlm com windows phone pifou, e agora estou com um bugdroid, mas sinto a falta do office, estou com o kingston office ou algo parecido, mas nao é a mesma coisa, gostei da integraçao do office no windows phone, espero que saia para o bugdroid tambem, pois nao sei se no proximo tempo serei capaz de comprar um windows phone de top, ja que o estraguei :(((
Isto já estava pronto ha algum tempo e posto on hold. Provavelmente foi lançado como parte do aproximamento entre a Apple e a Microsoft, juntamente com a inclusão do Bing na plataforma iOS7.
Parece-me que estes dois se vão começar a aliar mais contra o inimigo comum Google…
Aliar? teoria da conspiração?
explica porque é que seria necessário uma aliança para cada uma das empresas fazer o que já fariam por si só, para melhorarem a oferta dos seus produtos!
A Microsoft necessita de alargar o Office365 e o Bing, a Apple necessita de acesso mais directo a dados dum motor de busca.
Exactamente, mas a questão a que queria chegar é que a Microsoft e a Apple sempre se deram “relativamente” bem. Aliás, Jobs e o Gates eram amigos pessoalmente, e a coexistencia entre ambas as empresas sempre foi calma.
Neste momento a Apple ataca a Google e a Samsung com patentes, e a Nokia, Microsoft também, ainda ontem deu entrada mais uma na Comissão Europeia.
A juntar a isto a Apple abandona o Google como motor de pesquisa e adopta o Bing, depois de ter abandonado os mapas no 6.0 (com o mal que trouxe), e a Microsoft alarga o seu Office para dispositivos iOS.
Não é uma teoria da conspiração, é a minha opinião. Não digo que Apple e MSFT sejam amigos, mas sabem que a Google se está a tornar num gigante incontrolável, e sinceramente acho que ambos prefiririam coexistir apenas as 2 como foi até aqui.
Quanto ao Office, está totalmente fora de questão uma versão Android, já foi dito.
A Apple não abandonou o Google, adicionou uma funcionalidade extra ao Siri para ver conteúdos de pesquisa directamente no Siri, usando o Bing! Até aqui a pesquisa saltava para o Safari, e o motor predefinido no Safari continua a ser o Google – aliás creio que mesmo agora é possível ter o Bing a fazer as pesquisa do Siri, desde que tenha sido definido como preferido para o Safari! Esta funcionalidade implica custos extra; a Apple terá de pagar à Microsoft, pois esta deixa de ter rendimentos publicitários das pesquisas!
Não vejo nesta situação qualquer acto que prejudique directamente a Google. São duas companhias a fazer negócios com os seus produtos – ou será que tal não pode acontecer. Para isto ser uma aliança, teriam que ir além do necessário para fazer um negócio normal, teriam que bloquear activamente em conjunto a Google, e isso não se vê com estas novidades! A Microsoft tem produtos para o Android, e há fortes rumores que venha a ter o Office no Android para o ano. E se formos a ver bem este Office para iPhone é tão limitado na capacidade de edição, que muito provavelmente o verdadeiro Office no iOS tb só deve aparecer para o ano
Os mapas teve toda a lógica em mudar, pois o futuro passa por oferecer serviços mais personalizados e localizados. Depender dum concorrente para uma coisa tão fulcral é um mau negócio, pois fornece dados importantes dos seus clientes à concorrência! E que eu saiba a Apple não fez qualquer negócio com a Microsoft para mudar os seus mapas!
A Apple ataca com é atacada pela Samsung. como atacou e foi atacada pela microsoft( problema que ficou completamente sanado com o acordo celebrado um 97 e renovado à 2/3 anos). Não concordo que a saida da Apple dos mapas da google tenha trazido algum mal, pelo contrario. 1º os problemas do map da Apple foi largamente exagerado,mt problemas eram comuns ao google map,sim ainda falta mt fruta para estarem ao nível do da google em termos de informação mas para lá caminham. 2º A saída da Apple dos mapas da google “obrigou” a google a trazer para o ios os seus mapas com funções que estavam banidas do mapas da google nos ios devices!
Por exemplo os mapas da google não tinham turn-by turn agora já têm, Não tinham navegação offline agora salvo erro já têm,etc
O teu último paragrafo define exatamente o que é uma aliança.
Uma aliança não são conspirações, são parcerias fortes
Define exactamente uma aliança? Duas companhias a fazer negócio formam uma aliança? Pior, formam automaticamente uma aliança contra outra companhia?
Parceiros em negócio não são automaticamente aliados. Vê a definição de aliança, vai muito além de parceria!
Rico fornece a rico!
Pelo que tenho lido esta app é deveras limitada. Mas outra coisa não seria de esperar. A Microsoft sabe que se lançar agora uma versão “completa” do office para os idevices “mata” os surfaces RT e equivalentes e não sei se não afectaria de morte o pro. Apesar de existir app equivalentes ao office as pessoas ainda estão mt “presas” a ele. Logo não espero que a app para o ipad seja muito diferente!
Quando (e se) sair para iPad se verá, porque o iPhone não é bem uma praia para o Office dada o tamanho do ecrã.
Mas é possível que o Office para iOS fique uns furos abaixo do Office para Windows RT. Nào tão bom que torne o Windows RT (e mesmo o Pro) uma desnecessidade, nem tão mau que leve a uma maior preferência pelo “iWork para iCloud’ em vez do Office 365.
Se a via för (deve ser) um Office limitado para iOS não há nenhuma razão para não haver uma versão para Android.
O iWork no iPhone tem muitas mais capacidades que este Office, por isso as limitações ou são por estratégia ou por ser primeira versão.
Eu diria até que as únicas vantagens que o Office alguma vez terá no iOS é 100% de compatibilidade de formato (duvido que seja mesmo 100%, mas dá-se o benefício) e serviços extra que a Microsoft disponibilize, que estão mais focados para empresas. Em funcionalidades de edição o iWork terá vantagem, até creio que neste momento é comparável ao Office RT.
As primeiras impressões do iWork para iCloud parece ser bastante boas. A capacidade de edição que demonstraram no Pages e Keynote estão à frente do que a Microsoft disponibiliza nas suas Web App! Pareciam verdadeiras aplicações de desktop. A Apple perde pelos serviços extra, que pouco disponibiliza!
Pera, tu querias um Word funcionalmente igual ao do Windows num iPhone?
E mesmo a futura versão para o iPad será baseada nas aplicações Office MX, bem mais simples que a versão “Desktop”. Aliás, já tens o OneNote MX para iOS, para teres uma ideia do futuro Office para iOS.
E, não sei se sabes, o Windows RT vem com uma versão praticamente completa do Office 2013, só falta o Outlook mas mesmo esse está prometido para o Windows RT 8.1. A versão para iOS não vai tão cedo chegar nem perto disso.
E por falar em Windows RT, que o está a matar é a Intel, por o estar a tornar desnecessário.
Menos uma razão para as empresas trocarem de iOS para WP, ainda que não seja “para toda a gente”
“A concorrência é forte e já está instalada”
Que concorrência?? hahaha