Pplware

Microsoft forçada a mudar o nome do SkyDrive

Os processos que envolvem marcas e patentes tendem a estar em voga. São várias as disputas entre empresas por direitos de uso de marcas.

A Microsoft foi a mais recente vítima destes processos quando a Sky conseguiu que um tribunal Britânico lhe desse razão para a não utilização do nome SkyDrive por parte da empresa de Redmond.

Este processo viu agora um desfecho com um acordo entre as duas partes, tendo a Microsoft de deixar de usar o nome SkyDrive no seu serviço de alojamento de ficheiros.

Este processo teve início em 2011, quando a empresa Inglesa Sky Broadcasting Group, detentora da marca Sky na União Europeia, colocou uma acção em tribunal contra a Microsoft por alegada utilização indevida do nome Sky no serviço SkyDrive.

A decisão do tribunal foi conhecida há cerca de um mês e deu razão à Sky. Na altura a Microsoft indicou que iria recorrer da decisão apresentada, de forma a conseguir manter o nome do seu serviço.

O acordo agora alcançado por ambas as partes prevê que a Microsoft continue a usar o nome SkyDrive por mais algum tempo, comprometendo-se a não avançar em tribunal com um pedido de reavaliação do processo e dando este por terminado.

O tempo que a Microsoft tem para fazer a transição para o novo nome não foi esclarecido, tendo a informação que foi disponibilizada indicado que a Microsoft terá o tempo razoável para fazer a transição de forma suave.

Claro que este acordo envolveu também uma componente monetária e de outras ordens, mas nenhuma das partes quis revelar os valores envolvidos e outras condicionantes.

A Sky confirmou o acordo e reforçou que vai manter a sua postura sobre a utilização indevida da sua marca.

We are pleased to have reached a settlement after Microsoft agreed not to appeal the trade mark infringement judgment in relation to its SkyDrive service.

We will remain vigilant in protecting the Sky brand and will continue to take appropriate action against those companies who seek to use our trade mark without consent

A Microsoft já confirmou este acordo e a mudança de nome. Apesar de ainda não haver um novo nome definido, a Microsoft esclareceu que a sua mudança vai ser feita a nível global e não apenas a nível regional.

E toda esta mudança será feita sem qualquer prejuízo para os utilizadores, sendo mantida a qualidade do serviço que até agora a Microsoft tem prestado.

We’re glad to have resolution of this naming dispute, and will continue to deliver the great service our hundreds of millions of customers expect, providing the best way to always have your files with you.

Depois de ter perdido o nome Metro para a empresa Alemã Metro AG, a Microsoft vê-se agora impedida de usar mais uma das suas marcas ícone.

O investimento feito pela Microsoft neste seu serviço, com a sua integração com o Windows 8 e com as novas funcionalidades que foram surgindo não está agarrado ao nome, mas é por este que a maioria dos seus utilizadores o conhecem e estão habitados a usar.


Homepage: SkyDrive

Exit mobile version