Microsoft e Google pressionam forte a ASUS…
...porque querem acabar com os PC's com Windows e Android
Os equipamentos com mais do que um sistema operativo parecem ser o novo hype no segmento dos dispositivos móveis. Esta é uma estratégia que tem agradado tanto à Microsoft como a Google, mas ambas as empresas discordam que se continua a avançar com esta ideia para o segmento dos PC’s.
De acordo com o The Wall Street Journal, a Microsoft e a Google estão a unir esforços para que a ASUS deixe cair por terra o seu novo notebook híbrido, o Transformer Book Duet TD300, que virá com Windows e Android.
Tanto a Microsoft como a Google são claras relativamente à disponibilização de computadores com os sistemas operativos Windows e Android: Por um lado a Google quer que as máquinas tenham “apenas Android”, enquanto a Microsoft apenas autoriza a instalação do Windows desde que não haja mais nenhum sistema operativo instalado.
Tal posição tem como principal objectivo pressionar a ASUS para que não avance com o seu novo modelo de notebook híbrido, o Transformer Book Duet TD300, que foi apresentado na CES 2014, em Janeiro, e que a ASUS tenciona que tenha o Windows e Android.
O Transformer Book Duet TD300 é um equipamento que tem um Processador i3 ou i7, de acordo com a escolha do utilizador, tem 4GB de RAM, um ecrã de 13,3” e estará disponível com discos SSD de 64GB ou 128GB. Este equipamento pode funcionar como notebook ou tablet.
Os rumores relativamente a este assunto indicam que dentro da própria ASUS já circulou um documento que confirma o cancelamento do Transformer Book Duet devido as posições da Google e da Microsoft. Esta informação ainda não foi confirmada publicamente pela ASUS.
De referir também que a ASUS já tem no mercado os modelos Transformer AiO P1801 e P1802, que têm dual-boot com Windows e Android. Caso seja verdade o que dizem os rumores, estes equipamentos também devem ser descontinuados.
Num período em que segmento dos Desktops está em queda, os parceiros mais próximos da Microsoft estão também numa fase de encontrar alternativas.
A Intel e a AMD têm vindo a fazer um “forcing” para que os sistemas, em concreto os Dektops, passem a ter suporte Dual Boot para Windows e Android. Por um lado, a AMD e a parceria com a BlueStacks (empresa que possui um solução que permite correr aplicações Android em ambiente Windows)… por outro a Intel que pretende implementar a sua própria solução “Dual OS”, que permitirá a troca de SO com o simples “pressionar de um botão”.
Concordam com a posição da Google e Microsoft?
Este artigo tem mais de um ano
Que grande treta dos dois.
Se tanto a google como a microsft podem inovar, porque é que a asus tb nao pode inovar nos seus produtos e oferecer as duas plataformas.
O ideal até era dar também para fazer hackintosh
Podiam usar Ubuntu… Já venderam netbooks com ubuntu e lá fora ainda vendem, e eu até era capaz de comprar um.
uma coisa que nao te podes esquecer é que o utilizador comum nao compra com porque provavelmente nao conhece e tmb nao quer aprender, e fabricar milhões de equipamentos com ubuntu para ninguem comprar é inaceitável,
Não sabem porque não fabricam não achas? Quando android começou a ganhar fama não foi a google que investiu bastante com as marcas como a HTC e Samsung ?
O ubuntu é igual. A canonical está a fazer um bom trabalho por enquanto, daqui a uns tempos vamos ver o ubuntu dos móveis a começar a ganhar no market share (alguma coisita mas vai) 🙂
Quando foi a febre dos netbooks, viu-se o “quão bem” o Linux pegou junto das massas…
Tens de ver que a maioria da população é ignorante, e não vê vantagens no Linux.
Eu queria responder aqui ao “Nelson” em baixo mas o “Responder” não me aparece portanto vou fazê-lo aqui…
As pessoas são ignorantes sim mas estão habituadas a um SO que durante muitos anos apesar das inovações sempre mantiveram a mesma fora de trabalhar mas não é com centenas senão milhares de distros diferente de Linux (apesar de partilharem o mesmo principio) que irão numa primeira fase adaptar-se.
Gostei de poder ser usado com notbook ou tablet. Agora usar os dois sistema é uma boa opção.
Eu tenho dois amores tararam tararam
E não gosto de nenhum… Tararam tarararam…
Eu formatava logo o disco, e metia um Mint, com as janelas todas a pinchar e tudo…
Ou comprava logo o Mac, com a Dock também a pinchar!
Nelson sou teu fan e ja comprei iphone e macbook air por tua causa. Gostava de te conhecer pessoalmente e podermos discutir sobre tecnologia. Abc
Não têm nada que se meter nas políticas da ASUS neste aspecto. A empresa vende os pcs com os SOs que bem entende, acho eu…mas posso estar enganado.
Tem que se submeter ao que a microsoft licencia, se a licença especifica o uso de apenas o windows 8 então está lixada, quanto à Google, a licença é das google apps, se a google não quiser deixar, não deixa mas a ASUS pode vender com Android sem Play Store (se é que alguém quer o android sem isso).
Há sempre alternativa nesses casos. Nada que não se resolva, portanto…
“Microsoft apenas autoriza a instalação do Windows desde que não haja mais nenhum sistema operativo instalado.”
Muito grave .
A MS tem, quer queiramos, quer não, o monopólio dos desktops e isso permite-lhe fazer este tipo de jogadas.
O teu argumento é inválido.
Será que existe alguma alma caridosa que se lembre de extinguir estas duas empresas?
Até parece que isso é uma coisa boa…
É mais um fanboy da Apple.
Típico.
Lol, se fosse eu…
Já te tinham crucificado, mas isso é o hábito que já existe.
E o que ganhavas tu, ou alguém com isso?
instalem com o linux, easy e se o utilizador quiser formata a parte do linux com o windowns.
Discordo totalmente com a posição destas duas gigantes… mas o problema é esse, sao duas gigantes… e vão conseguir o que querem decerteza. E eu, que tanto esperava por este equipamento, vou ficar a “xuxar no dedo”… 🙁
+1
Tentem instalar um Linux num pc com placa Asus de meia idade.
Não é impossível mas a peleia é grande e não fica 100% !
Já tive um PC de 2000 e um de 2006, ambos com mobo’s Asus, e levaram os dois com Linux, sem qualquer problema.
Hardware antigo + Linux = 100% speed 😀
No que toca em hardware antigo, o linux é de longe o melhor em termos de compatibilidade e performance.
Mas sim, a asus tem os seus atrasos e problemas na verdade.
http://www.genymotion.com/
Vendam uns com Android…
Vendam outros com Windows…
…com a possibilidade de se poder instalar o outro sistema, para que a escolha seja do cliente no 2º sistema.
BlueStacks ou Genymotion o que recomendam?
O Genymotion esta´ mais focado para o desenvolvimento e e´ mais flexivel (multiplas maquinas virtuais, Google Play, root de origem, suporte de emulaçao ARM aparte, etc).
O Bluestacks e´ mais um Wine para aplicaçoes Android, e embora mais limitado (so´ contem um catalogo de aplicaçoes fora do Google Play) e´ mais simples de usar para o utilizador comum.
Eu acho que os pcs,notebooks.tablets,etc deviam ser contruídos de forma que cada utilizador pudesse colocar o sistema operativo ou sistemas que lhe desse mais geito.No meu caso construí eu o meu computador,comprei os componentes dentro das minhas posssibilidades,e instalei 2 sistemas operativos em dual boot.
Para que raio quer alguem android num notebook sem já tem windows?
híbrido… Windows para o notebook quando queres usar como PC, e tens android quando queres usar como tablet para algum lado.
a Asus que troque o Android pelo Ubunu Touch e o windows pelo Ubuntu Desktop
acho que nem a Canonical nem a Canonical se vão importar
.)
Abuso de posição dominante, condicionando a escolha do utilizador final..? Não é ilegal este tipo de posição por parte das duas empresas? Afinal, um fabricante de hardware não tem porque “obrigar” os utilizadores a escolher um ou outro sistema operativo. Enquanto os fabricantes de hardware não colocarem no mercado os seus equipamentos sem SO, enaltecendo a compatibilidade com diversos SO’s, e recaíndo para o vendedor/cliente a escolha final, este tipo de acções não deixa de ser um problema para eles mesmos..
E muito simples, instalem o Windows e depois o Android 🙂
O ideal seria, o utilizador quando compra o pc, ter um soft no arranque para escolher o soft a instalar. e que tivesse o windows, android e ubuntu. Liberdade é o que se pede
Boa ideia! Já estou a imaginar uma app de boot a correr integramente no eufi em que o utilizador escolhia o ou os SO’s que queria instalar e a app fazia a gestão automatica das particoes bem como o download das imagens dos SO para serem instaladas posteriormente.
Se bem que estou a sonhar alto pois isto acarreta várias complicações extra.
Também sou da mesma opinião. Isto de comprar computadores ou outro tipo de equipamento já com sistema operativo incorporado devia ser abolido. Eu até gostava que o meu tablet BQ Curie trouxesse de origem um Linux qualquer para testar porque acho de muito mau gosto (é a minha opinião) de ser como que obrigado a usar os serviços Google para funcionar com o tablet (embora já existam alternativas quanto a alguns utilitários e jogos claro)…