Microsoft disponibiliza ferramenta…
de conversão de ficheiros ODF. A empresa de Bill Gates já colocou online, através do site da Source Forge, a aplicação que permite a conversão entre ficheiros Open XML e Open Document Format. Disponível para download, o Open XML Translator surge no seguimento da proposta da Microsoft que visa a interoperabilidade entre sistemas abertos, cada vez mais utilizado pelas entidades governamentais e utilizadores comuns.
Apesar de ser caracterizado como um conversor de formatos abertos, o software ainda não está totalmente pronto, faltando acertar alguns detalhes da aplicação. Isto quer dizer que, por enquanto, os utilizadores da suite OpenOfice ainda não podem abrir ficheiros formatados em Open XML. Contudo, esta parte do trabalho estará concluída em breve, estando nas mãos da Novell o desenvolvimento da compatibilização.Por agora o software destina-se apenas a processadores de texto embora a Microsoft já tenha começado a trabalhar no desenvolvimento de um conversor semelhante destinado a folhas de cálculo e aplicações de apresentação de dispositivos. Estas duas ferramentas têm lançamento previsto para o final deste ano.
Ratificado pela Organização Mundial Standartização em Maio do ano passado, o formato ODF é suportado pela suite de produtividade open source OpenOffice e é suportada por fabricantes como a Sun Microsystems, IBM e outras. Por sua vez, o formato Open XML, foi aprovado pela ECMA em Dezembro de 2006 e será ratificado pela ISO no fim deste ano.
Fonte: TEK Sapo
Este artigo tem mais de um ano
Até que enfim…
Assim que cair esta gigante barreira provocada pelo ms office, o software livre vai ganhar um impulso ainda maior.
E nós cá estaremos para assistir à reviravolta.
Mas para quê utilizar o Open XML quando podiam logo ter adoptado o ODT?! Não faz sentido nenhum, é absurdo.
e @Vítor M.
Onde é que diz que esta ferramenta é da microsoft … ? 1º – não estou a ver a microsoft a por software no sourceforge.net … e 2º – não diz MS em lado nenhum…. tipo Ms(r) OpenXML Translator(tm) .. Pelo que li, isto é feito «pelos hackers do costume» (também é open source) e a microsoft apenas anunciou a ferramenta no próprio site.
@Nuno
Eu também noticiei esta noticia no meu blogue hoje de manhã e tanto eu como o Victor ou o pessoal do teksapo publicam informações com credibilidade.
Isso de ler apenas as letras gordas nos sites não vale. Procura neste link a referência a microsoft.
Para quem acompanha as coisas do open source há muito, como eu, isso não é surpresa. Vê esta noticia de Outubro no blog do openoffice pt. E ja agora esta também.
Se ainda não estas convencido podes ler ainda esta noticia de Julho de 2006.
E que tal uma nota no site da microsoft? Ou então neste blog do director de programação do office.
Estás convencido? Aquilo que leste sobre os hackers é falso, ponto final.
E o mais engreçado é que eu tenho um blogue sobre programa livres/open source e estou aqui a defender a microsoft.
nuno
eu li “Microsoft disponibiliza ferramenta (…) empresa colocou online(…)”
Nao leio nada que indique propriedade Microsoft!
Sim até que enfim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É caso para festejar!!!!!!!!!
Jorge Salvador.
Interessante! Enfim a Microsoft olho por nós!
Acho muito estranho a MS tem colocado no Sourceforge o projecto e não em seu portal! O que será que ela pretende com isso?
@Evandro
A microsoft é um parceiro neste projecto, aquilo é feito com outras empresas
nomeadamente a Novell (Linux SUSE). Podes ver com quem eles se juntaram para realizar este projecto aqui.