PplWare Mobile

Microsoft compra 700 mil endereços IPv4


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. João says:

    o post está todo amostra na pagina inicial do pplware.

  2. kekes says:

    Se quizerem comprar o meu é só dizer… Pera… deixa reiniciar o router 😛

    • Jorge Castro says:

      Fail 🙂

      Acho esquisito comprar endereços IPv4, sendo que a migração para o IPv6 será eventualmente segura, para todos os cibernautas á volta do mundo

      • pfbatista says:

        not fail, but you are a fail…

        a migração será segura porque provavelmente a migração não provoca falhas de segurança.

        Em termos deestabilidade, se necessitarem de alterar endereços IP de sites, servidores… etc, etc… é necessário ter muito trabalho de background… e pelos vistos é coisa que desconheces por completo!

        e para todos os cibernautas não sentirem essa mudança, o trabalho tem de ser bem feito por todos as empresas que estão viradas para a web.

      • lmx says:

        Boas..
        o IPv6 esta cheio de falhas de segurança, alem de que não permite NAT por exemplo pelo que vais ter que em vez de um acesso ter que pagar uns quantos ao teu service provider.
        O que eu não percebo é que sendo a internet um meio…va la digamos livre destas trafulhices…como é que a MS que ja tinha sei la quantos rezervados a deixam comprar mais sei la o que???
        Que palhaçada vai neste mundo.
        Credo..!!

        cmps

        • Pedro Pinto says:

          @lmx
          Achas que continua a fazer sentido NAT?

          • lmx says:

            Boas..
            Sim , não sou um entendido no assunto, mas acho que continua a fazer todo o sentido, até por uma questão de simplicidade fora da tua rede.
            E no que toca a segurança, também ajuda um pouquito acho eu.
            Pelo ipv6 vais pagar e bem ao teu isp vai ser so vender ips/acessos…

            cmps

        • pfbatista says:

          @lmx

          Por acaso o teu comentário faz-me rir…
          a MS não pode comprar?! ah já sei… vamos lá isolar a MS… porque é MS não pode comprar…

          é engraçado ver estes comentários… ler isto numa segunda de manha é sempre bom, dá para animar um bocadinho 😀

          • lmx says:

            Boas..
            não te sintas ofendido por ter usado o termo microsoft na pratica o que eu disse servia para qq uma.
            O mercado negro deve ser banido…os ips devem regressar a alguém que os venda de uma forma legal e em que todos possam participar.
            Casso contrario corremos o risco de haver Empresas com taxas de ips tão grandes que sobra muito pouco para os outros tendo em conta que o ipv4 esta esgotado…
            Do you know what i mean…?
            Rir… faz bem a alma, pior se te fizesse chorar ai tinhas um problema, como é para rir…fico contente por ti.

            cmps

          • pfbatista says:

            I know what you mean…

            It’s Micro-hate-soft, isn’t it?

            Estes 700.000 endereços IPv4 já pertenciam TODOS à MESMA empresa… mudaram de dono e como o novo dono é a tão badalada/odiada, por ti, Microsoft, há que criticar e dizer que eles são tão mauzinhos por terem comprado algo que estaria à venda. Não é legal?! não estaria ao alcance de qualquer um?! O valor pago até está inflacionado.

            e dizes tu que é imoral e que o mundo vai acabar pelo facto da Microsoft ter comprado 0,00016951% dos IPs públicos existentes… xiii acabou a água potável no mundo 😀

          • lmx says:

            sim considero imoral…
            que eu saiba a definição de mercado negro é isso mesmo, alguém vende coisas a alguém sem que estas voltem a ser negociadas em mercado aberto.
            fazes ideia por exemplo em concursos públicos que supostamente os contratos a porta fechada são crime pois inibem as outras empresas de participar??
            Se ninguém quiser comprar é uma coisa, mas e se houver alguém a querer comprar??como ficamos?!
            O meu ponto de vista tem a ver com o facto de a internet se ter tornado muito mas muito mais do que uma forma das empresas fazerem dinheiro, actualmente até pode ser ja considerado um organismo institucional, ou vários, onde reside a tão valiosa informação, etc,etc,etc.
            Eu não acho que o mundo vai acabar para já, mas obviamente como tu dizes algum dia vai acabar certamente.
            em relação a agua potável, sim também esta a acabar e pelo que vejo por ti tu és um dos que mais deve contribuir para isso mesmo, ou seja …um sem irresponsável social, que “enquanto houver bora la esbanjar, quem vier atrás que feche a porta”!!
            Olha, parece que te revez mesmo neste actual pais…
            Acho que sim continuas bem disposto ainda bem fico muito feliz por ti a sério…pior seria se estivesses triste e deprimido por apoiares umas das empresas informáticas responsáveis pelos maiores buracos financeiros no nosso pais…
            Parabéns

            cmps

          • pfbatista says:

            @lmx

            Não há duvida que não vale a pena discutir este assunto contigo. Depois de incluíres certos argumentos na tua resposta, não vale a pena mesmo…

            “definição de mercado negro é isso mesmo, alguém vende coisas a alguém sem que estas voltem a ser negociadas em mercado aberto” –> eu sou proprietário de algo, não posso vender? é crime?! se eu for uma empresa publica, sim… tenho de abrir um concurso publico…

            um concurso público não é obrigatório para uma empresa particular… quanto mais opinar sobre uma matéria e sobre uma legislação sobre a qual desconheces… conheces a lei comercial norte-americana?

            “…um sem irresponsável social, que enquanto houver bora la esbanjar, quem vier atrás que feche a porta” e “parece que te revez mesmo neste actual pais” acredita que por breves momentos deves ter olhado para um espelho 😛

            “…por apoiares umas das empresas informáticas responsáveis pelos maiores buracos financeiros no nosso pais…” –> Deves sentir-te frustrado por alguma razão pela qual eu e muita gente aqui desconhece… a Microsoft é um dos responsáveis pelo buraco financeiro do pais?! que grande BARBARIDADE!! depois desta volto a afirmar… não vale a pena continuarmos a debater por isto pah!! toma um Xanax que pode ser que isso te passe 😀

            é pah… quando adquirir uma gama de 4 IPs publicos à optimus, vou pedir à optimus que coloque em concurso publico a possibilidade dessa aquisição senão ainda estou a cometer uma ilegalidade…

            Como se costuma dizer…. minha noxa xenhora!!
            Grande lol

          • lmx says:

            no coments

        • Pedro says:

          NAT isnt security!

          Exemplos de falhas de segurança?

          O IPv6 tem IPSec “integrado”.

          • lmx says:

            boas..
            epa eu estou a vender aquilo que os intendidos com monte de formação e que fazem carreira em segurança me vendem a mim, nas formações que faço.
            por algum motivo eles dizem isso, ou será que é só porque lhes apetece???.. 🙂

            cmps

            cmps

        • Pedro says:

          “boas..
          epa eu estou a vender aquilo que os intendidos com monte de formação e que fazem carreira em segurança me vendem a mim, nas formações que faço.
          por algum motivo eles dizem isso, ou será que é só porque lhes apetece???..
          cmps”

          Acredito que não seja pq lhes apetece mas pq nao sabem mais.
          Infelizmente a educação em Portugal anda mesmo muito mal.
          Eu tive professores de formação superior em redes e segurança que faziam downloads de 4GB numa linha de 128kbps em 50segundos, e que diziam que o DMZ era o local mais seguro numa rede. Eu pergunto..estes professores têm internet em casa?lol

          NAT-network address translation ou NATP-network address and port translation não são nem nunca foram segurança.

          Motivo principal da criação do NAT:
          “In the mid-1990s NAT became a popular tool for alleviating the consequences of IPv4 address exhaustion. It has become a standard, indispensable feature in routers for home and small-office Internet connections. Most systems using NAT do so in order to enable multiple hosts on a private network to access the Internet using a single public IP address

          Network address translation has serious drawbacks on the quality of Internet connectivity and requires careful attention to the details of its implementation. In particular all types of NAT break the originally envisioned model of IP end-to-end connectivity across the Internet and NAPT makes it difficult for systems behind a NAT to accept incoming communications. As a result, NAT traversal methods have been devised to alleviate the issues encountered”

          Firewall:
          A firewall is a device or set of devices designed to permit or deny network transmissions based upon a set of rules and is frequently used to protect networks from unauthorized access while permitting legitimate communications to pass.

          O IPv6 trabalha de forma diferente do IPv4, para alguns causa confusão a não existencia de algumas funcionalidades como o NAT e a implementação de novas como a auto-configuração e NoDHCP (que na verdade tb “existe” no IPv4). Não me parece que o IPv6 seja em nada menos seguro que o IPv4, até muito pelo contrário. Pegando até no exemplo do NAT, vê quanto o conceito, mesmo em aprendizagem, está errado..

          “Pelo ipv6 vais pagar e bem ao teu isp vai ser so vender ips/acessos…” Quanto a isto..não falta quem oferece IPv6.. SixXS, Hurricane, etc etc (eu tenho IPv6 em casa ao tempo..uma /48 só pa mim :P..qq coisa como 65,536 endereços..LOL!..e não pago por isso..muito pelo contrário..se tivesse só IPv6 ainda me faziam era um desconto :P)..tirando um ou outro ISP portugues mais pequeno, todos eles já permitem IPv6 na sua rede e têm mesmo a nível de ligação IPv6 já implementado à muito (muitos até já têm clientes com dual-stack IPv4 e IPv6). O problema está no software..o IPv6 a nível de software ainda está muito atrasado principalmente nos sistemas integrados. Equipamento de rede com Ipv6? não falta..e a valores baixos..mesmo muitos equipamentos antigos com um simples update de firmware/os vai lá..

          Um abraço

          • lmx says:

            Boas..
            agradeço a teu post que embora citado tem a mesma info que os livritos que eu lia quando estava a arrancar nas redes.
            Mas até no que citas-te estas a me dar razão em relação ao NAT…lê la devagar e com mais cuidado e vais ver.
            Não percebi foi a parte da firewall o que é que a firewall tem a ver com nat,ou que seja, a firewall é so um elemento de control de ligações/etc.
            sabes o que me estranha…não é o teu post citado, mas sim o facto de não parares para pensar…ainda a pouco tempo foram encontrados bugs no ipv4 que ja ai esta a anos…e tu achas o ipv6 seguro?!
            Are you kidding me…??

            cmps

      • André Gonçalves says:

        Os cibernautas vivem “à volta” do mundo?

        Pensava que era no mundo..

  3. ReDLine PC says:

    Esse endereço não é teu, mas sim do ISP…

  4. Pedro Monteiro says:

    Não dá para perceber já aos anos que são feitos dispositivos preparados para uma alteração nas tecnologias.

  5. Marco Sousa says:

    O problema é que se meterem uma página em IPv6 nenhum utilizador de internet com IPv4 podem aceder a essas mesmas páginas.

    Já que não é retocompatível.

    • Pedro says:

      Hora ai está possívelmente o maior motivo para esta aquisição da parte da Microsoft!

      A verdade é que o IPv6 ainda está longe de estar completamente implementado, a maior parte dos ISPs já o suportam sim..mas então e o software? As aplicações e os Serviços? … Principalmente os serviços integrados.

      O valor do IPv4 já é bastante elevado e só tem tendencia a subir! Para quem tem dinheiro é preferivel comprar agora do que daqui a um ano quando o valor do IPv4 for ouro!

  6. Marco Sousa says:

    .. e para concluir todas as páginas deveram ter dois IPs (IPv4 e IPv6) para que todos os utilizadores possam aceder.

    Como os IPv4 estão a acabar, todas as grandes empresas necessitam de comprar os IPv4 para o futuro, já que está previsto que seja necessário coexistir durante os próximos 20anos.

    Empresas como a Amazon, Microsoft, Google necessita um grade número IPs.

    • Pedro Pinto says:

      “.. e para concluir todas as páginas deveram ter dois IPs (IPv4 e IPv6) para que todos os utilizadores possam aceder.”

      Ora aí está, o problema para ter isto é que envolve muita das vezes a aquisição de equipamentos com suporte para IPv6 e acima de tudo know-how…

      Além disso, se uma empresa tem um serviço estável, não gosta de correr riscos.

  7. miguel says:

    errado! os dois protocolos vão sempre poder comunicar entre si, até que o ipv4 seja desligado definitivamente …

  8. Mário Rodrigues says:

    Se tivermos em conta os preços de migração para IPv6 pode sair mais barato comprar um endereço IPv4 nem que seja… por exemplo…200€

    Esse mercado negro vai mesmo existir, o proximo passo (penso eu de que) deve ser lançar um serviço para empresas com oferta de um endereço IPv4 de modo a reduzir os gastos “desnecessários” em TI 😉

  9. K says:

    Mas isso não é só adiar o “problema”? Investir para mais tarde ter que trocar e reinvestir de novo parece deitar dinheiro fora. Seria mais lógico investir inicialmente mais um pouco mas não o voltar a fazer depois.

    Mas se eles o fazem é porque justifica, de certeza, quem sou eu para falar ou tentar arranjar justificação sobre como a M$ gasta dinheiro 🙂

    Mas eu estava (e estou) convencido que dentro de algum tempo (anos) eventualmente tudo estaria a usar apenas v6. Certo que para redes locais o v4 serve perfeitamente, mas se o v6 também serve, não vejo justificação para usar os 2 quando o v6 estiver massificado. Supostamente a quantidade de endereços v6 será suficiente para colmatar todas as necessidades em termos de ips, daí estar a ser trocado para começar…

    • Pedro says:

      Os sistemas operativos MS suportam IPv6 já a muito por isso duvido que os proprios serviços internos da empresa não o suportem. (por acaso o microsoft.com não tem IPv6..apenas IPv4..lol deixou-me algumas dúvidas agora..lol)

      Agora claro, não estamos à espera que a MS pague para que o resto do mundo o faça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.